06Pensando em como começar um negócio de vendas mas não sabe ao certo quais passos seguir? Fica tranquilo que a gente vai te ajudar.

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. Em 2018, o número de pessoas que decidiram abrir a própria empresa chegou a mais de 50 milhões, fazendo com que a Taxa de Empreendedorismo Total (TTE) subisse para 38%. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Kit de Planilhas de Vendas

3 planilhas para te ajudar a planejar a sua rotina comercial

Mas como iniciar um negócio? Quais etapas devem ser seguidas? O que posso fazer para vender mais, uma vez que a empresa já estiver funcionando? E como começar a vender pela internet?

As respostas para essas perguntas você confere nas próximas linhas.

Vem com a gente!

Leia também em nosso blog: Como organizar meu negócio? Respondemos à sua dúvida com 3 dicas de gestão

Passo a passo: como começar um negócio de vendas?

Passo 1 – Valide a sua ideia

A primeira etapa de como começar um negócio de vendas é, antes de tudo, validar a ideia. Ou seja, o modelo de negócio no qual você pretende investir é viável? Quais são os prós e os contras? A chances de retorno são favoráveis? E os principais riscos?

Para te ajudar na validação da sua ideia de negócio, procure a opinião de outros empreendedores que têm mais experiência em abrir a própria empresa. Existem também consultorias especializadas que podem ser bastante úteis nessa questão.

Passo 2 – Faça uma pesquisa de mercado

De certa forma, esta etapa faz parte do processo de validação da ideia de negócio que citamos no tópico anterior. Conhecer bem o mercado que você está prestes a se aventurar te deixará mais preparado para enfrentar futuros desafios e será muito útil na hora de traçar estratégias de negócio.

Busque entender quem são os principais players do mercado, como eles operam, quais soluções eles oferecem, o que de novo você pode trazer para esse mercado, quais vantagens o seu modelo de negócio tem, qual o nível de competitividade etc.

Passo 3 – Defina e conheça seu público-alvo

Nesta terceira dica de como iniciar um negócio, é de extrema importância que você tenha bem definido quem é o seu público-alvo. Além disso, você precisa conhecer as necessidades e o perfil dos seus potenciais clientes.

Ao fazer isso, ficará mais fácil elaborar estratégias de atração e de fidelização, buscando sempre superar as expectativas do seu público.

Passo 4 – Calcule o seu investimento inicial

Para saber como começar um negócio de vendas, é preciso ter em mente quanto de dinheiro deverá ser investido para tirar a sua ideia do papel. Nesta etapa, é necessário colocar na ponta do lápis todos os custos iniciais que você terá para abrir a sua empresa.

Maquinário, locação do espaço, mercadorias, contratação de funcionários, impostos, taxas, registros e licenças são apenas alguns exemplos. Além disso, você deverá separar uma quantia para capital de giro, que é como uma reserva para financiar as atividades da sua empresa enquanto ela não gera lucro.

Passo 5 – Conheça suas opções de financiamento

Para iniciar o seu negócio de vendas, certamente você precisará fazer um empréstimo para financiar a sua ideia. Por isso, é importante conhecer as suas principais opções para, então, avaliar qual a mais vantajosa.

Bancos comerciais, cooperativas de crédito, bancos públicos, investidores-anjo e até mesmo parentes e amigos são considerados opções de financiamento para dar vida ao seu modelo de negócio.

Passo 6 – Tenha a tecnologia como aliada

Abrir a própria empresa não é uma tarefa fácil. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma importante aliada.

Atualmente, existem inúmeros softwares de gestão que podem te ajudar gerenciar melhor diferentes aspectos do seu negócio. Sistemas de integração são capazes promover um melhor alinhamento entre as diferentes áreas da empresa e otimizar os trabalhos eliminando processos manuais.

Além disso, os dados são armazenados na nuvem com total segurança e você pode acessá-los de qualquer lugar.

Agora que seu negócio já está operando, veja mais algumas dicas para que ele seja um sucesso:

Veja mais: Estratégia de crescimento de uma empresa: confira 7 dicas para o seu negócio

Como começar a vender pela internet?

Para você que quer começar um negócio de vendas online, as etapas citadas anteriormente ainda são válidas. No entanto, existem algumas dicas que podem te ajudar a ter sucesso na hora abrir sua loja virtual.

  1. Invista em Marketing Digital;
  2. Aposte em links patrocinados;
  3. Tenha um site seguro, com layout amigável e de fácil navegação;
  4. Capriche nas técnicas de SEO;
  5. Atente-se à logística;
  6. Mantenha-se alinhado com seus fornecedores;
  7. Elabore uma estratégia para recebimento e entrega de pedidos.

Veja também: Quando e como fazer a empresa crescer: 4 sinais importantes

O que posso fazer para vender mais?

Se você já abriu a sua empresa, deve estar se perguntando: o que posso fazer para vender mais?

Bom, organizar e controlar todas as informações sobre os seus clientes é uma dica fundamental.

Dê um play no vídeo abaixo e saiba como o Agendor pode te ajudar:

Ficou claro como começar um negócio de vendas? Então, mãos à obra!

Este post também pode interessar a você: A importância do plano de negócios: veja como fazer o seu

E se você quer mais algumas dicas de como fazer sua empresa decolar, baixe nosso e-book gratuito: Como usar o Marketing para escalar suas vendas – descubra porque todo vendedor precisa entender muito de Marketing