A equipe comercial não está apresentando o resultados? Siga nosso checklist de vendas e resolva esse problema

Muitas equipes de vendas vivem um clima tenso de pressão e desgaste em sua rotina. Principalmente com os problemas enfrentados pela economia, que ocasionam o fechamento de muitas empresas e queda nas vendas.

Os vendedores acabam sendo os profissionais da linha de frente que carregam os lucros futuros da empresa em suas costas.

Guia: como ser mais produtivo e eficiente em vendas

Aproveitando e organizando o relacionamento com seus clientes para vender mais e melhor

Eles são os responsáveis pelo ganho de territórios maiores, por enfrentar novas metas de vendas e fazer cada vez mais contato com os clientes. Infelizmente, ainda assim muitas empresas estão perdendo dinheiro.

Checklist comercial: defina um rumo para sua equipe

Onde é que o vendedor encontra direçãosuporte e motivação no trabalho para aprimorar o seu desempenho nesses tempos desafiadores?

A resposta está no gestor de vendas, que é o responsável por fornecer os insights, recursos, prestação de contas e treinar a equipe de vendas para o sucesso, garantindo a alta performance da equipe.

Infelizmente a maioria dos gerentes de vendas tem seu próprio conjunto de pressões para lidar também.

Afinal, eles precisam mostrar e elaborar dados das vendas, participar de reuniões com outros departamentos e realizar outras tarefas durante o dia que não agregam nenhum valor real para o processo de vendas.

Mesmo as reuniões com a equipe de vendas parecem contraproducentes na maior parte do tempo.

E o mantra que o gerente de vendas precisa repetir diariamente é: produzir mais, mais rápido, e com menos.

Com toda essa pressão, não é incomum que ele se torne oprimido e distraído, a ponto de não ter combustível para levar a equipe ao sucesso.

Eventualmente, no meio disso tudo, alguns vendedores, especialmente aqueles que não são as grandes estrelas do time, começam a se perder, se sentindo inseguros com suas metas, seus valores e etc.

Em última análise, a produção, que já é de baixo desempenho, continua a diminuir vertiginosamente e a pressão acaba sendo cada vez maior.

As evidências mostram que o sucesso de uma equipe de vendas começa com um gestor de vendas. Eles estão numa posição única para influenciar e capacitar vendedores para o sucesso.

Mas os gestores estão tão ocupados e distraídos que eles negligenciam seu próprio desenvolvimento profissional.

Os gestores de vendas altamente eficazes têm um conjunto de habilidades e características em comum que os definem, e que permitem ajudar suas equipes a alcançarem resultados acima da média.

Nós fizemos um checklist de vendas com as capacidades que você pode implementar diariamente para que, em poucos dias, seus resultados sejam claros.

Faça um checklist do vendedor, também, e passe para sua equipe.

Com nossas dicas, aproveite para aprimorar o seu desempenho e de sua equipe e ser um verdadeiro líder para seus vendedores.

Afinal, é isso que eles precisam nesse momento.

checklist de vendas

O desempenho da equipe de vendas é de responsabilidade do gestor comercial.

Os 9 pontos de nosso checklist de vendas

#1. Não torne a sua equipe de vendas sub-gerenciada

Muitos gerentes de vendas confiam muito em métricas e prazos para impulsionar o desempenho.

Gestores de vendas altamente eficazes encontram inúmeras maneiras de estar ao lado de sua equipe e motivá-los de modo que desperte o melhor deles e os inspirem.

#2. Repasse sua estratégia de vendas

O que, você não tem uma estratégia?

Os gestores de vendas altamente eficazes não dependem de programas teóricos ou arbitrários para impulsionar o desempenho da equipe.

Cada equipe deve ter um processo de vendas, estabelecer metas e medir o pipeline. Isso vai funcionar para alinhar as metas individuais de vendas tornando-as práticas e algo natural em sua empresa.

E todo processo comercial pode contar com um checklist de vendas para ajudar a gerenciá-lo e melhorar a performance da equipe.

#3. Entenda a melhor maneira de contratar e reter talentos

Gestores eficazes estão empenhados em contratar os melhores talentos disponíveis.

Se você quer o melhor, contrate o melhor e economize tempo e dinheiro em treinamento e desenvolvimento. Obviamente, contratar o melhor vendedor custa caro, mas definitivamente vale a pena.

