O uso dos indicadores de gestão de projetos corretos é fundamental, uma vez que eles permitem monitorar o andamento das ações e ainda promovem as melhorias necessárias durante sua execução, visando melhores resultados para a empresa.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Os indicadores de gestão de projetos são fundamentais para que os projetos sejam realizados e finalizados da melhor maneira possível, alcançando, ao final, resultados eficazes.
  • Os projetos já iniciam com um prazo determinado, quantidade de recursos estimada e certo número de entregáveis, o que exige uma responsabilidade considerável do gestor de marketing e vendas e suas equipes.
  • Os principais indicadores de projetos são: valor agregado (mede o que a equipe já entregou); ROI (o retorno sobre o investimento); desvio de prazo (quando o tempo planejado precisa ser reavaliado); desvio de custo (regula o orçamento) e desvio de esforço.
  • Conheça e entenda quais são os KPIs de vendas e marketing que você deve aplicar no dia a dia do negócio.

Afinal, sem o devido acompanhamento de projetos, você pode se frustrar com os resultados. Na verdade, o uso de indicadores de gestão é uma das técnicas mais eficazes para as atividades serem entregues no prazo, no orçamento e atendendo às especificações técnicas de seu escopo.

Tendo isso em vista, explicamos aqui a importância dos indicadores de gestão de projetos e ainda mostramos os 5 KPIs que você não pode deixar e acompanhar. Continue a leitura e saiba quais métricas implementar na sua empresa!

Por que utilizar indicadores de gestão de projetos?

Os indicadores de gestão de projetos ajudam a identificar gargalos, atrasos e desperdícios. Assim, as oportunidades de melhoria dos processos para corrigir os desvios de produtividade, que por ventura aconteçam, ficam mais claras. 

Dessa forma, é possível implementar os ajustes necessários para que se consiga atingir os objetivos do projeto no prazo e com a qualidade desejada, sem estourar o orçamento.

Por meio dos KPIs, evitam-se atrasos, ruídos na comunicação entre as equipes envolvidas e falhas nas entregas. Além disso, esses instrumentos fornecem dados concretos que servirão como fundamento para tomadas de decisão mais assertivas sobre a condução do projeto.

Os indicadores de acompanhamento de projetos também são importantes para redução de custos e para garantir que todas as etapas sejam concluídas no prazo desejado.

>>>> Leia também: como gerenciar um projeto — 4 dicas para melhorar os processos da empresa

Indicadores para gestão de projetos: 5 exemplos do que você precisa acompanhar

Existem diversos indicadores de acompanhamento de projetos que você pode utilizar para acompanhar o andamento de iniciativas na sua empresa. Confira a seguir os 5 principais KPIs que você não pode deixar de monitorar.

1. Valor Agregado

A nossa primeira dica de indicador para gestão de projetos é o Valor Agregado (VA). Esse KPI permite acompanhar quanto daquilo que foi planejado a equipe responsável já conseguiu entregar.

E o cálculo é bem simples. Basta dividir o que já foi entregue pelo escopo planejado e depois multiplicar por 100.

2. ROI

O ROI, ou retorno sobre investimento, é um KPI financeiro, muito útil em projetos. Este KPI faz a relação entre o montante investido na execução do projeto e o montante que se conseguiu recuperar.

A fórmula do ROI é a seguinte:

  • ROI = (Retorno – Investimento) / Investimento

>>>> Leia mais: entenda o que é ROI, retorno sobre investimento, e como calculá-lo

3. Desvio de prazo

Também, entre os indicadores de projetos, temos o desvio de prazo. Esse KPI faz a relação entre o prazo planejado e o prazo real do projeto a fim de verificar o quão adiantado ou atrasado o projeto está.

Existem duas fórmulas para calcular o desvio de prazo; uma para projetos concluídos e outra para projetos em andamento.

Projetos concluídos:

  • desvio de prazo = (fim real – fim planejado) / duração planejada

Projetos em andamento:

  • desvio de prazo = (previsão de fim – fim planejado até agora) / duração planejada

Os resultados devem ser interpretados da seguinte forma:

  • resultado negativo: projeto está adiantado;
  • resultado positivo: projeto está atrasado;
  • resultado igual a 0: projeto está no prazo.

4. Desvio de custo

Outro indicador que vale a pena acompanhar é o desvio de custo. Seu objetivo é fazer a relação entre o custo real e o custo estimado para execução do projeto.

Ou seja, esse KPI mostra se o orçamento gasto durante o projeto está acima, abaixo ou conforme o esperado.

Também há duas fórmulas para calcular o desvio de custo; uma para projetos concluídos e outra para projetos em andamento.

Projetos concluídos:

  • desvio de custo = (custo efetivo – custo planejado) / custo planejado

Projetos em andamento:

  • desvio de custo = (custo previsto – custo planejado) / custo planejado

Os resultados devem ser interpretados da seguinte forma:

  • resultado negativo: projeto abaixo do orçamento planejado;
  • resultado positivo: projeto estourou o orçamento planejado;
  • resultado igual a 0: projeto está no orçamento planejado.

5. Desvio de esforço

Encerrando a lista dos principais indicadores de projetos, não poderíamos deixar de citar o desvio de esforço. Esse KPI mostra se o esforço empregado para execução do projeto está acima, abaixo ou no planejado.

O cálculo do KPI de desvio de esforço é feito a partir da seguinte fórmula:

  • desvio de esforço = total de horas trabalhadas / total de horas planejadas

Resultados positivos significam que o esforço está além do planejado, o que pode gerar atrasos ou aumento de custos.

>>>> Veja também: como a ferramenta 5W2H ajuda a planejar projetos rapidamente

Agora que você conheceu todos esses KPIs de projetos, que tal conhecer alguns KPIs de performance de vendedores? Então, dê uma olhada nestes:

E aí, ficou claro para você quais indicadores de gestão de projetos você não pode deixar de acompanhar? Então implemente esses KPIs nos seus projetos futuros e acompanhe o desempenho das suas estratégias de execução para garantir o alcance de bons resultados.

E se você deseja conhecer outros KPIs importantes, principalmente para a área de vendas, baixe nossos materiais gratuitos: