Precisando melhorar sua abordagem de e-mail de vendas para clientes? Que tal algumas dicas de como escrever um e-mail de vendas para seus clientes?

Para você, escrever um e-mail para vendas é um trabalho de adivinhação? Você precisa decifrar a mente de seu potencial cliente e saber o que escrever para que ele tenha a boa vontade de ler você?

Realmente, muitas vezes parece que estamos diante de uma situação muito parecida com essa.

Obviamente, somos todos diferentes, mas em muitos casos nossos cérebros estão propensos a reagir aos gatilhos psicológicos de uma forma semelhante, seguindo um padrão que pode ser usados em e-mails de vendas para clientes.

Como escrever e-mail de vendas para clientes?

Entender essas sutilezas podem ajudá-lo a aprimorar de maneira criativa o modo de persuadir nossos prospects a tomar uma ação, como resposta a seus e-mails de vendas para clientes.

Aqui estão 6 princípios psicológicos poderosos que podem lhe ajudar a conseguir que pessoas ocupadas parem para responder seus e-mails.

1. Apresente prova social

A prova dos conhecidos é um dos mais antigos truques quando o assunto é influência, e ainda um dos mais inteligentes.

Eles justificam o motivo dos e-mails terem taxas de abertura maior quando enviado para várias pessoas, e maiores taxas de resposta ao mencionar outras partes interessadas.

Porque quando se trata de tomar decisões – como se deve ou não responder um e-mail – as sugestões de outras pessoas são muito úteis.

O que isso significa?

Se o seu prospect vê que seus colegas são receptivos às suas ideias, ele será mais propenso a dar atenção e uma parte do seu tempo a você.

Como escrever email de vendas para clientes

A prova social é uma ótima maneira de incentivar a resposta de um e-mail.

2. Forneça uma razão

Um estudo realizado pela psicóloga social Ellen Langer descobriu que as pessoas estavam mais dispostas a realizar um pedido quando as outras pessoas usavam a palavra “porque” em seus e-mails.

Mesmo quando o motivo seja aparentemente sem sentido, ele acaba sendo acatado por 93% das pessoas.

O que isso significa?

Quando você tem que pedir a alguém para lhe fazer um favor, você será mais eficaz se fornecer uma razão para isso. O mesmo acontece em vendas por e-mail.

O “porquê” no mundo de hoje, cheio de listas e milhares de tarefas para serem realizadas, vai ajudar você a se justificar, e assim entender melhor como escrever um e-mail de vendas para clientes que será respondido.

3. Escolha seus números sabiamente

Vejamos 3 dicas rápidas que podem aumentar suas chances de conseguir fazer seu e-mail ser aberto e manter a atenção de seu prospect o tempo suficiente para obter uma resposta, tudo isso, apoiado pela ciência:

  1. Inclua dígitos na linha de assunto: os números escrito como números (ou seja, 33 por oposição aos trinta e três), se mostraram como uma grande alternativa para fixar os olhos dos leitores online, tornando mais provável que seu e-mail seja notado em uma caixa de entrada cheia.
  2. Use estatísticas e dados: isso faz você parecer mais credível.
  3. Lembre-se: 3 é o número mágico. Inúmeros estudos têm demonstrado que o cérebro gosta de ser presenteado com 3 opções, enquanto 4 pode provocar ceticismo e qualquer coisa maior do que isso pode levar à confusão. Tente dividir o seu e-mail em 3 parágrafos curtos oferecendo 3 opções de horários para reuniões, ou descrever o seu produto usando 3 adjetivos.

Portanto, fique atento e estas recomendações quando estiver escrevendo e-mails de vendas para clientes.

4. Mantenha o e-mail para vendas curto e simples

A brevidade é a alma da sagacidade. Por isso, não é nenhuma surpresa que a alma dos e-mails eficazes também são os e-mails breves e curtos.

Informações obtidas a partir de estudos realizados por 5 anos com e-mails de uma empresa de recrutamento de executivos descobriu que os e-mails mais curtos resultaram em um tempo de resposta mais rápido e maior produtividade.

O que isso significa?

Não desperdice o seu tempo. Seja atencioso com o seu púbico e use espaços, números, listas com marcadores e etc., para quebrar visualmente a sua mensagem de modo que ela seja fácil digerir e simples de agir.

Uma pesquisa do MIT argumenta que o comprimento de um tweet – aproximadamente 140 caracteres – é o ideal para um parágrafo de texto em um e-mail. Aproveite para usar esta dica quando estiver escrevendo um exemplo de e-mail de vendas para clientes.

5. Use o nome do contato mais de 1 vez

Dale Carnegie dizia que o nome de uma pessoa é o som mais doce que ela pode ouvir. E ele não estava brincando.

Poucas coisas têm tanto poder sobre alguém quanto seus próprios nomes, sejam impressos ou falados.

Nossos nomes estão intrinsecamente ligados à nossa auto-percepção para se tornar grande parte de nossa identidade.

Não há nenhuma surpresa, então, que nos tornemos mais engajados e confiantes em uma mensagem em que nosso nome aparece.

O que isso significa?

A personalização é a chave para a hora de escrever um e-mail para clientes. Experimente usar o nome do seu prospect na linha de assunto, e peça uma resposta que exija mais do que um simples sim ou não. No final, despeça-se saudando o seu cliente novamente pelo nome.

6. Seja específico

Ser vago não vai ajudar você a conseguir agendar nenhuma reunião importante. De acordo com uma pesquisa realizada pelo psicólogo Robert Sutton, as pessoas são mais sensíveis e dispostas a ajudar se tiverem instruções claras de como contribuir.

Uma pesquisa do Cernegie Mellon também descobriu que as pessoas estão mais propensas a responder às solicitações de e-mail para vendas que são fáceis de responder, ao contrário de mensagens complexas que exigem mais tempo e energia mental.

O que isso significa?

Um bom exemplo de e-mail de vendas é finalizá-los com declarações abertas, como “dexe-me saber o que funciona melhor para você?” ou “como está a sua agenda esta semana?”.

Ao invés de gastar tempo e energia para que o seu interlocutor não tome nenhuma decisão, seja específico para que ele responda e você seja bem sucedido em seu e-mail.

Você deve ainda terminar cada e-mail com um call-to-action. Comprar ou não comprar? Cumprir ou não cumprir? Sempre chame o seu interlocutor à ação.

Como escrever email de vendas para clientes

Seja específico. Isso vai ajudar você a conseguir mais respostas.

Mas e o que você NÃO deve fazer ao escrever um e-mail de vendas?

Também separamos algumas dicas para você evitar perder uma venda ao escrever e-mails para clientes!

7. Não esqueça de fazer a qualificação do lead

Você nunca pode esquecer de qualificar o seu cliente. As perguntas que você faz ao seu cliente após a prospecção serve para você identificar oportunidades e, ao mesmo tempo saber ele o cliente tem o perfil da sua empresa.

É preciso ter isso em mente. Passar da prospecção para outra etapa da venda, como negociação, apresentação ou demonstração antes da qualificação é um erro fatal, além de uma completa perda de tempo.

Lembre-se sempre da sua qualificação. Esse é um gesto que mostra que você respeita não apenas o seu tempo, mas o tempo do cliente.

8. Não trate assuntos delicados pelo e-mail

Tratar assuntos delicados é algo muito arriscado de se fazer por e-mail e nunca deve ser feito.

Assegure-se de ter qualificado bem o cliente e, qualquer notícia ruim, informação controversa ou algo do tipo seja dada por telefone.

Precisamos ser diretos, mas o tato é uma qualidade imprescindível do vendedor. Lembre-se que o cliente que não tem o seu perfil hoje pode ser uma ótima oportunidade de vendas daqui há algum tempo.

9. Não subestime o seu cliente

O seu cliente não tem dinheiro? Foi ele que disse isso a você ou você está tirando essas conclusões por informações ultrapassadas?

O site do seu cliente pode ser defasado, a empresa dele pode ter informações ultrapassadas e, você pode tirar falsas impressões das coisas que encontrar a respeito do seu cliente na internet.

É importante pesquisar. Mas, novamente, qualificar o cliente é mais importante ainda.

Se você tiver que optar por acreditar no que ouviu do cliente na qualificação, ou acreditar nas informações que encontrou pela internet, escolha a primeira opção.

O seu prospect merece confiança, da mesma maneira que você exige que eles confiem na sua solução.

10. Não volte atrás

Nesta nossa última dica de como escrever um e-mail para clientes, imagine que você agendou uma reunião – seja sobre uma apresentação, demonstração ou até mesmo para apresentar a sua proposta.

Então, no meio do caminho percebeu que não será possível concretizar o negócio por algum motivo.

Pode ser pelo preço, pode ser pela incompatibilidade ou qualquer outro motivo. Porém, o seu cliente merece o seu respeito e, por isso, você não pode voltar atrás.

Se você tiver más notícias, dê pessoalmente. O seu cliente merece isso por ter encontrado tempo em seu dia a dia para lhe dar atenção e conversar a respeito do seu produto.

Que tal começar a testar em seus e-mails para vendas?

Agora que você já sabe por onde começar a escrever o seu e-mail, que tal fazer isso para que ele seja lido e respondido pelo seu prospect?

Se você fizer do jeito certo, seu e-mail será rapidamente respondido e você não terá problemas em continuar avançando com seu cliente pelo seu funil de vendas.

Junte a essas dicas as técnicas para aprender como escrever um e-mail de vendas matador. Isso pode potencializar ainda mais seus resultados.

Com profissionalismo, um pouco de tato, sensibilidade e conhecendo essas técnicas de envio profissional de e-mail, certamente será mais fácil fazer seus e-mails serem respondidos e conseguir ter sucesso utilizando essa ferramenta.

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