O que seu app de vendas precisa ter?

Se um vendedor não tiver um bom app de vendas em mãos para acompanhar a sua rotina, provavelmente estará perdendo em produtividade. E seu gestor, é claro, estará deixando de ter registros precisos e a curto prazo sobre todas as atividades comerciais.

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relacionamento estratégico com todos os seus públicos é vital

Esses fatores impactam diretamente os resultados da empresa, que até pode estar alcançando as metas, mas deixando de aproveitar ainda melhores oportunidades.

Apenas com esses elementos, já vale a pena considerar a adoção de um app de vendas no time comercial, não é?

Para ajudar na decisão sobre qual é o melhor aplicativo para a realidade do seu negócio, neste artigo vamos apresentar os principais elementos para que ele seja uma ferramenta efetiva na sua gestão.

Confira!

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Por que usar um app de vendas?

Estamos vivendo o impacto da Transformação Digital no nosso ambiente profissional e em diferentes áreas da nossa vida. Não poderia ser diferente na nossa gestão comercial!

Com o avanço da tecnologia e o comportamento pautado cada vez mais por termos como mobile e portabilidade de dispositivos, os aplicativos já são consolidados como importantes ferramentas para os mais diversos fins.

E existem bons benefícios em tê-los como parte também dos recursos disponíveis para a atividade dos vendedores e dos gestores de vendas. Conheça alguns deles:

Rotina de vendas documentada

O registro de todas as informações referentes à prospecção, à negociação e ao relacionamento com os clientes sempre foi um desafio para as organizações.

Documentar a rotina de vendas, entretanto, se torna mais simples com um app de vendas em mãos.

Isso acontece principalmente pela facilidade abastecer os aplicativos com as informações, tanto por serem ferramentas simples e intuitivas, quanto pela integração com outros recursos do telefone.

Acesso a qualquer hora e de qualquer lugar

Para as empresas que atuam com vendas externas, ter acesso ao app de vendas a qualquer hora e em qualquer lugar significa:

  • Um ganho imenso de produtividade
  • Mais garantia de que informações não serão perdidas por serem registradas posteriormente, quando as reuniões não estão mais “frescas” na cabeça do executivo de vendas.

Com o aplicativo em mãos, o tempo entre uma visita e outra ou até em deslocamento é utilizado para já documentar tudo o que aconteceu nas interações com prospects e clientes.

Adaptação à era da mobilidade

Por fim, não podemos deixar de falar na atualização da sua empresa ao que é já consolidado como ferramenta no mundo dos negócios.

Cada vez mais rapidamente, tecnologias se tornam obsoletas ou menos adequadas para as atividades que precisam ser feitas. Continuar insistindo no que já não é mais a melhor opção pode significar perda de competitividade.

É o caso de empresas que continuam utilizando planilhas de Excel para a gestão da carteira de clientes, por exemplo. Apesar de conseguirem documentar as atividades, a eficiência e a acurácia é muito inferior do que se utilizassem um bom sistema de CRM.

7 Recursos essenciais em um app de vendas

Se contar com um bom app de vendas é essencial para modernizar e para tornar mais produtiva a atividade comercial de uma empresa, quais são os elementos chave que ele precisa ter para realmente trazer a mudança esperada?

Listamos abaixo sete funcionalidades que devem fazer parte do aplicativo a ser implementado como ferramenta da sua equipe!

1. Sincronização com sistema de CRM

Este fator é básico. De nada adianta ter um excelente aplicativo se ele não estiver integrado com o seu sistema de CRM. Caso contrário, haverá retrabalho na hora de consolidar as informações.

O ideal, inclusive, é que o software utilizado pela sua empresa possua um aplicativo próprio, facilitando toda a gestão e a integração entre o que acontece no celular e o que acontece no computador. Caso o seu não atenda a este requisito, pode ser um bom indício para fazer uma mudança!

