Se você chegou até este artigo, provavelmente esteja precisando acompanhar e abastecer as informações de seu funil de vendas de uma forma mais eficaz, que permita gerar relatórios em poucos minutos e tomar decisões com base em dados.

E você está no caminho certo! Ter uma boa gestão do funil de vendas é essencial para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação.

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Da mesma forma, o Excel tem sido há muitos anos uma ferramenta bastante popular entre os gestores da área comercial para este fim.

Porém, nem por isso este software continua sendo o melhor recurso para quem busca segurança da informação, produtividade e assertividade. Neste artigo vamos explicar o porquê. Confira!

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Como criar um funil de vendas no Excel se tornou ultrapassado?

Se o Excel por muitos anos foi uma boa ferramenta para criar um funil de vendas e monitorá-lo, é preciso explicar porque ele se tornou ultrapassado.

Em primeiro lugar, porque esta na verdade não é uma ferramenta de vendas. O Excel foi desenvolvido e tem sido aprimorado desde seu lançamento com a finalidade de auxiliar na realização de funções matemáticas.

Ou seja, pode até ser bastante útil para a gestão de vendas, mas não como sistema mais adequado para isso.

Além do mais, com o avanço da tecnologia móvel e da conectividade, torna-se cada vez menos produtivo e seguro abastecer todas as informações relativas à atividade comercial em uma ferramenta que não se adapta bem ao uso no celular e oferece risco de perda ou roubo de informações.

Funil de vendas grátis: as melhores opções para quem procura um

É claro, não podemos deixar de reconhecer um grande benefício do funil de vendas no Excel: para quem já utiliza o pacote Office no computador e no celular, este é um recurso gratuito – algo bastante atrativo em épocas de redução de custos como a que vivemos atualmente.

Entretanto, é preciso reconhecer outro ponto.

Dificilmente você irá encontrar gratuitamente o recurso mais adequado para cada área da sua empresa, como gestão financeira, de marketing ou de vendas.

Por isso, mais do que pensar na opção sem custo, o ponto está em encontrar o sistema ou a ferramenta que traga melhor retorno sobre investimento, o famoso ROI.

Isso quer dizer, por exemplo, que você pode pagar uma mensalidade pela ferramenta mais adequada para a sua gestão comercial. Desde que ela resulte em maior produtividade e assertividade do seu time de vendedores.

Neste caso, esses fatores também resultarão em melhores resultados de vendas, trazendo um retorno positivo para o investimento feito na ferramenta.

Olhar para os investimentos com foco no ROI é um papel importante para o gestor de vendas, justamente por permitir a inserção dos recursos mais adequados na operação, proporcionando escala e qualidade da atividade comercial.

Resumindo:  em vez de buscar entender como montar seu funil de vendas no Excel por esta ser a opção gratuita, nossa recomendação é que encontre um sistema que tenha sido desenvolvido exclusivamente para a gestão comercial. Mesmo que signifique custo extra para seu orçamento, ele pode possibilitar um bom retorno em resultados.

Sistema de CRM é a melhor opção para gestão do funil de vendas

Reconhecendo a importância de se investir em um software específico para gestão comercial em vez de apostar em um funil de vendas grátis, sem dúvidas a melhor opção é encontrar um sistema de CRM adequado para o seu perfil de empresa, tanto em relação a custos quanto em relação a funcionalidades.

Se você ainda não teve contato com um, é preciso dizer que um sistema de CRM é voltado para a gestão do relacionamento com o cliente de forma simplificada e automatizada.

Ou seja, reúne todos os dados de vendas da empresa e permitindo visualizar o funil de vendas de forma completa.

Abaixo, listamos as vantagens que tornam o sistema de CRM a melhor opção para acompanhamento da atividade comercial do seu negócio:

Preenchimento simplificado

Incentivar o time de vendas a preencher todas as informações relativas à prospecção, negociação e ao fechamento sempre foi um desafio para os gestores de vendas.

De fato, em uma rotina bastante atribulada como a da área comercial, quando não se tem a ferramenta correta, esta responsabilidade acaba sendo adiada e às vezes até negligenciada.

Com um sistema de CRM, porém, você facilita a mudança de comportamento, justamente pela interface amigável do software e por seu desenvolvimento focado na rotina do vendedor, tornando a experiência de registrar as atividades muito mais simples e natural.

Acesso a qualquer hora e lugar

Falando em experiência de utilização focada na rotina do vendedor, outra vantagem dos bons sistemas de CRM em relação ao funil de vendas no Excel é a possibilidade de utilização a qualquer hora e em qualquer lugar, por meio do aplicativo para celular.

Desta forma, mesmo os vendedores que atuam com vendas externas conseguem cadastrar atividades e oportunidades facilmente.

Eles podem fazer isso durante as pausas entre as visitas e sem esperar chegarem em casa no fim do dia para essa atividade – quando já não têm mais tão frescos na memória os detalhes de cada reunião.

Além disso, todas as informações da sua empresa ficam salvas na nuvem, permitindo que sejam consultadas em caso de qualquer dúvida a respeito de uma conta ou de um cliente enquanto estiver fora do escritório.

Segurança dos dados

Falando em armazenamento na nuvem, este também é um requisito para a segurança da informação.

Desta forma, evita-se o risco de perda de informações por salvamento incorreto, registros duplicados ou arquivos corrompidos – situações bastante comuns ao trabalhar com funil de vendas no Excel.

Além do mais, os sistemas de CRM possuem outros atributos de segurança, como barreiras e níveis de acesso, resguardando as informações mais importantes da sua empresa do ataque e do roubo de dados.

Gestão de métricas e relatórios

Para os gestores de vendas, essa é uma das maiores vantagens dos sistemas de CRM.

Com todos os dados preenchidos pelos vendedores, extrair relatórios a partir do software leva poucos cliques e minutos.

Em outras palavras, nada daquele estresse de manipular dados no Excel por horas cada vez que um novo relatório é solicitado por um líder de outra área.

Extrair relatórios com tanta eficiência é um fator chave também para a tomada de decisão.

Você consegue acompanhar diariamente o desempenho de cada campanha, produto ou vendedor, podendo mudar de rota ou estratégia antes que algum fator se torne motivo para a baixa de resultados.

Visão completa do funil de vendas

É claro, se estamos falando sobre acompanhamento de funil de vendas, essa não poderia deixar de ser uma das vantagens mencionadas nesse artigo.

A maioria dos sistemas de CRM já apresenta o funil de vendas em tempo real na sua página inicial.

Portanto, basta acessar o software para ter uma visão efetiva sobre o número de prospecções, contatos, propostas e vendas fechadas dentro de um período específico.

Custo acessível e ótimo ROI

Como mencionamos anteriormente, é preciso alterar a mentalidade do “gratuito” para a do melhor ROI na gestão de uma empresa. Desta forma que você conseguirá encontrar de fato os recursos mais adequados para chegar até os resultados esperados, com máxima produtividade.

Na hora de escolher um sistema de CRM, provavelmente você irá encontrar opções para todos os gostos (e bolsos).

Mas saiba que existem ferramentas pensadas para empresas do porte da sua, com custo acessível e excelente tecnologia. Desta forma, será fácil chegar ao melhor retorno para seu investimento!

Traga seu funil de vendas para a nova realidade dos negócios

É importante deixar um ponto claro: se esta for a sua escolha, você conseguirá sim acompanhar seu funil de vendas no Excel.

Mas isso, sem dúvidas, irá significar menos produtividade, menos eficiência e maior risco de erros no registro e na interpretação dos dados.

E isso é um risco que sua empresa corre! Principalmente pela grande chance de acabar impactando seu cliente, que pode perceber falta de organização e de profissionalismo na atuação do seu negócio.

Portanto, se quer ter uma gestão eficaz e que traga os melhores resultados, o caminho é investir em uma ferramenta apropriada para o trabalho da área comercial, com tecnologia de última geração e que, principalmente, seja capaz de colocar a sua empresa em uma nova realidade de negócios!

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