Aplicar a gamificação em treinamentos corporativos é uma excelente estratégia para aumentar o engajamento dos colaboradores, fixar aprendizados e tornar a experiência mais leve e dinâmica.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A gamificação é uma metodologia que pode ser utilizada para treinamentos corporativos, aulas, atividades diárias, na área da saúde e na elaboração de campanhas de marketing.
  • Esta estratégia aplica recursos com design de jogos, avatares, missões e recompensas para elevar o engajamento da equipe e o comprometimento nos treinamentos.
  • Entre as vantagens da gamificação, destacam-se: desenvolvimento de novas habilidades e competências, melhor fixação de aprendizados, otimização de processos internos e o fortalecimento da cultura organizacional.
  • Para implementar a gamificação em treinamento, é necessário entender o objetivo desta ação e identificar o perfil dos colaboradores que participaram, para que se possa entender suas preferências e familiaridades com os jogos, desenvolvendo uma solução que pode verdadeira aumentar a motivação do time.  
  • Durante o treinamento gamificado, é preciso acompanhar indicadores e fornecer feedbacks constantes, para que a gestão da equipe se torne mais precisa e assertiva. Saiba mais em: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes

Um estudo da Talent LMS comprova: 83% dos entrevistados que recebem treinamentos gamificados se sentem mais motivados, enquanto 61% daqueles que não recebem afirmam que se sentem entediados e improdutivos

Ou seja, essa metodologia realmente faz toda diferença e permite que os treinamentos sejam ainda mais eficazes em seu propósito, proporcionando as melhorias e conhecimentos necessários para que a equipe alcance seus objetivos com sucesso.

Sabemos que os treinamentos são muito importantes, no entanto, correm o risco de serem maçantes para a equipe. Por isso, a gamificação é a melhor alternativa para turbinar o treinamento e oferecer uma experiência descontraída e valiosa para os participantes.

Para saber como utilizar a gamificação em treinamento, fique conosco e continue a leitura deste artigo! 

O que é e por que apostar na gamificação?

O termo gamificação surgiu da palavra inglesa gamification, que se refere às práticas que utilizam elementos e estratégias similares aos jogos em atividades que não tem como objetivo apenas a diversão. 

Para isso, mecanismos como design, avatar, rankings, pontuações, prêmios, missões e recompensas são usados para adicionar características de games e tornar tarefas mais divertidas, envolventes e dinâmicas. 

A gamificação pode ser aplicada em:

  • processos internos e objetivos de uma empresa;
  • aulas online;
  • tarefas do dia a dia.

Essa metodologia tem se tornado um sucesso porque não há uma pessoa que não esteja familiarizada com jogos. Quem nunca ficou obcecado por um determinado jogo e ansioso para avançar nas próximas fases? 

Transformar uma tarefa ou um processo em uma espécie de game é eficiente porque os jogos tomam (quase totalmente) a nossa atenção, nos gera autocompetição e nos motiva a seguir subindo de nível e conquistando novas missões a todo tempo.

No ambiente corporativo, a gamificação tem sido amplamente utilizada, desde as estratégias de vendas até a gestão de pessoas. Comentamos, a seguir, por que apostar na gamificação é tão interessante para as empresas.

Veja também: Gamificação em vendas – diversão e alto desempenho caminhando juntos

Quais as vantagens da gamificação em treinamentos?

A gamificação promove diversos benefícios para as empresas. Duas das palavras mais utilizadas para contextualizar essa metodologia são: motivação e engajamento.

Estes dois aspectos são determinantes para o sucesso de uma empresa, afinal, colaboradores motivados se propõem a produzir mais, e melhor.

Como resultado, a gamificação:

  1. Desenvolve novas habilidades e competências dos colaboradores;
  2. Facilita a adesão à tecnologia;
  3. Proporciona reconhecimento e feedbacks mais frequentes;
  4. Melhora o processo de aprendizagem;
  5. Torna o clima organizacional mais leve;
  6. Gera análises ricas sobre o desempenho dos participantes;
  7. Simplifica o processo de recrutamento e seleção;
  8. Promove a melhoria contínua;
  9. Alinha mais precisamente os objetivos e metas da empresa entre o time;
  10. Eleva a satisfação dos funcionário através de uma experiência divertida e desafiadora;
  11. Transmite valores da empresa;
  12. Reforça a cultura organizacional.

Como funciona a gamificação em treinamentos corporativos?

A gamificação em um treinamento corporativo tem como propósito motivar, definir objetivos claros e estabelecer sistemas de recompensas para ajudar os participantes a absorverem os aprendizados de forma rápida, descontraída e cativante.

Além disso, a gamificação em treinamentos, que à primeira vista parece entediante e burocrática para os colaboradores, pode ser altamente interativa e divertida, facilitando a adesão e o comprometimento com os treinamentos.

A partir de um método inovador, a gamificação em treinamento quebra barreiras, moderniza as atividades e desenvolve colaboradores mais qualificados e prontos para entregarem os melhores resultados para a empresa.

Como gamificar treinamentos corporativos?

Até aqui, você já entendeu o que é e quais as vantagens de utilizar a gamificação em treinamentos. Agora, entenda como gamificar treinamentos:

  1. Defina o objetivo do treinamento;
  2. Conheça seu público-alvo;
  3. Utilize storytelling;
  4. Estabeleça regras;
  5. Escolha uma recompensa atrativa;
  6. Ofereça bônus por desempenho 
  7. Atenção aos resultados.

1. Defina o objetivo do treinamento

Antes de qualquer coisa, é necessário ter clareza sobre o objetivo do treinamento e quais resultados devem ser atingidos, para que então, a gamificação seja aplicada.

Isso porque a gamificação deve estar focada nos desafios e nos obstáculos. Somente assim poderá performar de forma assertiva, entregando o engajamento que a equipe precisa para seguir com o treinamento.

2. Conheça seu público-alvo

Esta também é uma etapa essencial na implementação de gamificação em treinamento corporativo.

Reflita: o time de vendedores e o time de desenvolvedores de software, por exemplo, possuem níveis de familiaridade diferentes em relação à tecnologia e, portanto, demonstram preferências para jogos distintos.

Um dos principais elementos da gamificação em treinamento é a participação voluntária dos membros da equipe. Por isso, entender a predileção deve ser um passo vital para incentivar ainda mais a adesão ao treinamento.

3. Utilize storytelling

Uma história bem desenvolvida pode elevar ainda mais o engajamento dos participantes. 

O storytelling é uma das técnicas utilizadas em jogos famosos, como The Last of Us e The Walking Dead, que propõe uma narrativa mais aprofundada e com grande potencial para deixar os jogadores realmente fanáticos para continuar o jogo.

Por essa razão, elabore um contexto bem construído para dar mais propósito ao jogo criado. Um dos instrumentos mais conhecidos utilizados para esse fim é o modelo narrativo “Jornada do Herói”.

4. Estabeleça regras

Todo jogo possui regras, e todos os jogadores correm o risco de sofrerem algum tipo de consequência por infrações cometidas.

Para melhor alinhamento e certeza de que o treinamento está seguindo seu objetivo, é necessário que os idealizadores da gamificação em treinamento criem punições ou eliminações para ações que violam o bom andamento do jogo.

5. Escolha uma recompensa atrativa

Qual é a recompensa que fará com que os participantes estejam determinados para chegar ao objetivo final?

Lembre-se que tudo no universo da gamificação é voltado para o engajamento e a motivação, sendo assim, é crucial escolher uma recompensa que eleve o desejo de conquista, realização e status.

6. Oferece bônus pelo bom desempenho

Se os jogos não apresentassem vários níveis diferentes de missões, certamente não teriam altos níveis de engajamento. Tal porque os reconhecimentos frequentes nos mantêm motivados e despertam a sensação de que estamos subindo gradualmente um degrau por vez.

Disponha pequenos prêmios, medalhas, troféus ou categorias especiais como pro player para motivar os participantes a seguirem no jogo e serem mais produtivos.

7. Atenção aos resultados

A gamificação em treinamento será feita em vão caso os indicadores e métricas não sejam acompanhados.

A partir do objetivo definido, você saberá exatamente quais indicadores devem mensurar para acompanhar e analisar o desempenho do time, tanto dentro dos jogos, quanto fora.

Assim, você terá maior visibilidade sobre a eficiência da gamificação desenvolvida e poderá identificar mais facilmente a possibilidade de incluí-la em mais áreas e processos da empresa.

Conheça 8 exemplos de indicadores de performance para vendedores:

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