Como conseguir estimular o desempenho da força de vendas sem apelar para o dinheiro: confira nosso Guia de Vendas

Existe um ditado muito famoso sobre a força de vendas que é aquele famoso “vendedor gosta de dinheiro”.

Todo mundo gosta de um pouco de dinheiro, pois é justamente isso o que traz conforto para a vida das pessoas. Porém, será que somente o dinheiro estimula a força de vendas a melhorar o desempenho?

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Certamente, sem medo de errar, a resposta é não. Existem outras maneiras de incentivar a força de vendas e fazer com que a produtividade aumente.

Além de tudo, incentivar a força de vendas é um dos principais desafios do líder de vendas, uma vez que ele não sabe quais meios empregar para que seus vendedores sintam-se reconhecidos (a não ser o dinheiro).

Neta postagem, você vai ver nosso Guia de Vendas com todas as dicas de motivação da equipe, confira!

Veja também: Qual o papel do líder na motivação da força de vendas?

Guia de Vendas: como motivar sua equipe

Na atual realidade dos negócios, quem sabe o que é B2B e as peculiaridades deste tipo de empresa, entende como as vendas se tonaram muito mai consultivas e complexas, exigindo cada vez mais empenho e determinação dos vendedores.

Nesse contexto, elogios e reconhecimento são fatores determinantes para a motivação da equipe.

Confira as dicas de nosso Guia de Vendas.

1. Ressalte os pontos positivos dos vendedores

Ninguém quer ser apenas criticado. Isso também vale para a força de vendas. Geralmente o líder se esquece de enaltecer o trabalho e a proatividade dos vendedores.

É muito importante que os gestores comerciais se lembrem de ressaltar o que cada vendedor faz de positivo dentro da empresa. Não adianta deixar de reconhecer o esforço e simplesmente chamar atenção diante de um erro.

Reconheça as pequenas atitudes positivas da força de vendas. Isso faz um efeito enorme dentro de cada vendedor e impulsiona para que toda a força de vendas continue sempre fazendo um bom trabalho.

2. Invista na capacitação da força de vendas

Todo funcionário gosta de sentir que a empresa acredita em seu potencial e na sua carreira. Sendo assim, quando uma empresa resolve investir em capacitação profissional, o vendedor entende que ela acredita em seu potencial.

Por isso, invista na capacitação profssional da sua força de vendas. Além de mostrar que a sua empresa está preocupada com a reciclagem profissional de seus funcionários, os vendedores entendem que a empresa acredita no desempenho deles.

3. Conquiste a confiança da força de vendas

A confiança é a melhor moeda de troca para um time funcionar. Isso significa que o gestor comercial precisa conquistar a confiança da equipe para que o processo de vendas funcione da melhor maneira possível.

Para isso, a força de vendas precisa entender que o gestor comercial e a empresa são aliados. O sucesso da empresa é o sucesso da força de vendas. Ou seja, o trabalho precisa ser uma engrenagem: um ajudando o outro a mover os seus motores.

Quando a força de vendas enxergar a empresa e o gestor comercial como aliados, o trabalho em equipe será fortalecido e todos saem ganhando.

4. Não explore a força de vendas

Algumas empresas no início de suas atividades não podem pagar o salário dos sonhos dos seus funcionários (inclusive da força de vendas).

Com o passar do tempo a empresa cresce, os donos trocam seus carros, a sede muda, mas nada melhora para a equipe de vendas. Isso é mais comum do que se imagina e faz com que a confiança dos vendedores na empresa seja quebrada.

Isso porque, nesses casos, a força de vendas ajudou a empresa acontecer e têm muito mérito no resultado atingido.

Confira também: Guia prático: Como criar campanhas de incentivo de vendas

5. A obrigação do resultado não é apenas da força de vendas

A obrigação da força de vendas não é vender ou gerar negócios a qualquer preço.

Fazer com que os negócios aconteçam é uma obrigação conjunta da empresa, do gestor comercial e da força de vendas. É a empresa que investirá para que as vendas aconteçam, o gestor que vai atrás de parcerias para que a venda seja fomentada e a força de vendas que vai para cima dos clientes.

Ninguém é responsável sozinho. É preciso entender que vendedor não faz milagre e que sem investimento, estrutura e parcerias as vendas não acontecem.

Os vendedores são os aliados da empresa.

E por esse motivo, a força de vendas precisa entender que a empresa sabe da sua importância e que a relação entre eles é muito mais do que uma simples relação trabalhista. É uma parceria para um objetivo em comum!

Essa é a única e a melhor receita para transformar a força de vendas em um time de vendedores profissionais dispostos a fazer qualquer empresa acontecer.

Que achou destas 5 dicas de nosso Guia de Vendas? Aqui no Blog do Agendor, temos muitas outros Guias de Vendas para você consultar. veja só: