Abrir a própria empresa e construir um negócio de sucesso é uma jornada repleta de desafios.

Principais aprendizados deste artigo:

  • É essencial avaliar como a sua concorrência se comporta, as soluções que oferecem e a estratégia de precificação que utilizam. 
  • Faça uma análise SWOT para considerar suas forças e suas fraquezas e descobrir como elas podem ajudar ou atrapalhar sua empresa a enfrentar ameaças ou a aproveitar oportunidades.
  • Uma má gestão financeira é um dos principais motivos para o fechamento prematuro de muitas empresas. 
  • O sucesso de uma empresa depende diretamente da qualidade do relacionamento com o cliente que ela cultiva, visto que este processo gera fidelização. Aprenda como fidelizar seus clientes com 6 aulas em áudio imperdíveis!

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Alta competitividade, falta de experiência, dificuldade de liderança, capacidade de inovação e gestão financeira são apenas alguns dos vários pontos que precisam ser bem trabalhados e superados por empreendedores de diferentes áreas de atuação.

Para te ajudar a fazer o seu modelo de negócio vingar, separamos aqui 12 dicas de sucesso para novos empreendedores:

  1. Escolha uma área que realmente combina com o seu perfil;
  2. Prepare-se para desempenhar diferentes funções;
  3. Leve em consideração o contexto econômico do país;
  4. Analise seus principais concorrentes;
  5. Assuma riscos calculados;
  6. Defina o posicionamento da sua marca;
  7. Crie a identidade visual da sua empresa;
  8. Conte com uma estrutura de gasto mais enxuta;
  9. Mantenha as suas finanças organizadas;
  10. Estabeleça uma política de preços competitiva;
  11. Cultive um bom relacionamento com seus clientes;
  12. Seja persistente e acredite no seu negócio.

Além disso, você também confere no decorrer deste conteúdo 5 dicas de filme sobre empreendedores e 5 dicas de livros para empreendedores que querem mergulhar de cabeça no mundo dos negócios e aprender com quem realmente entende do assunto.

Leia também: 7 atitudes de um empreendedor bem-sucedido que você deveria imitar 

Antes de começar a leitura, inspire-se com esta frase de um dos maiores empreendedores de todos os tempos:

12 dicas de empreendedorismo para você montar um negócio de sucesso

Se você está em busca de dicas de como ser um empreendedor, descubra abaixo as 12 mais essenciais:

1. Escolha uma área que realmente combina com o seu perfil

Como você já deve saber, empreender não é nada fácil. E tudo tende a ficar ainda mais difícil quando você atua em uma área que não combina muito com você, seus interesses e suas paixões.

Portanto, iniciando nossas dicas de sucesso para novos empreendedores, invista em uma área que você goste e que tenha a ver com o seu perfil e, se possível, com experiências profissionais prévias.

2. Prepare-se para desempenhar diferentes funções

Essa é uma das dicas de empreendedorismo mais importantes para quem está começando.

No início, é comum que sua equipe seja mais enxuta (ou até mesmo que você esteja sozinho). Portanto, esteja preparado para desempenhar diferentes funções, que podem ir desde a administração do negócio até os serviços de manutenção.

3. Leve em consideração o contexto econômico do país

O Brasil passa por um momento desafiador do ponto de vista econômico. Levar em consideração na hora de empreender é fundamental para garantir a aderência a suas soluções.

Inclusive, pois nesse momento alguns setores estão mais afetados pela crise, enquanto outros vivem um período de estabilidade ou até mesmo de crescimento. Apenas um estudo atencioso do mercado vai conseguir indicar o caminho mais seguro a ser seguido.

4. Analise seus principais concorrentes

Não dá para falar de dicas de como ser um empreendedor sem mencionar a necessidade de conhecer e analisar os seus principais concorrentes.

Avalie como eles se comportam, as soluções que oferecem e o preço que eles praticam. Assim, você terá mais confiança ao estabelecer suas estratégias de negócio.

5. Assuma riscos calculados

Empreender significa também saber assumir riscos calculados. Neste quinto item da nossa lista de dicas de empreendedorismo, saiba identificar os riscos que envolvem o seu modelo de negócio.

Leve em conta suas forças e suas fraquezas e descubra como elas podem ajudar ou atrapalhar sua empresa a enfrentar ameaças ou a aproveitar oportunidades.

E lembre-se: às vezes, por mais que você tente se precaver, algumas ideias podem dar errado, mas não desanime.

Inspire-se nesta frase:

6. Defina o posicionamento da sua marca

Ao abrir a própria empresa, é importante que você defina desde cedo o posicionamento da sua marca. Para isso, você deve estabelecer quem é o seu público-alvo e como você quer ser reconhecido por ele.

Uma estratégia interessante é definir um arquétipo para sua marca, que confere características à empresa na forma como ela se posiciona. 

Vale conferir: Como melhorar o posicionamento de marca e a competitividade empresarial usando o design

7. Crie a identidade visual da sua empresa

A identidade visual é indispensável para facilitar o reconhecimento da sua marca. Ela é o rosto da sua empresa e merece uma atenção especial na hora de montar o seu modelo de negócio.

8. Conte com uma estrutura de custos mais enxuta

No início do seu empreendimento, o ideal é dar passos mais seguros para depois crescer de forma ousada.

Neste sentido, procure gastar apenas com o que for realmente necessário, pelo menos em um primeiro momento. Mantenha enxuta a sua estrutura de custos fixos, o que permitirá crescer com mais segurança e menos dívidas. 

