Se você está buscando entender quais são as vantagens do CRM porque está considerando implementar esta estratégia em sua empresa, você chegou ao lugar certo!

Em um cenário cada vez mais tecnológico, é pertinente refletir sobre como as ferramentas digitais podem otimizar atividades e acelerar resultados de maneira inovadora. Este é um movimento que está sendo feito principalmente pelas pequenas e médias empresas, já que possuem menos barreiras para implementar inovações no ambiente interno.

Um estudo da Microsoft aponta que, como impacto da pandemia da Covid-19, 97% das PMEs brasileiras julgam importante incluir a tecnologia no trabalho de forma permanente. Ou seja, as ferramentas tradicionais de gestão da carteira de clientes já não estão sendo o suficiente para acompanhar o desenvolvimento dessas empresas.

Por isso, é importante analisar os recursos presentes na operação da organização para compreender como é possível aperfeiçoá-los. Um exemplo disso, é trocar as planilhas extensas e confusas de vendas, por um sistema de CRM completo e intuitivo.

E para te ajudar a tomar essa decisão, separamos aqui uma lista com as 10 principais vantagens do CRM para a empresa. Confira!

Recapitulando: o que é CRM?

Se você chegou a este artigo, provavelmente já conhece o significado de CRM. No entanto, vamos relembrar o que essa sigla quer dizer? 

Do inglês Customer Relationship Management, CRM é a gestão do relacionamento com o cliente. Este conceito é muito mais do que uma ferramenta. É uma estratégia de vendas que centraliza os processos e abordagens no cliente, com o objetivo de atendê-los da melhor forma para alcançar excelentes resultados.

O software de CRM é uma plataforma online que permite ao time de vendas acompanhar seus clientes durante sua jornada de compra e organizar sua agenda diante de seus compromissos para ter mais vantagem competitiva durante suas negociações e fechar mais vendas.

Contudo, para que seja possível acessar todos os benefícios do CRM, ele precisa ter, essencialmente:

Veja alguns dos principais recursos de um CRM para Vendas:

Com essas informações frescas em nossa memória, vamos às principais vantagens do CRM:

Top 10 vantagens do CRM

Depois de consultar esta lista com as principais vantagens do CRM, ficará mais fácil julgar se vale a pena ou não implementar esta estratégia na sua empresa. Aposto que o resultado será positivo! Veja:

1. Dados organizados e acessíveis

Uma das mais notáveis vantagens do CRM é a facilidade em armazenar e encontrar os dados dos clientes. Ao contrário das planilhas em Excel pouco intuitivas e mais sensíveis às alterações que são feitas “sem querer”, o CRM garante a centralização de dados em uma base simplificada, aparente e segura.

Com mecanismos de busca mais aprimorados, o time de vendas alcançará as informações que precisam de maneira descomplicada e ganhará mais velocidade em suas tarefas.

2. Facilita a segmentação de clientes

Ter uma carteira de clientes longa e sem critérios específicos pode atrapalhar a rotina dos vendedores, afinal, nem todos os clientes possuem as mesmas necessidades ou as mesmas complexidades.

Outro benefício do CRM é a possibilidade de segmentar sua base de cliente por várias dimensões diferentes para obter um processo mais eficiente e uma abordagem mais assertiva.

3. Follow-up no timing correto

Confiar em nossa memória para lembrar de todos os compromissos com os clientes é arriscado demais. Mas será que manter tudo anotado em agendas físicas é a melhor forma de gerenciar sua agenda?

O gerenciamento de atividade é também uma das grandes vantagens do CRM. Com essa funcionalidade, o time de vendas pode organizar seus follow-ups e tarefas facilmente e não perderá nenhum compromisso com seus clientes, estando sempre à frente das negociações. 

Saiba como fazer follow-up com um CRM:

4. Comunicação com o cliente mais eficiente

Com um histórico de interações no CRM, os vendedores poderão estar sempre por dentro de tudo o que está sendo alinhado, promovendo uma melhor comunicação com o cliente. Assim, nada passa batido pelo time, o que evita cobranças desnecessárias de ambas as partes e oferece uma melhor preparação do vendedor para suas negociações.

5. Relatórios confiáveis

A falta de indicadores e métricas pode trazer muitos malefícios para o time de vendas, além, claro, da dificuldade de fechar negócios. Isso pode levar às seguintes desvantagens:

  • estimula o microgerenciamento da equipe;
  • as tomadas de decisões são baseadas em achismos;
  • visão irreal do desempenho da equipe;
  • definição de metas de maneira equivocada;
  • erros passam despercebidos.

Por isso, uma das vantagens do CRM é a possibilidade de visualizar a performance dos vendedores e do seu processo comercial como um todo, de maneira detalhada, intuitiva e em tempo real.

6. Mais previsibilidade nas vendas

Um CRM que permite a construção de um funil de vendas em sua ferramenta pode oferecer maior previsibilidade nas vendas. 

Ao separar o processo comercial por etapas no funil, é possível entender a progressão dos negócios em andamento, já que cada etapa depende do sucesso da etapa anterior. Isso concede o cálculo da previsão de vendas tanto semanais, quanto mensais.

Confira mais benefícios do funil de vendas:

7. Equipe mais independente e produtiva

A implantação de um CRM afetará diretamente a produtividade da sua equipe. E quando feita de forma assertiva, pode trazer resultados realmente impressionantes para o time.

Com a facilidade de alcançar as informações necessárias, uma agenda que gera alertas e um funil de vendas compatível com o processo comercial da empresa, os vendedores têm claras as suas tarefas e como resolvê-las. Com uma rotina mais otimizada, pode produzir mais sem depender de ninguém ou de outros recursos mais burocráticos.

8. Processo de vendas mais realista e eficiente

Uma das principais vantagens do CRM é a possibilidade de entender mais profundamente o comportamento e a tomada de decisão de compra do seu cliente.

Com todo um histórico de interações e indicadores que mensuram a evolução dessas negociações, as empresas podem ir refinando e aprimorando seu processo comercial, até que ele fique compatível com a jornada do cliente, gerando mais vendas em ciclo cada vez menor.

As etapas do processo de vendas variam com base em cada modelo de negócio, mas, no geral, no modelo B2B, estão estruturadas da seguinte forma:

9. Aumenta a retenção de clientes

Uma pesquisa da Harvard Business Review mostra que um novo cliente é entre 5 a 25 vezes mais caro do que reter um cliente. Portanto, se esforçar para manter seus clientes ativos satisfeitos deve ser uma das suas prioridades!

E essa é mais uma das vantagens do CRM: a facilidade de identificar as necessidades do cliente e a possibilidade de acompanhá-lo durante o seu processo de compra e de pós-venda é crucial para a retenção e fidelização do mesmo

10. Maior lucratividade

Todas as vantagens do CRM que abordamos têm um resultado claro: maior lucratividade para sua empresa, já que promove a retenção de cliente, e aumenta a conquista de novas negociações.

Além disso, um processo de venda diferenciado e um atendimento ao cliente de qualidade, o CRM pode elevar a imagem da sua empresa e estimular uma boa reputação, gerando cada vez mais indicações e novas oportunidades de negócio.

As vantagens de um CRM brasileiro

Se você está planejando implementar um CRM na sua empresa, considere uma solução 100% nacional!

Conheça as vantagens de um CRM brasileiro:

Experimente o Agendor

Que tal testar o Agendor gratuitamente? 

Se você quer ser assertivo na escolha do seu CRM, é importante analisar as melhores soluções do mercado. E não sou eu quem está dizendo que o Agendor é uma delas. Quem diz isso é a avaliação da B2B Stack, que de 5 pontos, avaliou o Agendor em 4.8.

Por isso, tenha acesso a todas as vantagens do CRM que falamos neste artigo criando uma conta gratuita no Agendor. Basta clicar aqui!