Refletir sobre como aumentar as vendas de uma distribuidora é pensar sobre o futuro e sobre a saúde financeira de negócios deste segmento.

Principais aprendizados deste artigo:

Quando falamos sobre elevar o faturamento da empresa, a primeira coisa que pode passar pela cabeça dos empreendedores é motivar o time de vendas a vender mais, não é mesmo?

Isso realmente pode ser efetivo, no entanto, existem outras maneiras mais estratégicas de gerar lucros para uma distribuidora de forma consistente.

Quer descobrir quais são? 

Então, não deixe de continuar a leitura deste artigo para conhecer cinco alternativas sobre como aumentar as vendas de uma distribuidora!

Como está o cenário do mercado de atacadistas e distribuidores no Brasil?

Um levantamento da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) em parceria com a consultoria NielsenIQ, o setor atacadista e distribuidor brasileiro cresceu 7,1% em 2021, com faturamento de R $308,4 bilhões.

Sabemos que a inflação diminui o poder aquisitivo dos consumidores do varejo, que assim, compram menos de seus distribuidores.

Agora, com a redução da inflação, o mercado volta a se aquecer, mesmo que em passos tímidos, melhorando o cenário econômico e o otimismo para um maior volume de vendas.

Para 82% dos empresários do setor, isso já é uma realidade. Eles afirmam que esperam um maior faturamento para 2022, do que o que foi registrado em 2021.

Portanto, este é o momento de arregaçar as mangas, colocar as nossas dicas sobre como aumentar as vendas de uma distribuidora em prática e elevar o seu faturamento!

Tudo pronto? Então, vamos adiante!

Como aumentar as vendas de uma distribuidora?

1. Proporcione um atendimento acima da média 

O relacionamento com clientes e varejistas é determinante para manter os clientes ativos na carteira, comprando de forma recorrente.

Para isso, é preciso fornecer um atendimento realmente personalizado, que supra as necessidades e particularidades dos clientes. Assim, é estabelecida uma conexão mais profunda, capaz de promover a fidelização dos clientes, mantendo suas compras em dia.

Além disso, quando criamos uma relação próxima com os clientes, oferecendo um serviço de qualidade, involuntariamente incentivamos uma propaganda gratuita, as indicações para outras empresas sobre o distribuidor em questão. 

Desse modo, está aí mais um canal de captação (gratuito) para aumentar as vendas de uma distribuidora!

Comece agora! Veja seis dicas práticas para melhorar o atendimento ao cliente:

2. Faça um bom controle de estoque

Sem dúvidas, um dos grandes desafios para as distribuidoras que impacta diretamente em suas vendas, é a gestão de estoque.

Por isso, é necessário fazer uma revisão dos processos internos de gestão de estoque e buscar as estratégias que protejam a lucratividade da distribuidora.

Você já ouviu falar em sell through?

Sell through é um indicador utilizado para identificar se na gestão existe algum excesso de estoque, ou se o giro está de acordo com o planejamento de vendas da empresa.

Temos um artigo bem completo sobre o tema, confira para saber mais: Sell through: saiba como equilibrar a gestão de estoque com este índice

3. Tenha uma equipe de vendas devidamente capacitada

Como está o desempenho dos vendedores? Como eles têm recebido e gerido os pedidos e orçamentos dos clientes?

Já parou para analisar esses aspectos da sua equipe?

Talvez seja necessário fazer uma avaliação de desempenho individual para entender cada caso, mas é importante entender que a performance do seu time é fundamental para os resultados de vendas.

Se o desempenho não estiver sendo satisfatório, aplique um treinamento para capacitar o time, tornar os vendedores mais produtivos e mais habilidosos para conduzir as vendas.

4. Elabore um programa de indicações

Com um bom atendimento, você promove indicações orgânicas, isto é, que ocorrem sem que você as incentive diretamente por meio de benefícios ou condições especiais para os clientes.

Mas, com um bom programa de indicações, feito a partir de recompensas e vantagens para os clientes que indicarem seus serviços, é possível conseguir um grande volume de leads e novos clientes.

Contudo, um programa de indicações que seja realmente assertivo deve possuir recompensas que realmente façam sentido para os seus clientes.

Além disso, algumas regras devem ser estabelecidas para que os participantes do programa não saiam indicando sua distribuidora para qualquer empresa que não tenha fit com a sua distribuidora apenas para ter acesso aos benefícios. 

Então, um passo fundamental para a construção do programa, é traçar requisitos e critérios que abrangem as características de um cliente lucrativo para o seu negócio, que gere retorno sobre o investimento feito para criar este programa.

5. Centralize todas as informações dos clientes em um único lugar

Como seus vendedores têm organizado as informações dos clientes? Como gerenciam os pedidos?

A falta de ferramentas que otimizem e, sobretudo, facilitem o trabalho diário dos vendedores também tem relação com os resultados de vendas.

Se registram tudo em cadernos físicos ou em blocos de nota no celular, certamente correm o grande risco de deixar uma informação importante passar batido. 

Durante uma negociação, isso é inaceitável para os clientes.

Os vendedores devem mostrar profissionalismo, e a despreocupação sobre as singularidades dos clientes é um sinal claro de amadorismo. 

Logo, tenha certeza de que seus vendedores possuem em mãos as ferramentas de vendas certas, que elevam sua produtividade e seus resultados, assim como um sistema de CRM faz!

Veja, por exemplo, como é simples fazer a centralização de cadastros no app de vendas do Agendor:

Muito simples, não é mesmo?

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Aproveite e entenda como implementar esta ferramenta da maneira certa em: Guia para sucesso com CRM