O CRM generativo já é uma tendência em todo o mundo. Em suma, trata-se da integração da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) ao software de gestão de relacionamento com o cliente para automatizar tarefas e poupar o tempo da equipe de vendas.

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • O CRM generativo é a integração entre IA e CRM, possibilitando que o software analise dados para identificar padrões e informações e até mesmo gerar conteúdos baseados no que foi captado pela ferramenta. 
  • Com a ferramenta, por exemplo, é possível fazer ligações via CRM que, logo depois, são transcrevidas de maneira automática e destacando os pontos cruciais da interação. 
  • A solução personaliza o atendimento ao consumidor e gera insights que permitem atender às necessidades e expectativas dos clientes, aumentando, assim, a produtividade da equipe de vendas. 
  • Adotar um CRM traz diversas outras vantagens para as empresas. Confira quais são as principais no nosso e-book gratuito!
  • Escolha o melhor CRM generativo de vendas do mercado, o Agendor. Faça o seu cadastro e comece a usar gratuitamente!

A propósito, é esperado que o CRM generativo apresente um crescimento de mais de 20% ao ano até 2032, segundo dados da Enterprise Apps Today, com a expectativa de ter um valor de mercado de quase 120 milhões de dólares. 

Para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, confira o artigo a seguir. Nele, você vê:

  • o que é e como funciona CRM generativo;
  • vantagens dessa tecnologia para as vendas;
  • como usar a ferramenta hoje!

Boa leitura!

O que é CRM generativo?

O CRM generativo é a integração do software de gestão de relacionamento com o cliente com a Inteligência Artificial, a IA. A combinação dessas tecnologias cria uma plataforma mais eficiente e capaz de otimizar o trabalho dos profissionais de vendas, reduzindo o tempo e aumentando a produtividade do setor. 

Para você ter uma noção, os sistemas tradicionais funcionam com regras pré-estabelecidas e dados históricos. Eles não analisam, em tempo real, as informações inseridas na plataforma, ao contrário da sua versão com IA generativa.

Compreendeu o que é CRM generativo? Então, siga para o próximo tópico e veja como essa ferramenta funciona!

>>>> Antes, aproveite para ler: o que é CRM? 4 tipos e vantagens do Customer Relationship Management

Como funciona um CRM generativo?

O CRM generativo usa redes neurais, que são um tipo de sistema de processamento avançado que consegue tratar os dados semelhantemente à capacidade humana, e algoritmos. Devido a isso, o software consegue reconhecer informações, identificar padrões e gerar um conteúdo novo. 

No caso do CRM de vendas, essa tecnologia é usada para fazer transcrições de ligações realizadas pela plataforma e até marcar os pontos mais importantes e dar sugestões baseadas nos comportamentos anteriores dos usuários. 

Por exemplo, ao terminar um contato com o cliente, o vendedor tem acesso a tudo o que foi falado e o próprio sistema ainda pode sugerir o envio de uma proposta logo em seguida. 

Dá para imaginar que esse é um trabalho demorado e que toma um tempo que poderia ser gasto em ações mais pontuais para bater as metas, concorda?

>>>> Veja também: tudo sobre IA generativa — o que é e como utilizar em vendas?

Quais as vantagens e desvantagens de um CRM generativo? 

A tecnologia do CRM generativo já existe e pode trazer muitas vantagens para os times comerciais. Um dos principais é a economia do tempo nas tarefas do dia a dia, já que a ferramenta elimina a necessidade de transcrever por conta própria as interações e ainda prevê as ações seguintes. 

Esse processo de automação deixa os profissionais de venda livres para realizar tarefas mais estratégicas, como ligar ou visitar outros clientes. Com isso, é possível prospectar e qualificar mais leads. 

Adicionalmente, o CRM generativo também pode:

  • melhorar a experiência do cliente;
  • incentivar a fidelização; 
  • personalizar o atendimento ao consumidor, já que a ferramenta analisa os dados dos clientes para propor ações; 
  • acessar insights para otimizar a estratégia de vendas
  • reduzir os custos; 
  • aumentar a produtividade;
  • antecipar as necessidades dos clientes
  • facilitar a tomada de decisões. 

Fora isso, a ferramenta pode ser integrada com outras tecnologias de gestão ou alimentadas por IA. Como consequência, todo o processo comercial apresenta melhorias consideráveis. 

Precisamos mencionar que essa é uma tecnologia que ainda está se desenvolvendo. Logo, é possível experimentar algumas desvantagens, como falta de colaboradores preparados para usá-la e a necessidade de se adaptar rapidamente às mudanças nas configurações do sistema.

Porém, todos esses pontos são facilmente contornáveis com um bom treinamento e prática, fazendo que o CRM generativo continue sendo uma ótima opção para as vendas.

>>>> Aprenda mais neste artigo: a função do CRM na gestão do sucesso comercial

Como usar um CRM generativo?

O CRM generativo pode ser usado em todas as etapas da jornada do cliente, desde a prospecção até o pós-venda, otimizando não apenas a geração, mas também a qualificação dos leads e o fechamento das negociações em empresas de quaisquer segmentos. 

Inclusive, nem precisa ser uma organização de grande porte para adotar a solução, viu? Pequenos e médios negócios também podem se beneficiar com a tecnologia e melhorar seus resultados.

O Agendor, por exemplo, tem um CRM que usa IA generativa no seu sistema para criar um fluxo inteligente de atividades. Na prática, o software analisa as ações anteriores para sugerir os próximos passos do processo de vendas de maneira personalizada.

Este vídeo do nosso canal explica direitinho esse uso do Agendor:

A tecnologia ainda possibilita criar anotações de vendas personalizadas a partir de ligações e até criar resumos inteligentes.

Ou seja, os vendedores não precisam se preocupar em transcrever suas conversas, já que o próprio sistema registra as interações, as transforma em texto e ainda destaca os pontos mais relevantes. 

No vídeo abaixo você encontra uma explicação rápida dessa funcionalidade. Aperte o PLAY para conferir:

Ficou com vontade de aproveitar essa novidade? Então, faça o seu cadastro para a fila de espera agora mesmo para garantir o seu acesso!