Quando a sua empresa está em expansão, uma coisa é certa: haverá um momento em que lidar com a papelada e com as planilhas será bastante complicado. Estes processos, além de cansativos e lentos, podem render muita dor de cabeça. Porém, um app de funil de vendas pode facilitar a sua vida.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O app de funil de vendas deve ser customizado de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.
  • Depois que os leads “quentes” foram passados para a equipe de vendas, se inicia um novo funil, que muitos chamam também de pipeline de vendas. A partir desse momento, é importante contar um app de funil de vendas.
  • Geralmente, as etapas de um funil de vendas são: contato inicial; visita pessoal de apresentação; envio de proposta; negociação; fechamento.
  • Um funil de vendas em app de qualidade pode prestar grande ajuda em vários momentos de uma reunião com o cliente, como traçar a rota até o local da reunião, ou fazer consultas online de seu smartphone em tempo real, caso o cliente tenha alguma dúvida.
  • O app de funil de vendas deve facilitar a vida de vendedores, gestores e empreendedores. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e conheça essa e diversas outras funcionalidades do aplicativo!

Se você está pensando em otimizar seu funil de vendas para melhorar o seu faturamento, deve saber que essa tarefa demanda, além de muito controle de informações, uma observação constante sobre o andamento das vendas, um excelente follow-up de clientes e uma participação engajada de sua força de vendas.

Com o tempo, torna-se muito mais ágil, seguro e prático investir em tecnologias, como um sistema de CRM, que podem automatizar e simplificar estes procedimentos. E conforme sua empresa for crescendo, contar apenas com planilhas, anotações e a memória não vai funcionar.

Se você ainda não sabe muito bem o que é o funil de vendas, mas gostaria de entender como ele pode ajudar no crescimento do seu negócio – e como um bom app de funil de vendas pode ser de extrema utilidade para você – , continue conosco e acompanhe a leitura do artigo! 

O que é funil de vendas?

É importante ressaltar que o funil de vendas é usado em dois momentos diferentes, e com abordagens distintas.

Em marketing digital, o funil de vendas tem o objetivo de gerar leads para a força de vendas com ajuda da automação de marketing.

Depois que esses leads são considerados suficientemente maduros, são direcionados para o fundo do funil, onde são transferidos para a força de vendas. 

A partir desse momento, eles são chamados de Leads Qualificados de Marketing, ou Marketing Qualified Leads, em inglês, conhecidos como MQLs.

Vamos começar entendendo o funil de vendas do marketing digital e depois vamos entender como um app de funil de vendas passa a ser importante para dar continuidade ao funil.

Funil de vendas do marketing digital

De forma bastante simplificada, o funil de vendas é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo atrair leads e conduzir um possível cliente a efetuar uma compra. O funil consiste em três etapas:

  • Topo do funil: capturar a atenção de potenciais clientes, tornando-os cientes de um problema ou questão a ser resolvido. O potencial comprador é atraído por conteúdo que lhe diz respeito e, então, decide “ir adiante”, até o momento em que toma consciência sobre uma necessidade ou um desejo.
  • Meio do funil: consiste em oferecer aos interessados informações mais direcionadas sobre determinada necessidade. A comunicação deve se tornar mais pessoal, informativa e frequente, e o usuário deve ser convencido de que a sua solução é a melhor para ele, afinal, neste momento, ele busca alternativas para resolver seus problemas ou desafios.
  • Fundo do funil: este é o ápice do negócio, ou seja, o momento em que ele decide avaliar de perto suas alternativas, o que envolve realizar testes gratuitos, ou assistir a demonstrações de produtos.  O potencial cliente já conhece a sua empresa e o seu produto ou serviços e acredita que você é o que ele precisa para dar fim a um incômodo, resolvendo um problema ou suprindo uma necessidade. Contudo, é preciso fechar essa venda!

Assim, este lead, que chegou até o fundo do funil de marketing, é direcionado para o time de vendas, onde será qualificado e, em caso de sucesso, transferido para uma abordagem mais consultiva.

Como um app de funil de vendas pode ajudar seu negócio?

Depois que os leads “quentes” foram passados para a equipe de vendas, se inicia um novo funil, que muitos chamam também de pipeline de vendas.

A partir deste ponto, é criado um novo funil de vendas, focado na fase de conversão, que pode ser dividido, por exemplo, nas seguintes etapas:

  • contato inicial;
  • visita pessoal de apresentação;
  • envio de proposta;
  • negociação;
  • fechamento.

É importante frisar que o funil de vendas não tem um formato fixo ou número de etapas definidas. Ele deve ser customizado de empresa para empresa e, para tanto, um bom funil de vendas em app pode ajudar.

Por exemplo: para alguns negócios de ticket médio de vendas baixo, pode não valer a pena fazer visitas pessoais a seus clientes. Nesses casos, onde se costuma aplicar o modelo de inside sales (ou vendas internas), com uso de e-mails, telefonemas e de videoconferência pela força de vendas, o funil tende a tomar outra forma.

A seguir, você pode conferir a descrição das etapas de um funil de vendas convencional, no entanto, busque avaliar de maneira crítica como cada uma delas se adequa à realidade do seu time comercial, considerando adicionar ou eliminar etapas, reavaliando também o escopo de cada uma.

1. Contato inicial

O primeiro contato com o cliente deve ser feito depois de estudar sua empresa e suas necessidades. Ligar ou enviar um e-mail para um cliente sem estar preparado para isso é um grave erro. 

Antes disso, é preciso pesquisar o site da empresa na internet, ler seu blog e mídias sociais, assim como estudar o perfil da pessoa com quem vai se falar.

A preparação pode ser ainda mais profunda e é neste ponto que um funil de vendas em pode ajudar, veja como:

  • verifique no cadastrado centralizado do app se este não é um cliente antigo que está sendo retomado e confira todo histórico dele;
  • pesquise empresas com perfil semelhante, estude suas necessidades mais comuns e se prepare para dar foco nas soluções mais pertinentes;
  • use a funcionalidade de segmentação para estudar empresas da mesma região, mas também de outros segmentos ou linhas de produtos. Às vezes, existem necessidades relacionadas à localização da empresa, independentemente de outros fatores.

O importante é iniciar seu contato dentro de um contexto que faça sentido para o cliente. E você só vai conseguir isso se tiver informações de qualidade.

2. Visita pessoal de apresentação

Em alguns casos, o contato inicial já pode ter ajudado a descobrir mais algumas necessidades e dores do cliente. Portanto, é possível ir ainda mais preparado para a reunião de apresentação.

Um funil de vendas em app de qualidade pode prestar grande ajuda em vários momentos de uma reunião com o cliente:

  • traçar a rota até o local da visita;
  • fazer consultas online de seu smartphone em tempo real, caso o cliente tenha alguma dúvida;
  • anotar qualquer interação ali mesmo (ou pouco depois, se preferir) sem ter que esperar chegar ao escritório para isso e esquecer algum detalhe importante;
  • já agendar os próximos passos em seu follow-up, diretamente no aplicativo de funil de vendas;
  • pesquisar soluções ou situações semelhantes às enfrentadas pelo cliente no histórico de outras contas, apresentando cases de sucesso semelhantes.

3. Envio da proposta

Um app de funil de vendas tem armazenadas diversas outras propostas enviadas para outros clientes que podem servir de modelo.

Além disso, ao analisar o histórico e os e-mails enviados para esses clientes, será possível descobrir que mudanças foram pedidas e já fazer ajustes ou enviar propostas alternativas, com diferentes preços e escopos, se adiantando ao pedido do cliente e mostrando que conhece sua empresa.

4. Negociação

Da mesma forma que é possível usar o app de funil de vendas para pesquisar propostas anteriores, estude o histórico de interações com clientes semelhantes e faça uma lista das principais objeções de vendas e como foram contornadas.

Com isso, você poderá negociar com muito mais confiança e partindo de dados concretos sobre o que funciona com clientes de perfil semelhante. Se algumas das negociações acontecerem pessoalmente, imprima relatórios e chegue bem preparado para elas.

A fase de negociação pode ser extensa, envolvendo a troca de diversos e-mails, envio de propostas ajustadas, telefonemas e novas reuniões pessoais.

Para evitar esquecer qualquer desses compromissos com o cliente, um bom aplicativo de funil de vendas deve contar com um sistema de lembretes de follow-up, enviando alertas por e-mail ou mensagem de texto.

