O cold mail é uma das ferramentas de prospecção mais importantes na estratégia outbound marketing. Porém, apesar de parecer uma atividade simples e, às vezes, ultrapassada, escrever e-mails atrativos e instigantes não é nada fácil. Por isso, vale a pena se inspirar em modelos de cold mails já prontos para criar o seu.

Principais aprendizados deste artigo

Por sinal, os modelos de cold mail ajudam a ganhar mais tempo para pensar na estratégia de prospecção e otimizar a rotina da equipe de vendas.

Em vez de passar horas pensando na linha de assunto para incluir nas mensagens, seu time pode se dedicar à segmentação estratégica das listas de e-mail, acompanhamento de leads quentes e personalização dos conteúdos.

Pretende adotar essa estratégia? Então, continue lendo para aprender o que é cold mail, além de 10 modelos prontos para usar — e personalizar — à vontade no seu negócio!

O que é cold mail, afinal?

Cold mail — e-mail frio, em português — é uma estratégia de prospecção que foca em enviar e-mails para potenciais clientes que nunca tiveram contato com a empresa. É a forma virtual de “aparecer sem ser convidado” e apresentar as soluções do seu negócio. O objetivo é iniciar uma interação direta com os clientes em potencial. 

Partindo da qualificação prévia para criar uma lista de leads, o envio de cold mails busca iniciar um relacionamento com potenciais compradores.

Logo, um modelo de cold mail nada mais é do que um exemplo de mensagem que pode ser adaptada e aplicada em diversas situações. 

Neste contexto, os modelos de e-mail frio devem conter técnicas de copywriting, apresentação de benefícios e gatilhos mentais que melhoram as taxas de abertura e conversão, gerando mais leads. 

>>>> Quer aprender mais? Confira: conquistando clientes por e-mail — tudo o que você precisa saber sobre cold mail 

Vale a pena usar modelos de cold mail?

Sim, vale a pena usar modelos para se inspirar, já que a estratégia de cold mail ajuda a aumentar as vendas. Inclusive, dados divulgados pela Kently mostram que cerca de 80% dos clientes preferem ter contato com empresas por este canal. 

É vital redobrar a atenção na hora de escrever as mensagens, já que os consumidores podem simplesmente não abri-las. Portanto, é preciso seguir as dicas que trouxemos a seguir, que explicam como elaborar um cold mail!

Como elaborar um cold mail? Dicas certeiras

Para elaborar um cold mail de respeito, as dicas são:

  • segmentar o público para personalizar ao máximo as mensagens, já que os dados da Kently mostram que e-mails com assuntos personalizados têm uma taxa de abertura 50% maior; 
  • escrever assuntos mais longos, já que isso garante uma taxa de resposta quase 25% maior;
  • usar o nome do contato;
  • oferecer soluções para um problema; 
  • usar dados em números; 
  • fazer perguntas;
  • usar call to actions (CTA), isto é, chamadas para ação. 

A seguir, você verá, na prática, como usar essas dicas com os 10 modelos de cold mail que preparamos para usar de inspiração!

10 modelos prontos de cold mail para usar na estratégia de prospecção

Antes de mais nada, vale lembrar que o cold mailing — envio de e-mails frios — não deve ser totalmente padronizado. Isso acontece porque existem diferentes aspectos a serem considerados, como o canal de captação utilizado (se o lead veio de indicação, por exemplo) e as tentativas de contato já realizadas no fluxo de cadência

Pensando nisso, nossos modelos de cold mailing são apresentados separadamente, conforme as circunstâncias e técnicas que impactam o conteúdo das mensagens, como os objetivos do contato. 

Para utilizá-los, basta identificar o modelo mais compatível com sua estratégia e fazer os ajustes necessários, de modo que ele se encaixe na sua realidade, combinado? 

Modelos de cold mail para identificar decisores

Estes modelos de cold mail devem ser usados quando você tiver os dados de um lead, mas não souber, ao certo, se é o contato da pessoa mais adequada para abordar no momento. 

E, sim, já existem maneiras de encontrar decisores e cargos estratégicos para enviar um cold mail, como o LinkedIn, mas não é possível ter 100% de certeza em todos os casos. 

Nestas situações, temos 3 exemplos de cold mail que possibilitam identificar os tomadores de decisão logo nas primeiras tentativas, trazendo mais fluidez e assertividade para seu processo de vendas

Modelo 1

Assunto: Conexão com [nome do lead]

Olá [Nome do lead],

Meu nome é [seu nome], da [nome da sua empresa]. Espero que você esteja bem!

Recentemente, identificamos que sua empresa sofre com [problema/necessidade que seu produto/serviço resolve] e acredito que podem se beneficiar da nossa solução. No entanto, eu gostaria de falar diretamente com o líder ou supervisor da área responsável por [área relacionada ao problema/necessidade que sua empresa resolve].

Você pode me ajudar a chegar até a pessoa certa? Ficarei muito grato se puder me encaminhar. Desde já, agradeço sua ajuda!

Atenciosamente, [seu nome]

Modelo 2

Assunto: Preciso da sua ajuda, [nome do lead]

Olá, [nome do lead]. Tudo bem por aí?

Meu nome é [seu nome], da [Nome da sua empresa]. Eu gostaria de falar com alguém da [nome da empresa do lead] responsável por [setor envolvido com algo relevante para o produto].

Encontrei seu perfil no LinkedIn e percebi que pode ser a pessoa certa para me conectar ou, pelo menos, para me transferir para o contato ideal.

Gostaria de agendar uma ligação de 15 minutos em [data e hora] para discutir formas de [resolver uma dor do lead]. Se não for você, pode me colocar em contato com a pessoa responsável pela área?

Obrigado, [seu nome]

Modelo 3

Assunto: Pergunta rápida

Olá, [nome do lead], tenho uma pergunta rápida.

Você poderia me dizer quem é o(a) responsável por [resolver ou gerir algo relacionado ao seu produto ou serviço] e como posso entrar em contato com ele(a)?

Obrigado, [seu nome]

Modelos de cold mail com prova social 

O gatilho de prova social é muito usado para incentivar os leads a tomar uma ação com base em evidências de que seus produtos e serviços são aprovados por empresas semelhantes, no caso dos negócios B2B.

Nessa linha, os modelos de cold mailing com prova social focam em apresentar dados e depoimentos que comprovam a eficiência das suas soluções. 

Confira mais 2 exemplos deste tipo de mensagem!

Modelo 4

Assunto: Como a [nome da sua companhia] ajudou outras empresas a [resultado de um caso de sucesso]

Olá, [nome do lead]. Tudo bem?

Eu estava navegando no LinkedIn e encontrei o perfil da sua empresa. Fiquei impressionado com as recentes conquistas da [nome da empresa do lead] e decidi entrar em contato para compartilhar como a [nome da sua empresa] tem ajudado outras companhias a conquistar [resultados de um ou mais casos de sucesso].

Acredito que nossa solução possa ser útil para seu negócio e gostaria de agendar uma conversa para compartilhar mais detalhes.

Caso tenha interesse, podemos agendar um horário!

Fico no aguardo do seu retorno.

Atenciosamente, [seu nome]

Modelo 5

Assunto: Você ainda sofre com [problema enfrentado pelo lead]?

Olá, [nome do lead]! Tudo bem?

Conversando com alguns [cargo do lead] de empresas de [segmento da empresa], percebi que [dor do lead] é um problema frequente na rotina, mas que acaba sendo normalizado com o tempo.

Como efeito, muitas empresas passam por [dois ou três impactos negativos desta dor]. Esse era um dos maiores problemas enfrentados pela [nome da empresa de um cliente seu, do mesmo segmento do lead] antes de encontrar nossa solução.

Hoje, o [nome do cliente], que é [cargo do cliente] na mesma empresa, diz que: “[depoimento do cliente]”.

Como vi que você atua no mesmo segmento, tenho certeza de que também conseguimos te ajudar a resolver [problema específico]!

Vamos agendar um bate-papo rápido? Assim, posso te explicar melhor como funciona nosso trabalho.

Um abraço, [seu nome]

>>>> Não deixe de conferir: prospectando e convertendo clientes com o uso do e-mail marketing

Exemplos de cold mail com apresentação de vendas curta

Sejamos sinceros: ninguém se sente empolgado ou imediatamente curioso ao encontrar longos e-mails na caixa de entrada. Por isso, as mensagens curtas e que vão direto ao ponto são uma ótima alternativa. 

É válido apresentar alguns elementos pessoais do destinatário para que o conteúdo do e-mail não soe muito aleatório. Veja mais detalhes nos exemplos a seguir!

Modelo 6

Assunto: Nossa solução pode transformar a [nome da empresa do lead]!

Olá, [nome do lead]!

Meu nome é [seu nome] e sou [seu cargo] na [nome da sua empresa].

Gostaria de apresentar nossa empresa, especializada em soluções de [tipo de solução que sua empresa oferece], que podem transformar seu negócio e aumentar significativamente os lucros.

Nós fornecemos [principais benefícios da sua solução] e já ajudamos diversas empresas a alcançar o sucesso em sua área de atuação. Você pode encontrar alguns casos de sucesso neste link: [insira o link do site ou apresentação].

Gostaria de marcar uma reunião para mostrar como podemos ajudar sua empresa a crescer e superar seus desafios.

Se você estiver interessado, por favor, responda a este e-mail com a melhor data e horário para conversarmos.

Atenciosamente, [seu nome]

Modelo 7

Assunto: [Apresentação] Solução para [dor específica que sua solução resolve]

Olá, [nome do lead]! Tudo certo?

Se você está cansado de [dor ou desafio que a empresa do lead possa enfrentar], temos uma solução que pode mudar o rumo do seu negócio.

A [nome da sua empresa] oferece soluções inovadoras em [descreva o tipo de solução que sua empresa oferece], que já ajudou diversas empresas a alcançar sucesso em sua área de atuação. E o melhor de tudo? Nossa solução é [vantagens da sua solução e benefícios percebidos].

Gostaria muito de ajudá-lo a transformar sua empresa, viabilizando o alcance dos seus objetivos. Podemos marcar uma reunião para discutir como podemos trabalhar juntos?

Estou animado para ouvir mais sobre suas necessidades e apresentar nossas soluções exclusivas.

Por favor, responda este e-mail com os melhores dias e horários para agendarmos a reunião.

Aguardo seu retorno, [seu nome]

Exemplos de cold mail para conexão com terceiros

Modelos que apresentam uma conexão com terceiros costumam apresentar boas taxas de conversão. Isso porque sinalizam um ponto em comum com o destinatário, fator que facilita a quebra da resistência do cliente no primeiro contato. 

Você pode mencionar desde um colega de trabalho em comum até jornadas profissionais similares ou experiências e gostos compartilhados.

Acompanhe os exemplos a seguir e perceba como se diferenciam dos outros modelos pelo tom mais pessoal.

Modelo 8

Assunto: Indicação de [nome de amigo em comum] para possível parceria

Olá, [nome do lead]!

Meu nome é [seu nome], sou [seu cargo] na empresa [nome da sua empresa].

Fui indicado por [nome de amigo em comum], que me falou muito bem do seu trabalho e da sua empresa. Fiquei muito interessado em conhecer mais sobre o que vocês fazem e, quem sabe, encontrar oportunidades de parceria.

Gostaria de marcar uma reunião para conversar e trocar ideias.

Estou disponível na próxima semana, no dia [data], às [hora]. Caso esse horário não funcione para você, por favor, informe sua disponibilidade para podermos encontrar uma data que funcione para ambos.

Fico no aguardo do seu retorno e espero conhecê-lo em breve!

Atenciosamente, [seu nome]

Modelo 9

Assunto: Encontro entre ex-alunos da [nome da instituição de ensino]

Olá, [nome do lead]!

Meu nome é [seu nome], sou [seu cargo] na empresa [nome da sua empresa].

Estava procurando líderes de empresas de [segmento da empresa do lead] e encontrei seu perfil no LinkedIn.

Notei que estudamos na mesma faculdade. Fiquei animado em saber que temos essa conexão em comum e gostaria de explorar possíveis oportunidades de negócios.

Minha empresa oferece [descrição breve dos produtos ou serviços que você oferece] e acredito que possa ser de grande interesse para seu negócio, especialmente no que diz respeito à área de [descrição específica do setor ou departamento do lead].

Gostaria de agendar uma reunião para discutir, em mais detalhes, como podemos colaborar.

Vamos conversar?

Aguardo seu retorno, [seu nome]

Modelo de cold mail com a técnica PAS

A técnica PAS é uma fórmula de copywriting que traz à tona uma dor do cliente e, logo em seguida, apresenta uma solução. A propósito, PAS é um acrônimo formado pelas siglas:

  • P (problema): identifique uma dor ou desafio enfrentado pelo cliente;
  • A (agitar): mostre os impactos negativos deste problema visando gerar o senso de urgência para resolvê-lo;
  • S (solução): apresente seus produtos e serviços como a forma de solucionar o problema.

Veja como aplicá-la, na prática, com este modelo de cold mail.

Modelo 10

Assunto: Você também enfrenta esses problemas, [nome do lead]?

Olá, [nome do lead]! Tudo bem?

Estou conversando com alguns [cargo do lead] de [segmento da empresa do lead] e não pude deixar de falar com você.

Em minhas conversas, percebo que uma grande dor deste segmento é [dor específica]. Quando isso acontece, a empresa pode sofrer com:

– [impacto negativo 1];– [impacto negativo 2];– [impacto negativo 3].

Esse cenário pode ser revertido com uma [solução que sua empresa oferece] que ajude a [benefícios e ganhos que o prospect encontra nos seus produtos ou serviços].

Como você lida com isso na [nome da empresa do lead]?

Podemos bater um papo sobre isso?

Um abraço, [seu nome]

Pronto! Você acabou de conferir 10 modelos de cold mail para utilizar em sua estratégia de prospecção. Esperamos que essa inspiração possa gerar resultados muito positivos!

Se quiser saber mais sobre prospecção ativa e como encontrar e convencer mais clientes, não deixe de conferir nosso webinar sobre prospecção ativa e gestão dos contatos, com dicas para encontrar e convencer mais clientes.

>>>> Leia também: copy para vender serviços — 4 técnicas vitais para converter mais clientes

Como mandar um cold mail? Dicas de ferramentas 

É preciso investir em ferramentas de cold mail para criar uma campanha efetiva. A propósito, os sistemas certos permitem disparar centenas de e-mails e personalizar os campos importantes, como nome do destinatário, além de realizar testes entre versões para identificar qual é a melhor. 

Um exemplo de ferramenta para cold mail é a RD Station que, inclusive, pode ser integrada com o CRM do Agendor. Assim, você já tem acesso a todos os dados dos seus leads, o que facilita bastante a vida. 

Em todo caso, ao mandar um cold mail, é crucial conferir se todas as informações estão corretas, verificar a gramática e se os links — caso tenha — estão funcionando. Por fim, é claro, revise se suas mensagens seguem aquelas dicas que apresentamos mais acima!

Como obter melhores resultados com cold mailing? 2 dicas infalíveis

Mais importante do que enviar cold mails com os modelos apropriados é gerir os contatos e controlar suas conversões de perto. E, para te ajudar, separamos outras 2 dicas essenciais. Confira!

1. Acompanhe as interações dos clientes

Acompanhar como seus leads interagem com os cold mails é determinante para a estratégia.

Essa é uma das únicas formas de identificar os pontos de melhoria e aplicar os ajustes necessários para atingir os resultados que você busca. 

Por falar nisso, existem métricas específicas que ajudam a entender se os e-mails são entregues, se as linhas de assunto realmente são assertivas e se o tom de voz está conversando com o público. São elas:

  • taxa de abertura;
  • taxa de resposta;
  • taxa de cliques;
  • taxa de conversão;
  • marcações de spam;
  • bounces (erro de entrega ou rejeição de e-mail).

Se você utiliza uma ferramenta de prospecção, pode contar com relatórios e gráficos automáticos para analisar estes indicadores. E, caso ainda use uma ferramenta como essa para gerir os disparos de e-mail, recomendamos pensar no assunto.

>>>> Saiba mais: ferramentas de prospecção B2B — 19 opções que podem fazer seu negócio vender mais

2. Registre os e-mails no CRM

Registrar os cold mails enviados no seu CRM contribui para uma passagem de bastão mais harmônica entre os times de pré-vendas e vendas. 

Além disso, a prática gera indicadores essenciais para o aprimoramento dos cold mails, como a taxa de negócios fechados. Para esse fim, é primordial centralizar o histórico dos clientes desde o primeiro envio até o fechamento do negócio. 

Na prática, isso significa que ter uma integração entre a ferramenta de prospecção e um CRM, como o Agendor, faz toda a diferença, assim como trabalhar com múltiplos funis de vendas que se conectam.

Entenda como registrar seus cold mails no histórico do Agendor:

Aliás, pensando em facilitar ainda mais o dia a dia dos vendedores, o Agendor permite exportar sua lista de contatos para uma ferramenta de disparo de e-mails. Para aproveitar essa funcionalidade, basta se inscrever gratuitamente!