Escolher os tipos de motivação do time deve ser uma questão estratégica dentro de uma organização

Os colaboradores são os grandes protagonistas da empresa, são a sua força motriz. Profissionais engajados e comprometidos com o sucesso do empreendimento figuram como importante diferencial em um mercado cada vez mais competitivo.

Tendo em vista a necessidade de possuir um grupo coeso e produtivo, a motivação das equipes  e os tipos de incentivo para funcionários são temas estratégico para todos os tipos de organização, uma vez que a produtividade da empresa e o desempenho empresarial estão diretamente relacionada ao grau de empenho de seus funcionários.

A produtividade da empresa está relacionada ao grau de satisfação e, como consequência, de empenho dos funcionários

Pensando na relevância que o tema assume, é preciso que o empreendedor adote medidas para despertar em seu time de colaboradores a motivação e o desejo de dar seu melhor diariamente – e isso pode ser feito por meio de alguns incentivos.

Neste post, abordaremos os melhores tipos de incentivo para motivação de equipe. Veja quais são eles!

Tipos de motivação no trabalho que dão os melhores resultados

Selecionamos 3 dos melhores tipos de incentivos para funcionários e explicamos como usar em seu negócio.

1- Valorização da opinião do trabalhador

Uma das mais importantes formas de aumentar a motivação e o inventivo de qualquer trabalhador é demonstrando a ele que a empresa o valoriza e quer ouvir a sua voz.

Tão importante quanto conceder vantagens patrimoniais, como comissões e prêmios, é o empregador dar espaço para que os seus funcionários possam manifestar suas opiniões com relação às atividades desenvolvidas.

Saber que pode influenciar nos rumos que o empreendimento irá tomar dá mais motivação e satisfação ao trabalhador, que se sente responsável pela obtenção de resultados positivos pela empresa.

Sentir-se importante e valorizado incrementará o nível de motivação e comprometimento, o que refletirá na produtividade da equipe, sendo considerada um dos mais efetivos tipos de motivação no trabalho.

Escute o que seu colaborador tem a dizer

Escute e valorize o que seu colaborador tem a dizer

Aproveite para conferir quando e como fazer uma pesquisa de clima com seu time! 

2- Cursos de capacitação

Outra importante forma de motivar os trabalhadores a desempenharem cada vez melhor as funções que lhes são acometidas é investir na capacitação das equipes.

A obtenção de novos conhecimentos e o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas na realização das tarefas aumentará a autoestima do trabalhador e servirá como importante estímulo para que ele busque realizar suas funções com mais zelo e qualidade.

No artigo Escolha o treinamento de vendas para sua equipe em 10 passos, você confere por que estes tipos de incentivos, como treinamentos e cursos, são essenciais para a reciclagem e aquisição de novos conceitos, bem como dicas de diferentes tipos de treinamento para oferecer a sua equipe.

3- Concessão de benefícios diferenciados para motivação de equipe

Existe uma gama de benefícios, incentivos e motivações que podem ser concedidos aos funcionários e que não se restringe aos bônus salariais e premiações.

Quando o assunto é motivar equipes, cabe utilizar a criatividade para escolher entre os diversos tipos de motivação, agradar os trabalhadores e incitá-los a dar o seu melhor cotidianamente, visando obter vantagens diferenciadas.

Essas vantagens podem ser desde viagens com os colegas de trabalho ou com a família para roteiros inéditos, até ingressos para shows exclusivos, vales para reformas de suas casas ou mesmo a chance de promoção na carreira, como forma de retribuir o bom desempenho obtido.

E se você precisa de ajuda para calcular comissões, confiar este post também: Planilha de comissão de vendas: qual seu plano?

 

A empresa pode conceder viagens em família

A empresa pode incentivar o time com diferentes tipos de prêmios, por exemplo, viagens e passeios em família

Confira também este interessante artigo de nosso blog: Motivação: como engajar a equipe de vendas?

Motivação e incentivo trazem resultados

Como vimos, quando o assunto é motivação de equipe, a palavra de ordem é retribuição — e olha que nem falamos em dinheiro! Muito mais valioso do que qualquer bem material é o reconhecimento profissional pelos bons serviços prestados.

Quando sabemos que nosso esforço será valorizado, tendemos a ficar mais motivados e, consequentemente, mais produtivos. Uma equipe valorizada certamente terá um desempenho surpreendente!

Gostou do nosso post sobre motivação de equipe e tipos de motivação no trabalho? Entendeu plenamente o que é um incentivo motivacional? Então fique à vontade para compartilhá-lo nas redes sociais!

Seus amigos empreendedores também gostarão de saber quais as melhores formas de levantar e engajar seus funcionários!

Motivar equipes é uma das principais funções de um líder, aprimore sus habilidades de liderança baixando nosso e-book: O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas