As boas práticas de gestão para distribuidora envolvem diferentes aspectos que são igualmente relevantes para manter a empresa lucrativa e em um crescimento saudável.

Principais aprendizados deste artigo:

Muitas empresas acreditam que os bons resultados de vendas são reflexos de uma boa gestão, mas isso não é bem verdade. 

Não é porque as vendas estão no positivo, que não seja necessário controlar outros departamentos ou até mesmo gerenciar sua própria equipe comercial. Este é um dos grandes enganos que muitos empreendedores têm quando refletem sobre como administrar uma distribuidora.

Além dos resultados de vendas, é primordial olhar para os processos internos, para o relacionamento com os clientes, para cada colaborador e considerar soluções tecnológicas que podem otimizar tarefas manuais.

Tudo isso deve ser gerenciado visando ter melhores resultados, para que, assim, a distribuidora possa expandir seus negócios de forma consistente.

Para te ajudar com isso, neste artigo, apresentamos os quatro pilares fundamentais de gestão para distribuidora que podem potencializar sua empresa e ajudá-la a trilhar um caminho mais seguro para o sucesso.

Continue a leitura para conferir como gerir uma distribuidora! 

Os 4 pilares da gestão para distribuidoras 

Para descobrir como gerir uma distribuidora de forma efetiva, confira os quatro pilares que elencamos:

1. Gestão de pessoas

A gestão de pessoas é um conjunto de ações que visam melhorar o desempenho dos colaboradores e aproveitar o máximo potencial de cada um deles.

Essa estratégia entende que os funcionários são os principais agentes para os bons resultados da empresa, uma vez que são eles que colocam em ação o planejamento para os objetivos da organização. 

Nesse sentido, uma prática essencial sobre como administrar uma distribuidora é a dedicação aos seus recursos humanos. Para tanto, as ações de gestão de pessoas devem:

  • motivar;
  • engajar;
  • atrair;
  • reter;
  • capacitar talentos.

A fim de promover essas reações, a gestão de pessoas se concentra em cinco premissas. Confira!

  1. Motivação: a motivação mantém os colaboradores interessados e entusiasmados para realizarem suas tarefas com todo o seu potencial.
  2. Comunicação: uma comunicação interna clara e objetiva evita erros e retrabalhos, facilita a entrega de resultados e melhora as relações entre líderes e liderados. 
  3. Trabalho em equipe: a colaboração minimiza conflitos e complementa habilidades.
  4. Conhecimento e competência: ao investir no desenvolvimento de seus colaboradores, a distribuidora cria profissionais mais fortes e capacitados.
  5. Treinamento e desenvolvimento: a formação de funcionários é convertida em bons resultados para a distribuidora.

Não importa a estratégia ou as ferramentas que você utiliza. No final do dia, tudo estará na mão da sua equipe. Sendo assim, contar com profissionais engajados e capacitados é crucial para o sucesso da distribuidora.

Quer saber mais sobre gestão estratégica de pessoas? Confira o vídeo abaixo:

Conheça também os 6 segredos da gestão da força de vendas:

2. Gestão de pedidos

Um dos elementos mais importantes na gestão para distribuidora é o controle de pedidos, visto que seu faturamento depende deste instrumento. 

Quando a gestão de pedidos falha, podemos observar:

  • aumento nos custos;
  • redução nas vendas;
  • estoque sobrecarregado ou escasso;
  • processos lentos;
  • clientes insatisfeitos.

Para evitar tais obstáculos que prejudicam diretamente as vendas, é necessário:

  1. centralizar o recebimento de pedidos em apenas um ou poucos canais (como telefone, e-mail e aplicativo) para facilitar a organização dos representantes de vendas internos e externos;
  2. padronizar seu processo de entrada e saída de pedidos e produtos;
  3. sincronizar seu sistema de pedidos com o estoque para evitar imprevistos, como a falta de produtos.

Simplificando este processo, sua distribuidora poderá cumprir pedidos com mais rapidez e em tempo hábil. Dessa forma, proporciona uma boa experiência de compra para seus clientes e obtém mais previsibilidade nas vendas.

3. Gestão financeira

Cuidar da sua gestão financeira é cuidar da sobrevivência da distribuidora. Até porque, se as contas não estiverem em dia, sua empresa não poderá se esforçar para o crescimento e expansão dos negócios.

Portanto, outro pilar da gestão para distribuidora é o controle financeiro, que deve acontecer desde o processo de compra com fornecedores até a revenda de mercadorias

Durante todas essas etapas, é essencial se atentar aos seguintes fatores:

  • fluxo de caixa: é o controle da entrada e saída de dinheiro, que permite realizar a movimentação de contas a pagar e a receber, além de direcionar investimentos de forma mais segura;
  • giro de estoque: é o controle de estoque, que evita que mercadorias fiquem paradas ou em falta. Este gerenciamento também é vital para identificar a melhor estratégia de vendas e para a otimização de custos no processo de entrega; 
  • tributação: são os impostos pagos ao governo, que devem ser somados ao valor final do produto para evitar multas, juros ou problemas jurídicos. 

4. Gestão da carteira de clientes

Mais do que conquistar novos clientes, é preciso cuidar dos contatos que já estão dentro da sua carteira de clientes.

A gestão da carteira de clientes é complexa, porque exige muita estratégia para segmentar, nutrir, atender e distribuir esses contatos. E é exatamente por essa razão que este pilar da gestão para distribuidora é tão indispensável. 

É por meio dos clientes que sua distribuidora recolherá recursos financeiros para investir no seu crescimento. Então, todo cuidado é pouco no que tange à carteira ativa. 

Os clientes que compram de forma recorrente devem ser fidelizados. Os clientes que compram em pequena quantidade e frequência devem, por sua vez, ser estimulados a comprar mais. 

Isto posto, é vital acompanhar o comportamento de compra do cliente e ter uma organização excelente para antecipar demandas e atender aos pedidos com eficiência. 

Uma ferramenta aliada para essa gestão, é o CRM (Customer Relationship Management), o sistema responsável por fazer a gestão do relacionamento com o cliente. 

Com um CRM, é possível:

  • obter indicadores de desempenho das vendas e dos vendedores;
  • observar as oscilações de compra de cada cliente;
  • distribuir a carteira de cliente para os vendedores;
  • segmentar clientes;
  • acompanhar os clientes durante toda a jornada de compra.

Veja como fazer tudo isso utilizando a ferramenta mais intuitiva e prática do mercado:

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