Você faz uso de indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento no RH da sua empresa?

Investir em treinamento e desenvolvimento (T&D) ajuda a organização a alcançar melhores resultados em produtividade, faturamento, retenção de talentos e competitividade.

O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas

Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

No entanto, para garantir que os retornos obtidos estejam de acordo com o esperado, é necessário acompanhar de perto o desempenho do programa de T&D implementado.

Para isso, existem os indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento. Tratam-se de métricas utilizadas para mensurar a eficiência do RH na condução do programa de T&D e analisar a performance dos colaboradores participantes.

Com o uso desses indicadores, é possível destinar os investimentos para essa área com mais assertividade e efetuar as melhorias necessárias na capacitação dos novos colaboradores.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo com os 8 principais indicadores de treinamento para o RH:

  1. Taxa de adesão
  2. Aproveitamento individual e coletivo
  3. Alcance anual dos treinamentos
  4. Taxa de abandono
  5. Média anual de treinamentos por colaborador
  6. Tempo médio anual de treinamento por pessoa
  7. Valor investido em treinamentos
  8. Retorno sobre o Investimento (ROI)

Continue a leitura e saiba quais métricas você não pode deixar de acompanhar.

Leia também: Escolha e saiba montar o treinamento de vendas para sua equipe em 10 passos

Como você acompanha indicadores em seu negócio? Se você quer relatórios de vendas gerados rapidamente em alguns cliques, então, assista a este vídeo:

8 indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento

Quando o assunto é educação corporativa, é extremamente importante acompanhar o desempenho dos colaboradores e também os resultados alcançados para os investimentos que foram feitos no programa de T&D.

Confira a seguir 8 indicadores indispensáveis e saiba como avaliá-los.

1 – Taxa de adesão

Iniciando a nossa lista de indicadores de treinamento de RH, temos a taxa de adesão. Ela se refere à quantidade de colaboradores que aderiram ao treinamento em comparação ao total de convidados.

Esse indicador ajuda a entender o interesse dos funcionários pelo conteúdo do treinamento e a relevância do tema para eles.

2 – Aproveitamento individual e coletivo

O objetivo desse indicador é mostrar o quanto cada colaborador conseguiu absorver do conteúdo ensinado no programa de T&D.

Para calculá-lo, você pode aplicar um questionários com questões abertas e fechadas abordando os principais assuntos tratados durante o treinamento.

Inclusive, você pode pedir uma avaliação de 0 a 10 sobre os pontos gerais do treinamento para consolidar este feedback. Depois, some todas as notas individuais e divida pelo total de participantes para obter a média geral.

3 – Alcance anual dos treinamentos

Dando continuidade aos indicadores de treinamento RH, é importante também mensurar o alcance anual do seu programa de T&D. Ou seja, quantos colaboradores recebem treinamentos anualmente na sua empresa?

Faça a análise desse alcance comparando com o total de profissionais que compõem o seu quadro de funcionários para entender se as mensagens que devem chegar até eles estão sendo realmente entregues.

4 – Taxa de abandono

Também é importante que você acompanhe a quantidade de colaboradores que abandonaram os treinamentos antes de concluí-los.

Atentar-se a esse indicador ajudará a entender se há necessidade de ajustar o conteúdo e a metodologia do programa de T&D.

5 – Média anual de treinamentos por colaborador

Neste quinto item da nossa lista de indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento, a intenção é entender quantos treinamentos cada colaborador conclui, em média, todos os anos.

Quanto mais treinamentos a sua empresa for capaz de fornecer, mais capacitados e preparados os seus colaboradores estarão, o que contribui diretamente para o crescimento do negócio.

6 – Tempo médio anual de treinamento por pessoa

Semelhante ao indicador que citamos anteriormente, o objetivo aqui é saber quantas horas, em média, cada colaborador dedica aos treinamentos corporativos todos os anos.

O ideal é que esse tempo médio esteja em torno de 100 horas. Como esse indicador está na sua empresa?

7 – Valor investido em treinamentos

É importante também fazer o acompanhamento do valor que a empresa faz em programas de T&D.

Dessa forma, é possível fazer comparações com períodos anteriores e descobrir quanto, em média, a empresa investiu em cada treinamento realizado no ano em questão.

Esse indicador vai te ajudar também a definir o orçamento para os próximos anos.

8 – Retorno sobre o Investimento (ROI)

Encerrando nossa lista de indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento, temos o ROI. Este pode até parecer um indicador para gerenciar departamento financeiro, mas, na verdade, entender o retorno econômico das ações da empresa é importante em todas as áreas.

O objetivo desse indicador é bem simples: descobrir quanto a empresa conseguiu obter de retorno sobre o total de dinheiro investido do programa de T&D. Ou seja, o ROI mensura o custo-benefício dos treinamentos promovidos pelo RH.

Veja como como calcular o ROI:

Imagine que um programa de treinamento e desenvolvimento específico para a equipe de vendas sobre técnicas de fechamento tenha custado R$ 10.000.

Após todos os vendedores terem participado do treinamento, as vendas da empresa aumentaram 15% em 6 meses, o que se traduz em um lucro de R$ 140.000.

Para calcular o ROI, divida o investimento pelo retorno obtido. No caso do nosso exemplo, sua taxa de ROI seria de 7,1%.

Lembre-se, apenas, de considerar o objetivo do treinamento analisado. Para alguns, mais relacionados a táticas e técnicas de vendas, esse retorno será mais imediato. Outros, entretanto, como os que buscam a mudança de comportamento ou o desenvolvimento de soft skills, precisam de certo tempo para consolidarem seu impacto para a organização.

Veja também: Entenda o que é ROI, retorno sobre investimento, e como calculá-lo

Se você tem dúvidas sobre o retorno do investimento feito em treinamentos, lembre-se que eles são fundamentais para a gestão de uma força de vendas, assim como esses segredos apresentados abaixo: 

segredos para gestão da força de vendas

Saiba mais: 5 tipos de treinamentos para vendas e 3 dicas essenciais de como implementá-los

Bom, o que você achou dos nossos 8 indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento?

Faça uso dessas métricas no seu departamento de RH e torne os seus programas de T&D mais eficazes.

Medir a efetividade de seus treinamentos é importante, mas existem outros pontos que precisam se acompanhados. Performance de vendas, comissões e custos de visitas são apenas alguns dos exemplos. Por isso, baixe nossas planilhas gratuitas e acompanhe outros indicadores de sua equipe de vendas: