Ter uma boa base de leads oferece oportunidade de crescimento para uma indústria, já que gera impacto direto nas vendas.

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

Para isso, é preciso conhecer algumas estratégias de marketing digital voltadas para despertar o interesse de potenciais clientes e convertê-los em leads, gerando demanda para os times comerciais.

A boa notícia é que existem muitas maneiras para colocar isso em prática, que vão além dos sites ou de um simples formulário de leads. 

É importante explorar outros formatos porque a captação deve visar a nutrição dos potenciais clientes, para que cheguem em uma etapa do processo de tomada de decisão específica, onde os vendedores poderão entrar em contato e serem efetivos em suas abordagens.

Além disso, diversificar sua estratégia de geração de leads para indústria o ajudará a estreitar relacionamento com o seus leads e atrair ainda mais pessoas interessadas.

Para te ajudar com isso, neste artigo trouxemos algumas alternativas que podem ser utilizadas para esse fim. 

Pronto para turbinar sua estratégia de captação de leads? Então, continue a leitura do artigo!

Por que é importante gerar leads para indústria?

O estudo Marketing Digital na América Latina, desenvolvido pela NTT DATA e a MIT Technology Review, mostra que o investimento de empresas latino-americanas em marketing digital aumentou em 70% em 2021. 

Os motivos para isso envolvem a contribuição desta estratégia para o alcance de determinados objetivos em suas áreas de negócio e o alinhamento com a atual jornada do cliente.

Você já deve saber que a jornada do cliente mudou devido à transformação digital. Agora, os consumidores possuem em suas mãos uma infinidade de informações sobre as empresas que podem ser acessadas facilmente. 

Tornou-se comum o envolvimento entre clientes e empresas por meio dos canais digitais, e é por estes canais que os leads buscam soluções para os seus problemas.

Por isso a geração de leads é tão importante. É preciso abandonar as práticas de vendas e marketing tradicionais, e investir em estratégias que estejam em harmonia com o novo comportamento do cliente.

É como se, ao invés de praticar a pesca em pequenos lagos, você começasse a pescar em alto mar. 

Entretanto, para pescar em alto mar, tudo deve ser diferente. Você deve estar preparado, ter outros conhecimentos e contar com as ferramentas certas para pescar os maiores peixes. Isso é marketing digital e, portanto, é captação de leads.

Um modelo de negócio tradicional também necessita de estratégias modernas

O comportamento do cliente, ainda seguindo a nossa analogia anterior, seria uma espécie de correnteza. Remar contra ela pode ser um desperdício de esforço. 

É necessário utilizá-la a seu favor, e se este comportamento do cliente aponta para um lado, é para lá que devemos ir. 

Isso pode ser complexo para indústria, já que se trata de um modelo de negócio tradicional, onde os vendedores têm anos de experiência e podem ter a impressão de que conhecem bem o mercado. Desse modo, não se atentam às novas demandas dos clientes e deixam de adaptar suas abordagens para a nova realidade.

A mentalidade deve sofrer mudanças. E mudar para se adaptar, significa sobreviver no mercado.

Se você quer “pescar” as melhores oportunidades de negócios e saber como gerar leads para indústria, fique conosco e acompanhe a leitura!

Como gerar leads para indústria?

Agora que você entendeu a importância da captação de leads para indústria, este é o momento de conhecer algumas técnicas que fortalecem a sua estratégia e geram mais vendas para o seu negócio. Confira, a seguir:

1. Identifique seu ICP e crie uma persona 

Uma das dicas mais básicas que guiam as estratégias de vendas e marketing é o uso de ferramentas como ICP e persona. 

Estas são ferramentas de marketing que te ajudarão a compreender para quem você deve se comunicar, e como você deve se comunicar. Elas são definidas da seguinte forma:

  • O ICP (Ideal Customer Profile) é um conjunto de características que representam o seu cliente mais lucrativo. 
  • A persona, por sua vez, é uma representação fictícia de um comprador, um tomador de decisão. 

Juntando estas ferramentas, você encontra o tom de voz para se comunicar e atrair leads qualificados para a sua indústria. Para mais, você tem maior visibilidade sobre como estes compradores tomam consciência de sua necessidade, e como tomam decisões. 

Estes aspectos são realmente vitais para uma estratégia de geração de leads para a indústria que funciona.

Você conhece as etapas do processo de decisão dos clientes? Veja, no infográfico abaixo, quais são:

2. Produza conteúdos relevantes

A produção de conteúdo é uma arte à parte. Isso porque essa estratégia de marketing digital gera benefícios diversos para uma indústria. 

O marketing de conteúdo:

Graças à publicação de materiais relevantes, os clientes e leads de uma empresa enxergam mais valor em suas soluções, e com isso, aumentam sua fidelidade à marca.

Esta publicação pode ser feita em vários formatos diferentes. Os mais comuns são:

  • blogs;
  • vídeos;
  • webinars;
  • publicações em redes sociais;
  • newsletters;
  • eBooks.

Quer saber mais como o Marketing Digital pode elevar seu faturamento? Assista ao vídeo:

3. Crie um bom formulário de leads

Quando um lead deseja acessar um material produzido a partir de uma estratégia de marketing de conteúdo, ele deve fornecer determinados dados em troca.

Para tanto, sua indústria precisa ter um formulário de leads dentro de uma landing page para que os leds inserem seus dados.

Porém, até mesmo estes formulários devem ser feitos de forma estratégica, respeitando a etapa do funil de marketing onde estes leads se encontram.

Além disso, os formulários de leads para indústria também devem ter:

  • benefícios evidentes;
  • design e usabilidade alinhados;
  • campos de preenchimento de dados objetivos;
  • chamada para ação;
  • gatilhos mentais.

Saiba mais em: Formulário de leads: quais os pontos de atenção ao criar um formulário?

4. Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são atalhos que nosso cérebro pega para agir, e isso ocorre de maneira inconsciente, visto que nosso cérebro pretende poupar esforços para evitar o esgotamento mental.

Robert Cialdini identificou esses atalhos e os adaptou para as abordagens de vendas com o propósito de elevar o poder de persuasão dos vendedores, e assim, suas vendas.

Cialdini identificou seis gatilhos mentais:

Estes gatilhos devem ser utilizados dentro das campanhas de geração de leads para indústria com o objetivo de incentivar a conversão dos leads e gerar mais oportunidades de vendas.

Aproveite e leia o artigo: 7 gatilhos mentais para vendas que funcionam de verdade

5. Utilize técnicas de copywriting

Copywriting é uma técnica de produção de textos que buscam persuadir o leitor a tomar uma atitude, realizar uma determinada ação. 

O profissional que domina essa técnica é uma peça-chave para as estratégias de geração de leads para indústrias, uma vez que influenciam diretamente na conversão dos mesmos.

Por essa razão, é fundamental contar com um bom copy em seus conteúdos, no seu site e em suas páginas para aumentar as taxas de conversão. 

[BÔNUS] Dica de ouro sobre gestão de leads para indústria!

De nada adianta uma estratégia eficiente de geração de leads para a indústria se, assim que são convertidos, são esquecidos.

Isso ocasiona uma grande perda de esforço e tira o propósito dessa estratégia.

É preciso continuar nutrindo estes leads para que se tornem vendas concretizadas! Este é o objetivo final desta estratégia, concorda?

O mesmo estudo que citamos logo no início, Marketing Digital na América Latina, aponta que o CRM é a ferramenta mais importante para 82% das empresas que investem em marketing digital.

O principal interesse na utilização do CRM é a criação de relacionamentos mais duradouros e eficientes entre as empresas e seus clientes potenciais. O objetivo final é a fidelização e a melhoria das vendas e o aumento da geração de receita. 

Dessa forma, o uso de CRM se torna indispensável para aprimorar a experiência do cliente  e criar reconhecimento de marca

Entenda como as funcionalidades de um CRM favorecem a gestão de leads:

1. Funil de vendas

O funil de vendas é uma ferramenta utilizada para conduzir seu lead dentro da jornada do cliente. 

Assim que o lead é convertido, é preciso continuar acompanhando-o para que, enfim, feche negócio com a sua indústria. 

Utilizando o funil de vendas, os vendedores podem ter maior visibilidade sobre suas oportunidades de negócio que estão em andamento e encontram mais facilidade para perceber o momento certo para abordar cada cliente.

Você já conhece o funil de vendas do Agendor? Dê uma olhada no vídeo abaixo!

2. Centralização de contatos

É essencial organizar sua base de leads e segmentá-los para compreender suas particularidades.

Uma planilha de Excel pode tornar isso confuso e oferecer uma visualização poluída sobre dados tão relevantes. Um CRM fornece uma base de dados prática, com filtros inteligentes para alcançar os leads certos!

Veja como fazer a gestão dos cadastros dos leads com o App de Vendas do Agendor:

3. Relatórios

Acompanhar os resultados da sua estratégia de captação de leads para indústrias é fundamental!

Se quiser fazer isso de forma simples e intuitiva, é só contar com um CRM com usabilidade amigável e otimizada!

Ficou curioso para saber mais sobre como funciona o CRM do Agendor? 

Não perca tempo e teste gratuitamente nossa solução! Basta clicar aqui!