Categorias
Estratégias de vendas

O que seu app de vendas precisa ter? Confira 10 recursos essenciais!

O que seu app de vendas precisa ter? Quer saber responder a essa pergunta com ainda mais clareza? Vamos ajudar nisso e muito mais!

Antes de tudo, tenha em mente que se um vendedor não tiver um bom app de vendas em mãos para acompanhar sua rotina, provavelmente ele estará perdendo em produtividade. E seu gestor, é claro, estará deixando de ter registros precisos e de forma ampla sobre todas as atividades comerciais.

Esses fatores impactam diretamente nos resultados da sua empresa. Um bom profissional pode até estar alcançando as metas, é verdade, mas deixando de aproveitar ainda melhores oportunidades. Se seu time comercial já está se desenvolvendo, nada melhor do que fazer com que ele cresça ainda mais.

Com esse cenário, já vale a pena considerar a adoção de um app de vendas no time comercial, não é mesmo? Ou, ainda que você já tenha, uma solução ainda mais completa para atender ao seu negócio.

Para ajudar na decisão sobre qual é o melhor entre os aplicativos comerciais disponíveis, neste artigo, vamos apresentar os principais elementos para que o app de vendas seja uma ferramenta efetiva na sua gestão.

Quer conseguir melhores resultados? Siga com a gente e confira as informações abaixo!

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

Por que usar um app de vendas? 4 vantagens

Estamos vivendo o impacto da Transformação Digital no nosso ambiente profissional e em diferentes áreas da nossa vida. Não poderia ser diferente na nossa gestão comercial!

Com o avanço da tecnologia e o comportamento pautado cada vez mais por termos como mobile e portabilidade de dispositivos, os aplicativos já são consolidados como importantes ferramentas para os mais diversos fins.

E existem bons benefícios em tê-los como parte também dos recursos disponíveis para a atividade dos vendedores e dos gestores de vendas. Ainda em dúvida sobre o porquê de contar com aplicativos comerciais? Conheça 4 das principais vantagens de utilizá-los:

1. Rotina de vendas documentada

O registro de todas as informações referentes à prospecção, à negociação e ao relacionamento com os clientes sempre foi um desafio para as organizações. Como fazer tudo isso sem atrapalhar a produtividade do seu time comercial?

Documentar a rotina de vendas, você deve imaginar, se torna muito mais simples com um bom app de vendas em mãos. Contanto que ele atenda a suas necessidades, é claro.

Por serem ferramentas simples e intuitivas, os aplicativos comerciais geram bastante facilidade para documentar os processos e demais informações. Além, claro, de serem bastante úteis para a integração com outros recursos — como o e-mail e o telefone.

Com uma rotina de vendas documentada, tanto os vendedores quanto os gestores podem acompanhar as informações em tempo real e tirar insights valiosos a partir dela. O que também dialoga diretamente com a maturidade da cultura organizacional da sua empresa.

A partir do momento em que há um entendimento mútuo da importância da documentação da rotina, os profissionais passam a se pautar por dados e métricas mais exatas. Assim, eles podem melhorar suas performances não só com base na intuição, mas em informações factuais.

2. Acesso a qualquer hora e de qualquer lugar

Para as empresas que atuam com vendas externas, ter acesso ao app de vendas a qualquer hora e em qualquer lugar significa:

  • Um ganho imenso de produtividade;
  • Mais garantia de que informações não serão perdidas por serem registradas posteriormente, quando as reuniões não estão mais “frescas” na cabeça do executivo de vendas.

Com o aplicativo em mãos, o tempo entre uma visita e outra (ou até em deslocamento) é utilizado para já documentar tudo o que aconteceu nas interações com prospects e clientes. Desse modo, fortalece-se o dinamismo da sua empresa atendendo aos potenciais consumidores.

Imagine, por exemplo, que seu time comercial documente e acesse todas as informações, mas somente quando está no escritório. Isso engessa alguns dos seus processos comerciais e retira a credibilidade das informações prestadas quando você faz uma visita a um prospect.

Desse modo, se você registra informações, dê acesso a seus vendedores em qualquer hora e de qualquer lugar. Assim, eles ficam empoderados e seguros para prestar um melhor atendimento.

