Você já deve ter se perguntado se compensa implantar um sistema de CRM em sua empresa. Qual será a real vantagem? Vale a pena sistema CRM para pequenas empresas e empresas de pequeno porte?

Relacionamento é o grande diferencial que as pequenas empresas têm em relação às grandes. É a “carta na manga”. Bom atendimento e personalização são fatores determinantes na hora em que o cliente vai fechar um negócio. Bom, isso você já confirmou, mas e quanto à aplicação tecnológica? Vamos falar um pouquinho sobre ela.

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Já pensou no número de vezes em que você lembrou de certa empresa quando pretendia comprar algo, pois foi bem atendido? E é nesse fator que as pequenas se destacam. E é essa a importância do CRM para elas!

Confira esta apresentação criada pela equipe do Agendor que mostra as vantagens do CRM para pequenas empresas que querem dobrar suas vendas:

O que é CRM e para que serve?

Para entender a importância do CRM para pequenas empresas você precisa, primeiro, saber exatamente o que é CRM e para que serve.

Os consultores especialistas enfatizam a importância de conhecer bem os hábitos de seus clientes, tratando-os de forma personalizada e apresentando produtos / serviços que são de interesse deles. A tecnologia busca aproximar o atendimento pessoal diferenciado, ao dia-a-dia dinâmico da vida de um empreendedor atualmente.

Antes de tudo, é bom ter em mente que CRM é uma estratégia, ao invés de simplesmente um software. A analogia ao dono da mercearia é muito utilizada pelos consultores em CRM, para exemplificar a ideia.

Veja também em nosso blog: O que é CRM e para que serve?

CRM aplicado desde antigamente

CRM (Customer Relationship Management) é o nome da estratégia que coloca o cliente como foco dos processos de negócio.

A Gestão do Relacionamento com Clientes (tradução do termo CRM para o português) é aplicada faz muito tempo, na época em que o dono da mercearia de vários anos atrás, conhecia bem todos seus clientes.

Ele tinha anotadas em um caderninho, todas as informações importantes sobre seus clientes, como por exemplo, onde eles moravam, as datas de aniversário, os produtos que mais gostavam, a frequência em que visitavam a loja, os melhores clientes, etc… Essa prática tornava-os fiéis à loja.

Leia também: Exemplos de empresas que usam CRM: confira 7 cases de sucesso do Agendor

Melhor CRM para pequenas empresas grátis

O que muitos desconhecem sobre os sistemas CRM para pequenas empresa é que muitos deles oferecem um plano gratuito.

Assim se você já entendeu a importância do CRM para seu negócio e quer testar um, pode fazer isso sem custos, até entender melhor o que é CRM e para que serve na prática. Isso é: usando o sistema em sua empresa, testando todas as suas funcionalidades e, assim, descobrindo de verdade as vantagens do CRM, como funciona e se um CRM para pequenas empresas vale mesmo a pena.

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Saiba mais: O que devem ter os melhores CRM do mercado: checklist com 10 itens essenciais

As vantagens de um sistema de CRM

A grande vantagem de utilizar uma ferramenta para auxiliar na estratégia de relacionamento com clientes, é a possibilidade de registrar todo contato entre empresa e cliente, mantendo as informações importantes registradas no sistema. Assim, o pessoal de sua empresa sabe o que está sendo tratado, podendo dar continuidade nas negociações ou atendimento.

CRM para pequenas empresas

Os dados ficam centralizados em um único lugar, evitando a perda dos contatos que podem ocorrer com a utilização de planilhas.

Conheci uma empresa que separava as planilhas de contatos para cada vendedor, mas mantinha uma central com todas as informações para os sócios.

O problema era que, todo final de mês, eles precisavam organizar tudo novamente.

As possibilidades vão além disso: as informações armazenadas podem oferecer uma visão ampla sobre os contatos, apontando quais são os mais interessantes, qual é a melhor oportunidade de negócio em relação ao esforço de venda, aqueles que estão sempre dando ideias sobre como melhorar seus produtos / serviços e aqueles que sua empresa deve entrar em contato para fortalecer o relacionamento.

Há alguns tipos de sistemas de CRM, desde os mais complexos que são projetados especialmente para grandes empresas, devido a necessidade de integrar os vários departamentos, até os mais simples oferecidos em plataforma web “sob demanda”.

Leia mais: Quais as vantagens de um CRM para uma empresa júnior?

Sistemas de CRM em plataforma web

Esses sistemas ganham destaque entre as pequenas empresas, pois são oferecidos através de assinaturas mensais de baixo valor e não exigem que a empresa tenha os equipamentos de infra-estrutura, nem equipe com conhecimentos técnicos para mantê-los no ar:

  • Agendor
  • Brascomm
  • CoffeBean
  • CRM Venda+
  • EngeVendas
  • HighRise
  • Symbio
  • Sales Cloud (da Salesforce.com)

Veja também: CRM: um app no celular vale a pena? Veja todas as vantagens que ele oferece!

O que deve ter um CRM para pequenas empresas?

Quem resolveu enfrentar os desafios do empreendedorismo e abriu uma pequena empresa, precisa de ajuda na hora de satisfazer seus clientes.

E, para isso, nada melhor que um sistema CRM.

Mas o que deve ter um sistema CRM para pequenas empresas? Confira 10 dicas de como funciona um CRM bom de verdade para seu negócio:

  1. Formato SaaS: você não instala um software em cada máquina da empresa, pagando licenças caras. Você assina um plano mensal bastante econômico e acessa o sistema CRM pela nuvem
  2. Acesso de onde estiver, na hora que quiser: essa é outra vantagem se o software CRM for um SaaS, mesmo em trânsito, no Uber, por exemplo, ou em hotel ou no aeroporto, os vendedores podem usar os sistema na hora que quiserem!
  3. App no celular: para tornar o acesso ainda mais ágil, um bom CRM com app no celular vai fazer com que sua equipe, literalmente, tenha todas as informações que precisa na palma de suia mão.
  4. Geolocalização pra definir rotas de visitas: outra rotina diária de vendedores é fazer visitas aos clientes. Com auxílio da geolocalização no App é possível traçar as melhores rotas pata gastar menos tempo e menos combustível nesses trajetos entre os clientes.
  5. Lembretes de follow up vias SMS e e-mail: com tantas tarefas para fazer diariamente, mesmo bons vendedores acabam esquecendo de alguns compromissos ou de fazer ligações para clientes. Com o envio de lembretes automáticos de follow up via e-mail ou SMS, isso nunca mais vai acontecer!
  6. Histórico das conversas com clientes: e-mail, telefonemas, mensagens de texto, não importa a mídia utilizada. É fundamental que um CRM ajude seus vendedores a construírem esses histórico do relacionamento com o cliente, mantendo-o sempre completo.
  7. Funil de vendas: trata-se de uma representação visual de todos os negócios em andamento na empresa em determinado período. Assim é possível saber rapidamente onde se encontram na jornada de venda, quais os valores envolvidos, probabilidade de fechar o negócio e outras informações.
  8. Motivos de perda de vendas: afinal, por que se perdeu determinada venda? Ao registar os motivos que levaram a perda de vendas é possível descobrir os mais recorrentes e determinar maneiras de evitar que se repitam.
  9. Assistente de vendas virtual: depois de terminar um contato com o cliente, qual o próximo passo a seguir? Um assistente virtual de vendas dá as dicas certas para seus vendedores seguirem o processo de vendas a risca!
  10. Relatórios de vendas: tenha acesso a todos os dados de suas vendas, performance de vendedores e muito mais, rapidamente e com dados confiáveis.

Essas são as principais vantagens de contar com um CRM para pequenas empresas. Não acha que já está na hora de providenciar o seu?

Quer mais algumas dicas de como funciona CRM para pequenas empresas? Então, confira mais esta apresentação de slides:

Já teve experiências anteriores utilizando sistemas de CRM, ou dicas interessantes de ferramentas? Compartilhe aqui.

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