O SaaS B2B se popularizou bastante nos últimos anos e passou a ser uma realidade para muitas empresas. Por exemplo, os sistemas CRM e de gestão seguem esse modelo de negócios para oferecer serviços essenciais aos mais diversos tipos de companhias. 

Principais aprendizados deste artigo

  • As empresas SaaS B2B adotam um modelo de negócios no qual criam e vendem softwares para outros negócios, geralmente via assinaturas. 
  • Esses softwares funcionam com armazenamento em nuvem, permitindo que todas as informações fiquem disponíveis on-line. 
  • As principais vantagens do SaaS B2B são: acessibilidade e flexibilidade de uso, baixo custo inicial e acesso automático às atualizações no sistema. Já as desvantagens podem ser: problemas no desempenho e falta de controle sobre as funcionalidades. 
  • O SaaS B2B ajuda a melhorar a performance do seu negócio. Para aprender a calcular o desempenho, baixe nossa planilha gratuita de produtividade por vendedor
  • O CRM do Agendor é um tipo de SaaS B2B. Aproveite para testar a solução gratuitamente. É só fazer o cadastro e começar a usar.

Ainda falando no modelo SaaS B2B, é esperado que seu market size ultrapasse a marca dos 60 bilhões de dólares em 2023, segundo dados divulgados pelo Zipdo. A mesma publicação fala que mais de 50% das empresas usam mais de 6 aplicações SaaS nas suas operações. 

Esses dados mostram que o mercado para os softwares B2B são o futuro das organizações. Logo, é interessante que você entenda as vantagens e desvantagens de adotar esse modelo no seu negócio. 

Quer aprender? Então, continue lendo, pois explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que é um SaaS B2B?

SaaS B2B significa Software as a Service Business to Business, em inglês. Na prática, é um software feito por empresas e para empresas, como um sistema de CRM, comercializado por meio de assinaturas e ofertado de maneira on-line. 

Em outras palavras, você paga mensalmente um valor para outra organização e, em troca, tem acesso ao software, desenvolvido por ela, que otimiza diversas atividades do seu negócio. Interessante, concorda?

Vale destacar que o modelo SaaS B2B se tornou bastante popular nos últimos anos, especialmente porque as companhias que o contratam têm acesso a:

  • atualizações rápidas; 
  • novas funcionalidades;
  • armazenamento em nuvem;
  • troca de planos conforme suas necessidades. 

>>>> Veja mais: SaaS em Cloud — saiba tudo sobre Software as a Service

Como o modelo SaaS B2B funciona?

O funcionamento do modelo SaaS B2B se dá a partir de um sistema baseado em nuvem. Para simplificar, uma companhia cria uma solução com funcionalidades que podem ajudar um negócio, como um sistema de CRM para gerenciar o relacionamento com os clientes

No entanto, em vez de ofertar um programa para ser instalado no computador, a organização cria uma plataforma on-line. 

Pois é, os sistemas SaaS B2B podem ser acessados pelo computador ou celular, bastando ter acesso à internet e ser um assinante do serviço. Para fornecer essa tecnologia, as desenvolvedoras criam planos de assinatura. 

Isto é, você paga um valor referente ao pacote de serviços contratados mensalmente. Quando não quiser mais usar, é só cancelar a assinatura e pronto, você está livre dos custos, mas não tem mais acesso ao software. Ficou claro?

Esse processo pode até parecer bem simples, mas, na prática, as empresas SaaS B2B precisam manter bancos de dados e servidores robustos, constantemente atualizados. 

Afinal, são milhares de usuários, acessando outras milhares de contas em simultâneo. Logo, é preciso garantir que todos possam usar os serviços sem quaisquer problemas, de maneira rápida e remota.

E aí, compreendeu o que é SaaS B2B e como esse modelo de negócios funciona? Então, chegou o momento de ver quais são as vantagens — e as desvantagens — de usar esse tipo de serviço. Vamos lá?

>>>> Aprenda mais: customer success em SaaS — o que é e 6 KPIs para acompanhar 

Quais as vantagens e desvantagens de contratar uma empresa SaaS B2B?

A prática de contratar empresas SaaS B2B para fornecer serviços que otimizam o funcionamento das companhias vêm se tornando mais popular. Não é à toa que o mercado movimenta muito dinheiro e a expectativa é de que ele cresça ainda mais nos próximos anos. 

Porém, antes de “meter a cara” e contratar um SaaS B2B, é preciso saber que, como tudo nessa vida, existem vantagens e desvantagens de fazer negócios com esse modelo de serviço. 

E, para ajudar você a ponderar sobre os prós e os contras, separamos quais são os principais itens de cada ponto. Não perca tempo e confira!

Vantagens 

As principais vantagens de adotar um sistema no modelo SaaS B2B são:

  • acessibilidade e flexibilidade, bastando ter um dispositivo com acesso à internet;
  • escalabilidade, pois múltiplas pessoas podem usar o software ao mesmo tempo; 
  • baixo custo inicial, já que você paga por assinatura e apenas pelo tempo que usar; 
  • armazenamento em nuvem, reduzindo os riscos de perda de dados; 
  • mais segurança, com medidas robustas contra os ataques cibernéticos; 
  • atualização automática, visto que você não precisa baixar um pacote para ter acesso às novidades do sistema; 
  • aumento da produtividade, otimizando o tempo da equipe; 
  • menos burocracia na hora de contratar um serviço. 

Desvantagens 

Já entre as desvantagens, que podem ser superadas com o planejamento adequado, podemos citar:

  • limitação do controle sobre as funcionalidades, já que o software fica sob o comando da empresa desenvolvedora; 
  • necessidade de conexão com a internet, embora algumas funções estejam disponíveis offline; 
  • eventuais problemas de performance, caso ocorra alguma sobrecarga no sistema. 

Deu para perceber que os prós compensam os contras, não é mesmo? Então, que tal contratar um SaaS B2B para o seu negócio? Experimente o CRM do Agendor, uma solução de Software as a Service voltada para a gestão do relacionamento com o cliente. 

Com o Agendor, você gerencia todas as etapas da jornada do consumidor, de um só lugar, além de integrar o WhatsApp e fazer ligações da própria plataforma, com o sistema VoIP. 

Em paralelo, o Agendor oferece uma visão completa do funil de vendas, configuração de lembretes e histórico completo dos seus clientes. Tudo para oferecer um atendimento de excelência. 

Quer ter acesso a essas e outras funcionalidades úteis para sua empresa? Faça sua inscrição no Agendor e confira, gratuitamente, tudo o que ele pode fazer pela sua equipe de vendas!