O profissional 4.0 é chamado de trabalhador do futuro. Mas, ele também é considerado um profissional do presente, já que as tecnologias da indústria 4.0 são usadas por muitas empresas e indústrias para otimizar processos, melhorar a gestão e aumentar as vendas.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O profissional 4.0 é o trabalhador que domina o funcionamento de tecnologias e ainda possui competências técnicas e comportamentais para trabalhar com sistemas, softwares e máquinas.
  • As vantagens de contratar um profissional 4.0 são: autocapacitação, agilidade, trabalho em equipe, aprendizado constante, maior produtividade etc.
  • As principais características de um trabalhador 4.0 são multidisciplinaridade, flexibilidade, visão analítica, cooperação, liderança, criatividade e autocapacitação.
  • A indústria 4.0 possui profissionais com formações associadas às áreas tecnológicas, como engenharia, robótica, programação, computação e mecatrônica.
  • Para mensurar os resultados de um profissional 4.0 pode usar o sistema de CRM que fornece métricas e indicadores por meio de relatórios completos, com dados em tempo real.
  • Descubra quais indicadores são os mais importantes para tornar a sua equipe de alta performance. Baixe nosso e-book Guia: KPIs de Vendas!

A indústria 4.0, chamada de Quarta Revolução Industrial, é definida como a fase da automação industrial e da integração entre sistemas tecnológicos avançados. As principais tecnologias utilizadas são Big Data, inteligência artificial, machine learning, robótica, computação em nuvem e internet das coisas (IoT).

Há quem acredite que a tecnologia vai acabar com diversos cargos e empregos. Mas, a verdade é que ela elimina algumas profissões, porém, cria muitas outras oportunidades para os profissionais.

Para não ficar para trás, as empresas precisam identificar quem são os profissionais 4.0 e quais características eles devem ter. Afinal, a transformação digital é algo em constante expansão e as organizações precisam se preparar para ela.

Se você quer conhecer melhor o perfil do profissional da indústria 4.0 para realizar contratações mais assertivas e ainda saber as profissões do futuro, leia este texto até o final e aprenda!

O que é um profissional 4.0?

O profissional 4.0 é definido como o trabalhador que possui habilidades técnicas, emocionais e comportamentais para lidar com a inovação tecnológica das empresas. Ele utiliza sistemas inteligentes da indústria 4.0 de forma criativa, analítica, produtiva e estratégica.

A ideia é que esse trabalhador acompanhe a evolução das tecnologias corporativas e desenvolva as habilidades necessárias ao longo dos anos.

Quem já domina sistemas e softwares e o novo modelo de negócio já está na frente. O mercado possui alta demanda por pessoas qualificadas que atendam aos requisitos exigidos pela transformação digital corporativa.

O trabalho manual e repetitivo está ficando no passado e abrindo espaço para automatização de tarefas para que o funcionário tenha mais tempo de pensar em estratégias e técnicas para otimizar processos e elevar a receita da marca.

Portanto, podemos dizer que há uma mudança de paradigma profunda que transforma cargos operacionais em cargos mais estratégicos.

Por que contratar um profissional 4.0?

Pelas habilidades exigidas do trabalhador 4.0, indica-se que ele trabalhe bem em equipe, afinal, o principal foco é solucionar problemas de forma mais ágil e precisa. E, para isso, é necessário o apoio de todos os colaboradores da equipe e seus conhecimentos distintos.

Outra vantagem é que o trabalhador 4.0 precisa se qualificar constantemente para aprender sobre as inovações do mercado e as novas técnicas empregadas. Por exemplo, um profissional que trabalhe com marketing digital deve investir regularmente em livros, cursos e formações da área para acompanhar as tendências.

Já um vendedor necessita aprender a mexer no sistema de gestão de clientes e de vendas para otimizar processos e vender mais por meio da análise de dados e métricas da empresa.

Por fim, destacamos mais um benefício da contratação de profissionais 4.0: uma melhor produtividade, já que ele sabe trabalhar em conjunto com máquinas e softwares inteligentes.

Leia também: Como liderar a transformação digital nas empresas com sucesso

Quais são as características do profissional 4.0?

Há diversas características do profissional 4.0 que são vitais para o sucesso de qualquer equipe. A primeira delas é a multidisciplinaridade. Além de dominar o funcionamento das tecnologias e possuir conhecimentos básicos sobre outras áreas, ele tem habilidades para atuar dentro de cargos corporativos.

Habilidades essas que podemos destacar:

  • criatividade: ideias inovadoras para melhorar processos e estratégias;
  • flexibilidade: facilidade de se adaptar às mudanças;
  • inteligência emocional: possui habilidades emocionais para lidar com conflitos, opiniões diferentes e momentos de crises;
  • agilidade: o colaborador é ágil sem impactar a qualidade do trabalho;
  • análise analítica: saber interpretar e gerar insights pela análise de dados e métricas;
  • autocapacitação: há busca constante por conhecimentos e novos aprendizados;
  • liderança: o profissional 4.0 possui muitas competências de líderes;
  • cooperação: sabe trabalhar bem em equipe;
  • visão ampla: mesmo executando tarefas mais pontuais, o colaborador tem uma visão mais abrangente do negócio.

O perfil do profissional da indústria 4.0 engloba também conhecimentos (nem que sejam básicos!) em matemática, robótica, empreendedorismo, segurança da informação e direito.

Quais os profissionais que a indústria 4.0 busca?

De modo geral, os profissionais que a indústria 4.0 busca são formados em áreas como robótica, engenharia, computação, programação ou mecatrônica. Ou seja, que têm conhecimentos em matemática, estatística, tecnologia e cibersegurança. Vários cargos associados a essas competências estão surgindo em empresas de diversos setores.

Mas, isso não descarta quem possui outros tipos de graduações. Há vários cursos técnicos disponíveis para aprender.

Com o avanço da tecnologia, novos cargos surgem dentro das empresas. Alguns exemplos são:

  • analista e cientista de dados;
  • coordenador de robótica;
  • analista de internet das coisas;
  • especialistas em cibersegurança;
  • projetistas 3D;
  • mecânicos de veículos híbridos;
  • especialistas em sensores;
  • programador de sistemas;
  • engenheiro de softwares.

Segundo o SENAI, os segmentos que mais exigem profissionais 4.0 são automotivo, alimentação, comunicação, máquinas, petróleo e gás e construção civil. Cada vez mais empresas desses ramos investem em sistemas e equipamentos com tecnologias de inteligência artificial, machine learning, Big Data e internet das coisas.

O SENAI ainda revelou em um estudo que entre 31% e 50% das empresas do setor automotivo vão criar cargos para mecânicos de veículos híbridos e especialistas em telemetria, programador de unidades de controles eletrônicos e técnico em informática veicular, por exemplo.

Se formos citar os cargos que estão sendo disponibilizados pelas empresas, fábricas e indústrias, precisaríamos de um texto só para eles. A ideia principal aqui é mostrar que o mercado está com diversas oportunidades de emprego para o profissional 4.0 e isso só tende a crescer.

Saiba mais: O que é inteligência comercial 4.0? Conceito 100% explicado

Como mensurar os resultados dos profissionais 4.0?

Graças à nova Revolução Industrial, várias ferramentas de gestão são utilizadas para medir a produtividade e o desempenho de vários profissionais. Entre elas, citamos o sistema de CRM, que é um software de gestão de relacionamento com o cliente.

Ele coleta e integra dados em tempo real, tanto de clientes quanto dos colaboradores. As equipes que normalmente o utilizam são as de venda, de marketing e atendimento ao cliente.

Por meio de relatórios completos e personalizáveis, é possível definir quais métricas e indicadores acompanhar para entender como está o desempenho individual e da equipe:

relatórios agendor

Se quiser saber mais sobre esse assunto, baixe agora o nosso e-book KPIs de Vendas e descubra os principais indicadores de desempenho que devem ser monitorados para criar equipes de alta performance!