Rotas de vendas: esse é um termo bem conhecido para grande parte dos vendedores externos.

A rotina de um time comercial de campo, que inclui visitas ao cliente e reuniões feitas fora da empresa, fica à mercê de fatores como:

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  • Condições do trânsito;
  • Conhecimento da região onde as visitas serão feitas;
  • Atualização de cadastros de endereço;
  • Além de imprevistos que podem vir a ocorrer no trajeto do vendedor entre uma visita e outra.

Por isso, um bom planejamento para estabelecer a rotas de vendas do vendedor é essencial para aumentar o seu potencial de vendas.

A versão mobile do Agendor pode ser um importante aliado nos desafios citados acima e ajudar sua equipe comercial a otimizar as vendas através da rota de clientes. Nesse artigo, vamos contar como.

Por que é importante planejar as visitas aos clientes

Com um planejamento prévio, a equipe comercial tem maior controle da própria rotina.

Sem ele, o vendedor pode ter que dar voltas na cidade para visitar dois clientes que estão próximos um ao outro, simplesmente por não ter organizado a ordem dessas visitas de forma a otimizar o trajeto.

Tendo essa preparação, ele já começa o dia podendo:

  • Organizar quais clientes irá visitar, podendo coletar as informações necessárias para obter mais resultados em cada visita e relembrar dados de negociação com cada um;
  • Traçar um mapa para determinar a ordem dessas visitas, otimizando suas atividades ao longo de cada dia;
  • Prever o número de visitas que consegue fazer.

Apps a favor da mobilidade

Tem sido crescente a criação de soluções web de venda que ajudem a otimizar a rotina do time comercial.

Entre essas ferramentas web, podemos destacar os aplicativos mobile, que atendem às demandas do time de vendas externas e ainda otimizam a comunicação do gestor com seus vendedores.

Com aplicativos em dispositivos móveis, fica mais fácil para o gestor avisar um vendedor sobre uma possível mudança de rota de última hora, por exemplo, ou de saber com mais facilidade se ele está sendo capaz de seguir o roteiro como planejado.

Já o vendedor, além de poder transmitir ao gestor informações sobre cada reunião logo após terminá-la, ainda tem mais controle de quantas visitas serão feitas por dia, o mapa dos clientes a serem visitados, e até acesso à rota de vendas determinada com apenas um clique.

Como a rota de clientes do Agendor ajuda a otimizar as visitas

O app do Agendor é um facilitador para a rotina do vendedor externo.

Disponível em iOS e Android, o aplicativo foi criado para melhorar a comunicação entre a equipe de campo e o gestor, além de fornecer ao time de vendas externas as funcionalidades que a versão web apresenta para aumentar o potencial de vendas.

Uma das funcionalidades do aplicativo do Agendor é a rota de vendas. Veja as vantagens que isso pode trazer ao time comercial:

1) Organização de roteiro

Com a urgência para fechar negócios e garantir que vendas sejam realizadas no menor tempo possível, muitas vezes a equipe de campo é enviada aos clientes sem um planejamento assertivo.

Uma roteirização organizada e preestabelecida evita problemas como:

  • o vendedor se perder em alguma área da cidade que não conheça (pois ele pode pesquisar com antecedência cada endereço)
  • Ir a um cliente e descobrir, ao chegar lá, que o endereço estava desatualizado e ele foi direcionado para a sede antiga da empresa desse cliente.

A organização prévia do roteiro também permite ao vendedor acessar as informações do cliente em questão antes mesmo de sair da empresa e, assim, chegar à visita ou reunião com mais preparo para negociar.

2) Otimização de tempo

Imagine estar visitando um cliente na zona sul de uma cidade grande e, ao verificar a próxima visita, descobrir que o outro cliente está na zona norte.

Gastar até horas atravessando a cidade entre uma visita e outra não parece ser a melhor forma de usar seu tempo em campo, certo?

Por isso, ter a rota de vendas já preparada evita que esse tipo de situação ocorra. Você pode organizar um dia só de visitas na zona sul e deixar outro dia apenas para clientes da zona norte, por exemplo.

Dessa forma, você leva menos tempo para ir entre um cliente e outro e, assim, consegue usá-lo para atividades que realmente importam, como a negociação em si.

3) Diminuição de custos operacionais

Com o trajeto otimizado, os custos da operação de vendas externas tende a diminuir.

Através da organização das visitas por bairro ou região, os custos com combustível e manutenção do carro serão menores.

Para vendedores que atuam em várias cidades, há uma diminuição dos custos de viagem também. Caso o vendedor precise ir a alguma outra cidade para visitar um cliente específico, por exemplo, ele pode ver através do aplicativo se existem outros prospects na mesma cidade.

Dessa forma, reduz a necessidade de fazer várias viagens ao mesmo local, para visitas diferentes.

4) Melhor relacionamento com o cliente

Um vendedor dedicado sabe que o processo de venda não acaba no momento em que o contrato é fechado.

Manter um bom relacionamento com quem já utiliza seu produto ou serviço é uma ótima maneira de:

  • Aumentar a fidelização desse cliente;
  • Fazer com que o cliente se sinta mais valorizado pela sua empresa;
  • Ajudar a tornar esse cliente um promotor da sua marca.

Se o vendedor vai à uma reunião e sabe que há um cliente em um endereço próximo, pode aproveitar para visitá-lo (caso tenha tempo para isso) e, assim, engajá-lo mais com sua empresa e melhorar o relacionamento com ele.

Seus vendedores externos já utilizam o app do Agendor e otimizam suas rotas de vendas? Conta pra gente nos comentários!