Você usa indicadores de desempenho no treinamento e desenvolvimento do RH da sua empresa? Caso não, saiba que pode estar perdendo insights poderosos para melhorar seus processos e conquistar resultados mais assertivos. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • Os indicadores de desempenho são importantes para avaliar a eficácia dos treinamentos, identificar oportunidades de melhora e até mesmo quais pontos das capacitações precisam ser revistos. 
  • Alguns dos passos para criar seus indicadores de desempenho são: definir objetivos e métricas de avaliação, estabelecer as metas, monitorar os resultados e dar feedbacks para os colaboradores.  
  • Um dos indicadores de desempenho mais utilizados é o ROI (Retorno Sobre Investimento), que calcula quando a companhia após os treinamentos. Porém, existem muitos outros, como as taxas de adesão e de abandono e todos eles são igualmente essenciais. 
  • Aprender quais indicadores de desempenho aplicar e como utilizá-los é essencial para o crescimento de qualquer negócio. Para aprender como fazer isso, confira nosso guia gratuito sobre KPIs de vendas.

Afinal, todo mundo sabe que investir em treinamento e desenvolvimento (T&D) ajuda a organização a alcançar melhores resultados em produtividade, faturamento, retenção de talentos e competitividade.

No entanto, para garantir que os retornos obtidos estejam conforme o esperado, é necessário acompanhar de perto o desempenho do programa de T&D implementado.

Para isso, existem os indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento. Eles são métricas utilizadas para mensurar a eficiência do RH na condução do programa de T&D e analisar a performance dos colaboradores participantes.

Com o uso desses indicadores, é possível destinar os investimentos para essa área com mais assertividade e efetuar as melhorias necessárias na capacitação dos novos colaboradores.

E aí, quer aprender como fazer isso? Então continue com a leitura para descobrir quais métricas você não pode deixar de acompanhar e ainda qual a importância disso!

Qual a importância dos indicadores de desempenho?

Utilizar indicadores de desempenho de treinamento permite que as empresas identifiquem a eficácia do seu treinamento. Ou seja, descubram se a capacitação deu os resultados esperados, ou se há a necessidade de rever alguma das etapas. 

Além disso, essas métricas possibilitam perceber as necessidades da empresa. Isso é, o que os colaboradores precisam aprender. 

No fim, pode-se pensar em ajustes mais assertivos, economizando tempo e dinheiro, uma vez que as ações são direcionadas para as áreas deficientes. Ficou claro?

>>>> Saiba mais: 5 tipos de treinamentos para vendas e 3 dicas essenciais de como implementá-los

Como criar indicadores de desempenho?

Agora que você já entendeu qual a importância dos indicadores de desempenho, vamos explicar como criá-los na prática. A boa notícia é que esse é um processo bem simples, mas que traz inúmeros benefícios para as empresas.

Dito isso, as etapas de como criar indicadores de desempenho de treinamento são:

  • definir os objetivos; 
  • estipular as métricas utilizadas para medir os resultados; 
  • estabelecer metas alcançáveis; 
  • monitorar a implementação e os resultados; 
  • analisar os dados colhidos; 
  • dar feedbacks para as equipes. 

Fácil, não é mesmo? Então siga com a leitura para conferir quais são os indicadores de desempenho de treinamento mais usados pelo RH.

>>>> Leia também: escolha e saiba montar o treinamento de vendas para sua equipe em 10 passos

Quais são os indicadores de desempenho? 8 exemplos 

Os exemplos de indicadores de desempenho de treinamento mais utilizados pelas empresas são: 

  • taxa de adesão;
  • aproveitamento individual e coletivo;
  • alcance anual dos treinamentos;
  • taxa de abandono;
  • média anual de treinamentos por colaborador;
  • tempo médio anual de treinamento por pessoa;
  • valor investido em treinamentos;
  • retorno sobre o investimento (ROI).

A seguir, veja os detalhes e como usar cada uma dessas métricas!

1. Taxa de adesão

A taxa de adesão é o indicador de desempenho de treinamento de RH que se refere à quantidade de colaboradores que fizeram a capacitação, quando comparando esse número com o total de convidados. 

Essa métrica ajuda a entender o interesse dos funcionários pelo conteúdo do treinamento e a relevância do tema para eles.

