As dinâmicas de grupo de relacionamento interpessoal são fundamentais para estreitar os vínculos entre as pessoas da mesma equipe ou entre equipes diferentes. Afinal, todos passam muitas horas juntas trabalhando e, quanto melhor for essa conexão, melhor ficará o clima do ambiente de trabalho, certo?

Principais aprendizados deste artigo:

  • O relacionamento interpessoal está ligado aos comportamentos e às atitudes que os colaboradores têm uns com os outros.
  • As dinâmicas de grupo de relacionamento interpessoal  desenvolvem empatia, motivação, engajamento e colaboratividade entre os colaboradores.
  • Além disso, os exercícios de relações interpessoais aumentam a produtividade, a proatividade e o alcance das metas mensais e ainda reduzem conflitos entre os colaboradores.
  • Uma das melhores maneiras de promover um bom relacionamento interpessoal é aplicar dinâmicas divertidas e focadas na socialização e no conhecimento dos participantes. Aprenda mais com nosso e-book Guia: KPIs de Vendas e saiba como formar times de alta performance!

O relacionamento interpessoal está intrinsecamente ligado aos comportamentos e às atitudes entre os colaboradores. Na verdade, a ideia principal é implementar um ambiente de bom convívio.

O ponto-chave de uma boa relação entre colegas de trabalho é o respeito. A partir dele, qualquer relacionamento pode ser bem-preservado e, quem sabe, até aprofundado em uma grande amizade. Afinal, quem nunca fez grandes amigos no trabalho, não é mesmo?

Porém, além dos amigos feitos, é preciso saber conviver com aquelas pessoas que pensam e agem de forma diferente. Uma equipe precisa reunir vários perfis comportamentais para gerar bons resultados.

Logo, é provável que encontre muitos colegas com histórias e pontos de vista distintos, mas, nem por isso, deve-se evitar uma boa relação profissional.

Quer saber como você pode estimular o bom convívio entre as pessoas do seu time?

Leia este artigo até o final e descubra os benefícios de investir em atividades que melhorem o relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe e dicas de exercícios e dinâmicas simples para colocar o plano em ação. Boa leitura!

Vantagens do bom relacionamento interpessoal no trabalho

As dinâmicas de grupo de relacionamento interpessoal oferecem diversas vantagens a todos os envolvidos. Por meio de atividades simples e divertidas, pode-se estimular que os colaboradores se conheçam melhor e desenvolvam empatia uns pelos outros.

Dessa forma, o clima organizacional melhora e, em clima de união em prol de um objetivo em comum, os funcionários ficam mais motivados e engajados com suas funções e metas corporativas.

Outro benefício de investir em ações periódicas que aprimorem o relacionamento interpessoal no trabalho é estimular as equipes a darem o melhor de si, buscando desenvolver ainda mais suas habilidades técnicas e comportamentais.

Um ótimo gatilho para oferecer treinamentos e cursos de capacitação e criar uma equipe de alta performance!

Além disso, veja mais vantagens de aplicar dinâmicas de grupo de relacionamento interpessoal:

  • aumento da produtividade e da eficiência na entrega de tarefas;
  • melhora da comunicação e da transparência entre os membros da equipe;
  • estímulo da proatividade;
  • maior colaboratividade entre os funcionários;
  • redução de conflitos e competições desnecessárias;
  • maior alcance das metas individuais e coletivas.

Aprenda mais: 6 dicas básicas de como melhorar o ambiente de trabalho

Como melhorar o relacionamento interpessoal?

A forma mais eficiente de aumentar a conexão e a integração entre os colaboradores é aplicar dinâmicas de grupo de relacionamento interpessoal.

Por meio de exercícios simples e divertidos, o grupo se conhece melhor, aprende a colaborar e conviver com diferentes comportamentos, pensamentos e crenças. Na verdade, eles abordam os cinco pilares do relacionamento interpessoal, que são:

  1. autoconhecimento;
  2. empatia; 
  3. assertividade;
  4. cordialidade;
  5. ética.

Separamos aqui 5 dinâmicas fáceis de organizar e implementar para você desenvolver a relação interpessoal dos colaboradores da sua equipe.

Aproveite e entenda como é o fluxo dos grupos formados no trabalho durante as dinâmicas de colaboração.

Saiba mais: Como construir um time de sucesso

5 exercícios de relacionamento interpessoal

1. Dinâmica da Caça ao Tesouro

O objetivo é melhorar o relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe de forma divertida. Basta separar algumas folhas de jornal e uma recompensa, que pode ser chocolate, doces ou brindes corporativos legais.

Como fazer:

  • espalhe as folhas de jornal abertas no chão lado a lado em uma parte da sala e, na parte oposta, coloque a folha de jornal com a recompensa (o tesouro) em cima;
  • forme duplas entre os colaboradores;
  • coloque duas pessoas em cima de cada folha de jornal;
  • peça que elas se movam até o tesouro sem tirar nenhum pé de cima da folha e sem rasgá-las;
  • depois, pode-se dividir o prêmio entre todos!

2. Dinâmica verdade ou mentira

A finalidade desse exercício de relacionamento interpessoal é promover o conhecimento entre os membros do time e socializar!

Basta separar papéis e caneta e informar as seguintes regras:

  • escrever no papel três afirmações sobre si mesmo: uma delas deve ser falsa;
  • depois, cada colaborador lê as suas afirmações e o grupo tenta acertar qual é a falsa;
  • pode-se oferecer uma recompensa para quem acertar mais!

3. Dinâmica de qualidade pessoal ou profissional

Essa dinâmica tem a proposta de estreitar os vínculos entre as pessoas da equipe, estimulando cada um a destacar um ponto forte de alguém da equipe.

Separe papéis e canetas e veja como funciona:

  • peça para os colaboradores sentarem em círculo;
  • cada um deve escrever no papel uma qualidade que admira em alguma pessoa do time;
  • depois, coloca-se todos os papéis no chão, com o lado escrito virado para baixo;
  • peça para cada pessoa pegar um papel que não seja o seu;
  • cada participante deve ler em voz alta a qualidade para o grupo adivinhar quem é a pessoa, explicando o porquê acha isso.

4. Dinâmica do rir por último

A descontração e a proximidade com o outro é uma das principais formas de quebrar o gelo e estimular o relacionamento interpessoal no trabalho. Por isso esse exercício é tão eficiente e divertido de fazer!

Separe papéis e faça bolinhas com eles. Depois:

  • dê cinco bolinhas de papel para cada colaborador;
  • peça que todos sentem em círculo;
  • diga que cada bolinha custa R$10 mil;
  • ao dar o sinal, peça que cada um deve parar na frente do outro e olhar no fundo dos olhos;
  • quem rir primeiro, deve dar uma bolinha ao outro participante;
  • quem acumular mais bolinhas é o vencedor.

5. Dinâmica das semelhanças

A ideia é mostrar que todos nós temos semelhanças uns com os outros. Afinal, uma amizade se inicia quando há pontos em comum, não é mesmo?

É justamente esse o foco dessa dinâmica de grupo de relacionamento interpessoal: mostrar quais são os gostos e as preferências em comum.

Como não precisa de material, apenas de cadeiras, entenda como aplicá-la:

  • separe os colaboradores em duplas ou trios (dependendo da quantidade de pessoas);
  • peça que eles conversem e descubram três semelhanças entre si sobre qualquer assunto: música, filmes, séries, futebol, lazer etc;
  • depois, abra espaço para falarem sobre o exercício de relacionamento interpessoal.

Percebeu como é fácil e barato aplicar dinâmicas de grupo de relacionamento interpessoal? Basta apenas ter um espaço adequado e separar poucos materiais para que elas aconteçam e estimulem o vínculo entre os colaboradores.

Essa atitude, quando feita de forma periódica, traz benefícios que impactam diretamente os resultados da empresa. Por isso, não perca tempo e coloque em prática cada um desses exercícios de relacionamento interpessoal!

Se gosta do assunto e deseja aprender como melhorar a sua gestão comercial, baixe o nosso e-book Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes. Ele aborda temas como manter a equipe unida e dicas para desenvolver um método de acompanhamento da sua equipe.