A gratidão é um ato poderoso que pode fazer a diferença em qualquer tipo de relação.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Dar um presente pode ser uma maneira de encantar antes mesmo da conclusão da compra, isso fará com que a experiência do cliente seja ainda mais positiva.
  • Para que o presente seja certeiro, é preciso conhecer bem o cliente, entender suas necessidades e expectativas, o que pode ser feito ainda na pré-venda.
  • O “timing” perfeito para a entrega do presente pode ser quando a negociação em vendas já está madura o suficiente. Mas esse momento pode variar de empresa para empresa, de cliente para cliente.
  • Presentes podem fazer com que seus clientes queiram voltar mais uma vez para comprar novamente ou até mesmo solicitar um novo produto, e essa é uma das técnicas de fidelização.

Quando falamos em vendas, essa gratidão geralmente surge em forma de frases, cartas de agradecimento ou os clássicos brindes e lembrancinhas.

Por outro lado, por mais que oferecer presentes para clientes possa ser um ato sincero de gratidão, não há como negar que também funciona muito bem em uma estratégia de como fidelizar clientes.

A fidelização é parte fundamental de qualquer bom negócio que preze pela geração de valor, melhor atendimento e relacionamento com clientes, além, claro, pelo aumento das vendas.

Então por que não investir um pouco e dar presentes para aqueles clientes vips?

O que dar de presente para clientes?

É comum que em um primeiro momento, você pense naqueles tradicionais presentes para clientes, como squeezes, canetas, calendários, entre outros.

Mas, convenhamos, esses brindes são tão comuns que, além de passarem despercebidos, poucos realmente o utilizam ou sequer se lembram da marca após recebê-los.

E se o objetivo é estar na mente do cliente e transformá-lo em um defensor da marca, é preciso escolher presentes que realmente façam a diferença para gerar aquele famoso “fator wow“!

Sendo assim, a escolha do que dar de presente para clientes deve ser feita com carinho, criatividade e bom senso.

As opções mais recomendadas para clientes importantes, que inclusive estão na lista que você encontra mais abaixo, são os kits, como churrasco, café, viagem, vinho, entre outros.

Como presentear clientes?

O primeiro passo para saber como presentear clientes é conhecer de fato quem você está presenteando. 

Assim como na hora da pré-negociação você deve conhecê-lo a fundo, o mesmo vale para dar um presente ou uma lembrancinha para o cliente.

Lembre-se também que a personalização é indispensável! 

Se você deseja reforçar a imagem de sua marca na mente do cliente, personalize o presente de acordo com a identidade visual corporativa.

Desta forma, você transmite uma mensagem, reforça o posicionamento da empresa e expõe a marca para outras pessoas.

Se quiser ir além, também pode personalizar cada presente individualmente, seja com o nome da pessoa ou um item único e especial para aquele cliente específico.

Para acertar no presente, ouvir o cliente é fundamental. Veja as dicas do Raul Candeloro:

Quando dar presentes para clientes?

Existem momentos bem oportunos para dar presentes para clientes, ainda mais para aqueles mais importantes.

O “timing” precisa ser perfeito para que a estratégia de fidelização funcione, por isso, aproveite datas comemorativas ou ocasiões especiais, como Natal, um novo acordo fechado com sucesso ou o próprio aniversário de clientes especiais.

No entanto, é preciso levar em consideração que cada empresa deve analisar a melhor oportunidade por conta própria.

É preciso identificar o momento ideal para presentear seus clientes tanto pelas diferenças dentro de cada segmento quanto pelas diferenças entre eles próprios.

Mas não se esqueça de que, antes de pensar em qualquer presente ou brindes para fidelizar clientes, primeiro de tudo você precisa focar em ter clientes satisfeitos.

Quer agradecer seu cliente? Então confira algumas das melhores frases de agradecimento ao cliente!

Atenção às políticas de compliance!

Último ponto antes de seguir para nossas dicas: é preciso lembrar que muitas empresas, principalmente as maiores, possuem regras quanto ao recebimento de presentes de parceiros e fornecedores.

Isso é regulado pelas políticas de compliance e tem como objetivo garantir que as relações comerciais sejam justas e levem em consideração o melhor para a empresa.

Por isso, antes de enviar qualquer mimo para seu cliente, procure conhecer essas restrições da empresa em que trabalha. Afinal, é comum haver limite de valor ou por tipo de presente. 

Dicas e ideias de presentes para clientes especiais

Kit churrasco

Quem é que não aprecia um bom churrasco? Seja no final de semana ou em datas comemorativas e especiais, é uma oportunidade perfeita de reunir amigos e familiares para se divertir. 

Portanto, um kit churrasco personalizado como presente para clientes pode ser uma excelente ideia!

Entre algumas opções de itens que você pode colocar em um kit churrasco, é possível escolher facas, garfos, espetos, tábuas, aventais, etc.

Kit café gourmet

Outra opção de presente que certamente também agradaria a maioria dos clientes é um kit café, em especial se for gourmet. Trata-se de um presente criativo e simpático, que funciona muito bem em qualquer ocasião.

Ofereça um kit com cafés gourmet, que pode ser moído ou em grãos, ao lado de uma xícara personalizada, coadores, entre outros itens relacionados. 

Com certeza um presente que vai encantar qualquer cliente importante.

Agenda executiva

A princípio, embora uma agenda possa parecer um presente mais simples, não deixa de ser uma ótima alternativa para aqueles que realmente irão utilizá-la no dia a dia. 

É por isso que citamos anteriormente que você precisa conhecer bem o seu cliente na hora de escolher o mimo ideal.

Uma agenda executiva premium e personalizada pode facilmente se tornar um excelente presente que será inesquecível para seu cliente. Se quiser ir além, monte um kit executivo com agenda, caneta, pendrive e outras opções de brindes.

Kit para viagem

Você sabe que aquele seu cliente especial viaja muito a trabalho? Então nada melhor do que um kit para viagem que o acompanhe em suas idas e vindas.

Tags de malas personalizadas com o nome do cliente, bolsas para notebook, máscara de dormir, almofada para pescoço, porta documentos e cartões são algumas ideias incríveis do que colocar em um kit viagem para presente.

Almofada decorativa

Seja para a sala ou no quarto, as almofadas decorativas são presentes úteis para qualquer tipo de cliente.

Claro que, por ser um item decorativo, é necessário caprichar na escolha do design da almofada, levando em conta também a personalização.

Kit vinho

Fechou um novo negócio com aquele seu cliente super fiel? Então brinde com ele! 

Ou, pelo menos, ofereça essa oportunidade para que ele saiba o quão importante ele é para a sua empresa.

Um kit com vinho, taças, saca rolhas e outras peças personalizadas é um excelente presente para clientes vips e leais a sua marca.

Mas, atenção: lembre-se de conferir se o seu cliente consome bebidas alcóolicas.

Mochila ou bolsa executiva

Seguindo a linha das agendas, você também pode oferecer mochilas ou bolsas executivas como presentes para clientes especiais. Inclusive, servem até como opção para completar seu kit viagem ou o kit executivo.

Não há dúvidas sobre o quão útil pode ser uma mochila ou bolsa executiva para certos clientes.

Kit de ferramentas

Novamente: conheça a fundo seu cliente

É essencial reforçar essa mensagem o máximo possível, pois quanto mais você o conhece, melhor serão as ideias de presentes úteis e criativos!

Um kit de ferramentas, por exemplo, pode parecer estranho e não fazer sentido para alguns negócios ou clientes. Mas, para outros, com certeza deve ser um mimo especial e surpreendente.

Kit bem-estar

O seu cliente preza pelo bem-estar e cuidados pessoais? Então um kit bem-estar pode ser a melhor solução de presente para oferecer.

O mais interessante desta opção é que os itens podem ser bem variados. Sabonetes e óleos especiais, difusores de ambientes, massageadores ou até mesmo infusões de chás.

Presentes sustentáveis

Uma dica final são os presentes ecológicos para clientes.

Se você sabe que eles prezam pela sustentabilidade e pelo bem de nosso planeta, nada melhor do que caprichar em presentes que sejam úteis e ecológicos no dia a dia.

Ecobag, canudos ecológicos, copos de silicone e são excelentes ideias de presentes que respeitam o meio ambiente e de uso consciente. 

Sem contar que você também pode transformá-los em um kit de presentes ecológicos!

Veja também: 6 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente:

6 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente

Como presentear seus clientes?

  • Ofereça um presente realmente útil;
  • Seja criativo e pense com carinho;
  • Personalize o presente de cada cliente;
  • Pense em um presente que proporcione uma experiência;
  • Demonstre um sincero sentimento de gratidão;
  • Planeje o momento ideal de presentear os clientes.

O que dar de mimo para clientes?

  • Kit churrasco;
  • Kit café gourmet;
  • Agenda executiva;
  • Kit para viagem;
  • Almofada decorativa;
  • Kit vinho;
  • Mochila ou bolsa executiva;
  • Kit de ferramentas;
  • Kit bem-estar;
  • Presentes sustentáveis.

Vá além dos presentes para clientes na hora da fidelização

A fidelização dos clientes vai muito além de oferecer presentes, brindes ou mimos. Por isso, recomendamos a leitura de nosso passo a passo com detalhes sobre como encantar e conquistar o cliente.Saiba por que é fundamental investir na fidelização e entenda como fidelizar clientes com ações simples e eficientes! Clique aqui para baixar nosso e-book O Passo a Passo da Fidelização!