Uma pesquisa recente realizada por uma multinacional em TI especializada em consultoria, a Robert Half Technology, apresentou uma tendência na evolução do uso de email para ferramentas de comunicação em tempo real.

Kit de Planilhas de Vendas

3 planilhas para te ajudar a planejar a sua rotina comercial

A pesquisa coletou opiniões com mais de 1.400 diretores em empresas nos EUA. A pergunta era “Nos próximos 5 anos, você acha que ferramentas de comunicação no trabalho, serão mais ou menos populares que emails entre os funcionários?”. As respostas foram:

  • Muito mais popular – 13%
  • Um pouco mais popular – 41%
  • Igual – 38%
  • Um pouco menos popular – 5%
  • Muito menos popular – 2%
  • Não sei / sem resposta – 1%

Foram destacados alguns benefícios da adoção dessas ferramentas. Entre eles, a velocidade na comunicação, pois não é necessário ficar aguardando as respostas, a conveniência de não precisar usar vários programas diferentes (pois a maioria das ferramentas está integrada) e o aspecto social, que permite a troca de conhecimentos entre várias pessoas da organização.

Essa pesquisa levou em consideração empresas com mais de 100 funcionários. Agora uma questão para se pensar: e se essa pesquisa fosse feita com pequenas empresas, levando em consideração a troca de mensagens com clientes? Provavelmente o resultado de popularidade seria muito maior!

Para mais info sobre o futuro das ferramentas de comunicação, acompanhe nosso Twitter: @agendor! Deixando o email um pouco de lado em alguns momentos!