Manter a equipe motivada é fundamental. Mas além das importantes comissões de vendas e prêmios por performance (meritocracia), é preciso fazer mais. Aliás, você já pensou em implementar as brincadeiras motivacionais para aumentar as vendas?

Principais aprendizados deste artigo:

  • Veja quatro brincadeiras que trazem resultados para a empresa: Ilha do Tesouro, Verdade ou Mentira, Acampamento de Férias e Venda Impossível.
  • Se planejadas e executadas de forma adequada, essas atividades lúdicas aumentam as vendas, motivam a equipe e, ainda, trazem mais negócios.
  • Adicionalmente, as brincadeiras motivacionais contribuem para unir o time, contornar objeções, estimular a criatividade e promover o engajamento.
  • As dinâmicas incentivam o espírito cooperativo, estreitam a relação entre os colaboradores e estimulam habilidades de negociação e poder de persuasão.
  • Além de investir em ações de motivação, baixe um e-book que ajuda a criar e desenvolver times de alta performance, por meio dos KPIs de vendas.

Por sinal, as brincadeiras para aumentar as vendas são um recurso muito utilizado por empresas que querem potencializar a produtividade dos vendedores. Durante essas atividades lúdicas, pode-se estimular diversos aspectos importantes, como:

  • competição saudável;
  • resolução de conflitos;
  • estreitamento das relações entre os colaboradores.

Contudo, muitas pessoas encaram essas dinâmicas com desconfiança. Isso porque certas atividades são pouco objetivas e mal organizadas, o que compromete os resultados.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Se você está procurando dinâmicas de vendas que funcionem de verdade, então, chegou ao lugar certo!

Continue a leitura e confira nas próximas linhas 4 dicas de brincadeiras para aumentar as vendas e incentivar seus colaboradores a alcançarem melhores resultados.

Leia também: 5 Dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar

4 brincadeiras para aumentar as vendas

Confira nossas sugestões de brincadeiras motivacionais de vendas. Leia e veja qual delas é a mais indicada para seu negócio.

  • União da equipe?
  • Contornar objeções?
  • Criatividade?
  • Engajamento?

O que é mais importante neste momento?

1. Ilha do Tesouro

Dando início à nossa lista de brincadeiras de motivação de vendas, temos a Ilha do Tesouro. Nesta dinâmica, deve-se montar em uma pequena “ilha” canto da sala com alguma premiação e separar os participantes em duplas.

Em seguida, uma folha de jornal é distribuída para cada dupla. O objetivo é que as duplas, posicionadas do outro lado da sala, cheguem até a Ilha do Tesouro sem colocar os pés diretamente no chão, mas sim sobre a folha de jornal, a qual não pode ser rasgada. Ganha o prêmio a dupla, ou as duplas, que chegarem até a Ilha primeiro.

A intenção desta brincadeira é mostrar a importância do trabalho em equipe para o sucesso das vendas. Isso porque uma dupla pode convidar a outra para subir na sua folha de jornal, enquanto a outra folha avança em direção ao prêmio.

Veja mais em nosso blog: Dinâmicas de grupo para seleção de vendedores: 3 exemplos para contratar só os melhores

2. Verdade ou Mentira

Nesta segunda dica de brincadeiras motivacionais para a equipe de vendas, o objetivo é permitir que os vendedores se conheçam melhor.

Cada participante deverá escrever em um post-it 3 informações sobre eles; duas verdades e uma mentira. Em seguida, durante um tempo determinado, todos deverão conversar entre si a fim de se conhecerem.

No final, cada um vai expor os três fatos sobre si para que o restante do grupo decida quais são verdadeiros e qual é falso.

Essa dinâmica é importante para que a equipe possa aprender mais uns sobre os outros. Quando se conhece bem quem são seus colegas, aumenta-se o engajamento e a união entre os membros da equipe, o que impacta diretamente nos resultados de vendas.

BÔNUS! Dica extra de motivação de vendedores, confira este vídeo da Siteware:

Leia também: Dinâmicas de atendimento ao cliente funcionam mesmo?

3. Acampamento de Férias

Dando continuidade às nossas brincadeiras de motivação de vendas, a dinâmica do Acampamento de Férias consiste em dividir a sua equipe de vendedores em dois ou três grupos.

Cada grupo terá um orçamento imaginário de R$ 10 mil para organizar um acampamento de 10 dias para 20 crianças que estão de férias. Em um papel, o grupo deve anotar como eles vão alocar o dinheiro disponível (alimentação, itens de higiene, passeios, gasolina, barracas, lanternas, etc.).

Após 20 minutos de discussão, mediador da dinâmica deverá anunciar que, na verdade, o orçamento disponível foi reduzido para R$ 5 mil reais e que a quantidade de dias e de crianças continua a mesma.

É nesse momento que são testadas as habilidade negociação dos vendedores e se observa o que eles consideram como prioridade.

Essa é uma das brincadeiras para aumentar as vendas mais importantes, pois faz com que seus vendedores treinem a argumentação e a maneira de lidar com objeções.

Mais dicas: Como lidar com objeções em vendas: 5 técnicas infalíveis

4. Venda Impossível

Encerrando as dicas de brincadeiras para aumentar as vendas, você já deve ter ouvido falar da Venda Impossível.

Bastante desafiadora, essa dinâmica consiste basicamente em pedir para que seus vendedores realizem a venda de um produto que, a princípio, ninguém compraria.

A intenção deste último item da nossa lista de brincadeiras de motivação de vendas é testar até onde seus profissionais de venda são capazes de chegar em termos argumentativos para conseguir fechar um negócio.

Para isso, os participantes podem criar slogans, peças promocionais, apresentar os benefícios do produto e torná-lo atrativo, a fim de convencer o cliente.

Com essa dinâmica, estimula-se a criatividade  e o poder de persuasão dos vendedores, fatores fundamentais para o sucessos do setor de vendas.

Essas foram as nossas 4 dicas de brincadeiras para aumentar as vendas do seu negócio. Tente implementá-las com os vendedores e veja o desempenho da sua equipe comercial melhor de maneira significativa.

E se você quer outras dicas de motivação d vendedores, então, confira este vídeo do Thiago Concer:

Ainda mais uma dica para você: Conheça a incrível dinâmica motivacional para vendedores que usa peças de Lego!

Vá além das brincadeiras: use o Funil dos Sonhos para motivar ainda mais o seu time!

Que a performance no trabalho dos vendedores impacta diretamente em seu potencial de realização de sonhos, nós já sabíamos. Mas será que conseguimos mensurar o quanto cada venda contribui para que o vendedor X consiga realizar seu sonho de passar as férias na praia?

Com o Funil dos Sonhos, a resposta é SIM! 

Esta é uma ferramenta inovadora e exclusiva, projetada especialmente para tornar palpável a relação entre metas pessoais e metas de vendas.

Com base no preenchimento de um formulário rápido e intuitivo, o vendedor fornece informações sobre um sonho que deseja realizar e sobre sua cadência de vendas. A partir daí, a ferramenta cruza os dados e elabora um dashboard que aponta, detalhadamente, quais resultados precisam ser alcançados para que o sonho se torne real no prazo estipulado.

Bacana, não é?

Venha conhecer o Funil dos Sonhos!

Para saber se suas estratégias de motivação estão funcionando, é preciso acompanhar resultados. Por isso, conhecer métricas de vendas é fundamental. Portanto, se você quer mais dicas sobre isso, baixe nossos e-books e planilhas gratuito: