Balanced Scorecard: indicadores e perspectivas que vão definir a estratégia e mostrar o plano de ação certo para sua empresa.

Definir os indicadores do Balance Scorecard (BSC, na sigla em inglês) é uma das etapas mais importantes dessa metodologia de definição na atuação estratégica de uma empresa. E, apesar de existirem regras claras e objetivas para a definição desses indicadores, é muito comum que gestores e empreendedores tenham dificuldade em determinar indicadores que atendam adequadamente os objetivos da metodologia empregados no Balanced Scorecard.

Para ajudar você a determinar corretamente os indicadores do Balanced Scorecard vamos apresentar aqui todas as suas características e requisitos necessários para que possam ser usados em seu negócio e trazer os melhores resultados. Mas, antes disso, vamos recordar rapidamente os principais fundamentos do Balanced Scorecard.

Bônus: faça seu time alcançar a alta performance em vendas com nossa plataforma de CRM

O Agendor é uma plataforma de CRM e gestão comercial que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas B2B. Cadastre-se abaixo e ganhe um teste cortesia de 14 dias, com todos os recursos!

Quanto melhor a estratégia, mais produtividade! Confira nosso e-book Guia: Como ser mais produtivo e eficiente em vendas.

balanced scorecard indicadores

No BSC existem indicadores de tendência e de resultado

Balanced Scorecard: indicadores de tendência e de resultado

Balanced Scorecard é uma metodologia estratégica amplamente usada por diversas organizações e tem o objetivo de dar foco aos esforços da empresa em busca de resultados claramente definidos. Para isso, é preciso promover a convergência de esforços, o compromisso com o desempenho e o envolvimento de todos os colaboradores da organização com o objetivo de a tornar mais competitiva.

Foi criada pelos professores Robert S. Kaplan e David P. Norton nos anos 90 e se tornou uma das metodologias estratégicas mais usada. Seu processo de implementação se divide em 8 passos:

  1. Definir a orientação da estratégia
  2. Identificar os temas chaves que traduzem a estratégia
  3. Construir o mapa estratégico
  4. Determinar indicadores e metas
  5. Mapear iniciativas prioritárias
  6. Definir o plano de implementação
  7. Avaliar o desempenho
  8. Corrigir os desvios

Dentre estes, o que nos interessa neste artigo é o quarto passo, em que se definem as metas e os indicadores do Balanced Scorecard. Vamos a mais detalhes sobre eles!

Para conhecer mais detalhes sobre o Balanced Scorecard, dê uma olhada neste artigo publicado em nosso blog: Balanced Scorecard: conceito, perspectivas e como aplicar

Balanced Scorecard: indicadores usados e sua forma

Dentre os indicadores do Balanced Scorecard, vamos nos ater aos dois mais importantes, os indicadores de resultado e os indicadores de tendência.

  • Indicadores de resultado: também chamados de “out comes”, indicadores resultantes ou indicadores de ocorrência, são genéricos. Usados para medir os resultados alcançados pelas ações que já foram efetivadas.
  • Indicadores de tendência: também conhecidos como “drivers”, indicadores direcionadores ou vetores de desempenho, são específicos. Empregados para medir as ações que promovem ou levam aos resultados medidos pelos indicadores de resultado.

Por exemplo: digamos que uma empresa queira melhorar a performance de seus mecânicos de veículos levados para revisão. Para isso a empresa disponibiliza uma série de cursos. Um indicador de tendência poderia ser quantos cursos cada mecânico cursou e quantas aulas assistiu de cada um. Já o indicador de resultado seria quantos veículos revisados não recebem reclamações dos proprietários nem voltam para serem reparados em curto espaço de tempo.

Forma dos indicadores do Balanced Scorecard

As formas dos indicadores do Balanced Scorecard são as seguintes:

  • Balanced Scorecard – indicadores quantitativos: representados por números absolutos ou índices, por exemplo: porcentagem de veículos que retornam com problemas após a revisão, número de faltas totais de um mecânico nos cursos.
  • Balanced Scorecard – indicadores qualitativos: representam conceitos e, por isso, muitas vezes são binários. São atributos como estes: o carro passou na revisão ou não passou na revisão, o aluno é assíduo ou é ausente às aulas.

Deve-se tomar muito cuidado ao se empregar indicadores qualitativos no Balanced Scorecard, pois podem não representar adequadamente o que se está querendo medir, tornando-se impróprios para se saber se os resultados estão sendo alcançados.

lanced scorecard indicadores

É preciso saber escolher os indicadores certos para o BSC.

Características dos indicadores do Balanced Scorecard

O objetivo dos indicadores para o Balanced Scorecard é facilitar o acompanhamento das ações e iniciativas definidas pela empresa de forma prática e objetiva e, principalmente, o desempenho estratégico da organização. Por isso, esses indicadores do BSC têm algumas características que não podem ser deixadas de lado. Confira as principais.

Comunicação da estratégia

O indicador enfoca de forma correta o que quer ser medido ou é ambíguo? Por exemplo: é mais importante medir se os carros passaram na inspeção interna antes de serem entregues aos clientes ou medir quantos deles voltaram para novos reparos? Medir apenas se o carro passou na revisão interna pode não medir corretamente o desempenho e trazer confusão nas análises.

Confiabilidade e repetição constante das medições

Os indicadores escolhidos são medidos de forma correta e sempre da mesma forma, evitando variações devido ao método de medição? Para que os dados coletados sejam confiáveis e úteis para a organização a resposta precisa ser sim!

Atualização frequente das medições

É preciso definir uma periodicidade adequada para as medições, de forma a se saber qual foi a melhora ou piora em determinados períodos. Alguns indicadores, como a qualidade da água empregada na linha de produção de uma empresa alimentícia, por exemplo, talvez tenham que ser medidos diariamente ou mesmo de hora em hora. Já o nosso exemplo das revisões dos carros pode ser mensal, com consolidações trimestrais e anuais.

Metas de longo prazo

É importante lembrar que o objetivo dos indicadores do BSC é estratégico! Portanto, os indicadores devem levar isso em conta. Eles realmente levarão a melhorias significativas de desempenho ou são apenas o mínimo para que a empresa opere dentro de padrões aceitáveis?

Custo x Benefício de manter o indicador

Um indicador para Balanced Scorecard muito complicado de medir, que exige custos elevados ou que é sujeito a variações de confiabilidade na medição exatamente devido a sua complexidade pode não levar a nada. É preciso ter em mente se o custo de se manter esse indicador não será superior ao ganho com a melhoria desejada, ou se simplesmente será esquecido e abandonado porque é impossível de executar corretamente.

lanced scorecard indicadores

O BSC ajuda a definir as ações e iniciativas de sua empresa

Pronto! Agora você sabe tudo de indicadores de Balanced Scorecard, que tal saber ainda mais sobre outras metodologias de definição da estratégia na empresa? Confira este artigo: Tudo que você tem de saber sobre análise SWOT de uma empresa