“A união faz a força” é muito mais do que um ditado clichê quando falamos sobre integração entre equipes de trabalho. A máxima, que atravessa décadas e continua válida, é a mais pura verdade. 

Se você tem uma empresa e enfrenta desafios para sincronizar seus times, não se preocupe. Preparamos um artigo com algumas dicas para melhorar a integração na empresa e aquele empurrãozinho para te ajudar a saber por onde começar. 

Guia: como ser mais produtivo e eficiente em vendas

Aproveitando e organizando o relacionamento com seus clientes para vender mais e melhor

Simbora?

Importância da integração entre equipes de trabalho

Antes de partirmos para a dica, não custa reforçar a importância da integração entre equipes de trabalho. 

Em uma empresa, as equipes trabalham de forma autônoma, mas contribuem de forma coletiva para o alcance de um objetivo comum. Se não houver sincronicidade, respeito aos processos e compreensão da parte do outro, fica muito difícil esperar resultados positivos. 

A integração entre equipes de trabalho, além de tornar o ambiente — que muitas vezes é naturalmente estressante e corrido — mais fluido, também ajuda a: 

  • melhorar o clima organizacional;
  • promover a motivação de equipes
  • gerar entregas pontuais e corretas; 
  • estimular o trabalho em equipe; 
  • incentivar a criação de soluções inovadoras; 
  • promover o desenvolvimento pessoal e profissional.

Quer viver tudo isso em sua rotina? Então veja nossas dicas para melhorar a integração na empresa a seguir!

4 dicas para melhorar a integração na empresa

Preparamos uma lista com 4 dicas para melhorar a integração entre equipes de trabalho em sua empresa. Continue a leitura e inspire-se! 

Promover ações de integração na empresa 

A primeira dica para estimular a integração entre equipes de trabalho é promover eventos voltados a esse propósito, como os encontros com temáticas motivacionais e atividades de team building

Nesse tipo de atividade, os colaboradores são convidados a reflexões que os levam além de seus papéis cotidianos. 

Alguns temas interessantes para abordar nos encontros e que podem ser aplicados à rotina da empresa são: 

  • valorização do outro;
  • capacidade de perdoar; 
  • resignação; 
  • visão estratégica; 
  • planejamento estratégico, pessoal e profissional; 
  • criatividade e inovação.

Estimular a cocriação entre equipes

Assim como as ações de integração, a rotina de trabalho também deve estimular a construção coletiva de planos e estratégias. 

Uma palavra que vem sendo cada vez mais usada no ambiente empresarial é a cocriação, que nada mais é do que a capacidade de unir múltiplos autores para desenvolver algo. 

Se seu time de vendas precisa pensar em uma forma de fidelizar os clientes, por que não convidar para a discussão as equipes de marketing e de recursos humanos? O marketing tem como expertise, cativar seu público-alvo por meio de estratégias de comunicação. O RH, por sua vez, pauta sua ação na satisfação do colaborador. 

Imagine o que esse timão junto não poderia criar? 

Deixar os papéis claros e incentivar o diálogo aberto

A liderança também possui um papel primordial na integração entre equipes de trabalho. Por meio de reuniões e encontros, o líder deve deixar claros os papéis de cada membro do time. 

Dessa forma, os colaboradores conseguem entender suas responsabilidades e quais as reais possibilidades de atuação conjunta com outros membros do mesmo time ou de equipes parceiras. 

Além disso, poder contar com a liderança por meio do diálogo aberto é um grande diferencial de empresas que estimulam a integração entre setores e o protagonismo dos funcionários. 

Assim, quaisquer dúvidas, ruídos ou desencontros entre os times podem ser solucionados sem que virem uma crise interna ou prejudiquem a integração das equipes. 

Integrar ferramentas entre os departamentos 

A forma mais prática de promover a integração entre as equipes de trabalho é automatizar processos unindo seus sistemas e ferramentas

Dessa forma, elas compreendem a importância dos procedimentos de um setor no cumprimento das metas do outro. 

Quer ver só um exemplo para deixar tudo claro como água? 

Vamos pensar nas integrações possíveis do Agendor via Pluga

Agendor + Google Sheets

A cada negócio adicionado no Agendor, a integração adiciona automaticamente os dados do negócio em uma nova linha de uma planilha do Google Sheets.

Agendor + Leadlovers

Aqui, quando os leads atendem a um ou mais filtros programados [ex: tags e leadscore] de um gatilho inteligente do leadlovers, a integração adiciona/atualiza negócios no Agendor

Agendor + Pagar.me

Esta integração facilita o trabalho enviando automaticamente uma cobrança para o negócio quando ele for ganho no Agendor.

Como começar a integrar equipes de trabalho

Agora que você já tem todos os ingredientes da receita de sucesso da integração entre equipes de trabalho, é hora de colocar a mão na massa! 

Para começar a integrar equipes de trabalho, é preciso conhecer bem as rotinas e comportamentos da equipe. 

Observe, estude, converse com os colaboradores e encontre as brechas ideais para agir. 

Quando decidir colocar em prática a dica número 4, lembre-se de procurar softwares verdadeiramente úteis e capacitados para atenderem à demanda do seu negócio. 

Nada de tentar tapar o sol com a peneira, hein? Se você quer resultados, precisa de boas ferramentas! 

 Este post foi escrito por Diego Minone, CMO da Pluga – empresa líder em integração de ferramentas web e automatização de processos que elimina tarefas manuais e chatas da sua empresa e aumenta a produtividade (sem escrever uma única linha de código).