2. Fluxo inteligente de atividades

Quando falamos em aplicativos, especialmente app de vendas, é preciso considerar que o fluxo de abastecimento de informações e de registro de atividades seja adaptado para o comportamento mobile.

Ou seja, não é suficiente reproduzir o fluxo existente no sistema para desktop, é preciso torná-lo intuitivo e voltado para o comportamento mobile.

E, é claro, tudo precisa ser feito de forma inteligente, para que o vendedor siga uma lógica na hora de registrar as informações.

Por esta razão, vale a pena fazer alguns testes antes da escolha final, especialmente para entender a qualidade da experiência do usuário no aplicativo!

3. Rota de clientes

Se os aplicativos têm uma aplicação valiosa para os consultores de vendas externas, o ideal é tornar a rotina deles ainda mais simples.

Um grande diferencial de um bom app de vendas é contar com geolocalização, mostrando um mapa de clientes e prospects na sua região atual e facilitando o agendamento das visitas de forma a utilizar as melhores rotas de vendas.

Tudo isso, é claro, com integração a aplicativos de navegação no trânsito!

4. Agendamento de tarefas

O agendamento de tarefas também representa um dos elementos essenciais de um aplicativo voltado para a área comercial.

Especialmente porque os vendedores costumam sair das visitas com uma série de tarefas a serem realizadas, tais como:

  • envio de proposta;
  • consulta ao departamento jurídico;
  • envio de informações sobre produto;
  • data para uma próxima abordagem;
  • entre outras.

Para não perder a deadline de nenhuma dessas tarefas, o ideal é já registrá-las no app de vendas, de forma a entrarem para o calendário de atividades do vendedor.

5. Acesso rápido às informações     

Para aqueles que gerenciam uma grande carteira, pode ser complexo lembrar-se de todos os detalhes sobre as negociações, sobre as pessoas envolvidas em cada potencial cliente ou mesmo sobre as informações essenciais da empresa com a qual se está interagindo.

Em um app de vendas que oferece acesso rápido e completo às informações sobre empresas e pessoas, fica mais fácil fazer consultas a qualquer que seja o dado necessário. Algo extremamente valioso para também aproveitar o tempo entre as reuniões e reativar alguns contatos por telefone!

6. Versões para Android e iPhone

Não adianta, é claro, escolher um app de vendas fantástico se ele não estiver disponível nas plataformas utilizadas pelos vendedores da sua empresa.

Por isso, tenha certeza de que o aplicativo em questão esteja disponível como app de vendas para Android e app de vendas para iPhone.

Isso não significa apenas que o app possa ser instalado nessas plataformas, mas que também tenha sido desenvolvido para cada uma delas, considerando as suas especificidades.

Aqui, mais uma vez, os testes fazem toda a diferença na escolha!

7. Acesso offline

Por fim, um recurso que muitas vezes é esquecido em tempos de conectividade facilitada: o acesso offline.

Um bom app de vendas precisa permitir que as informações sejam registradas mesmo sem acesso à internet, atualizando o sistema quando houver uma nova conexão disponível.

Desta forma, não corre-se risco devido à instabilidade de conexão ou até mesmo à falta dela – principalmente para empresas que atuam em mercados que podem ter unidades em locais mais remotos, como o agronegócio ou o setor industrial.

Escolha seu app de vendas e torne sua gestão de vendas mais dinâmica!

Mencionamos neste artigo o quanto aderir às tecnologias que, apesar de serem recentes, estão consolidadas no mercado é importante para a sua empresa se manter competitiva em seu segmento de atuação.

Acreditamos que esse deva ser, cada vez mais, um dos pensamentos a guiar a sua gestão.

Investir em tecnologia e automação de processos com certeza irá guiar a sua empresa para um caminho de maior produtividade e eficiência, essenciais para vender mais e oferecer a melhor solução aos clientes!

E para saber na prática as vantagens que o app de vendas do Agendor pode trazer para sua equipe comercial, faça um teste de 14 dias grátis na plataforma clicando aqui!