Você já ouviu a expressão “camarão que dorme, a onda leva”? Pois bem. É dessa forma que o mercado tem funcionado.

Principais aprendizados deste artigo:

As agências que não se preocuparem em manter sua lucratividade por meio de seus clientes, correrá grande risco de ser engolida por suas concorrentes.

Afinal, a procura por especialistas em design gráfico nunca esteve tão em alta. Muito por conta, claro, do aumento do espaço digital que as empresas ocupam atualmente.

Então, se a procura está grande, imagine, então, a oferta! 

Por essa razão, é essencial que as agências sejam proativas e busquem descobrir como conseguir clientes para design gráfico, ao invés de sentar e esperar que os clientes cheguem até elas.

Para te ajudar com isso, neste artigo você encontrará 8 dicas práticas para captar mais clientes para seu segmento. 

Continue a leitura para conferir!

Por que a captação de clientes é tão importante?

Os clientes são a base de qualquer negócio, não apenas porque trazem faturamento, mas também porque, a partir de seus feedbacks, é possível desenvolver a empresa a partir das demandas do próprio mercado.

Apesar disso, é realmente impossível falar sobre a importância do cliente sem citar sua relevância para a saúde financeira de uma empresa, até porque, são eles quem mantém “a roda girando”, não é mesmo?

A captação de clientes, então, é uma estratégia de vendas e marketing para conseguir mais clientes de maneira ativa, ou seja, indo até eles, ao invés de esperar para que venham até a empresa.

Afinal, como é esperado realmente evoluir um negócio sem arregaçar as mangas e colocar a mão na massa?

Com a captação de clientes, as empresas podem:

  • conquistar mais clientes;
  • alavancar seu negócio;
  • ampliar o reconhecimento da sua marca;
  • ganhar vantagem competitiva.

Trata-se de uma das estratégias de vendas mais desafiadoras. No entanto, ao contrário do que se imagina, as táticas de captação não precisam, necessariamente, de altos recursos financeiros para serem implementadas.

Veja, a seguir, 8 dicas sobre como atrair mais clientes para design gráfico.

8 dicas sobre como conseguir clientes design gráfico

1. Conheça seu cliente

Parece óbvio, sabemos disso.

Mas, às vezes, o “óbvio” está tão intrínseco em nossa mentalidade que podemos nos esquecer de trazê-lo à tona. 

Por isso, destacamos: é preciso conhecer profundamente o seu cliente.

Isso significa que você deve entender:

  • como se comunica;
  • qual o seu tom de voz;
  • quais são suas dores;
  • quais são suas ambições e expectativas.

Dessa forma, você pode encontrar a comunicação mais adequada para guiar suas campanhas de marketing e suas prospecções.

Para isso, não deixe de utilizar ferramentas como a construção de ICP e de personas. Alguns artigos que temos publicados podem te ajudar com isso:

2. Mantenha seu portfólio atualizado

O seu portfólio é o que dará credibilidade para a sua empresa. Eles funcionarão como prova de que o seu serviço tem qualidade e é aprovado por outras empresas.

Mantenha, no seu site, uma página apenas com projetos realizados e depoimentos de clientes.

Não se esqueça de que os depoimentos sobre os processos de atendimento ao cliente também são muito valiosos. Para se ter ideia, 68% dos clientes afirmam que pagariam mais caro por um ótimo atendimento.

3. Invista em Marketing Digital

A transformação digital revolucionou a captação de clientes. Agora, mais do que nunca, os consumidores buscam aprofundar seus conhecimentos e pesquisar sobre empresas através da internet.

Para melhorar seu posicionamento e sua relevância, as empresas têm apostado cada vez mais na presença digital para atrair mais clientes.

No entanto, engana-se quem pensa que presença online se trata apenas de postagens aleatórias no Instagram ou LinkedIn.

É necessário gerar conteúdos de valor para os clientes.

Isso é Marketing de Conteúdo

Por exemplo: 

Um potencial cliente busca por “como fazer um logotipo” e se depara com um conteúdo da sua agência sobre o assunto. Automaticamente, ela já assume que você domina este tema e considerará a sua agência no momento de buscar um fornecedor.

Saiba mais sobre como o marketing digital pode ajudar sua empresa a vender mais:

4. Cultive o relacionamento com o cliente

Caprichar na venda e no relacionamento com o cliente. Isso gerará propaganda gratuita da sua agência. 

As indicações são canais com altos índices de conversão, já que os leads que chegam por indicação tendem a ter menos objeções sobre seu serviço. 

Então, busque por práticas de atendimento ao cliente e pós-venda que favoreçam a reputação e a credibilidade da sua empresa.

5. Frequente eventos, palestras e workshops

As redes de contatos também são fortes canais de vendas com altos índices de conversão.

Uma excelente maneira de construir sua rede de contato, fazer networking e atrair mais clientes e, inclusive, possíveis parceiros, é por meio da presença em eventos, palestras e oferecer workshops.

E aqui fazemos um link com a importância de manter seu portfólio atualizado: você precisará dessa prática para expor seu trabalho nesses eventos!

6. Parcerias

As parcerias comerciais são ótimas para reduzir custos e fornecer uma experiência diferenciada para o cliente.

Além disso, também podem aumentar a competitividade da sua agência, ampliar o reconhecimento da sua marca e sua expansão de mercado.

Para firmar parcerias de valor, estude muito bem com o cliente se beneficiará desta relação. O foco deve ser centralizado nele, para que sua percepção de valor seja clara e realmente muito atrativa.

7. Prospecção ativa

A prospecção ativa também é uma maneira para conseguir clientes para design gráfico. 

Esta estratégia atrai mais clientes de forma proativa, e ainda ajuda a ter mais previsibilidade nos resultados, encontrar os clientes ideias e ser mais ágil nas tendências de mercado e do comportamento do consumidor.

Confira alguns conteúdos completos que temos sobre o assunto para ficar por dentro dessa estratégia:

8. Mantenha seu CRM organizado

A organização é a base para o sucesso de qualquer estratégia, ainda mais quando se trata das estratégias de vendas que visam o aumento dos resultados de vendas fechadas.

Se você utiliza um CRM, não deixe de mantê-lo organizado e atualizado, com todos os históricos de interações e cadastros dos clientes bem completos na plataforma.

Isso será vital para que você tenha clareza sobre os resultados das suas táticas para vender mais e conhecer mais o seu cliente.

É a partir do CRM que você conseguirá antecipar necessidades, acompanhar o processo de venda de perto e analisar o desempenho dos seus vendedores.

Caso você ainda não tenha um CRM, saiba que pode estar deixando passar uma forma de captar clientes para design gráfica fácil, acessível e que ainda otimiza a rotina de vendas da sua equipe.

Conheça o Agendor e veja como nossas funcionalidades podem promover uma gestão mais harmônica:

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