Confira palestra de Steve Jobs e seus 10 princípios para o sucesso

É difícil que alguém não saiba quem foi Steve Jobs. Apesar não estar mais entre nós, seu legado continua conosco para sempre. Ele foi, sem dúvida, um empreendedor muito bem-sucedido.

Aqui estão os famosos 10 princípios de Steve Jobs para a vida  e sobre sucesso. Depois de ver e ouvir isso, você vai entender que é Steve Jobs, o mito!

Preparamos uma apresentação com as principais dicas de Steve Jobs. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo e saiba tudo sobre Steve Jobs.

Confira as famosas dicas da palestra de Steve Jobs

A vida de Steve Jobs é um exemplo que muitos empreendedores seguem até hoje. Nesta palestra de Steve Jobs, diversas dicas e lições foram dadas. Confira essas 10 verdadeiras lições de vida de Steve Jobs:

Lição #1: aprenda a antecipar o futuro

Steve Jobs certa vez citou Wayne Gratzky, dizendo: “eu patino para onde o risco será, não para onde ele já passou”.

Jobs foi a prova viva dessa citação durante toda a sua vida e até hoje a Apple tem colhido os benefícios da capacidade dele antecipar as tendências futuras.

Eles dominaram a venda de músicas digitais, enquanto o iPhone, fantástica inovação disruptiva, também revolucionou a indústria de telefonia por meio da introdução de um celular sofisticado.

A capacidade de prever o futuro é muito importante se você quiser atingir seu objetivo e ter sucesso. Um exemplo de como podemos aplicar isso no dia a dia é visualizar o que queremos ser daqui a 1 ou 10 anos a partir de agora.

Tendo essa visão, podemos antecipar os obstáculos futuros e nos prepararmos para superá-los.

A melhor maneira de antecipar o futuro é criá-lo.

A melhor maneira de antecipar o futuro é criá-lo

Lição #2: foque no positivo

Steve Jobs era uma criança adotada. Ele poderia facilmente ter odiado sua vida (e seus pais – tanto biológicos quanto adotivos) e começar a se envolver com coisas negativas em sua adolescência.

No entanto, o jovem Steve Jobs manteve o foco no positivo: ele era grato por seus pais adotivos, além de encontrar um canal positivo (tecnologia e informática) para despejar sua energia, e no final, todos sabemos quem foi Steve Jobs.

Você também pode se beneficiar do poder do pensamento positivo.

Se você é do tipo de pessoa que muitas vezes vê o copo meio vazio, tente começar a se concentrar nas coisas positivas de sua vida. Certamente vai colher muitos benefícios!

Veja também: 15 frases sobre avaliação de desempenho e como criá-las

Lição #3: a falha faz parte do caminho

Mais uma dica de Steve Jobs: Todo mundo falha. É como você responde a essas falhas que faz toda a diferença. Em 1984, Steve Jobs foi demitido da Apple.

Em 2005, no famoso discurso de formatura de Stanford, uma verdadeira palestra de Steve Jobs aos alunos, ele disse algumas palavras sobre isso:

“Eu não vi isso na época, mas o fato é que ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo. O peso de ser bem-sucedido foi substituído pela leveza de ser de novo um iniciante, com menos certezas sobre tudo. Isso me libertou para entrar em um dos períodos mais criativos da minha vida”, Jobs

A lição que podemos aprender com essa história é: não devemos temer o fracasso, porque ele não é o fim do caminho.

Devemos tomar o fracasso como a oportunidade de aprender e melhorar a nós mesmos, assim, o sucesso será inevitável.

Lição #4: Viaje pelo mundo

No ano anterior da fundação da Apple, Steve Jobs viajou para a Índia. A viagem tem uma maneira de ampliar a perspectiva de uma pessoa e expandir o seu sentido de que é possível.

Essas são as 2 características necessárias de um empreendedor.

Viajar não tem de ser caro ou demorar muito tempo. Um refúgio de fim de semana em uma cidade vizinha pode ser o suficiente para você experimentar coisas novas e alargar seu horizonte.

Viajar pelo mundo é a melhor maneira de aprender e expandir a mente.

Viajar pelo mundo é a melhor maneira de aprender e expandir a mente

Lição #5: encontre o parceiro certo

Steve Jobs não começou a Apple sozinho. Ele tinha um grande parceiro, o Steve Wozniak, que complementava muito bem suas características.

Da mesma forma, você precisa escolher seu parceiro certo para que possa ser bem-sucedido. As pessoas que você se cercar podem levar sua vida pra frente ou para trás.

Então, escolha sabiamente e isso vai ajudar seu caminho para o sucesso.

Lição #6: os obstáculos são oportunidades disfarçadas

Jobs e Wozniak ficaram sem dinheiro ao desenvolver o primeiro computador Apple. Em vez de ceder, Jobs vendeu sua van e Wozniak sua calculadora.

Quando há vontade, há um caminho.

Aprenda a ver obstáculos como oportunidades disfarçadas. Depois de fazer isso, sempre haverá maneiras de superá-los.

Confira também: 25 frases sobre produtividade para inspirar seu time

Lição #7: corra riscos

Steve Jobs estava disposto a canibalizar os produtos de sua empresa em nome do progresso. Muitos CEOs teriam hesitado para desenvolver o iPhone, sabendo que ele iria tornar os iPods obsoletos.

Mas Jobs fez isso mesmo assim, e deu uma grande mordida no lucrativo mercado de telefonia móvel.

Na maioria das vezes é preciso correr riscos para avançar. Basta ter cuidado e certificar-se de que o risco que você correu foi calculado.

Pense bem, pese os melhores e os piores cenários de uma ação e então você poderá decidir se o risco vale a pena.

Lição #8: envolva-se com grandes pessoas

Steve Jobs não teve apenas Steve Wozniak como parceiro, ele também trabalhou com Tim Cook, Johny Ive e John Lasseter. Steve Jobs, com certeza cercou-se de grandes pessoas que têm muita força.

Isso permitiu que Jobs criasse um enorme sucesso não apenas com a Apple, mas com a Pixar também.

Lição #9: lembre-se que estará morto em breve

“Lembrar que eu estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Porque quase tudo – expectativas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar – essas coisas simplesmente somem em face da morte, deixando apenas o que é verdadeiramente importante”, Jobs

Quando você está confuso, assustado, envergonhado ou qualquer outra coisa, lembre-se de que você vai estar morto em breve. A vida é curta.

Portanto certifique-se de fazer valer a pena.

Lição #10: não tenha vergonha de aprender com os outros

No ensino médio, Jobs participou de palestras em uma empresa tecnologia, a HP. Antes de completar 21 anos, ele tinha trabalhado tanto para a HP quanto para a Atari.

Ele viu o que essas empresas estavam fazendo e entendeu que gostaria de fazer de forma diferente na Apple.

Você também pode se beneficiar ao aprender com os outros. Se você está preso em áreas de sua vida, não hesite em pedir ajuda de especialistas.

Às vezes, essa pequena ajuda é tudo que você precisa para começar a obter resultados e ser bem-sucedido.

10 princípios de Steve Jobs para o sucesso que todos precisamos aprender

10 princípios da palestra de Steve Jobs para o sucesso que todos precisamos aprender

Você está pronto para começar?

Agora que você viu quem foi Steve Jobs, percebeu que o sucesso não acontece da noite para o dia. Então é importante que você comece a pensar em como trilhar o caminho para o sucesso, alcançar suas metas e ser uma pessoa melhor.

Não é hora de refletir, nem prometer aquilo que não pode cumprir. Está na hora de pensar em como aprender com o que deu errado, corrigir o comportamento e, aí sim, navegar rumo ao sucesso.

O sucesso não é uma estrada de 100 metros. Leva-se uma vida inteira para construir e encontrar seu caminho.

Aproveite tudo que aprendeu com essa palestra de Steve Jobs e comece agora mesmo a encontra o seu caminho!

Encontrar o sucesso não é fácil. Mas estudar e se capacitar ajudam bastante. Baixe nosso material: Kit para o Sucesso com CRM e comece a prender ainda mais sobre este assunto.