3. Uniformidade no atendimento prestado

Com um app de vendas de excelência, um ponto importante é que você confere uniformidade ao serviço prestado pelos seus vendedores. Pense o seguinte: seu time documenta todas as informações com base nos parâmetros estabelecidos e valoriza a cultura norteada por métricas.

Dessa forma, a partir do momento em que seus vendedores contam com essas informações em mãos, o atendimento prestado aos consumidores é muito parecido. Afinal, não conta com ruídos que aconteceriam se cada profissional registrasse as informações à sua maneira.

Evidentemente, cada vendedor tem seu modus operandi e suas particularidades. A diversidade, inclusive, gera resultados quando encorajada. Ainda assim, é preciso criar uma linguagem comum para prestar um diálogo uniforme com seus interlocutores.

Assim, independentemente de quem os atender, eles sabem o que esperar da sua empresa.

4. Adaptação à era da mobilidade

Por fim, não podemos deixar de falar na atualização da sua empresa ao que é já consolidado como ferramenta no mundo dos negócios.

Cada vez mais rapidamente, tecnologias se tornam obsoletas ou menos adequadas para as atividades que precisam ser feitas. Continuar insistindo no que já não é mais a melhor opção pode significar perda de competitividade.

É o caso de empresas que continuam utilizando planilhas de Excel para a gestão da carteira de clientes, por exemplo. Apesar de conseguirem documentar as atividades, a eficiência e a acurácia é muito inferior do que se utilizassem um bom sistema de CRM.

Se você já trabalha com vendas há bastante tempo, sabe que o assunto aplicativos comerciais não é exatamente novo. Ainda assim, as variações desse termo se dão pelas soluções tecnológicas que, dia após dia, revolucionam o mercado.

Dessa forma, à medida que você acompanha esse processo, sua empresa também fica atualizada e não perde para a concorrência. Contar com um app de vendas mais completo do que o que você utiliza atualmente pode ser a chave para o seu sucesso!

Quer saber o que observar para escolher um app de vendas que caia como uma luva na sua empresa? Veja abaixo!

10 recursos essenciais em um app de vendas

Se contar com um bom app de vendas é essencial para modernizar e para tornar mais produtiva a atividade comercial de uma empresa, quais são os elementos chave que ele precisa ter para realmente trazer a mudança esperada? Pergunta difícil, não?

Mas fique tranquilo, vamos ajudar na sua resposta. Listamos abaixo dez funcionalidades que devem fazer parte do aplicativo a ser implementado como ferramenta da sua equipe!

1. Acesso facilitado às informações

Uma equipe eficiente de vendas deve ser capaz de acessar informações de maneira rápida e simples. Essa é uma forma de como aumentar a produtividade da equipe.

E isso significa acessar conteúdo, estatísticas, números de vendas, informações sobre clientes, históricos de relacionamento, e muito mais.

Um aplicativo de vendas precisa ajudar ativamente no desenvolvimento de negócios e clientes.

Para aqueles que gerenciam uma grande carteira, pode ser complexo lembrar-se de todos os detalhes sobre as negociações, sobre as pessoas envolvidas em cada potencial cliente ou mesmo sobre as informações essenciais da empresa com a qual se está interagindo.

Em um app de vendas que oferece acesso rápido e completo às informações sobre empresas e pessoas, fica mais fácil fazer consultas a qualquer que seja o dado necessário. Algo extremamente valioso para também aproveitar o tempo entre as reuniões e reativar alguns contatos por telefone!

Desse modo, sua equipe precisa encontrar facilmente essas informações em seu aplicativo para controle de vendas. Caso contrário eles não irão ver sentido em usar um aplicativo que não pode oferecer respostas quando mais precisam delas.

É imprescindível dar uma visão de dashboards aos seus vendedores. Assim, eles podem chegar enriquecidos para a interação com os prospects e apresentar dados que agreguem valor. Veja abaixo um exemplo de dado do app de vendas do Agendor:

app de vendas - agendor

Com essa visão, o vendedor pode ser franco com o cliente apresentando os produtos mais vendidos e agregando valor à interação. Quando tudo isso é feito pelo celular, fica ainda mais natural!

2. Sincronização com sistema de CRM

Este fator é básico. De nada adianta ter um excelente aplicativo se ele não estiver integrado com o seu sistema de CRM. Caso contrário, haverá retrabalho na hora de consolidar as informações.

O ideal, inclusive, é que o software utilizado pela sua empresa possua um aplicativo próprio, facilitando toda a gestão e a integração entre o que acontece no celular e o que acontece no computador. Caso o seu não atenda a este requisito, pode ser um bom indício para fazer uma mudança!

Pense que nenhum dos softwares que você utilizada deve ser um ilha, que não se conecta com outras ferramentas, mas um pedaço de terra que agregue ao todo. Assim, você cria margem inclusive para integrações futuras com novos apps comerciais que passar a utilizar.

3. Fluxo inteligente de atividades

Quando falamos em aplicativos, especialmente em app de vendas, é preciso considerar que o fluxo de abastecimento de informações e de registro de atividades seja adaptado para o comportamento mobile.

Ou seja, não é suficiente reproduzir o fluxo existente no sistema para desktop, é preciso torná-lo intuitivo e voltado para o comportamento mobile. Afinal, carregamos nossos smartphones para todos os cantos e, em muitos dos casos, eles são nossa principal ferramenta de trabalho.

Evidentemente, tudo precisa ser feito de forma inteligente, para que o vendedor siga uma lógica na hora de registrar as informações. Responsividade e usabilidade caminham juntas com a produtividade, nunca se esqueça disso.

Por esta razão, vale a pena fazer alguns testes antes da escolha final, especialmente para entender a qualidade da experiência do usuário no aplicativo!

4. Análise de dados

Um aplicativo para gerenciar vendas deve ser inteligente e orientado a dados.

Sem as análises necessárias para que os vendedores pintem um quadro coerente de seus sucessos, clientes e oportunidades de negócios, seus esforços ficam praticamente perdidos.

Uma ferramenta mobile de vendas precisa ser abrangente na coleta de dados e informações e intuitiva ao máximo para mostrar aos vendedores seu desempenho, e principalmente como andam suas atividades de vendas.

Dessa maneira, cada vendedor tem um diagnóstico sobre seu desempenho no processo de vendas, e ainda pode saber onde precisa melhorar para gerar mais resultados.

Com a análise de dados, o vendedor pode aprimorar seu comportamento, suas atividades e suas habilidades de vendas.

5. Rota de clientes

Se os aplicativos comerciais têm uma aplicação valiosa para os consultores de vendas externas, o ideal é tornar a rotina deles ainda mais simples.

Um grande diferencial de um bom app de vendas é contar com geolocalização, mostrando um mapa de clientes e prospects na sua região atual e facilitando o agendamento das visitas de forma a utilizar as melhores rotas de vendas.

Tudo isso, é claro, com integração a aplicativos de navegação no trânsito! Um bom app de vendas é aquele que trabalha perfeitamente no seu contexto. Não importa se sua empresa opera em grandes capitais ou no interior, a ferramenta tem que se adaptar à sua rota.

6. Agendamento de tarefas

O agendamento de tarefas também representa um dos elementos essenciais de um aplicativo voltado para a área comercial.

Especialmente porque os vendedores costumam sair das visitas com uma série de tarefas a serem realizadas, tais como:

  • envio de follow up do que foi conversado;
  • envio de proposta;
  • consulta ao departamento jurídico;
  • envio de informações sobre produto;
  • data para uma próxima abordagem;
  • entre outras.

Para não perder a deadline de nenhuma dessas tarefas, o ideal é já registrá-las no app de vendas, de forma a entrarem para o calendário de atividades do vendedor.

No app do Agendor, você agenda as tarefas com facilidade e adiciona informações que podem ser importantes não só para você, mas a todos do seu time.

Isso é especialmente importante em equipes com clientes compartilhados, já que permite até que um vendedor agende tarefas para o outro e crie uma linha de diálogo dentro do app comercial. Veja abaixo como é fácil:

app de vendas - agendor

Você pode definir um prazo, adicionar as pessoas envolvidas, definir local e outras informações. Tudo de forma bastante simples e rápida!

7. Integração com ferramentas

Mesmo que o app de gestão de vendas cumpra todas as funções básicas, ele não deve terminar por aí.

