Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Você já pensou em deixar uma mensagem de saudação no WhatsApp para seus clientes? Pois saiba que essa é uma estratégia com grande potencial de aumentar as conversões, uma vez que personaliza e agiliza o contato com os possíveis compradores. 

Principais aprendizados deste artigo

  • Na comunicação com o cliente pelo WhatsApp, é preciso usar a automação com cautela, pois o atendimento personalizado muda o jogo na hora de levar ao fechamento. 
  • Existem muitos tipos de mensagens para clientes por WhatsApp: saudação, prospecção, nutrição de leads, atendimento e outras. Criar modelos de mensagem auxilia os vendedores a ter uma rotina mais produtiva. 
  • O WhatsApp Business é uma excelente ferramenta para impulsionar as vendas, mas uma gestão comercial de sucesso requer as técnicas corretas. Aprenda as 12 melhores nesta apresentação gratuita!
  • Quer centralizar o relacionamento com os clientes e guardar os históricos de mensagens no CRM? Teste gratuitamente a integração do CRM do Agendor com o WhatsApp.

Antes de falar sobre frases prontas e mensagens de saudação para clientes no WhatsApp Business, vale compreender a relevância dessa plataforma. E, para isso, trouxemos alguns dados interessantes. 

Uma pesquisa do Datafolha descobriu que 92% dos brasileiros usam o WhatsApp e que essa é a rede social favorita de 44% deles. Em paralelo, esse é o aplicativo que as pessoas mais acessam durante o dia, como mostrou um levantamento da Mobile Time

Posto isso, fica claro o porquê do WhatsApp ser uma ferramenta essencial para o atendimento ao cliente, concorda?

E, para te ajudar nisso, criamos 11 exemplos de mensagens de saudação para clientes pelo WhatsApp Business. Continue a leitura e confira!

Vale a pena investir em um bom atendimento pelo WhatsApp?

Como falamos, mais de 90% dos brasileiros usam o WhatsApp todos os dias. Fora isso, uma pesquisa feita pela Loja Integrada mostrou que 75% dos lojistas já usam a rede social em suas estratégias comerciais. E você não quer ficar de fora, concorda?

Até porque não há como negar que o WhatsApp é o canal de comunicação com mais acessibilidade atualmente. A possibilidade de trocar mensagens instantâneas e enviar arquivos de diversos formatos otimiza a relação entre clientes e marcas.

Muitas vezes, quando um consumidor não encontra a empresa disponível no aplicativo, pode se aborrecer por ter que recorrer a outros canais, influenciando diretamente na experiência do cliente e na percepção em relação a uma marca.

Além de tudo isso, o aplicativo do WhatsApp possui uma taxa de abertura de 98%, conforme os dados divulgados pela própria plataforma. Nenhum outro canal de venda oferece uma taxa de abertura como essa. 

Ou seja, entrar em contato com possíveis clientes e encontrar novas oportunidades de venda nunca foi tão fácil. Porém, é preciso começar da forma certa e construir uma mensagem de saudação para o cliente por WhatsApp que seja encantadora e irresistível. 

Esse objetivo pode ser atingido, por exemplo, através de integrações nativas entre o aplicativo e soluções mais robustas para atendimento ao cliente, como o JivoChat, que além de possibilitar a criação de mensagens prontas de saudação, ajuda a profissionalizar a comunicação com os clientes pelo WhatsApp.

>>>> Confira também: como vender pelo WhatsApp — continue com sua venda consultiva, afinal, só mudou a ferramenta!

11 exemplos de mensagens de saudação para clientes por WhatsApp Business para inspiração

E aí, está preparado para colocar a “mão na massa”? Então, confira as frases prontas e mensagens de saudação para clientes no WhatsApp Business que desenvolvemos para você.

E, como não existe uma mensagem universal, que se encaixe em todos os contextos, separamos nossas ideias nestas 5 categorias:

  • saudação simples;
  • para leads capturados pelo WhatsApp;
  • para vendas e prospecção;
  • sinalização de ausência;
  • para informar o tempo de espera para atendimento.

Assim, você seleciona aquelas que têm maior aderência com seu modelo de negócio. Tudo pronto? Vamos lá?

1. Saudação simples

Esses modelos de mensagens são mais curtos e destinados a vários tipos de clientes. Por esse motivo, são mais superficiais e menos personalizados. Veja só!

  • Olá! Seja bem-vindo a [nome da empresa]! Meu nome é João. Como posso ajudar?
  • Olá! Bem-vindo a [nome da empresa]! Ficamos felizes em atendê-lo. Para iniciar nosso atendimento, poderia nos dizer seu nome, por gentileza?
  • Bem-vindo a [nome da empresa]! Como podemos ajudá-lo?

>>>> Confira também: frases sobre atendimento ao cliente que você precisa conhecer

2. Para leads capturados pelo WhatsApp 

As mensagens de saudação para clientes por WhatsApp também podem ser direcionadas para leads capturados diretamente pela plataforma. Para estes casos, veja como você pode iniciar uma conversa.

  • Olá, [nome do cliente]! Sou o Fernando, consultor do Agendor. Vi que você baixou nosso e-book sobre Gestão de Equipes e imaginei que este artigo poderia te interessar também, basta acessar este [link]. Qualquer dúvida, basta me acionar por aqui! Um abraço.
  • Olá, [nome do cliente]! Vimos que você assistiu ao nosso webinar sobre gestão comercial e foi muito bom poder contar com sua presença! Imaginamos que você poderia se interessar também pelo e-book sobre Gestão Comercial e CRM para continuar ampliando seu conhecimento. Se tiver alguma dúvida, é só nos chamar por aqui. Boa leitura!

>>>> Aproveite e leia: pré-venda pelo WhatsApp — benefícios e melhores estratégias para aplicar

3. Para vendas e prospecção

As vendas por WhatsApp estão aumentando cada vez mais. Contudo, para converter essas conversas em vendas, é necessário enviar a mensagem certa de saudação para o cliente. Confira!

  • Olá, [nome do cliente], tudo bem? Sou o [seu nome] e encontrei seu contato por [indicação, grupo do WhatsApp, LinkedIn…]. Vi que você se interessou por [o que sua empresa e o cliente têm em comum]. Aqui na [nome da sua empresa] oferecemos um [produto ou serviço] que pode trazer [benefícios para o cliente]. O que acha de conversarmos sobre como podemos ajudar a [nome da empresa do cliente] a [ganho em relação ao produto], no dia [data] às [horário]?
  • Olá, [nome do cliente]! Tudo bem? Aqui é o [seu nome] da [nome da sua empresa], uma companhia que [soluções que sua empresa oferece]. O que acha de agendarmos uma conversa para falar mais sobre como a [nome da empresa] pode fazer isso pela [nome da empresa do cliente] também?

>>>> Leia também: processo de atendimento ao cliente — 7 etapas para garantir a satisfação e solucionar problemas com eficácia

4. Sinalização de ausência

Nem sempre estamos disponíveis quando o cliente nos aciona. Podemos estar em uma reunião de equipe ou a interação acontece fora do horário comercial. De qualquer forma, é preciso informar esse fato ao consumidor. Veja como fazê-lo!

  • Olá! Bem-vindo a [nome da empresa]! Infelizmente, não estamos disponíveis no momento. Nosso horário de atendimento é das [horário] às [horário]. Você pode deixar sua mensagem aqui e responderemos assim que possível. Um abraço!
  • Olá! Obrigado pelo contato. No momento, nosso time de atendimento não está disponível, pois estamos em [motivo da ausência]. Escreva sua mensagem e retornaremos prontamente. Um abraço!

5. Para informar o tempo de espera para atendimento

Se for preciso, sinalize o cliente sobre o tempo de espera para dar um retorno. Lembre-se: é crucial respeitar o que foi divulgado. Caso contrário, ele pode ficar incomodado e desistir da compra. 

  • Olá! Agradecemos o contato. Retornaremos sua mensagem em, no máximo, 5 minutos. Para adiantar, poderia nos dizer seu nome, por gentileza?
  • Olá, seja bem-vindo a [nome da empresa]! Responderemos sua mensagem em até 10 minutos. Obrigado por aguardar!

Agora que você já sabe o que colocar nas mensagens de saudação no WhatsApp para seus clientes, basta entender qual delas está mais adequada para o atendimento que você oferece e para o modelo de negócio. 

Em seguida, é só cadastrá-las no seu WhatsApp Business e iniciar os atendimentos com mais qualidade!

Dicas para automatizar as mensagens de saudação para clientes no WhatsApp

O aplicativo WhatsApp Business oferece muitas funcionalidades que otimizam o trabalho dos operadores e vendedores. Dessa forma, eles podem se dedicar a oferecer um atendimento de alta qualidade.

Dentre as principais funcionalidades disponíveis, estão:

  • catálogo de produtos;
  • respostas rápidas;
  • etiquetas para categorizar contatos;
  • mensagem interativa;
  • pagamentos pela plataforma;
  • mensagens automáticas.

A função mais utilizada é a de mensagens automáticas, principalmente para o primeiro atendimento ao cliente. No entanto, vale seguir personalizando os atendimentos.

Na prática, isso quer dizer que você deve analisar a origem deste cliente, as dúvidas e sua linguagem. Esses aspectos tornam o atendimento mais harmônico, elevam a qualidade no contato e proporcionam maior satisfação do cliente.

Lembre-se que, em tempos de chatbots atendidos por robôs, um atendimento humanizado é um grande diferencial.

>>>> Leia também: WhatsApp Business — boas práticas no uso do WhatsApp para empresas

Veja mais dicas de como ter sucesso nas vendas, que são válidas tanto para o WhatsApp quanto para os demais canais de prospecção:

Como guardar o histórico das mensagens no WhatsApp entre seus vendedores e os clientes?

Bom, já sabemos que o WhatsApp é um aplicativo essencial para a rotina de vendas. Nesse ponto, é preciso lembrar que, além de enviar mensagens e construir relacionamentos, é necessário manter o histórico das conversas muito bem documentados no seu CRM.

Apenas assim é possível manter uma excelente gestão da informação na área comercial, conseguindo recuperar antigas negociações facilmente, associando as mensagens a empresas e contatos e, ainda, permitindo um controle muito mais eficiente do funil.

Mas como salvar esse histórico? Bem, nossa dica é usar o CRM do Agendor, cuja extensão para o WhatsApp Web conecta o perfil dos vendedores diretamente à plataforma. TESTE GRATUITAMENTE AQUI.

Aproveite e aperte o PLAY no vídeo abaixo para entender como funciona a integração do WhatsApp com o Agendor:

Quer aprender mais sobre atendimento ao cliente? Então, baixe nosso e-book gratuito: como organizar atendimento ao cliente — 5 materiais TOP!