9. Mantenha as suas finanças organizadas

A organização financeira é fundamental para qualquer negócio. Na verdade, a má condução das finanças é um dos principais motivos para o fechamento prematuro de muitas empresas. 

Tendo isso em vista, mantenha suas contas sempre em dia e organizadas desde o princípio. Não deixe também de contar com os especialistas, como contadores ou consultores financeiros, que irão orientar os melhores caminhos para manter a empresa no azul. 

Confira em nosso blog: 6 dicas de gestão financeira para empresas nunca entrarem no vermelho

10. Estabeleça uma política de preços competitiva

Os preços cobrados pelos seus produtos e serviços precisam ser competitivos. Dessa forma, é possível garantir uma margem de lucro satisfatória e ainda uma vantagem em relação aos seus concorrentes.

DICA: O que fazer quando o concorrente abaixar o preço?

11. Cultive um bom relacionamento com seus clientes

O sucesso de uma empresa depende diretamente da qualidade do relacionamento que ela cultiva com seus clientes.

Busque desenvolver uma relação sólida e de confiança com a sua base de modo a garantir que você possa sempre contar com os seus clientes.

Para isso, desenvolva com frequência pesquisas de satisfação que sejam um termômetro para avaliar se está conseguindo cumprir esse objetivo. 

12. Seja persistente e acredite no seu negócio

Por fim, encerrando nossas dicas de como ser um empreendedor de sucesso, não desista fácil da sua ideia.

Pode ser que demore para você obter os resultados que você tanto deseja. Portanto, seja persistente e acredite no seu negócio.

Leia mais: Teste: Qual empreendedor você é?

5 dicas de livros para empreendedores

Se você deseja aprofundar seus conhecimentos sobre empreendedorismo, separamos aqui 5 ótimas dicas de livros para empreendedores:

  1. A Startup Enxuta, de Eric Ries
  2. O poder do Hábito, de Charles Duhigg
  3. Empresas Feitas para Vencer – Good to Great, de  Jim Collins
  4. A Loja de Tudo. Jeff Bezos e a Era da Amazon, de Brad Stone
  5. Sonho Grande, de Cristiane Correa

Veja, agora, um resumo de cada um deles:

1. A Startup enxuta. de Eric Ries

Um verdadeiro manual de como lançar um produto ou serviço no mercado de forma ágil, eficiente e com custos reduzidos.

Eric Ries compila uma série de técnicas consagradas e acrescenta dicas de como usá-las na prática para que um empreendedor refine suas ideias, faça testes e tenha certeza (ou quase) de que vai dar certo antes de colocá-las no mercado.

Assim, conceitos como Lean Manufacturing, Design Thinking e metodologias e ágeis são explicados de forma didática para que o empreendedor alcance resultados concretos sem desperdiçar recursos. 

Veja também: 99 frases de empreendedores de sucesso que vão motivar você e sua equipe 

2. O poder do Hábito, de Charles Duhigg

Um best seller, O Poder do Hábito é um desses livros que são úteis não apenas para empreendedores, mas também para quem quer crescer intelectualmente e aprender lições de vida

Charles Duhigg mostra de forma simples e objetiva como nosso cérebro funciona e como alguns hábitos são criados e podem ser positivos ou negativos para sua vida.

A dica é saber controlá-los e indicar o que te faz crescer e combater aquilo que te prejudica. 

3. Empresas Feitas para Vencer – Good to Great, de  Jim Collins

Algumas empresas são exemplos de sucesso no mundo dos negócios, mas qual é o segredo dessas organizações?

Jim Collins fez um exaustivo trabalho de pesquisa e elenca quais as características dos líderes excepcionais dessas empresas, além dos “Princípios do Porco-Espinho”, uma fórmula que vai levar seu negócio ao sucesso. 

4. A Loja de Tudo. Jeff Bezos e a Era da Amazon, de Brad Stone

A história da criação e evolução da Amazon, uma das maiores varejistas globais da atualidade, a partir da perspectiva de seu criador, Jeff Bezos.

Você encontrará fatos curiosos sobre a empresa e, mais importante: dicas de como fazer uma ideia inovadora dar certo!

5- Sonho Grande, de Cristiane Correa

Conheça a história de um dos maiores empreendedores do Brasil, Jorge Paulo Lemann, e seus sócios, Marcel Telles e Beto Sicupira, e de como conseguiram criar um conglomerado de empresas vencedoras, com atuação mundial, em menos de 40 anos.

Entre essas empresas, podemos citar o Banco Garantia, a InBev e a GP Investimentos.

Leia também: Os 8 melhores livros de marketing que você precisa ler

5 dicas de filme sobre empreendedorismo

Separamos também algumas dicas de filmes sobre empreendedorismo para você aprender com histórias inspiradoras.

Mas nada de spoilers, confira os Trailers!

1. A Rede Social (2010)

2. Coco Antes de Chanel (2009)

3. Walt Antes do Mickey (2015)

4. Fome de Poder (2016)

5. Joy: o nome do sucesso (2015)

Veja mais: 

E então, o que você achou das dicas de empreendedorismo que trouxemos aqui? Coloque-as em prática e obtenha sucesso como seu modelo de negócio.

Está abrindo uma pequena empresa ou já está com seu negócio montado e quer algumas dicas? Então, baixe nosso e-book gratuito: Gestão de Pequenas Empresas – Vendas e Financeiro sob controle