Selecionamos 5 dos 20 vídeos de empreendedorismo mais assistidos do TED Talks para você aplicar em seu negócio

Uma das grandes vantagens que a internet nos trouxe foi a possibilidade de acessar conhecimento de alta qualidade e muitas vezes gratuito para nos capacitarmos no dia a dia. E uma das maneiras mais divertidas e fáceis de se fazer isso é assistindo a vídeos. Vídeos de empreendedorismo, no caso de quem é empreendedor, é claro!

É muito tranquilo e agradável, no final de um dia de muito esforço, dar uma relaxada fazendo uma transição suave entre trabalho e entretenimento procurando um bom vídeo com conteúdo útil para o nosso negócio.

E existem diversas plataformas disponíveis para isso, como o YouTube e o Vimeo, mas nem sempre é fácil achar um bom vídeo de empreendedorismo apenas jogando palavras-chave nos mecanismos de busca. Às vezes, ficamos na dúvida sobre a qualidade do conteúdo e não nos animamos a abrir o vídeo.

Se você quer uma boa dica de um site onde os conteúdos são excelentes, com uma curadoria impecável e que conte, entre outros temas diversos, com vídeos sobre empreendedorismo, podemos recomendar o TED Talks.

Esse site disponibiliza gratuitamente as apresentações em vídeo de alguns dos mais renomados palestrantes do mundo e, em muitos casos, com legendas em português.

E já que nós sabemos que, como todo empreendedor, você não tempo a perder, vamos lhe dar uma mãozinha!

Selecionamos 5 vídeos de empreendedorismo do TED Talks, com comentários sobre cada um deles, para você nem ter que se preocupar em procurar. Basta clicar nos links e ir assistindo. Vamos lá, comece agora, você é nosso convidado!

Usar vídeos para obter mais conhecimento é excelente. Mas já pensou em usar vídeos para motivar sua equipe? Dê uma olhada nesta postagem e saiba como: 8 vídeos motivacionais que vão dar um UP em sua equipe.

Um bom vídeo de empreendedorismo pode animar seu final de tarde e de sua equipe

Um bom vídeo de empreendedorismo pode animar seu final de tarde e de sua equipe

5 vídeos de empreendedorismo pelos melhores palestrantes

Como dissemos, o TED Talks seleciona muito bem quem vai se apresentar nele. E os vídeos são sempre curtos, com no máximo 20 minutinhos! O primeiro que vamos mostrar talvez você já tenha visto, porque é um dos mais populares de lá. Mas, para quem não conhece, vale muito a pena!

1. Como grandes líderes inspiram ação

No vídeo, Simon Sinek, escritor e consultor americano, apresenta o conceito que ele chama de “Golden Circle” ou círculo de ouro, em português. Segundo essa ideia, os grandes líderes conseguem inspirar as pessoas porque vão muito além de explicar o que fazem suas instituições, organizações ou causas. Superam também a barreira do como fazem isso. Eles focam no porquê fazem. Explicado desta maneira, parece difícil de entender como é genial, não? Então, assista o vídeo!

Vídeos de empreendedorismo

Clique na imagem para assistir a palestra de Simon Sinek

Fonte: Como grandes líderes inspiram ação

2. Nossa linguagem corporal modela quem somos

Mais do que influenciar o que os outros pensam de nós, nossa linguagem corporal, segundo a psicóloga Amy Cuddy, influencia nosso próprio comportamento. Parecer confiante, com uma postura que te convence disso, pode ajudar, mesmo que estejamos inseguros. E esses conceitos envolvem até a química de nosso corpo, os hormônios e receptores em nosso cérebro. Dentre as diversas informações interessantes que a psicóloga passa em sua palestra, uma é verdadeiramente surpreendente: é possível prever com 70% de exatidão quais serão os candidatos eleitos ao senado e aos governos estaduais americanos analisando as reações do público ao visualizar seus rostos durante 1 segundo! Incrível!

Vídeos de empreendedorismo

Clique na imagem para assistir a palestra de Amy Cuddy

Fonte: Nossa linguagem corporal modela quem somos

3. O quebra-cabeça da motivação

O analista de carreiras (e advogado) Dan Pink fala sobre motivação e dá uma dica importante: a maioria das recompensas usadas no cenário corporativo com o objetivo de motivar os colaboradores é bem menos efetiva do que se acredita. Segundo um experimento realizado e que ele conta na palestra em detalhes, prêmios em dinheiro levaram equipes a demorarem mais tempo para resolver tarefas que outras equipes sem premiação! Mas os cientistas sociais sabiam disso faz muito tempo e têm ótimas sugestões para dar. Confira e aplique em seu negócio.

Vídeos de empreendedorismo

Clique na imagem para assistir a palestra de Dan Pink

Fonte: O quebra-cabeça da motivação

4. O segredo feliz para trabalhar melhor

Mais um psicólogo falando, desta vez sobre motivação no trabalho, Shawn Achor tenta mostrar como devemos quebrar o paradigma de que devemos trabalhar para conseguir ser felizes. Entre muitas piadas e risos ele defende o contrário: sermos felizes porque trabalhamos. Dentre outras coisas, ele mostra que a ciência estuda os comportamentos normais, medianos. Mas e se estudássemos os comportamentos fora da curva, além da média? Não seria melhor nos nivelarmos por cima? Este é o segredo da Psicologia Positiva, que ele desvenda para você com muito bom humor!

Vídeos de empreendedorismo

Clique na imagem para assistir a palestra de Shawn Achor

Fonte: O segredo feliz para trabalhar melhor

5. Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir

Dentre as diversas atividades que um empreendedor tem que desempenhar de vez em quando, uma delas é falar em público ou mesmo falar diretamente com uma pessoa para motivá-la ou instruí-la sobre uma tarefa. Nesta palestra com mais de 13 milhões de visualizações, o consultor Julian Treaseure passa diversos segredos práticos de como usar sua voz e seus sons de forma poderosa para se falar com empatia e atenção. Para começar, ele ensina 4 regras básicas: Ser claro e direto, ser autêntico, ser íntegro (falando a verdade e sendo confiável) e por último e mais surpreendente: Amor! Como isso se aplica em seu discurso? Assiste ao vídeo e descubra!

Vídeos de empreendedorismo

Clique na imagem para assistir a palestra de Julian Treaseure.

Fonte: Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir

Que achou destes vídeos de empreendedorismo? Como você viu, não é preciso estar falando sempre em números, metas, taxas de lucro ou resultados para se capacitar sobre este assunto. Vídeos de empreendedorismo podem versar sobre motivação, felicidade no trabalho e até sobre como falar bem em público.

Aprender mais com vídeos de empreendedorismo é muito bom, mas se você prefere ler um livro, visite nossa área de materiais e escolha os mais adequados para você, é grátis: eBooks Agendor.