Fabricantes, distribuidores e varejistas enfrentam um desafio em comum: gerir seu estoque de maneira assertiva. Para dar mais clareza à armazenagem dos produtos armazenados, um índice que deve ser utilizado é o sell through. Já ouviu falar nele?

Principais aprendizados deste artigo:

Bem, sell through é basicamente um indicador que mede a quantidade de produtos vendidos em um determinado período, em relação às unidades recebidas no estoque no mesmo espaço de tempo.

Analisando o sell through, distribuidores e varejistas podem:

  • entender qual porcentagem do seu inventário está sendo vendido aos clientes;
  • mapear de maneira mais segura seus custos com armazenagem;
  • reduzir o excesso de estoque;
  • conhecer mais profundamente o comportamento do cliente.

E assim, a gestão de estoque torna-se mais lucrativa para os negócios. Quer aprender mais sobre como usar essa estratégia no seu negócio? Então continue a leitura e veja ainda a importância dessa ferramenta e como calcular o sell through rate!

O que é sell through?

Sell through é um indicador utilizado para medir o sucesso nas vendas de um produto. Para isso, ele calcula a quantidade de vendas, em relação à quantia inicial de itens armazenados no estoque da empresa. Ou seja, serve para calcular a velocidade das transações comerciais de determinado produto. 

Em síntese, é a porcentagem do seu inventário vendido aos clientes, expressando a rapidez que uma empresa pode vender seu estoque, convertendo-o em receita. 

Por conta disso, esse é um dos indicadores mais importantes na gestão de estoque e no departamento de marketing de distribuidoras e varejistas. 

Ao identificar o índice de sell through, um negócio pode encontrar um dos seguintes cenários:

  • o excesso de estoque;
  • o bom desempenho da etapa final da cadeia de suprimentos (sell out).

Ficou claro o que é sell through? Vamos agora entender como ele se relaciona com as outras etapas da cadeia de suprimentos.

A relação entre sell through, sell in e sell out

A cadeia de suprimentos funciona da seguinte forma: uma indústria vende para varejistas. Os varejistas, por sua vez, dispõem destes produtos nas gôndolas de suas lojas e comercializam para o cliente final. 

No entanto, também há a possibilidade da venda ser realizada entre a indústria e o consumidor final, diretamente. Estes dois cenários se chamam sell in e sell out, respectivamente.

Os stakeholders da gestão da cadeia de suprimentos estão atentos a estes indicadores separadamente. 

Porém, é preciso olhar para todas as etapas da cadeia para entender aspectos mais profundos sobre a distribuição, como, por exemplo, o desempenho da estocagem de produtos nestes dois contextos. Esta análise é resultado do indicador de sell through.

Por que é importante calcular o sell through?

O sell through é o instrumento perfeito para identificar as melhorias que devem ser implementadas na gestão de estoque e no planejamento de vendas.

Afinal, ter um excesso de produtos “parados” causa diversos danos à empresa, como gastos às lojas e distribuidores, prejudicando diretamente seus fluxos de caixa. Por isso, é fundamental saber se esta é a realidade do seu negócio. 

Portanto, analisar este indicador promove redução nos custos de armazenagem, direciona mais precisamente a força de vendas e logística, e auxilia os gestores nas tomadas de decisão para serem mais certeiras.

Além disso, o sell through:

  • identifica produtos populares e impopulares, já que pode analisar tipos de produtos separadamente;
  • diminui o risco de engarrafamento de produtos no varejo;
  • permite maior entendimento sobre o desempenho das vendas;
  • colabora para a criação de metas de vendas mais realistas.

Saiba também como fazer um plano de ação para vendas externas:

Como calcular o sell through rate?

Calcular o sell through rate — ou a taxa de vendas dos itens — é muito simples! Basta dividir a quantidade total de produtos vendidos pelo número que estava em estoque no início do período analisado (normalmente, calcula-se o sell through no intervalo de tempo de um mês). 

O resultado obtido deve ser multiplicado por 100. Assim, temos um percentual do indicador de sell through. Assim sendo, a fórmula do sell through é a seguinte:

% de sell through = (total de produtos vendidos / total de produtos em estoque no início do período analisado) X 100

Qual é o sell through ideal?

Conforme o artigo da Shopify, o sell through ideal seria igual ou maior que 80%, podendo, claro, oscilar de acordo com cada setor. 

No entanto, é preciso ter em mente que esse valor não é fixo. Ou seja, ele muda de negócio para negócio. No entanto, o ideal é que ele sempre se mantenha alto, porque isso indica que a organização apresenta um bom número de vendas.

4 dicas práticas para aumentar o sell through

O sell through é um indicador determinante para apontar problemas na gestão de estoque e nas vendas. Apesar disso, este índice não revela a causa raiz destas questões. 

Outros dados devem ser analisados e cruzados para maior entendimento dos problemas. De qualquer forma, separamos aqui algumas dicas práticas que podem te ajudar a elevar o sell through do seu negócio. Confira!

1. Compre menos produtos

Nossa primeira dica é direcionada aos varejistas. Se o sell through estiver muito baixo, uma ação rápida que pode ser tomada é reduzir a compra dos produtos.

Em seguida, estudos mais específicos devem ser feitos para entender esta questão mais a fundo e atuar assertivamente. Contudo, em casos emergenciais, quando a saúde financeira da empresa está em risco, este passo pode ser tomado com velocidade.

2. Ofereça promoções e descontos

Outra maneira de elevar o sell through é oferecendo promoções especiais e descontos para os clientes. Dessa maneira, você incentiva o consumo, aumentando a demanda e reduzindo o estoque.

3. Mapeie as sazonalidades

Para os varejistas, compreender as sazonalidades do consumo dos produtos permite que o planejamento de compra com os fornecedores seja coerente com a capacidade de venda dos produtos.

Já para os fabricantes e distribuidores, este aspecto é um aliado para o planejamento de vendas e para a criação de metas, que devem estar alinhadas com a demanda dos clientes em determinado período.

As sazonalidades podem ser identificadas a partir do cálculo do sell through! Basta analisar cada período separadamente e distinguir o volume de vendas em cada um deles.

4. Melhore o sell in

Esta dica é mais direcionada aos fabricantes e distribuidoras. Melhorar o sell in é aprimorar as vendas feitas para os varejistas. 

Ao aumentar a distribuição dos produtos, os distribuidores estabelecem parcerias estratégicas com os varejistas, ampliando o alcance de seus produtos, e assim, aumentando o sell through. 

Para tanto, um sistema de CRM se faz fundamental para melhor gerir o relacionamento com os clientes varejistas, já que esta ferramenta possui funcionalidades dedicadas a organizar e otimizar os relacionamentos comerciais.

Veja como é simples utilizar o app de vendas do Agendor:

Temos um guia de vendas muito completo para distribuidores, considerando desde um panorama deste mercado no Brasil, até as boas práticas de vendas neste segmento. Não deixe de baixar gratuitamente este conteúdo e saber como impulsionar o seu sell in: guia completo de vendas para distribuidoras!