O processo comercial é um dos processos organizacionais mais dinâmicos e complexos, e por essa razão, requer muita organização e disciplina para gerar bons resultados. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • Kanban é uma metodologia de gestão de projetos utilizada para definir e gerenciar fluxos de produção com produtividade e agilidade.
  • No kanban de vendas, o processo de vendas é separado em um esquema de colunas e cartões. As colunas representam as etapas de vendas, enquanto os cartões são as tarefas que devem ser realizadas.
  • Com a técnica kanban é possível priorizar as tarefas de acordo com sua importância e urgência, ou seja, foque nas tarefas mais importantes e urgentes, evitando que tarefas menos relevantes atrapalhem o andamento de suas negociações.
  • Com o uso do kanban de vendas, é possível otimizar o processo de vendas e aumentar a eficiência da gestão da equipe comercial. Conheça mais dicas para otimizar o processo comercial em: Como criar processo de vendas PERFEITO

É neste ponto que entra a importância do kanban de vendas, uma ferramenta de gestão de projetos visual que ajuda os vendedores a terem maior controle sobre as oportunidades de vendas e suas atividades, a evitarem a perda de informações ou dados relevantes para a evolução dos negócios e terem maior previsibilidade nas suas vendas.

Quer saber como funciona a técnica kanban de vendas e como utilizá-la? 

Continue a leitura deste artigo e descubra!

O que é kanban?

Kanban é uma metodologia de gestão de projetos utilizada para definir e gerenciar fluxos de produção com produtividade e agilidade. Por meio de um sistema visual de cartões, é possível organizar tarefas, sinalizar o andamento de determinadas atividades e ter maior planejamento e controle nos processos.

Conheça outras metodologias ágeis por este vídeo da Siteware:

Ficou claro o que é kanban? Agora será muito mais fácil entender o que é kanban de vendas.

O que é kanban de vendas?

O kanban de vendas é uma técnica de gestão de projetos aplicada no processo comercial para que as equipes de vendas estruturem seu fluxo de trabalho, e assim, aumentem sua produtividade e seus negócios. Na prática, o processo de vendas é separado em um esquema de colunas e cartões. As colunas representam as etapas de vendas, enquanto os cartões possuem informações sobre a tarefa que deve ser realizada, como uma descrição.

As cores dos cartões, por sua vez, podem ser utilizadas para distinguir os tipos de tarefa, status do andamento das atividades, ou os vendedores responsáveis por determinada atividade.

Em síntese, trata-se de uma representação visual clara sobre o que precisa ser feito e quem é responsável por cada estágio das vendas.

Quais são os benefícios da técnica kanban de vendas?

A técnica kanban de vendas é essencial para qualquer equipe que deseja manter-se produtiva e competitiva, afinal, com o uso do kanban de vendas, é possível otimizar o processo de vendas e aumentar a eficiência da equipe comercial. Veja mais benefícios dessa ferramenta:

Maior visibilidade sobre processo de vendas

Com o uso do kanban de vendas, é possível ter uma visão clara de todo o processo de vendas, desde a prospecção até o fechamento do negócio. Isso permite que a equipe de vendas acompanhe de perto o progresso das vendas e identifique e bloqueie gargalos no processo.

Otimização do processo comercial

Os modelos de kanban ajudam a identificar os gargalos, e com isso, otimizá-lo. Desse modo, as tarefas desnecessárias são eliminadas, o que melhora a comunicação entre os membros da equipe

Isso permite que a equipe de vendas trabalhe de forma mais eficiente e colaborativa, aumentando a produtividade e o tempo necessário para fechar negócios.

Priorização de tarefas simplificada 

Também é possível priorizar as tarefas de acordo com sua importância e urgência, ou seja, foque nas tarefas mais importantes e urgentes, evitando que tarefas menos relevantes atrapalhem o andamento de suas negociações.

Aumento da transparência

Outro grande benefício que os modelos de kanban de vendas promovem é o aumento da transparência do processo de vendas, e com isso, o time pode ter uma visão clara das atividades de seus colegas. 

Aqui, aspectos como colaboração, comunicação assertiva, clima organizacional bom e cooperação são novamente acentuados. 

Maior facilidade para monitorar as metas de vendas

Com um kanban de vendas, a equipe pode visualizar suas metas em um único lugar, ajudando na identificação de oportunidades para acelerar o processo de vendas e atingir as metas estabelecidas.

Aproveite e confira 4 dicas para atingir metas de vendas:

Como utilizar o kanban de vendas?

O kanban de vendas pode ser criado em um quadro branco, em um sistema de gerenciamento de projetos ou em uma planilha.

Basicamente, o kanban é dividido em três colunas principais: “A fazer”, “Em andamento” e “Feito/Concluído”

Cada oportunidade de venda é representada por um cartão, que se movimenta de uma coluna para outra conforme avança no pipeline de vendas

É possível também utilizar outras colunas que representem uma etapa do funil, como “qualificação” e “proposta enviada“, por exemplo.

Nesse contexto, os cartões podem conter uma descrição das atividades necessárias em cada etapa, ou então, o nome dos clientes que estão nessa etapa dentro do processo comercial.

Caso você prefira utilizar os cartões para sinalizar as tarefas essenciais em determinada etapa do funil, pode inserir uma descrição da seguinte forma:

Coluna de qualificação → Cartão com descrição:

  • Realizar uma primeira ligação para qualificação;
  • Realize até 3 tentativas de contato;
  • Utilizar a metodologia CHAMP para qualificar o lead;
  • Caso o lead não atenda às ligações, envie um e-mail encerrando as tentativas de contato e dê perdido na negociação;
  • Se o lead por qualificado, passar o bastão para o time de closers.

Já para o contexto onde os cartões são utilizados para identificar clientes, é importante que cada cartão tenha informações relevantes sobre a oportunidade, como o nome do cliente, o valor da venda e os dados de fechamento previstos. Isso ajuda na identificação de oportunidades prioritárias e no acompanhamento das metas de vendas.

E aí, pronto para começar a utilizar o kanban de vendas na sua equipe?

Se quiser conferir outras dicas e técnicas de gerenciamento e produtividade de equipe, não deixe de conferir nosso conteúdo: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes