A contratação de funcionários é um momento delicado e crucial para a organização

Não imagine por quê? Simplesmente, pois é o processo que vai escolher quem serão os colaboradores do time, quem vai abraçar a ideia do negócio e fazer os resultados serem impulsionados.

Para formar uma equipe de alta performance, a seleção deve ser criteriosa e levar vários fatores em consideração. Além de pensar na cultura da empresa, é importante avaliar as características do candidato e se elas se adequam ao perfil da vaga.

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre o que deve ser levado em conta na hora de contratar um talento? Leia nosso post e saiba mais!

Tenha em mente e documentadas quais são as habilidades necessárias ao cargo

Converse com os gestores sobre as características que o cargo demanda. Assim você pode traçar um perfil ideal de traços comportamentais para ter como referência. O talento selecionado não precisa ser perfeito, mas deve apresentar as qualidades necessárias para as tarefas que irá desempenhar.

Seja atento ao avaliar currículos

A fase de análise de currículos precede a chamada para a entrevista. Uma boa triagem deve levar em conta todas as informações apresentadas, principalmente, objetivos, formação e experiências anteriores. Isso evita que sejam convocados candidatos que não tenham nada em comum com o perfil da vaga, otimizando o uso do tempo e a eficiência do processo.

Esteja atento às experiências anteriores

O que o candidato relata sobre o emprego anterior? Por que saiu da empresa? Quais foram atitudes positivas que ele teve no trabalho? E erros cometidos? Como lidou com as falhas?

Saber de experiências anteriores é uma ótima forma de conhecer um pouco mais do perfil profissional da pessoa.

Busque o profissional que deseja aprender

Procure candidatos que querem se capacitar mais, se desenvolver. Pergunte sobre cursos e atividades que a pessoa deseja fazer e áreas que ela tem interesse. Você poderá observar se sua empresa poderá atender às expectativas do talento, bem como a disposição do candidato para adquirir novos conhecimentos. Lembre-se que profissionais que buscam aprimoramento, em geral, demonstram mais flexibilidade às demandas de trabalho. A adaptabilidade é fundamental, principalmente com a inserção de novas tecnologias de comunicação nas empresas.

Conversem sobre a empresa

Peça a pessoa para falar um pouco da empresa. É uma excelente forma de saber se ela se preparou antes da entrevista. Buscar conhecer informações sobre o negócio demonstra que o candidato tem organização, engajamento e investe naquilo que deseja. Mas lembre-se também que você deve esclarecer para o entrevistado os dados da vaga. Assim, as informações que ele apresentar não precisam ser tão específicas.

Esteja atento à cultura da empresa na contratação de funcionários

A cultura organizacional é um elemento muito importante para que a empresa funcione. Ela é composta pelos valores e comportamentos mantidos pelo grupo na organização. Perceba se o talento irá se adaptar a cultura da empresa, pois isso é muito importante para manter a motivação. Desajustes com as ideias mantidas pela instituição podem ser inclusive causa de desligamentos.

Observe o comportamento

Esteja atento à postura, tom de voz e educação do candidato. Observe também a gesticulação ao falar, as palavras usadas e o olhar. Muito da personalidade da pessoa pode ser percebido em gestos sutis. Cuidado também com aquele candidato que exalta suas características positivas em excesso. A autoconfiança é importante, mas se vangloriar demais pode demonstrar desvalorização da equipe e uma vaidade prejudicial. Busque aquele profissional, que confia em si e ao mesmo tempo reconhece seus limites.

Para fazer uma boa contratação de funcionários, o RH deve estar atento a esses detalhes. Além de buscar conhecer quais são as características necessárias ao cargo, é preciso realizar uma boa triagem dos currículos.

Nas entrevistas, é essencial observar a personalidade do candidato e ver se ele se adequa à vaga e à cultura da empresa. Procurar conhecer as experiências de trabalho anteriores e se o candidato busca aprender e se reciclar também é muito importante para somar os melhores talentos ao time.

Gostou de saber os principais aspectos que devem ser levados em conta na contratação de funcionários? Deixe seu comentário!