Sabe quando a empresa lança um produto que não deu muito certo no mercado? Ou, então, oferece um serviço exclusivo, mas que tem gargalos e não satisfaz o cliente? E, ainda, implementa novos processos de vendas, mas as etapas ficam confusas e a produtividade cai? Acredite, isso é falta de POC, sigla para Prova de Conceito.

Principais aprendizados deste artigo

  • POC significa Proof of Concept em inglês e, em português, Prova de Conceito. Esse é um método para testar um conceito ou uma ideia antes de colocar em prática dentro da empresa ou lançar uma solução no mercado.
  • Ela serve para evitar gargalos e falhas operacionais, validando a funcionalidade e utilidade de uma teoria, que pode ser o desenvolvimento de um projeto, processo, produto ou serviço.
  • Seus principais benefícios são: identificar gargalos e antecipar-se aos possíveis problemas; evitar desperdício de recursos; otimizar a gestão da equipe para melhorar a produtividade; e maior facilidade de obter bons resultados.
  • Para adotar o método POC na empresa, é preciso: definir um objetivo; desenvolver a teoria e o escopo do projeto; determinar os resultados esperados e KPIs para medi-los; estabelecer os recursos necessários; escolher os membros da equipe; colocar a POC em prática e mensurar seus resultados.
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Se o objetivo é criar processos comerciais que funcionam, é de extrema importância entender que há uma etapa entre a teoria e a prática. E é justamente aí que entra a POC, que é usada para testar algo antes que seja, de fato, utilizado por todos.

E isso não quer dizer que o processo, produto ou projeto seja ruim. O teste serve para que seja um sucesso! Afinal, pode-se entender como a solução funciona na prática e, assim, fazer melhorias para que haja bons resultados.

Vamos entender como obter bons resultados por meio dessa ferramenta? Continue a leitura e veja o que significa POC nas empresas, para que serve, seus benefícios, exemplos e dicas para aplicar no setor comercial.

O que é POC?

POC é a sigla de Proof of Concept, que, traduzida para o português, quer dizer Prova de Conceito. Essa é uma metodologia usada para testar a eficácia de uma teoria antes de colocá-la em prática.

Tal ferramenta foi criada, inicialmente, para a área de tecnologia ter certeza da boa funcionalidade de softwares desenvolvidos antes de lançá-los no mercado.

Acredita-se que a proposta surgiu aproximadamente em 1960, mas só em 1984 foi denominada como Proof of Concept pelo engenheiro e pesquisador de eletroeletrônicos Bruce Carsten, que também criou as primeiras metodologias.

A ideia de Carsten foi seguir métodos que fizessem o teste de um conceito o mais próximo do protótipo original, mostrando se as funcionalidades e os sistemas adotados eram viáveis e úteis.

O que significa POC nas empresas?

Proof of Concept (POC) ou Prova de Conceito nas empresas significa um método adotado para validar qualquer tipo de produto, serviço, projeto e processo desenvolvido para uso interno ou do mercado. Essa metodologia pode ser aplicada em diversos setores e negócios de variados portes, desde startups até grandes organizações.

Na verdade, muitas startups empregam esse método, utilizando-o como uma importante etapa do lançamento da marca e das respectivas soluções. Ao identificar uma dor ou necessidade não atendida pelo mercado, ela desenvolve um produto ou serviço e, antes de divulgá-lo, realiza testes para entender sua utilidade e demanda.

Porém, o que isso significa na prática? Que, apesar da diretoria e dos gestores acharem que determinado processo ou solução é eficaz e resolve uma dor do público interno ou externo, às vezes, o resultado prático da Prova de Conceito é negativo, não estando de acordo com as expectativas iniciais.

Portanto, quem adere ao método POC nas empresas agrega valor à solução desenvolvida.

Para que serve a POC?

A POC serve para comprovar a utilidade e eficácia de uma solução desenvolvida. Em outras palavras, ela prova que uma teoria pode ser aplicada e, assim, coloca à prova o sucesso ou fracasso da solução, do projeto ou, ainda, do processo.

Afinal, do que adianta lançar um produto ou serviço e estruturar um processo comercial sendo que o resultado pode ser negativo? Para evitar prejuízos e perda de tempo, a POC evita falhas e erros, principalmente se a solução for mais complexa.

Ao analisar cada detalhe do processo de vendas, por exemplo, a POC evita:

  • gargalos operacionais;
  • erros e falhas em etapas do processo;
  • perda de oportunidades de negócio;
  • desperdício de tempo e capital;
  • insatisfação do cliente;
  • desconhecimento do mercado e da concorrência.

Benefícios da Prova de Conceito na empresa

Os principais benefícios de adotar a metodologia POC na sua empresa são:

  • identificar possíveis gargalos e problemas na estruturação de processos ou desenvolvimento de soluções;
  • evitar desperdício de recursos;
  • otimizar a gestão;
  • melhorar a produtividade ao evitar o retrabalho;
  • implementar melhorias e potencializar os resultados;
  • elevar a reputação da marca;
  • conquistar os objetivos determinados com a execução de processos e projetos.

Exemplos de Prova de Conceito

Um exemplo de Prova de Conceito é justamente sua aplicação em diversos setores da empresa, como vendas, marketing ou atendimento ao cliente.

Ela pode ser usada para testar a eficácia de processos e inovações realizadas dentro das áreas ou colocar à prova alguma estratégia para resolver gargalos.

Ainda com o olhar voltado para o público interno, é possível usar esse método para avaliar, por exemplo, a contratação de um software de gestão de clientes, como o CRM. Basta fazer um teste com pequena parte da equipe e, então, realizar melhorias e alinhar as operações, implementando a solução para todos os vendedores.

Apesar de ter diversas finalidades dentro de um negócio, a ideia central é validar um conceito ou uma ideia visando entender se é eficaz e funcional.

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Como adotar a POC na empresa?

Ao entender o que é POC, provavelmente você já tenha pensado em diversas aplicações no seu negócio. E, para que tudo dê certo ao comprovar a funcionalidade de uma solução, é necessário seguir alguns passos.

Confira a seguir quais são eles.

  1. Definir um objetivo, ou seja, um conceito ou uma ideia a ser testada e validada.
  2. Desenvolver e organizar a teoria e o escopo do processo, projeto ou solução.
  3. Definir os resultados esperados e as métricas importantes para monitorá-lo.
  4. Enumerar os recursos que serão necessários para aplicar a POC.
  5. Escolher a equipe que fará parte do teste e os métodos usados, como Kanban, Kaizen e SCRUM.
  6. Colocar a POC em prática, seguindo o planejamento.
  7. Acompanhar os resultados.

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Como monitorar os resultados da POC?

A melhor forma de monitorar a POC é contar com o apoio da tecnologia para medir os resultados, acompanhar as métricas e os indicadores de desempenho e, assim, entender quais ajustes podem ser feitos. 

Desse modo, fica mais fácil obter os resultados esperados com a implementação do processo ou lançamento de produto ou serviço.

O sistema de CRM, que atua na gestão de relacionamento com o cliente, é ideal para coletar, organizar e integrar dados, além de fornecer relatórios completos sobre a jornada do cliente com a marca e a performance da equipe comercial. 

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