Você já ouviu falar em Business Process Management ou simplesmente processos de BPM? Pois bem, esse é um modelo de gestão que procura otimizar os procedimentos diários de uma empresa, a fim de melhorar o desempenho no dia a dia. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • BPM é a sigla em inglês para Business Process Management, ou gestão de processos de negócios, em português. Trata-se de uma estratégia focada em otimizar os procedimentos de uma empresa. 
  • Esse modelo de gestão mapeia os processos habituais do negócio para, em seguida, padronizá-los e otimizá-los, visando melhorar o desempenho
  • Entre os impactos positivos do uso do BPM, podemos citar o aumento da produtividade, a melhora da experiência dos clientes e a redução dos custos. 
  • O BPM é um modelo de gestão que tem um efeito direto no aumento da produtividade. E você pode acompanhar a performance do seu time com nossa planilha gratuita!
  • Aproveite para usar o BPM junto com um CRM de vendas para ter em mãos todas as ferramentas necessárias para fazer seu negócio decolar. Faça um teste grátis hoje mesmo no Agendor e confira todas as funcionalidades.

A boa notícia é que o BPM não é complicado de se colocar em prática. Quer aprender mais sobre esse tema e os benefícios para os negócios? 

Continue lendo para entender como esse modelo de gestão funciona e os impactos que ele pode trazer para sua empresa. Não perca tempo e confira!

O que é Business Process Management (BPM)?

Business Process Management — ou BPM — é um termo que, em português, significa gestão de processos de negócios, em tradução literal. Em suma, essa é uma estratégia de gestão focada em empregar variadas metodologias para identificar, analisar e melhorar os processos internos de uma empresa. 

A aplicação dos processos de BPM visa alinhar as estratégias de gestão com os objetivos da companhia. Por isso, essa tática não apenas coordena atividades, mas também as pessoas responsáveis por executá-las. 

Tudo isso visando otimizar a gestão e melhorar os resultados, fazendo com que as companhias alcancem suas metas mais rapidamente. 

Agora que você já sabe o que é Business Process Management, chegou o momento de aprender como essa estratégia de gestão funciona! 

Como o modelo de gestão BPM funciona na prática?

O modelo de processos de BPM funciona da seguinte maneira:

  • mapeamento dos processos: aqui, é preciso identificar como “as coisas são feitas” na empresa, quais são os procedimentos usados no dia a dia; 
  • padronização: nessa etapa, são definidos padrões para a gestão, ou seja, um passo a passo a ser seguido à risca por todos os colaboradores; 
  • otimização: basicamente, é o momento de estabelecer as ações necessárias para que todo o trabalho flua da melhor maneira possível. 

Em alguns casos, é possível adicionar uma nova etapa: a melhoria dos processos. Nela, a companhia analisa o que já dá certo e altera os pontos que não são eficientes para o negócio. Fácil de aplicar, não é mesmo? 

Quais são os impactos do modelo BPM nas empresas? 4 exemplos

Compreendeu o que é Business Process Management, mas ainda não sabe por que adotar esse modelo de gestão na sua empresa? Então, continue conosco, porque separamos 4 dos principais impactos positivos que essa estratégia traz para os negócios!

1. Melhora da experiência dos clientes 

Um dos principais impactos do Business Process Management envolve a experiência dos clientes

Por exemplo, imagine que uma empresa adotou o modelo de processos BPM no dia a dia, padronizando as ações de atendimento. Graças a isso, todos os consumidores têm acesso à mesma experiência ao contatar a marca e suas dúvidas são respondidas rapidamente. 

Dá para perceber que isso aumenta o nível de satisfação, certo? Afinal, ninguém quer perder tempo. 

Fora isso, o BPM reduz os trabalhos repetitivos e faz com que quaisquer informações essenciais para o gerenciamento da empresa fiquem facilmente disponíveis. 

Isso significa que pode-se encontrar pontos de melhoria no atendimento ao cliente e implementar as mudanças necessárias com mais facilidade. 

>>>> Veja mais: como melhorar a experiência do cliente? 14 momentos de customer experience que você deve monitorar 

2. Redução dos custos operacionais 

Outro efeito do BPM para as empresas é a redução dos custos, já que a padronização e otimização dos processos ajuda a identificar problemas que causam prejuízos financeiros.

Aliás, uma pesquisa feita pela Tungsten Network mostrou que as companhias “desperdiçam” mais de 6 mil horas com procedimentos de baixa eficiência todos os anos. Todo esse tempo poderia ser gasto prospectando novos clientes ou criando produtos e serviços inovadores. Esse é um dos impactos positivos do BPM nos negócios.

Para exemplificar, pode-se identificar um setor que gasta mais do que devia ou se há excesso de ações para fechar uma venda. De qualquer forma, você descobre oportunidades para economizar. 

>>>> Aproveite e leia: redução de custos — 9 dicas para proteger o crescimento do seu negócio

3. Mais transparência nos processos 

Empresas são como organismos e, assim como nosso corpo, é necessário que cada pedacinho funcione em conjunto. Caso contrário, os problemas começam a surgir.

Nesse caso, o BPM ajuda a deixar todos os colaboradores “na mesma página”. Com isso, você não precisa se preocupar se os funcionários da contabilidade e do marketing preenchem uma planilha corretamente, pois tudo segue um padrão. 

Como consequência disso, a companhia ainda experimenta uma melhora significativa na comunicação interna, aprimorando todo o fluxo de trabalho e reduzindo a incidência de erros. 

4. Aumento da produtividade 

Para finalizar, não podemos nos esquecer do aumento da produtividade. Esse impacto ocorre porque o BPM promove uma redução da burocracia. Devido a isso, os processos fluem mais rapidamente e sua equipe pode focar no que realmente importa: vender mais. 

Por sinal, ter um passo a passo de como fazer cada atividade também melhora a qualidade do serviço, já que todos os colaboradores entregam o mesmo trabalho e, ainda, você não precisa se preocupar em perder tempo refazendo uma ação. 

>>>> Baixe: guia — como ser mais produtivo e eficiente nas vendas 

E aí, após aprender o que é e qual o impacto do Business Process Management nos negócios, ficou com vontade de aderir a essa modalidade de gestão? Se sim, aproveite para colocar em prática hoje mesmo e veja seu negócio decolar!