A contratação de funcionários é um momento delicado e crucial para a organização.

Simplesmente, pois é o processo que vai escolher quem serão os colaboradores do time, quem vai abraçar a ideia do negócio e fazer os resultados serem impulsionados.

Para formar uma equipe de alta performance, a seleção deve ser criteriosa e levar vários fatores em consideração. Além de pensar na cultura da empresa, é importante avaliar as características do candidato e se elas se adequam ao perfil da vaga.

7 dicas para contratação de funcionários

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre o que deve ser levado em conta na hora de contratar um talento? Leia nosso post e saiba mais!

1. Tenha em mente e documentadas quais são as habilidades necessárias ao cargo

Converse com os gestores sobre as características que o cargo demanda. Assim você pode traçar um perfil ideal de traços comportamentais para ter como referência. O talento selecionado não precisa ser perfeito, mas deve apresentar as qualidades necessárias para as tarefas que irá desempenhar.

2. Seja atento ao avaliar currículos

A fase de análise de currículos precede a chamada para a entrevista. Uma boa triagem deve levar em conta todas as informações apresentadas, principalmente, objetivos, formação e experiências anteriores.

Isso evita que sejam convocados candidatos que não tenham nada em comum com o perfil da vaga, otimizando o uso do tempo e a eficiência do processo.

3. Esteja atento às experiências anteriores

O que o candidato relata sobre o emprego anterior? Por que saiu da empresa? Quais foram atitudes positivas que ele teve no trabalho? E erros cometidos? Como lidou com as falhas?

Saber de experiências anteriores é uma ótima forma de conhecer um pouco mais do perfil profissional da pessoa.

4. Busque o profissional que deseja aprender

Procure candidatos que querem se capacitar mais, se desenvolver. Pergunte sobre cursos e atividades que a pessoa deseja fazer e áreas que ela tem interesse. Você poderá observar se sua empresa poderá atender às expectativas do talento, bem como a disposição do candidato para adquirir novos conhecimentos.

Lembre-se que profissionais que buscam aprimoramento, em geral, demonstram mais flexibilidade às demandas de trabalho. A adaptabilidade é fundamental, principalmente com a inserção de novas tecnologias de comunicação nas empresas.

5. Conversem sobre a empresa

Peça a pessoa para falar um pouco da empresa. É uma excelente forma de saber se ela se preparou antes da entrevista. Buscar conhecer informações sobre o negócio demonstra que o candidato tem organização, engajamento e investe naquilo que deseja.

Mas lembre-se também que você deve esclarecer para o entrevistado os dados da vaga. Assim, as informações que ele apresentar não precisam ser tão específicas.

6. Esteja atento à cultura da empresa na contratação de funcionários

A cultura organizacional é um elemento muito importante para que a empresa funcione. Ela é composta pelos valores e comportamentos mantidos pelo grupo na organização.

Perceba se o talento vai se adaptar à cultura da empresa, pois isso é muito importante para manter a motivação. Desajustes com as ideias mantidas pela instituição podem ser inclusive causa de desligamentos.

7. Observe o comportamento

Esteja atento a postura, tom de voz e educação do candidato. Observe também a gesticulação ao falar, as palavras usadas e o olhar. Muito da personalidade da pessoa pode ser percebido em gestos sutis.

Cuidado também com aquele candidato que exalta suas características positivas em excesso. A autoconfiança é importante, mas se vangloriar demais pode demonstrar desvalorização da equipe e uma vaidade prejudicial. Busque aquele profissional que confia em si e ao mesmo tempo reconhece seus limites.

Extra: conte com a ajuda de plataformas especializadas

Em um mercado cada vez mais dinâmico, onde a demanda por profissionais qualificados é crescente, surgem plataformas que ajudam a conectar empresas a profissionais especializados de diversas áreas. A plataforma CROWD, por exemplo, atua conectando empresas com profissionais das áreas de marketing e tecnologia, através de uma rede de mais de 28 mil profissionais remotos, oferecendo uma ampla diversificação de habilidades e experiências e adaptando-se às necessidades específicas de cada negócio.

Por fim, para fazer uma boa contratação de funcionários, o RH deve estar atento a esses detalhes. Além de buscar conhecer quais são as características necessárias ao cargo, é preciso realizar uma boa triagem dos currículos.

Nas entrevistas, é essencial observar a personalidade do candidato e ver se ele se adequa à vaga e à cultura da empresa. Procurar conhecer as experiências de trabalho anteriores e se o candidato busca aprender e se reciclar também é muito importante para somar os melhores talentos ao time.

Gostou de saber os principais aspectos que devem ser levados em conta na contratação de funcionários? Então não deixe de conferir nosso artigo sobre Dinâmicas de grupo para seleção de vendedores: 3 exemplos para contratar só os melhores