Após o primeiro contato com a sua empresa, qual é a estratégia adotada para nutrir, engajar e conquistar, de vez, o lead? Saiba que você pode alcançar o resultado facilmente, de maneira prática e mais produtiva, usando um fluxo de automação. 

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Principais aprendizados deste artigo:

  • O fluxo de automação é um conjunto de ações executadas conforme o comportamento do cliente e serve para otimizar e agilizar os processos de prospecção e abordagem.
  • O recurso pode ser usado em estratégias comerciais para automatizar o envio de saudações de boas-vindas, fluxos de nutrição ou de conversão de clientes.
  • Entre os principais benefícios da adoção do fluxo, podemos citar a redução dos custos de vendas, a otimização do relacionamento com o potencial cliente e o aumento da geração de leads qualificados. 
  • Criar um fluxo de automação também envolve a qualificação dos seus leads. Para ser mais assertivo nessa estratégia confira nosso guia definitivo para qualificação de leads.

Antes de falar sobre o que é fluxo de automação e seus benefícios, você precisa saber que este é um mercado em alta. Dados do Statista mostram que, entre 2021 e 2023, houve um aumento de 22% na receita do setor — e a expectativa é que os números dobrem até 2030.  

Agora, você deve estar pensando que um mercado tão promissor deve ter aplicações em diferentes áreas, certo? E é verdade. Isso porque os fluxos de automação podem ser usados em diversas áreas, incluindo a comercial, uma vez que permitem que as empresas programem o envio de mensagens para seus clientes, reduzindo custos e aumentando a produtividade das equipes.

Porém, não para por aí, já que a automação de tarefas também é bastante útil para demandas mais burocráticas, como o preenchimento de planilhas e a transferência de dados entre diferentes sistemas. 

Quer aprender como usar a automação na sua rotina de vendas? Então, continue lendo para ver mais vantagens, exemplos e dicas para criar um fluxo com a ajuda de um sistema de CRM!

O que é fluxo de automação?

Um fluxo de automação é um conjunto de ações predefinidas executadas automaticamente. Os comandos seguem o comportamento dos usuários com a ajuda de ferramentas de automatização. Nas vendas, a estratégia pode ser usada para automatizar o contato com o cliente via e-mail ou mensagem de texto, entre outras funcionalidades. 

Por exemplo, você pode programar para que uma mensagem de boas-vindas seja enviada sem interferência humana sempre que um lead baixar um e-book ou se cadastrar no seu site, criando um fluxo de nutrição — uma sequência de contatos focada em entregar ao lead conteúdos relevantes. 

O processo otimiza a abordagem e o follow-up, já que consegue programar o envio automático de mensagens em datas específicas, enquanto deixa os vendedores livres para fazer o que eles sabem de melhor: vender!

>>>> Veja também: o que é automação de marketing — os 5 segredos

Quais os benefícios de usar um fluxo de automação?

Entre os benefícios de usar um fluxo de automação no seu processo de vendas, estão:

  • aumento da produtividade, por automatizar o envio de mensagens, deixando os colaboradores livres para se concentrar em outras tarefas; 
  • redução dos custos, por reduzir o tempo gasto nessas atividades e potencializar os resultados das campanhas; 
  • melhora do relacionamento com o cliente, por manter um ritmo de comunicação, aprofundando o relacionamento;  
  • personalização da comunicação, já que é possível segmentar as mensagens conforme cada perfil de cliente; 
  • otimização da qualificação de leads, uma vez que a segmentação e o fluxo contínuo de mensagens guiam os contatos mais rapidamente até as próximas etapas do funil;
  • aumento do número de leads gerados e de vendas, já que potencializa as oportunidades geradas. 

Percebe como é vantajoso montar um fluxo de automação? E você, já viu um na prática? Caso não, confira os 3 exemplos a seguir!

Exemplos de fluxos de automação

Chegou o momento de conferir exemplos de fluxos de automação que você pode usar no seu processo comercial. Preparamos 3 modelos para diferentes situações. Confira!

1. Boas-vindas

Esse fluxo de automação tem início no momento em que o lead faz o cadastro no seu site para baixar um e-book ou solicitar uma demonstração gratuita. Na prática, pode seguir as seguintes etapas:

  • enviar o primeiro e-mail, dando boas-vindas, 5 minutos após o cadastro; 
  • aguardar 3 dias, enviar uma mensagem perguntando o que achou do conteúdo ou da demo; 
  • esperar uma semana, enviar um e-mail com e-book com um passo a passo da solução.  

Vale destacar que, ainda que um fluxo seja estruturado para dar as boas-vindas a um novo lead, o objetivo é sempre convertê-lo em cliente. Por isso, é comum que as estruturas de e-mails “evoluam” e se mesclem, conforme o potencial comprador interage com as mensagens enviadas e se torna mais propenso a fechar negócio. 

Em resumo, um fluxo de boas-vindas pode se tornar uma sequência de e-mails de nutrição, que pode evoluir para um fluxo de conversão — e você conhece mais sobre cada tipo a seguir.

2. Nutrição

O fluxo de nutrição tem o objetivo de entregar ao lead materiais complementares para educá-lo sobre a solução da empresa, conforme seu nível de maturidade ou etapa do funil.

Vamos usar como exemplo um lead que baixou um e-book. Neste caso, você pode:

  • enviar um e-mail agradecendo pelo download; 
  • após 2 dias, indicar posts do blog relacionados com o assunto do e-book; 
  • aguardar 3 dias, enviar outro material rico; 
  • esperar 3 dias, mandar um case de sucesso; 
  • após uma semana, enviar convite para trial gratuito; 
  • esperar mais uma semana e enviar uma pesquisa de satisfação; 
  • por último, 3 dias depois enviar um convite para reunião. 

Lembre-se de analisar a jornada do cliente para sempre indicar conteúdos condizentes com o estágio em que ele se encontra. Assim, você entrega mais personalização e aumenta as chances de conversão.

3. Conversão

O fluxo de conversão, como o nome indica, visa guiar o lead até o fundo do funil e finalizar a venda. Neste caso, você pode:

  • enviar um e-mail oferecendo um e-book de fundo de funil (pode ser um passo a passo, benefícios da sua solução etc.); 
  • após 3 dias, oferecer uma demonstração gratuita; 
  • após 7 dias, convidar para uma reunião com o time de vendas. 

Como criar um fluxo de automação com o Agendor?

Sabia que você pode montar seu próprio fluxo com a ajuda de um bom CRM de vendas? A ferramenta permite acompanhar e fazer a gestão do processo comercial. Dessa forma, é possível criar uma ação de marketing mais assertiva, uma vez que você tem dados sobre seus leads e clientes para basear cada decisão. 

E aí, quer aprender como criar um fluxo de automação com o Agendor, o CRM de vendas 100% brasileiro? Então, fique de olho nas dicas a seguir!

1. Mapeie a jornada do lead

O mapeamento da jornada permite compreender as etapas pelas quais cada potencial cliente passa antes de fechar uma compra. O processo ajuda a definir o que deve ser enviado, bem como os intervalos de tempo, ao dar uma compreensão sobre o funcionamento de cada etapa do funil de vendas.

Por exemplo, você pode identificar que um lead costuma passar, em geral, um mês no topo do funil. Neste caso, é possível enviar conteúdos semanais, cada vez mais aprofundados, para guiá-lo até o meio do funil mais rapidamente. Ficou claro? 

Dessa forma, você consegue montar um fluxo personalizado conforme as necessidades individuais do seu público-alvo, fazendo com que seja mais assertivo — afinal, você entende como cada lead se comporta. 

E, sim, você pode fazer isso com o Agendor, já que a ferramenta possibilita acompanhar toda a jornada do cliente de um só lugar.

Para facilitar, separamos esta imagem que mostra as 6 etapas do processo de decisão de compra!

fluxo de automação

2. Faça a segmentação dos contatos

O próximo passo é segmentar os clientes, ou seja, separar os contatos segundo seus perfis de consumidor. A divisão pode considerar região, etapa do funil ou comportamento de consumo. 

A segmentação ajuda a direcionar melhor as abordagens para entregar os conteúdos certos para cada estágio da jornada e, assim, aumentar a taxa de conversão.

3. Identifique os gatilhos

Os gatilhos são as ações-chave que determinam quando o fluxo começa a ser enviado. Por exemplo, um lead que se cadastra para uma avaliação gratuita recebe um e-mail de boas-vindas, enquanto um que baixa um e-book entra em um fluxo de nutrição. 

De qualquer forma, você precisa determinar para onde cada ação leva. Isto é, quais são os próximos passos. Por exemplo, uma pessoa que baixa um e-book, pode, logo em seguida, receber textos no blog que complementem a leitura e, depois, outro e-book, dessa vez, mais aprofundado. 

4. Monitore os resultados

Para finalizar, é preciso monitorar os resultados do fluxo de automação. Desse modo, você mede a eficácia das ações e identifica gargalos, garantindo um desempenho mais satisfatório. 

Quer aprender como? Então, que tal baixar nosso e-book: indicadores de vendas e marketing para descobrir quais são os KPIs que você deve usar para monitorar o desempenho da sua empresa?

No material, além de conhecer os principais indicadores, você encontra dicas de leituras complementares para se aprofundar ainda mais no assunto. Aproveite: o e-book é gratuito!