A gamificação em vendas é uma estratégia inovadora que eleva a motivação e o engajamento da equipe comercial, que, por sua vez, demonstra melhor desempenho e mais facilidade para bater sua meta.
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Principais aprendizados deste artigo:
- Para que a gamificação em vendas ajuda a equipe comercial a realizarem suas atividades de uma forma mais divertida e dinâmica, tornando-a mais produtiva em sua rotina de vendas.
- A gamificação em vendas pode ser utilizada para aumentar as vendas, implementar novas tecnologias na equipe, realizar cross-selling e upsell, fidelizar clientes etc.
- As principais vantagens desta metodologia são: a redução do desgaste emocional dos gestores, diminuição dos índices de turnover, mais facilidade para aplicar treinamentos e melhoria no alinhamento das vendas.
- Os indicadores são cruciais para o acompanhamento do desempenho da equipe de vendas durante a gamificação. Saiba quais são os mais importantes em: Indicadores de Vendas e Marketing: KPIs que você deve usar
- Starbucks e Microsoft são dois exemplos de empresas que utilizaram a gamificação em seus processos, para fidelizar clientes e engajar colaboradores, respectivamente.
- Para gamificar as vendas, é necessário ter o apoio de um CRM para facilitar a gestão dos dados e do desempenho da equipe. TESTE GRATUITAMENTE o Agendor e conheça todos os recursos de gestão comercial.
Buscar recursos que possam atuar diretamente na motivação dos vendedores é primordial, já que a rotina do time de vendas tende a ser muito exaustiva e cansativa.
Não à toa, segundo um estudo da FourSales, 75% dos gestores comerciais afirmam que seu principal desafio é manter a equipe de vendas engajada.
Uma maneira de contornar este desafio é aplicando a gamificação em vendas, uma metodologia que utiliza elementos similares aos jogos para manter os vendedores motivados a ultrapassar os desafios da área.
De acordo com um levantamento da TalentLMS, 88% dos entrevistados afirmaram que a gamificação os torna mais produtivos e felizes. Ou seja, este é um prato cheio para os líderes de vendas que desejam tornar o ambiente comercial mais dinâmico, encantador e vencedor!
Quer saber mais sobre gamificação em vendas? Então, continue a leitura!
O que é gamificação?
Quem nunca se percebeu totalmente obcecado por um jogo, que atire a primeira pedra! Os jogos são divertidos, podem ser um ótimo passatempo e, cá entre nós, tomam a nossa atenção por muito tempo.
Este é o objetivo da gamificação nas empresas: transformar atividades em jogos!
A gamificação é uma metodologia que utiliza de elementos e mecanismos similares aos jogos para motivar os participantes a concluírem determinadas tarefas ou desenvolverem novas habilidades e competências.
Para isso, funcionalidades como missões, níveis, avatares e recompensas são aplicadas para transformar um objetivo da empresa em uma espécie de game, tornando as tarefas dos usuários mais leves, descontraídas e cativantes.
Como funciona a gamificação nas empresas?
Essa estratégia pode ser implementada nas diversas áreas de uma empresa, independente de tamanho e ramo de atividade.
Além disso, existem plataformas de gamificação que auxiliam na implementação da gamificação corporativa, contribuindo pra engajar e motivar colaboradores.
Vários processos e objetivos também são turbinados pela gamificação, como:
- fidelização de clientes;
- comunicação interna da empresa;
- processos de recrutamento e seleção;
- treinamentos;
- onboarding de novos funcionários;
- campanhas de marketing.
Por ser algo tão familiar para as pessoas, a gamificação consegue despertar a autocompetição dos participantes, que sentem aquela sede de “passar de nível” e conquistar os objetivos dos jogos que, claro, devem estar relacionados aos objetivos da empresa.
Em vendas, a gamificação é uma estratégia genial que pode mudar o jogo e incentivar o alto desempenho dos vendedores para que batam suas metas.
Vamos, a seguir, discutir um pouco mais sobre a gamificação em vendas.
Como funciona a gamificação em vendas?
A gamificação em vendas pode ser aplicada para muitos objetivos e processos diferentes, e é por esse motivo que esta estratégia é tão valiosa para os times comerciais.
Imagine que seus vendedores participam de um jogo em que cada missão os levam para um ranking mais elevado, em direção a uma recompensa bastante tentadora.
As missões, ou níveis, envolveriam atividades comerciais essenciais para que a empresa alcance um objetivo importante. Por exemplo:
- vender para 5 clientes do segmento X;
- realizar 3 upsells de clientes prata;
- mover 6 negociações para a etapa de Envio de Proposta no CRM.
A cada nível conquistado, os vendedores recebem reconhecimento e menores recompensas que os motivam a “zerar o jogo”. Assim, caminham com mais harmonia e diversão para suas metas.
Esta é uma excelente maneira de promover engajamento na equipe de uma forma leve, envolvente, dinâmica e interativa! Sem contar que estimula a auto-competição, o que é saudável e fundamental para os times de vendas.
Citamos aqui apenas um exemplo de gamificação em vendas, mas ela pode ser aplicada em diferentes formatos de jogos, por períodos de tempo diferentes. Isso varia de acordo com o objetivo da empresa em relação à gamificação de seus processos.
Quais as vantagens desencadeadas pela gamificação em vendas?
Esta metodologia se tornou muito popular, e não foi em vão. Listamos abaixo os principais benefícios da gamificação em vendas. Confira:
Reduz o estresse do gestor
Os cargos de gestão em vendas são altamente árduos, afinal, motivar e engajar uma equipe que atua diferente na saúde financeira e no bom desempenho de uma organização interna não é nada fácil.
Seguir o processo comercial à risca pode ser um trabalho monótono, no entanto, em muitos casos, é igualmente vital.
Ao utilizar jogos que estimulam o trabalho feito e o aprendizado, os gestores de vendas podem encarar a gestão de pessoas de uma forma mais leve, com feedbacks menos engessados e mais precisos, visto que a gamificação em vendas também fornece dados estratégicos sobre a atuação da equipe comercial.
Diminui os índices de turnover
Sabemos que a rotatividade de vendedores é comum nas empresas. Apesar disso, este fenômeno não é nada saudável para as organizações, uma vez que:
- gera um clima de instabilidade e insegurança;
- reduz a produtividade do time;
- dificulta o recrutamento de novos talentos;
- gera gastos com verbas rescisórias.
A gamificação em vendas se mostra a solução perfeita para isso. O mesmo estudo da TalentLMS que citamos anteriormente também mostrou que 81% dos entrevistados disseram que a gamificação proporcionou uma sensação de pertencimento e propósito no local de trabalho.
Facilita os treinamentos de vendas
Os treinamentos gamificados ajudam a fixar conhecimentos e desenvolver novas competências e habilidades dos vendedores.
Este formato pode apresentar uma nova técnica para o time de vendas, aumentar a adesão ao CRM, ou então, implementar outras ferramentas de trabalho necessárias.
Normalmente, a equipe comercial se mostra mais resistente em relação às outras no contexto de novas tecnologias, por essa razão, a gamificação em vendas é uma alternativa para quebrar essa barreira e aumentar o comprometimento dos membros do time.
Melhora o alinhamento nas negociações
Caso uma venda esteja desalinhada, punições ou eliminações são aplicadas aos participantes.
Como todo e qualquer jogo, existem riscos e cuidados que devemos tomar para não sermos anulados de alguma forma, portanto, este também é um elemento importante da gamificação em vendas.
Apesar da força de vendas ser composta por indivíduos diferentes, existem aspectos comuns, como os objetivos, metas e o processo comercial, que devem ser bem alinhados para que os resultados sejam conquistados de maneira consistente.
Aproveite e conheça 6 dicas para a gestão da força de vendas:
Exemplos para gamificar as vendas
Para te inspirar, trouxemos dois exemplos de empresas que aplicaram a gamificação em seus processos para atingirem seus objetivos.
O primeiro caso que vamos apresentar é da Starbucks, que utilizou a gamificação em vendas voltando sua estratégia para os clientes, ou então, mais especificamente, para fidelizá-los.
O Starbucks Rewards é um pequeno jogo digital que recompensa os clientes conforme forem aumentando seus consumos. Eles ganham estrelas e avançam no ranking para ganhar diferentes produtos da cafeteria.
Entenda como funciona na prática:
Outro exemplo de gamificação que devemos citar é da Microsoft, que criou um recurso específico para manter os colaboradores motivados e engajados, o Microsoft Dymanics 365 Gamification.
A plataforma conta com diferentes ambientes digitais com recursos semelhantes aos jogos que são capazes de estimular o trabalho em equipe, a colaboração e a produtividade.
Assista a este vídeo de apresentação do programa pela Microsoft Brasil:
Uma ferramenta essencial para a gamificação
A gamificação em vendas deve ser implementada com segurança, já que qualquer movimentação equivocada na área comercial tem o potencial de prejudicar seriamente os resultados dos vendedores.
Sendo assim, uma ferramenta que pode nortear essa estratégia de ponta a ponta, é um dos recursos mais importantes das áreas de vendas, o sistema de CRM.
O CRM é um sistema de gestão onde todas as ações e atividades da área comercial são centralizadas, mensuradas e controladas, tanto em relação aos clientes, quanto em relação ao desempenho da equipe.
Esta ferramenta irá fornecer os indicadores e métricas mais realistas para que a gestão comercial seja feita de forma assertiva. Então, a partir do CRM, podemos identificar quais gargalos devem ser removidos e utilizar a gamificação em vendas para atingir os melhores resultados.
Se você ainda não possui um CRM, é essencial que considere a implementação e um para alavancar a performance comercial.
E agora que você conhece os benefícios da gamificação em vendas, saberá como utilizá-la para implementar tecnologias tão importantes quanto o sistema de CRM, sem afetar negativamente a experiência da equipe.
Priorize um CRM prático e com uma usabilidade amigável. Veja, por exemplo, como é simples explorar o CRM do Agendor:
Saiba mais sobre os benefícios do CRM em: Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais