A gestão de fornecedores é uma ação essencial. Afinal, como garantir que seu negócio sempre tenha os insumos que precisa ou que faça os melhores contratos, se você não controlar cada etapa desse processo?

Principais aprendizados deste artigo:

  • A gestão de fornecedores é a prática de desenvolver boas práticas que garantem uma boa relação com as empresas responsáveis por fornecer os insumos para um negócio e deve ser exercida desde o momento da contratação.
  • As ações exercidas aqui ajudam a reduzir os gastos da organização, prever riscos e se preparar adequadamente para eles e ainda aumentar a competitividade de mercado. 
  • É possível fazer a gestão de fornecedores no sistema de CRM. Porém, não basta adotar a solução, é preciso saber usá-la em sua totalidade. Aprenda como no guia para sucesso com CRM. É gratuito!
  • Aproveite para fazer o seu cadastro gratuito no CRM do Agendor, que é 100% brasileiro e voltado para atender a todas as necessidades da sua empresa, inclusive da gestão de fornecedores!

Portanto, não dá para deixar o controle de fornecedores de lado. E vale lembrar que eles também são clientes, os considerados clientes internos. Ou seja, possuem uma relação prévia com a empresa.

Assim, é vital manter o bom relacionamento com eles. Quer aprender como? Então, siga conosco, porque neste artigo falamos sobre:

  • o que é gestão de fornecedores;
  • a importância dessa atividade;
  • como fazer;
  • dicas de softwares. 

Boa leitura!

O que é gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores envolve todas as boas práticas para garantir a contratação dos melhores parceiros comerciais para fornecer produtos ou serviços para uma empresa. A ação engloba desde a seleção de novos fornecedores até a criação de um relacionamento sólido com os escolhidos e o monitoramento constante para garantir que eles mantenham sempre a mesma qualidade.

O principal objetivo dessa prática é garantir que o seu negócio firme contratos apenas com empresas confiáveis e comprometidas com os clientes e evitar problemas com a cadeia de suprimentos do negócio. 

Por que fazer o controle de fornecedores do seu negócio?

A gestão de fornecedores é uma prática vital para qualquer empresa. Isso porque ela fornece dados essenciais para orientar a tomada de decisões e até mesmo agregar mais valor ao seu negócio.

Entre os principais benefícios da gestão de fornecedores, podemos citar:

  • redução dos gastos, já que você encontra empresas com melhor custo-benefício; 
  • antecipação de problemas e riscos, evitando que seu negócio fique sem estoque para os clientes; 
  • aumento da competitividade, por garantir o acesso a produtos e serviços que os clientes desejam; 
  • redução dos atrasos na entrega de insumos. 

Adicionalmente, a prática ajuda a construir um relacionamento mais sólido com esses clientes internos, garantindo uma relação comercial mais duradoura e frutífera.

Como fazer a gestão de fornecedores?

O passo a passo de como fazer a gestão de fornecedores envolve:

  • analisar as opções; 
  • ter uma boa comunicação;
  • definir os prazos para entrega; 
  • identificar os possíveis riscos.

Logo abaixo, confira como colocar cada um desses passos em prática!

1. Analisar as opções

O primeiro passo para fazer o controle de fornecedores é analisar, com cuidado, as opções disponíveis. Verifique tanto aquelas que já fazem parte da sua lista, quanto possíveis contatos. 

Essa tática ajuda a definir a viabilidade de manter o contrato — ou procurar um novo — e ainda mantém os dados atualizados. Assim, você garante que seu banco de contatos se mantenha “em dia”. 

2. Ter uma boa comunicação

Como falamos, os fornecedores são um tipo de cliente interno. Pensando assim, fica fácil perceber porque é crucial saber se comunicar com eles, certo?

Nesse caso, o ideal é manter a transparência em todas as negociações. Deixe claro quais são as suas necessidades e exigências, para que as partes tenham plena consciência do que é esperado delas. 

>>>> Aprenda mais em: como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho? 9 dicas simples!

3. Definir os prazos para entrega

Se você depende de insumos de maneira contínua, é bom definir um prazo realista para a entrega deles. Desse modo, sua empresa sempre tem o que precisa para atender os clientes e os fornecedores podem se preparar para atendê-la bem. 

4. Identificar os possíveis riscos

Às vezes, é possível que uma entrega dos fornecedores atrase por inúmeros motivos, como falta de estoque, problemas na economia etc. O seu papel aqui é estar preparado para essas situações.

Portanto, fique atento ao mercado, já que dá para prever certos problemas, como alta nos prazos e falta de disponibilidade. Fazendo isso, fica mais fácil se preparar para, mesmo assim, atender às demandas dos seus clientes.

Softwares para gestão de fornecedores: quais adotar?

O controle de fornecedores é um trabalho que precisa de muito cuidado. Afinal, são diversos dados que precisam ser acompanhados e registrados com precisão. Caso contrário, você pode ter um problemão no futuro. 

Por isso, vale a pena apostar em softwares para gestão de fornecedores. Confira quais são as 3 melhores opções a seguir!

1. Agendor 

Um dos melhores softwares para gestão de fornecedores do mercado é o Agendor. A ferramenta é um sistema de gerenciamento do relacionamento com o cliente e, lembrando, os fornecedores são seus clientes internos. 

Com a plataforma, você consegue fazer todo o planejamento, com acesso a relatórios personalizados e até mesmo uma lista de produtos e serviços. E tudo isso em um sistema 100% nacional.

Outras funcionalidades úteis do Agendor são:

  • acesso a fluxos inteligentes; 
  • expansão para WhatsApp e integração com VoIP e outros sistemas devido à API aberta; 
  • calendário de atividades e lembretes automáticos para nunca mais esquecer de repor o estoque; 
  • gravação de e-mails; 
  • configuração de níveis de acesso;
  • e muito mais.

E sabe qual é a melhor parte do Agendor? O software possui uma versão gratuita! Pois é, para começar a usar basta fazer o cadastro e começar a gerir a sua grade de fornecedores!

2. Linkana

O Linkana é outra opção de ferramenta para fazer o controle de fornecedores. O sistema conta com funcionalidades como análise de fornecedores ativos, avaliação de desempenho, monitoramento de performance e alertas. 

3. HICX

A terceira dica de software para gestão de fornecedores é a HICX. Com ela, você gerencia todas as etapas do relacionamento, tem acesso à integração com outros sistemas de gestão e pode personalizar a plataforma. O ponto negativo é que a ferramenta é em inglês.

E aí, gostou de aprender o que e como fazer a gestão de fornecedores? Então, analise com cuidado as opções de softwares que indicamos neste artigo e escolha o que apresenta o melhor custo-benefício para a sua empresa!