Busque pelos indivíduos com objetivos sociais alinhados com os objetivos de sua organização.

checklist de vendas

Encontre os melhores vendedores. Eles já estão prontos para apresentar resultados.

#4. Defina e gerencie o core de sua equipe

A equipe de vendas prospera quando todos os componentes do processo de vendas e gestão seguem as normas e horários regulares.

Se os gerentes de vendas têm ferramentas, o acompanhamento em tempo real e o feedback instantâneo são de longe os melhores métodos.

Quando os vendedores sentem a necessidade de parar, ou trabalham em outras atividades, pode ser a hora de encontrar mais energia para vender em eventos de treinamento e motivação, onde o checklist de vendas sempre pode ser repassado.

#5. Determine seus indicadores chave de desempenho

Nada é mais importante para os vendedores do que saber claramente o que se espera deles e quando se espera isso. Os gerentes de vendas eficazes mantém a sua comunicação clara e suas expectativas bem definidas.

Estabeleça quais são os indicadores de desempenho que você precisa em sua equipe de vendedores e mostre-os porque eles são importantes para o resultado.

#6. Gerencie o pipeline de vendas

A maioria dos gerentes de vendas entende a necessidade de se comunicar regularmente com os membros da equipe sobre as previsões de vendas.

No entanto, os gerentes de vendas altamente eficazes entendem que há uma diferença entre as coisas.

A previsão precisa focar no médio e longo prazo. É preciso manter o foco no desenvolvimento futuro das vendas, já que isso acaba impactando posteriormente sobre outras previsões.

Trabalhe na sua previsão de vendas e transforme-as em metas de vendas e métricas de crescimento.

#7. Não negligencie o processo de vendas

Cada equipe de vendas trabalha dentro de um processo padronizado que define como abordar, qualificar, trabalhar e fechar novas vendas. Isso é uma coisa boa. Portanto, reforçamos mais uma vez: crie um checklist de vendas específico para seu negócio (aperfeiçoe este!) e um checklist para vendedores, também!

Processos altamente regulamentados e complexos de vendas podem confundir um vendedor e o checklist de vendas, com certeza, ajudará.

Assim, um gerente de vendas vai usar toda a tecnologia e ferramentas disponíveis para acompanhar o desempenho em tempo real.

Esse monitoramento em tempo real permite que os gestores façam ajustes instantâneos, dando as suas equipes uma flexibilidade guiada, que é ideal para ambientes de vendas dinâmicas e modernas.

checklist de vendas

Mantenha sua atenção no seu processo de vendas, e em seu resultado.

#8. Ofereça coaching e treinamento 1-a-1

Coaching talvez seja a habilidade mais negligenciada pelos gestores comerciais, pois obriga-os a utilizar mais tempo do seu dia já ocupado.

Gestores de alto desempenho percebem que precisam colocar como grande prioridade o processo de coaching para construir a confiança e a unidade de produção em sua equipe de vendas.

#9. Comemore suas vitórias

Isso deveria ser autoexplicativo, mas alguns gestores de vendas esperam muito tempo, e em seguida, não celebram o suficiente.

Gestores de vendas eficazes entendem que a melhor maneira de diminuir a pressão é premiar as vitórias, mesmo as pequenas, o mais rápido possível e usá-las como oportunidades para impulsionar os vendedores.

Um pouco de celebração e comemoração cria a motivação de longo prazo para a sua equipe.

Você está pronto para melhorar o desempenho de sua equipe de vendas?

Se você se concentrar em praticar pelo menos 1 desses hábitos de nosso checklist de vendas por dia, em menos de 10 dias você poderá mudar completamente o rumo das vendas da sua empresa e liderar sua equipe de vendas rumo ao sucesso.

Obviamente, algumas coisas não são tão fáceis como parecem. Mas, como gestor, você precisa ter em mente que sua prioridade é fazer com que a sua equipe traga os números de vendas necessários para o crescimento.

Qualquer coisa que não esteja relacionada a esses resultados, não deve ser prioridade para você.

Se você acredita que precisa de mais ajuda depois de ler esse artigo, pode aprender mais algumas dicas de gestão de equipe de vendas na prática com o nosso guia para a gestão eficiente da equipe de vendas.

Certamente você vai se transformar em um profissional muito mais produtivo depois de implementar nosso checklist de vendas em sua rotina.