A proposta comercial de design, assim como outras, é definida como uma oferta de serviço a um cliente. Mas, não pense que ela contém apenas a descrição das tarefas que serão executadas e seus respectivos prazos e valores. Ela é muito mais do isso: é um documento que pode facilitar o fechamento do negócio e uma ótima oportunidade de venda!

Principais aprendizados deste artigo:

  • A proposta comercial de design é importante para consolidar tudo o que é negociado e criar valor para o cliente, estreitando o relacionamento com ele.
  • O modelo de proposta comercial deve ser adaptado de acordo com o perfil do cliente e a natureza do trabalho. Ele deve incluir tópicos essenciais, como capa, introdução, sumário executivo, argumentação, detalhes sobre o serviço, prazos, valores etc.
  • Para montar uma proposta comercial de design é preciso definir o objetivo do documento, conhecer profundamente o cliente, escolher o formato do documento, organizar o conteúdo e fazer follow-up.
  • O follow-up é essencial para que o cliente não se sinta esquecido ou desvalorizado. O sistema de CRM é essencial para ajudar nesse quesito: ele armazena todas as informações do cliente e sugere a melhor hora de o vendedor retornar o contato.
  • Aproveite e baixe nosso template grátis para adaptar a cada cliente: Modelo de Apresentação Comercial. Se quiser fazer uma gestão de clientes de alta performance, teste gratuitamente o CRM do Agendor!

Sabemos que não é fácil saber como elaborar uma proposta comercial e, geralmente, o profissional busca modelos prontos na internet para evitar erros e esquecimentos de itens importantes.

Porém, a nossa ideia é ir além e oferecer a você toda a informação que precisa para criar a sua própria proposta do zero e, claro, adaptá-la para cada cliente e trabalho que aparecer. Vamos aprender como criar valor para o cliente e fechar negócios com mais facilidade?

Aproveite este texto e tire todas as suas dúvidas sobre como montar e como apresentar uma proposta comercial! Boa leitura!

Qual a importância da proposta comercial de design?

Todas as etapas do processo de vendas são importantes, não apenas a negociação de produtos e serviços. Há quem pense que o envio da proposta é apenas para formalizar algo que já foi combinado oralmente. Mas, ela oferece muitos mais benefícios do que a mera descrição dos serviços.

É verdade que ela serve para consolidar uma negociação e organizar tudo o que foi conversado. Só que ela pode ser um documento que conquiste de vez o cliente e faça a diferença na hora de fidelizá-lo.

Ou seja, a proposta comercial de design é o resumo de todos os benefícios que serão entregues ao cliente, mostrando como resolver o seu problema. Logo, ela estreita o relacionamento com o consumidor e transmite confiança e profissionalismo.

O que precisa ter em uma proposta comercial de design?

Há alguns elementos que são obrigatórios em uma proposta comercial. Entretanto, não significa que o modelo da proposta deve ser único e engessado. Ela deve ser alterada a cada novo cliente sem deixar de conter determinados tópicos.

O ideal é entender o que precisa ser escrito, elaborar uma estrutura e, conforme as negociações avançarem, alterar o conteúdo de acordo com o trabalho a ser realizado. 

Concorda que uma proposta enviada a uma empresa jurídica é muito diferente de uma encaminhada a uma startup de marketing? Por isso é essencial entender cada detalhe do documento para surpreender o cliente e conseguir vender mais seus serviços.

Checklist da proposta comercial de design

Confira todos os pontos que são necessários em uma proposta comercial:

  • capa e título: independentemente do formato da proposta (online ou impresso) é preciso fazer uma capa impactante visualmente, sem se esquecer de incluir logomarca e seguir a identidade visual da marca. Se for impressa, atente-se à escolher bem o papel da capa, ele pode ser mais duro, com maior gramatura;
  • índice: não se esqueça de incluir o índice do documento e números em todas as páginas. Facilite o trabalho do cliente e permita que ele acesse a determinadas informações de maneira rápida;
  • introdução: no sumário executivo apresente de forma geral o serviço que será realizado, citando brevemente os benefícios gerados pelo trabalho;
  • argumentação: inclua a necessidade do cliente de forma clara e explique como o serviço do profissional ou da agência vai ajudá-lo a resolver seus problemas;
  • informações sobre o serviço: detalhe cada etapa do serviço a ser realizado e suas respectivas características. Inclua também materiais e informações que deverão ser enviadas pelo cliente;
  • prazos: mostre profissionalismo e confiança e adicione um cronograma bem-estruturado com prazos de entrega de cada tarefa;
  • valores: coloque o valor de cada tarefa ou do serviço em geral e ofereça pelo menos duas formas de pagamento para evitar objeções do cliente;
  • termo de confidencialidade: muitos designers e agências esquecem desse ponto tão essencial no envio da proposta. É preciso garantir que o cliente não divulgará valores, ideias e descrição do serviço para mais alguém, principalmente a concorrência;
  • histórico da empresa: por fim, resuma a história da marca e conte sobre seus principais clientes, cases de sucesso, prêmios, certificados e diferenciais do negócio. A ideia é passar credibilidade e confiança;
  • finalização: insira o contato da empresa.

Leia também: Gestão de propostas comerciais: entenda o que é, sua importância e boas práticas

Como fazer uma proposta comercial?

Agora que você já sabe os principais pontos que devem ser abordados em uma proposta comercial de design, é hora de saber como escrever o conteúdo de forma adequada, objetiva e persuasiva!

1. Determine o objetivo

Defina o objetivo principal da proposta para focar nele ao longo de todo o texto e facilitar a escolha dos elementos visuais e do layout do documento.

2. Estude sobre o cliente e sua empresa

Mesmo que haja bastante conhecimento sobre o cliente e suas necessidades, é necessário estudar novamente para não se esquecer de nenhum detalhe valioso.

Pense em como o design pode resolver o problema do cliente, quais são os diferenciais da empresa em relação à concorrência e como isso fará a diferença na qualidade do trabalho entregue.

Dica: use o software de CRM para colher dados em tempo real de cada cliente e surpreendê-lo durante a apresentação!

3. Escolha o formato da proposta

A verdade é que o cliente espera uma proposta bem-formatada e visualmente atraente, principalmente quando é enviada por um design ou uma agência.

Para determinar o melhor formato (impresso ou online) entenda o que faz sentido com o objetivo da proposta e o perfil do cliente.

Uma dica importante é que o documento pode ser elaborado nos dois formatos: um para ser apresentado e enviado por e-mail e outro entregue em mãos durante a apresentação.

Saiba mais: A influência do design no sucesso das vendas

4. Organize as informações

 A organização das informações também deve acompanhar o perfil do cliente. Se ele é mais tradicional, pense em seguir uma ordem mais comum. Mas, se for mais criativo e flexível, pode-se usar storytelling e envolver quem está assistindo à apresentação.

No conteúdo da proposta, não se esqueça de inserir um resumo, detalhes sobre os serviços e o diferencial da empresa e dos profissionais responsáveis pelo projeto.

5. Faça follow-up

Há como cobrar resposta de proposta comercial sem ser chato ou insistente. E isso é feito por meio de um follow-up adequado. Muitos vendedores e outros profissionais têm dúvidas sobre o melhor momento de retornar para o cliente e pedir uma resposta.

Essa dúvida pode ser resolvida com o uso do sistema de CRM. Ele organiza e integra todos os dados do cliente e sugere o melhor momento de fazer follow-up, evitando que o responsável pela negociação esqueça do cliente e não retorne mais o contato após a proposta enviada.

Se quiser aprender mais, baixe nosso e-book Guia: o que é follow-up de vendas e como fazer.

Confira mais dicas!

Como fazer uma proposta comercial de sucesso

Como apresentar uma proposta comercial?

Caso seja uma proposta referente a um trabalho de alto valor, evite enviá-la por e-mail. Peça para apresentá-la pessoalmente, seja de modo presencial ou online. O contato direto aumenta as chances de fechar negócio.

Além disso, ele permite que o cliente tire dúvidas de modo rápido e tenha mais confiança e segurança na empresa.

Além da parte visual, a apresentação deve ser bem-pensada para não ser longa demais, mesmo que o projeto dure meses ou anos. A ideia é ser objetivo e abrir espaço para o cliente se aprofundar no ponto em que ele sentir necessidade.

Por fim, lembre-se de sempre incluir dados e estatísticas na sua apresentação de proposta comercial! Eles passam credibilidade e autoridade da marca. Mas, como encontrá-los? O sistema de CRM coleta, integra e analisa todas as informações de clientes.

Por meio dele é possível gerar relatórios completos com métricas e indicadores de desempenho que podem ser utilizados para encantar e conquistar novos clientes. Use e abuse de sistemas modernos e inteligentes que ajudam a vender mais e melhor!

Se quiser mais ajuda, aproveite e baixe gratuitamente o nosso Modelo de Apresentação Comercial! Lembre-se de adaptá-lo para a realidade do seu trabalho e o perfil de cada cliente. Boas vendas!