O pensamento enxuto, conhecido como Lean Thinking, é um método fundamental para ser aplicado em qualquer tipo de empresa. Isso porque ele visa não apenas reduzir custos, mas aumentar a produtividade e qualidade da entrega.

Principais aprendizados deste artigo

  • O Lean Thinking é uma metodologia que objetiva a redução de desperdícios e custos operacionais, o aumento da produtividade e a alta qualidade na entrega de produtos ou serviços.
  • Os maiores benefícios são: redução de custos e desperdícios de insumos, materiais e tempo; otimização de processos; maior produtividade; alta qualidade operacional; e aumento da satisfação do cliente e do lucro.
  • Os 5 princípios do Lean Thinking são: valor para o cliente, fluxo de valor, fluxo contínuo, produção puxada e perfeição.
  • Para aplicar esse método, é preciso estudá-lo profundamente, mapear os processos atuais, identificar gargalos e pontos de melhorias, reestruturar as operações, testá-las e colocar tudo em prática.
  • Para o sucesso do Lean Thinking, é vital acompanhar de perto os resultados e realizar ajustes com foco na melhoria contínua. O sistema de CRM é ideal para coletar, organizar, integrar e analisar dados sobre os clientes e colaboradores, em tempo real.
  • Comece a planejar seu sucesso e baixe grátis nossa Planilha comercial por vendedor e produtividade em vendas!

Proveniente do método de gestão Lean Manufacturing, desenvolvido pela Toyota e voltado para fábricas e indústrias, o pensamento enxuto, na verdade, é um dos objetivos de qualquer negócio. Afinal, quanto menos desperdícios e maior eficiência nos processos, maior será o lucro

Essa metodologia, apesar de antiga, ainda se mantém atual e fornece princípios essenciais para o sucesso corporativo, independentemente do setor e porte da companhia.

Ao priorizar a satisfação do consumidor, o foco se torna a qualidade do produto ou serviço, evitando perda de tempo e dinheiro com operações ou detalhes que não fazem diferença para o cliente no final.

Porém, como fazer isso? Continue a leitura e aprenda! Saiba o que é a metodologia Lean Thinking, seus 5 princípios, maiores benefícios e como executá-la no dia a dia da empresa.

O que é Lean Thinking?

Lean Thinking é uma metodologia de gestão que une princípios e técnicas para obter redução de custos e desperdícios operacionais, com foco na alta qualidade do produto ou serviço entregue ao cliente

O termo é proveniente da filosofia de gestão Lean Manufacturing, conhecida também como Sistema Toyota de Produção, que foi criada no Japão, no pós-guerra, para elevar a produtividade da fábrica e aumentar o lucro em um momento de crise.

Apesar de ambos serem métodos de gestão e buscarem a diminuição de desperdícios e o aumento da produtividade, o Lean Manufacturing é voltado para fábricas e indústrias que produzem itens diversos. Já o Lean Thinking pode ser aplicado em empresas de qualquer segmento.

O que é a metodologia Lean Thinking?

A metodologia Lean Thinking, que significa pensamento enxuto em português, reúne técnicas e práticas para agregar valor ao cliente ao mesmo tempo que reduz desperdícios e custos operacionais, eleva a produtividade e foca na qualidade das soluções oferecidas. Ela utiliza ferramentas como Kanban, Kaizen e Just in Time.

Por demandar a reestruturação corporativa e mudança na cultura organizacional, ela é considerada como uma filosofia, uma forma de pensar, que engloba planejamentos e práticas para otimizar os processos da empresa.

Em outras palavras, podemos dizer que ela tem como lema a melhoria contínua de processos, com base em cinco princípios bem-definidos para usar menos recursos e produzir mais e melhor.

De modo geral, essa metodologia visa agregar valor ao cliente, priorizando em suas operações o que é visto por ele como importante. Como consequência, há maior lucro e crescimento empresarial com o aumento da satisfação do público e as despesas menores.

E o melhor é que a filosofia Lean Thinking pode ser implementada em diversos setores da empresa, como vendas, atendimento ao cliente, administrativo, financeiro, jurídico, RH etc.

Saiba mais: Ciclo PDCA: solucione problemas e melhore processos

Benefícios da filosofia Lean Thinking

Ao entender o que é Lean Thinking, você já deve ter percebido as diversas vantagens que esse método oferece aos gestores e empresários de negócios. Afinal, quem não quer economizar tempo e dinheiro, além de garantir uma maior satisfação do público?

Conheça os principais benefícios dessa filosofia:

  • redução de custos operacionais;
  • diminuição de desperdícios de insumos, matéria-prima e todos os produtos usados no dia a dia da empresa ou do setor;
  • otimização de processos;
  • aumento da produtividade;
  • conquista da alta qualidade na entrega de produtos ou serviços;
  • maior satisfação do cliente;
  • maior faturamento.

Quais são os princípios do Lean Thinking?

Os 5 princípios do Lean Thinking são: valor, fluxo de valor, fluxo contínuo, produção puxada e perfeição. Em suma, eles dizem respeito a cortar dos processos tudo o que não impactar a percepção de valor do cliente, otimizando as operações e garantindo uma maior satisfação dos consumidores.

Entenda quais são os princípios do Lean Thinking para aplicar no seu negócio!

  1. Valor

Tenha em mente que a percepção de valor do cliente não é necessariamente a sua percepção sobre o produto ou serviço oferecido.

Por isso, é fundamental estudar seu público, monitorar padrões e comportamentos de compra e fazer pesquisas de satisfação para identificar o que ele enxerga de mais valioso em suas soluções

Esse princípio é vital para reestruturar seus processos e investir tempo e dinheiro em ações que realmente façam a diferença para o consumidor.

Por exemplo, você acha muito importante adicionar algum recurso na plataforma, porém, o cliente não percebe tanto valor nele. Por que gastar recursos valiosos para desenvolvê-lo, se não vai impactar seu cliente final e, ainda, tende a desperdiçar capital, tempo e trabalho de colaboradores? Ou seja, a empresa não verá o retorno sobre seu investimento.

O Lean Thinking tem o objetivo de identificar gastos desnecessários e cortar desperdícios, priorizando o que agrega valor ao seu público

  1. Fluxo de valor

O fluxo de valor se refere a todas as etapas do processo comercial ou de atendimento, por exemplo, que não são vistas como valor para o cliente e, como tal, devem ser eliminadas.

Essa prática reduz imediatamente os gastos excessivos e desnecessários.

Aprenda mais: Mapeamento de processo de vendas: o que é, para que serve e como fazer em 4 passos

  1. Fluxo contínuo

Um dos 5 princípios do Lean Thinking é o fluxo contínuo. Ele se refere ao ato de iniciar um novo processo depois identificar o que não é mais necessário incluir no fluxo operacional.

A ideia, como o próprio nome já indica, é ter um fluxo de trabalho fluido, harmônico e sem interrupções. Para isso, reestruture seu processo e torne-o mais enxuto para atender seus clientes de forma mais rápida.

  1. Produção puxada

Esse princípio deve ser adaptado de acordo com seu modelo de negócio. Ele se baseia em manter o estoque enxuto, sem gerar sobras e desperdícios com produtos parados.

Fazer a gestão de pedidos e manter o estoque com a quantidade ideal de itens evita a perda de dinheiro. Aliás, o ideal seria não manter grandes quantidades de produtos guardados e produzir conforme a demanda.

  1. Perfeição

Se você acha que o Lean Thinking é só reduzir custos, está enganado! Ele prioriza a satisfação e criação de valor ao cliente, certo? E, para isso acontecer, é primordial que seu produto ou serviço seja de alta qualidade.

Uma das melhores formas de manter a perfeição no fluxo operacional é adotar a melhoria contínua como estratégia da empresa. Isso significa monitorar constantemente os resultados para identificar gargalos e falhas a fim de eliminá-los.

Como aplicar o Lean Thinking?

A implementação da filosofia Lean Thinking precisa ser bem-planejada e feita de modo cuidadoso. Confira os principais passos logo adiante!

  1. Estudar profundamente a metodologia e seus princípios.
  2. Mapear os processos atuais da empresa e identificar desperdícios, gargalos e oportunidades de melhorias.
  3. Reestruturar os processos com base nos desafios encontrados.
  4. Colocar em prática as mudanças feitas, fornecendo recursos às equipes para que o plano seja executado. Pense também em treinamentos e cursos para desenvolver habilidades ou até mesmo conhecer mais sobre o Lean Thinking.
  5. Monitorar constantemente os resultados para identificar se o processo está funcionando corretamente. Por sinal, o acompanhamento de indicadores de desempenho mostra o que deve ser ajustado ao longo do tempo, pois o mercado é dinâmico e o comportamento do cliente muda.
  6. Promova o Lean Thinking e inclua essa filosofia na cultura organizacional, criando espaço para a participação de todos no processo de mudança.
  7. Para o sucesso da aplicação do Lean Thinking, é indispensável usar tecnologias que forneçam, em tempo real, dados sobre os processos realizados e os resultados obtidos.

A propósito, o software de CRM coleta, integra e gera relatórios completos sobre tudo o que diz respeito à gestão do relacionamento com o cliente, incluindo a performance da equipe comercial ou de atendimento.

Com o sistema, é possível integrar diversas outras plataformas para visualizar e analisar as informações em um só local. Assim, a gestão se torna altamente capacitada a tomar decisões 100% orientadas por dados seguros e realistas.

Quer testar na prática como esse software faz a diferença ao acompanhar seus clientes, suas vendas, o atendimento e o desempenho da equipe? Então, cadastre-se e faça uma demonstração gratuita do CRM do Agendor!