2. Aproveitamento individual e coletivo

O objetivo desse indicador é mostrar o quanto cada colaborador conseguiu absorver do conteúdo ensinado no programa de T&D.

Para calculá-lo, você pode aplicar um questionário com questões abertas e fechadas abordando os principais assuntos tratados durante a capacitação.

Inclusive, você pode até mesmo pedir uma avaliação de 0 a 10 sobre os pontos gerais do treinamento para consolidar o feedback. Depois, some todas as notas individuais e divida pelo total de participantes para obter a média geral.

3. Alcance anual dos treinamentos

Dando continuidade aos indicadores de treinamento RH, é importante também mensurar o alcance anual do seu programa de T&D. Ou seja, quantos colaboradores recebem treinamentos anualmente na sua empresa?

Faça a análise desse alcance comparando com o total de profissionais que compõem o seu quadro de funcionários para entender se as mensagens que devem chegar até eles estão sendo realmente entregues.

4. Taxa de abandono

Também é importante que você acompanhe a quantidade de colaboradores que abandonaram os treinamentos antes de concluí-los.

Atentar-se a esse indicador ajuda a entender se há necessidade de ajustar o conteúdo e a metodologia do programa de T&D. Aliás, é possível até mesmo descobrir o que precisa ser alterado, ao ver qual parte da capacitação apresenta o maior índice de desistência. 

5. Média anual de treinamentos por colaborador

Neste quinto item da nossa lista de indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento, a intenção é entender quantos treinamentos cada colaborador conclui, em média, todos os anos.

Quanto mais treinamentos a sua empresa fornecer, mais capacitados e preparados os seus colaboradores estarão, contribuindo diretamente para o crescimento do negócio.

6. Tempo médio anual de treinamento por pessoa

Semelhante ao indicador que citamos anteriormente, o objetivo aqui é saber quantas horas, em média, cada colaborador dedica aos treinamentos corporativos todos os anos.

O ideal é que esse tempo médio esteja em torno de 100 horas. Como esse indicador está na sua empresa?

7. Valor investido em treinamentos

É importante também fazer o acompanhamento do valor que a empresa investe em programas de T&D.

Dessa forma, é possível fazer comparações com períodos anteriores e descobrir quanto, em média, a empresa gastou em cada treinamento realizado no ano em questão. Esse indicador ajuda também a definir o orçamento para os próximos anos.

8. Retorno sobre o Investimento (ROI)

Encerrando nossa lista de indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento, temos o ROI. 

Este pode até parecer um indicador para gerenciar departamento financeiro, mas, na verdade, entender o retorno econômico das ações da empresa é importante em todas as áreas.

O objetivo dele é bem simples: descobrir quanto a organização obteve de retorno sobre o total de dinheiro investido do programa de T&D. Isso é, o ROI mensura o custo-benefício dos treinamentos promovidos pelo RH.

Como calcular o ROI?

Imagine que um programa de treinamento e desenvolvimento específico para a equipe de vendas sobre técnicas de fechamento tenha custado R$ 10.000.

Após todos os vendedores terem participado, as vendas da empresa aumentaram 15% em 6 meses, o que se traduz em um lucro de R$ 140.000.

Para calcular o ROI, divida o investimento pelo retorno obtido. No caso do nosso exemplo, sua taxa de ROI seria de 7,1%.

Lembre-se, apenas, de considerar o objetivo do treinamento analisado. Para alguns, mais relacionados a táticas e técnicas de vendas, esse retorno será mais imediato. 

Outros, entretanto, como os que buscam a mudança de comportamento ou o desenvolvimento de soft skills, precisam de certo tempo para consolidar seu impacto para a organização.

Se você tem dúvidas sobre o retorno do investimento feito em treinamentos, lembre-se que eles são fundamentais para a gestão de uma força de vendas, assim como esses segredos apresentados abaixo: 

Bom, o que você achou da nossa lista com os 8 indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento? Só não se esqueça se fazer uso dessas métricas no seu departamento de RH para tornar seus programas de T&D mais eficazes.

Para finalizar, destacamos que medir a efetividade dos treinamentos é importante, mas existem outros pontos que precisam de acompanhamento. Performance de vendas, comissões e custos de visitas são apenas alguns dos exemplos. 

Por isso, baixe nossas planilhas gratuitas e acompanhe outros indicadores de sua equipe de vendas: