De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias cresceu aproximadamente 12% no segundo trimestre de 2022, recebendo, no total, uma receita de R$48 bilhões. Esses dados comprovam que a maré está a favor desse modelo de negócio! Mas, você sabe como vender uma franquia de maneira eficiente?

Principais aprendizados deste artigo:

  • Para vender uma franquia é preciso definir o público-alvo e as personas do seu negócio. Isso ajuda a direcionar ações de marketing e de prospecção de clientes.
  • Montar um funil de vendas é essencial para entender a jornada de compra do cliente e visualizar o cenário completo das negociações em andamento e suas respectivas fases.
  • Outro passo importante para aprender como vender uma franquia é planejar a expansão da marca e organizar processos e padronizações. Isso passa maior credibilidade ao possível franqueado.
  • Para que nenhuma oportunidade seja perdida, é necessário usar sistemas e ferramentas tecnológicas, que armazenem e integrem dados de clientes. O sistema de CRM é um dos mais indicados para processo de vendas.
  • O anúncio da venda de uma franquia pode ser feito em sites especializados, pelo Google, pelas redes sociais, em eventos de franquias, site e blog da marca e por meio do trabalho de uma assessoria de imprensa.
  • Aprenda como usar as estratégias do funil de vendas para alavancar seu negócio. Entenda como o CRM ajuda a vender uma franquia e faça o teste gratuito da ferramenta!

Várias práticas adotadas pelo mercado de franquias contribuíram para a estabilização desse setor, como o uso de tecnologias, como softwares e sistemas integrados. Isso promoveu um maior alcance aos clientes, possibilitando o sucesso dos negócios. 

Investidores começaram a olhar com mais atenção esse mercado e, consequentemente, vender franquia se tornou um bom negócio.

Mas são necessários passos eficientes para conseguir contatos dispostos a negociar. Se deseja entender sobre como vender e onde anunciar a venda de uma franquia, continue a leitura e saiba dar os primeiros passos!

Vender franquia é um bom negócio?

Vender franquia é um bom negócio sim! Afinal, o franchising é ótimo para o investidor, que empreende em uma marca consolidada no mercado e que possui toda a organização de processos e infraestrutura, e para o proprietário, que expande sua empresa sem gastar mais por isso. Pelo contrário, ele recebe uma quantia determinada em contrato.

O franchising, que é uma concessão de direito de uso da marca fornecido pela própria empresa, é um modelo de negócio bem-sucedido. Redes de franquias estão presentes no dia a dia de toda a população.

Alguns exemplos são as franquias de marcas que estão espalhadas em diversas cidades do Brasil: O Boticário, Cacau Show, McDonald ‘s, Ortobom, Subway, lojas de conveniência AM/PM, entre outras.

Como vender uma franquia?

Como são muitas opções de franquias no mercado, que englobam os mais diversos segmentos e públicos, é preciso estudar os melhores métodos para vendê-las levando algumas características em consideração. 

Confira abaixo nossas dicas de como vender uma franquia com sucesso.

1. Descubra e estude o público-alvo e as personas

O primeiro passo é entender quem é o seu cliente ideal e quais são suas necessidades, expectativas, dores e seus desejos.

A partir do estudo do perfil de cliente e seu comportamento, é possível definir um caminho a seguir para buscar possíveis clientes que se interessam em adquirir uma franquia.

Dessa forma evita-se gastar dinheiro com o marketing voltado às pessoas erradas. Se você busca um perfil para vender uma franquia de academia, deve escolher possíveis investidores com esse perfil, entende?

E a persona muda completamente caso a sua rede seja uma barbearia masculina, certo? Por isso, invista tempo em criar e estudar seu cliente ideal e como chegar até ele.

Saiba como traçar o perfil do seu cliente com nosso artigo: Cada cliente tem uma maneira de ser atendido: veja como traçar perfil de cliente.

2. Monte seu funil de vendas

Agora que você já entendeu quem é seu público, suas preferências, suas necessidades e seu comportamento de compra, é hora de pensar estrategicamente o que fazer com essas informações.

O ideal é contar com a tecnologia para coletar, armazenar e integrar dados e agilizar estatísticas ao fornecer relatórios com métricas e indicadores. Um ótimo exemplo é o sistema de CRM, que permite que você acompanhe toda a trajetória dos clientes.

O CRM fornece ainda criação e gerenciamento do seu pipeline/funil de vendas, que mostra cada passo que o cliente realiza até fechar o negócio.

A partir da visualização completa do pipeline, visualiza-se a quantidade de lead em cada etapa do funil e como anda a evolução de cada cliente na negociação.

Saiba o passo a passo para montar o seu pipeline de vendas e veja como é a visualização do funil no CRM do Agendor.

3. Planeje a expansão da sua franquia

Com dados de clientes e sua jornada de compra, faça o planejamento da sua expansão. Ele precisa ser detalhado e incluir tudo o que se refere a padronização visual, administrativa e operacional da rede, assim como os canais de vendas mais acessados pelo seu público.

O plano de expansão é como se fosse um guia para orientar cada etapa do processo da instalação da rede, com padronização visual e operacional.

Não se esqueça de incluir estratégias, metas e prazos para expansão, definindo se ela será regional, nacional ou internacional.

Os detalhes ajudam a dar credibilidade, profissionalismo e transparência ao processo de venda da franquia.

Dica: contrate um gerente de expansão para não sobrecarregar o seu trabalho de franqueador. Dessa forma, um profissional terá todo o seu tempo voltado ao estudo de mercado, preparação da venda, visualização de oportunidades e acompanhamento da instalação e inauguração da loja.

4. Invista em um sistema de CRM

É impossível falar sobre dicas de como vender uma franquia e não citar um dos sistemas mais utilizados e eficientes de venda.

A Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM – Customer Relationship Management) é um software que armazena todos os dados e as informações de cada cliente, desde a fase da prospecção até o pós-venda.

Com ele, é possível analisar métricas, entender o comportamento de clientes, acompanhar as negociações e controlar cada etapa do processo de venda de franquias.

Veja as vantagens de utilizar o CRM para ampliar a sua capacidade comercial.

5. Tenha uma rede de franquias moderna

Outro ponto relevante para aprender como vender uma franquia é aumentar as possibilidades de interesse por ela. E isso é feito com a modernização da sua rede.

É possível usar ferramentas e sistemas que são integrados ao CRM e acompanhar suas vendas em um só local.

Quanto mais moderno o seu sistema para franquias for, mais atrativa será a rede. Afinal, além de organizar dados e processos, a tecnologia eleva a produtividade, reduz erros e aumenta a assertividade de campanhas, por exemplo.

Onde anunciar a venda de uma franquia?

Chegamos à parte da divulgação da venda da sua franquia! Veja como ela pode ser feita para atrair clientes em potencial:

  • participar de feiras de franquias e eventos similares que o seu público está;
  • criar anúncios em guias de franquias, nas redes sociais, em portais de notícias sobre franchising e no Google Adwords;
  • contratar uma assessoria de imprensa para divulgar a sua rede em veículos de comunicação;
  • criar um espaço de destaque no site que leve até uma landing page com conteúdo rico e relevante, que atraia possíveis franqueados;
  • investir no marketing de conteúdo para atrair cadastros de leads;
  • divulgar a oportunidade por um perfil nas redes sociais.

Leia também: Como vender franquias pela internet: os 5 pilares que você não pode esquecer

Como funciona o repasse de uma franquia?

O primeiro e importante passo é analisar as cláusulas do contrato. Em alguns deles, o repasse de uma franquia não é permitido e pode gerar multa caso essa regra seja violada.

Ou então, o repasse é permitido, mas é necessário que apenas o franqueado faça a entrevista com os candidatos e ofereça novamente um treinamento para operar o negócio. Geralmente, há também uma taxa inicial para o novo franqueado, já que você precisará investir tempo durante esse processo.

Se você quer saber como funciona o repasse de uma franquia, veja alguns aspectos relevantes:

  • estude o contrato assinado e converse com um advogado especializado;
  • converse com o franqueador e faça todo o processo de modo transparente;
  • organize todos os documentos e processos da unidade;
  • divulgue o repasse da franquia em sites especializados, redes sociais e no próprio site da marca.

Ou seja, é fundamental manter a organização de documentos e dados de clientes para pensar em repassar ou vender uma franquia. E mais uma vez repetimos: use a tecnologia a seu favor.

Assim, você não perde tempo e nem informações relevantes para expandir a sua marca.

Com o uso do software de CRM, por exemplo, é possível manter o cadastro de clientes atualizado, assim como todo o histórico de contato com o cliente e negócios em andamento.

Vamos colocar em prática as dicas fornecidas neste artigo? Faça seu cadastro e acesse o teste gratuito do CRM do Agendor e veja como as funcionalidades desse sistema são essenciais para vender uma franquia com sucesso!