Com o poder de processamento dos dispositivos móveis e a versatilidade de suas aplicações, você não só pode, como deve, integrar seu aplicativo para controle de vendas com outras ferramentas.

Seja sincronizando sua lista de contatos para seu aplicativo, seja utilizando a sua localização para encontrar seus clientes mais próximos.

A verdade é que um aplicativo não deve trabalhar sozinho. Você deve lançar mão de ferramentas e outros aplicativos comerciais que podem melhorar o desempenho de sua atividade comercial.

Por isso, procure extensões e add-ons que sejam compatíveis com seu app de vendas e que façam com que ele entregue mais do que informações, tornando-se um diferencial competitivo.

Quanto mais funcional for o seu aplicativo para gerenciar vendas, mais você poderá produzir e otimizar o seu processo comercial. E é justamente esse o papel de um aplicativo de vendas.

Suas ferramentas não podem apenas trabalhar bem sozinhas. Elas precisam se dar bem em conjunto com outras ferramentas.

8. Flexibilidade e adaptação

O aspecto mais importante de todas essas características é a adaptabilidade. Seus clientes, produtos, serviços e estatísticas mudam, e a sua solução deve fazer o mesmo.

É preciso ser flexível e adaptável, para que o vendedor ganhe tempo e aumente seus resultados.

O vendedor não pode – nem deve – ficar refém do processo, mas sim controlá-lo.

Assim, se na sua empresa, por exemplo, o processo de vendas for diferente do processo comercial das empresas tradicionais, você precisa ter liberdade para moldar o app de vendas ao seu próprio processo.

É justamente isso que vai permitir a cada vendedor aplicar o sistema à sua rotina, em vez de ter que submeter, ou adaptar seu processo de vendas para poder operar uma ferramenta.

Quando uma ferramenta é flexível e pode ser adaptada à rotina de vendas de uma empresa, ela pode ser plenamente adotada e gerar resultados.

9. Versões para Android e iPhone

Não adianta, é claro, escolher um app de vendas fantástico se ele não estiver disponível nas plataformas utilizadas pelos vendedores da sua empresa.

Por isso, tenha certeza de que o aplicativo em questão esteja disponível como app de vendas para Android e app de vendas para iPhone.

Isso não significa apenas que o app possa ser instalado nessas plataformas, mas que também tenha sido desenvolvido para cada uma delas, considerando as suas especificidades.

Aqui, mais uma vez, os testes fazem toda a diferença na escolha!

10. Acesso offline

Por fim, um recurso que muitas vezes é esquecido em tempos de conectividade facilitada: o acesso offline.

Um bom app de vendas precisa permitir que as informações sejam registradas mesmo sem acesso à internet, atualizando o sistema quando houver uma nova conexão disponível.

Desta forma, não corre-se risco devido à instabilidade de conexão ou até mesmo à falta dela. Isso é um ponto importante principalmente para empresas que atuam em mercados que podem ter unidades em locais mais remotos, como o agronegócio ou o setor industrial.

Assim, certifique-se que o app comercial tem também a possibilidade de salvar informações enquanto seu time não tem conexão com a internet. Isso evita que dados valiosos sejam perdidos e sua empresa fique refém de conexão!

Seu app de vendas está pronto para tornar o processo comercial da sua empresa mais dinâmico?

Nem sempre os aplicativos comerciais são feitos para gerar resultados. Muitas vezes eles só querem aumentar o controle sobre o processo, ou mapear e impor um processo à sua empresa.

No entanto, como mencionamos neste artigo, o quanto aderir às tecnologias que, apesar de serem recentes, estão consolidadas no mercado é importante para a sua organização se manter competitiva em seu segmento de atuação.

Acreditamos que esse deva ser, cada vez mais, um dos pensamentos a guiar a sua gestão. Veja abaixo um infográfico com alguns apps de vendas que podem agregar (e muito) ao seu negócio:

10 apps para vendas externas

Investir em tecnologia e automação de processos com certeza irá guiar a sua empresa para um caminho de maior produtividade e eficiência, essenciais para vender mais e oferecer a melhor solução aos clientes!

Se quer saber na prática as vantagens que o app de vendas do Agendor pode trazer para sua equipe comercial, faça um teste grátis da plataforma clicando aqui!