OKR de produto — ou objetivo e resultados-chave, em português — é uma metodologia que pode ajudar as empresas a definir e alcançar suas metas mais facilmente, já que possibilita ser mais realista durante o processo de definição e, ainda, acompanhar todo o progresso. 

Principais aprendizados deste artigo: 

  • OKR é um framework adotado pelo Google no final da década de 90, que ajuda as empresas a adotar a gestão por resultados, otimizando a criação e o monitoramento dos objetivos estratégicos. 
  • Para adotar o método, é necessário criar objetivos claros, estabelecer os resultados-chave que definem o acompanhamento e os indicadores e, também, determinar um prazo para a finalização das ações.
  • Essa metodologia pode ajudar toda a equipe comercial. Para entender melhor, confira nosso e-book que explica como elaborar e implementar um processo de vendas.
  • Também vale a pena apostar em um bom CRM de vendas, como Agendor, para monitorar os resultados e acompanhar as interações com os clientes. Faça seu cadastro e teste GRATUITAMENTE!

Inclusive, a metodologia OKR é usada pelo Google e pode ser aplicada em diversas áreas, como vendas, relacionamento com o cliente, prospecção e, é claro, na gestão de produtos. 

E você, quer aprender como adotá-la na sua empresa? Então, siga a leitura, pois, no decorrer deste artigo, explicamos o que é OKR de produto, com dicas de como criar o seu e, também, um exemplo para entender como colocar em prática. Confira!

O que é OKR de produto?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results. Em português, significa objetivos e resultados-chave. Na prática, trata-se de um framework que permite que a empresa crie objetivos e estabeleça critérios para descobrir se eles estão sendo alcançados no tempo previsto. Eles são uma ajuda para atingir a linha de chegada. 

Para facilitar ainda mais o entendimento, os objetivos de produtos são o que você deseja atingir. Envolve o propósito do produto ser lançado, como aumentar o rendimento da empresa ou alcançar uma nova parcela de consumidores, por exemplo. 

Já os resultados-chave são a maneira como você vai medir essas metas. São as placas que indicam que você está seguindo na direção correta. É o que possibilita saber se a estratégia está no caminho certo ou se é necessário parar um pouco e repensar suas ações. 

Essa metodologia não é tão nova assim. Ela surgiu no final da década de 90 e foi adotada pelo Google. A partir daí, o método se popularizou no mundo inteiro, sendo reconhecido por melhorar o foco nos objetivos, trazer mais transparência para os processos e facilitar o monitoramento. 

>>>> Para aprender mais, confira este artigo: o que é OKR? + 6 perguntas para entender o sistema

Como escrever um objetivo OKR?

O passo a passo de como escrever um objetivo OKR de produto envolve:

  • definir os objetivos; 
  • estabelecer os resultados-chave; 
  • definir os indicadores e prazos; 
  • incentivar a colaboração; 
  • monitorar os resultados. 

Veja como colocar cada uma dessas etapas em prática!

1. Definir os objetivos

O sucesso das estratégias de produto dependem de um objetivo estratégico, isto é, qual a intenção da empresa com a solução. Esse processo direciona o desenvolvimento do produto e o alinha às expectativas da empresa. 

E, sim, você pode ter mais de um objetivo. Porém, o ideal é evitar criar muitos para não perder o foco. Além disso, certifique-se de que o alvo seja alcançável, mensurável e fácil de entender.

Você pode sonhar grande, mas também é fundamental manter os pés no chão e considerar a capacidade do time. Para isso, recomendamos a leitura de mais um artigo do nosso blog, que ensina como criar metas SMART!

>>>> Aproveite para ler também: o que é OKR para vendas? Quais são os benefícios? + 4 exemplos 

2. Estabelecer os resultados-chave

Após criar os objetivos, defina os resultados-chave, que, como já explicamos, são a forma que você saberá se está no caminho certo para alcançar as metas estabelecidas no passo anterior. 

Nesse ponto, seja bem específico, escrevendo apenas resultados relevantes para o alcance dos objetivos. O mais indicado é escolher mais de dois, porém, não passar de cinco para otimizar o processo de acompanhamento da estratégia. 

3. Definir os indicadores e prazos

Em seguida, detalhe quais indicadores serão usados para medir os resultados-chave. Por exemplo, se o objetivo é aumentar a venda de um produto e um dos resultados é o aumento das vendas em 10% no primeiro mês, você pode acompanhar a taxa de conversão ou o ticket médio. 

4. Incentivar a colaboração

Para criar um bom OKR de produto, é vital incentivar a colaboração de todos da sua equipe. Assim, os colaboradores ficam mais engajados para cumprir as metas propostas e alinhados com o que a empresa espera deles. 

>>>> Leia também: colaboração ou competição no trabalho — qual a melhor para a empresa?

5. Monitorar os resultados 

Para finalizar, monitore os resultados. O OKR de produto não é uma metodologia que você escreve e só confere quando chegar no prazo estabelecido. Pensando nisso, é preciso ter os resultados-chave e uma data para que eles sejam alcançados. 

Desse modo, caso você perceba algum problema no meio do caminho, pode procurar saber o que aconteceu e buscar soluções para resolvê-lo. 

Exemplo de OKR para produto na prática

Para te ajudar a entender como essa metodologia funciona e como colocar em prática as dicas que trouxemos, preparamos um exemplo de OKR de produto bem simples e básico para você se inspirar. Confira!

Objetivo: lançar um novo produto no mercado. 

Resultado-chave 1: identificar que o produto supre as necessidades do público-alvo.

Resultado-chave 2: coletar 25 feedbacks positivos de usuários. 

Resultado-chave 3: aumentar as vendas da empresa em 20%. 

E aí, depois de ver o que é e como escrever um OKR de produto, você se sente preparado para adotar essa metodologia no seu negócio? Então, fique ligado nesta dica extra: adote um sistema de CRM.

Com esse software, você acompanha tudo o que acontece no setor comercial da empresa, desde a etapa de planejamento, além de acessar relatórios personalizados sobre as vendas e manter o estoque nos trinques. 

O Agendor, por exemplo, é um sistema de CRM que disponibiliza essas e outras funcionalidades gratuitamente. Para começar a usar hoje mesmo, basta fazer o cadastro e aproveitar!