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Carta de agradecimento ao cliente: confira 4 modelos!

Escrito por
Douglas da Silva

Escrever uma carta de agradecimento ao cliente (ou e-mail de agradecimento ao cliente, se preferir) não é algo difícil ou complexo.

O que acontece é que, muitas vezes, não sabemos exatamente que palavras usar. A ideia geral está em nossa cabeça, mas como traduzir isso em palavras?

Por isso, selecionamos algumas dicas mostrando uma estrutura básica de como escrever uma carta de agradecimento ao cliente.

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Em seguida, acrescentamos um modelo de carta de agradecimento ao cliente, cada uma delas referente a diferentes motivos para agradecer.

Confira esses modelos e sinta-se mais seguro na hora de escrever uma carta ou e-mail de agradecimento ao cliente.

carta de agradecimento ao cliente

Veja também: Carta de apresentação de empresa: não se perca em detalhes

Como escrever uma carta de agradecimento ao cliente

A primeira coisa que você precisa fazer é definir o motivo do agradecimento.

Esse tema é que vai definir tudo que será escrito na carta ou e-mail de agradecimento ao cliente.

Com isso em mente, divida o conteúdo de sua carta em 4 blocos:

1- Identificação do cliente e de sua empresa

Pode parecer algo óbvio, mas é importante iniciar sua carta com um pronome de tratamento adequado para se referir ao seu cliente. Você deve definir isso em função da proximidade que tem com ele.

Veja alguns exemplos:

  • Caro Carlos, – bastante informal
  • Prezado Carlos, – certa informalidade
  • Prezado Senhor Carlos – formal
  • Prezado Senhor Carlos Gouveia – bem formal
  • Ilmo. Senhor Carlos Gouveia, – extremamente formal, raramente é necessário usar

Em seguida, mesmo a carta tendo a identificação no remetente, é importante relembrar quem está falando.

Você pode usar uma frase como essa:

Nós, da empresa tal, … – um pouco impessoal

Ou simplesmente usar a primeira pessoa e assinar a carta com seu primeiro nome, no final. Assim, fica mais próximo do cliente.

2- O motivo do agradecimento

Depois disso, registre o motivo do agradecimento (você verá alguns modelos de carta de agradecimento mais adiante).

3- Porque sua empresa valoriza essa situação

A seguir, é importante mostrar o motivo de sua empresa valorizar o relacionamento com o cliente.

Não use palavras vazias. Procure expressar motivos sólidos e consistentes. Evite elogios que podem parecer “bajulação”.

Relate como é importante para você contar com esse cliente ao seu lado.

4- Fechamento

Por fim, finalize a carta com um gancho para uma próxima ação, um convite para uma visita ou evento, ou o desejo de que o relacionamento continue por muito tempo ainda.

Confira estas dicas do canal “O Guru”, sobre agradecimento ao cliente:

Modelo de carta de agradecimento ao cliente: confira 4!

Você já viu a estrutura básica de uma carta de agradecimento. Agora, confira alguns modelos para se inspirar na hora de agradecer seus clientes.

1- Carta de agradecimento ao cliente pela preferência

Este tipo de carta deve ser usado quando você trabalha em um mercado com muitos concorrentes. E, apesar das diversas opções, seu cliente se mantém fiel.

Veja o modelo:

Caro Júlio,

Já faz 7 anos que iniciamos este relacionamento com sua empresa. E, juntos, trabalhamos para encontrar as melhores soluções para que seu negócio alcance sempre grandes resultados.

O que mais nos motivou e continua motivando durante estes anos é a proximidade de nossas conversas e a certeza de que podemos atender às suas necessidades sempre que necessário. E isso só é possível porque podemos contar com a sua opinião sincera sobre o que precisa ser melhorado e o que está dando certo.

Assim, buscamos em conjunto aprimorar nosso relacionamento, para conseguir os melhores resultados.

Aproveitamos esta oportunidade para convidá-lo a visitar nosso showroom e conhecer a nova linha de produtos que acabamos de lançar.

Forte abraço,

Rafael

Confira também em nosso blog: Frases de agradecimento ao cliente: seja sincero e objetivo

2- Carta de agradecimento ao cliente pela compra

Esta carta costuma ser enviada na primeira compra de um cliente. Pode acontecer também quando as características de seu negócio fazem com que as compras tenha um ciclo longo e se realizem em intervalos consideráveis.

Veja o exemplo:

Prezado Senhor Ricardo Oliveira,

Nós, da NOME DA EMPRESA, gostaríamos de agradecer por sua decisão de comprar nossa solução para atender às necessidades de seu negócio.

Temos certeza de que os resultados superarão suas expectativas, porque sabemos que sua empresa sempre usa todos os seus recursos da melhor forma e com extrema competência. E não poderia ser diferente neste caso.

Estamos confiantes em acreditar que este se transformará em um case de sucesso, motivo de orgulho para ambas as organizações e um exemplo para o mercado.

Por isso, pedimos que, assim que possível, nos envie os dados de performance e de satisfação de seus clientes. Assim, poderemos aprender com sua experiência e, se necessário, aprimorar ainda mais nossa solução.

Grande abraço,

Pedro do Nascimento

3- Carta de agradecimento ao cliente pela confiança

Confiança se adquire quando um relacionamento está bastante consolidado. Esse tipo de situação ocorre geralmente com clientes que precisam apresentar um alto nível de qualidade, como hospitais, hotéis e companhias aéreas.

Confira um modelo de carta deste tipo:

Prezado Teixeira,

A NOME DA EMPRESA faz questão de sempre oferecer soluções impecáveis, que atendem altos níveis de qualidade, dentro dos padrões exigidos pelas normas reguladoras.

Por isso, é um prazer trabalhar com vocês! Porque sabemos que, da mesma forma que nós, a qualidade e a excelência fazem parte de seus valores.

Obrigado pela confiança em usar nossas soluções para satisfazer seus clientes!

Grande Abarco,

André Tavares

carta de agradecimento ao cliente

Típica mensagem de agradecimento ao cliente pela confiança – Fonte: Frases para Face

4- Carta de agradecimento ao cliente pela parceria

Parceria é um tipo de relacionamento que vai além da fidelidade. Neste caso, as duas empresas conseguem alavancar negócios juntas, seja apresentando clientes mutuamente ou oferecendo soluções complementares em conjunto.

Por exemplo: uma empresa que vende hardwares pode ter com cliente uma empresa que monta escritórios completos, dos móveis, sistemas de ar condicionado, iluminação e cabeamento, até a instalação dos hardwares.

Nesse caso, trabalham juntas para agradar o mesmo cliente.

Veja uma carta para um cliente desse tipo:

Caro Andrade,

Queria agradecer profundamente por completarmos mais um ano de parceria.

Trabalhamos muito bem juntos e sempre encontramos a melhor maneira de atender às necessidades de nossos clientes.

Obrigado por trabalhar com a gente e parabéns por sua conpetência!

Forte abraço,

Carlos Eduardo

Cartas ou emails desse tipo podem ser uma maneira muito eficiente de como manter um bom relacionamento com clientes. Mas existem outras formas de fazer isso.

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