5. Fechamento

O fechamento pode se dar por meio de um e-mail ou de uma reunião, tudo depende de como o andamento da venda foi feito ou das necessidades de formalização de fechamento de sua empresa.

Se o fechamento for feito em uma reunião final, pode acontecer do cliente querer algumas vantagens de última hora. Fique atento a isso, evite baixar o preço e mostre o valor da solução que sua empresa oferece a ele e como ela vai ajudá-lo a resolver suas dores.

Com o app de funil de vendas sempre à sua disposição, uma eventual necessidade de informação extra ou confirmação de algum detalhe acertado durante o processo sempre estará disponível, de forma ágil e prática, pois todos os e-mails e outras informações trocadas estão ali, no histórico do cliente.

Estes artigos podem te ajudar na hora de fechar um negócio:

Todos esses benefícios podem ser utilizados de forma rápida e tranquila, graças não apenas à interface simples de um bom aplicativo para funil de vendas, mas também do seu potencial de gerenciamento, acesso remoto e em tempo real.

Assista ao vídeo abaixo e confira em detalhes como trabalhar com o funil de vendas no Agendor!

Como escolher um app para criar funil de vendas?

Tendo consciência sobre a importância do aplicativo para otimizar as atividades comerciais, fica a questão: como escolher um app para criar funil de vendas? Saiba como, em 6 passos:

  • Considere o seu modelo de negócio e a sua necessidade;
  • Defina pré-requisitos;
  • Busque alternativas com facilidade de uso;
  • Verifique as diretrizes de suporte;
  • Calcule o custo e orçamento;
  • Faça um teste gratuito.

Entenda cada etapa, a seguir. 

Considere o seu modelo de negócio e a sua necessidade

Estruturar o processo comercial em uma ferramenta de funil é sempre importante para ter mais clareza sobre a jornada de compra do cliente, independentemente do seu modelo de negócio. 

Ainda assim, é crucial buscar alternativas coerentes para o seu modelo. Isso significa que se você vende para o consumidor final, por exemplo, é relevante pesquisar por app de funil de vendas B2C.

Outro aspecto que deve ser considerado é o momento atual da sua empresa. 

Se você está dando os primeiros passos, deseja começar de forma estruturada, porém não tem os recursos necessários para investir em ferramentas pagas, pode buscar por um app de funil de venda com CRM grátis.

Aqui no Agendor, por exemplo, temos uma versão gratuita desenvolvida especialmente para novos negócios, e times comerciais pequenos, com processos mais simples.

É possível utilizar o nosso app de funil de vendas com CRM grátis, apenas com algumas limitações. Então, quando sua equipe estiver crescendo e os negócios evoluindo, basta migrar para a versão gratuita e completa. 

Defina pré-requisitos 

Para escolher um app para criar funil de vendas, é necessário estudar o seu processo comercial.

Observe a jornada do cliente e as atividades dos vendedores, e depois, defina quais são os recursos que não podem faltar no aplicativo escolhido.

Por exemplo, se você busca um app de funil de vendas B2C, é interessante focar em alternativas que apresentam funcionalidades como automação de vendas e integração com ferramentas de pagamento.

Busque alternativas com facilidade de uso

De nada irá adiantar investir em um app para criar funil de vendas se ele não for fácil de usar.

Pense nisso tendo em mente a aceitação da sua equipe. Se o aplicativo for complexo e confuso, certamente o time será mais resistente quanto ao seu uso, e com isso, todos os benefícios que um app de funil de vendas pode promover se perderão.

Você pode identificar isso facilmente, realizando testes gratuitos nas alternativas que você está avaliando, e verificando os comentários de outras pessoas e empresas que já utilizaram ou utilizam o app.

Verifique as diretrizes de suporte

Também é importante entender se o app oferece algum tipo de suporte, seja por chat, telefone, e-mail etc.

Mapear as políticas de atendimento do app para criar funil de vendas o ajudará a ser mais certeiro em sua escolha, visto que o suporte técnico traz mais segurança e apoio durante a implantação do sistema.

Verifique os sites dos app escolhidos e busque por informações onde são sinalizadas as práticas de atendimento. E então, perceba se alguma delas pode, de fato, oferecer o suporte que sua equipe precisa.

Calcule o custo e orçamento

Por último, mas não menos importante, é determinante considerar o custo do app e o orçamento disponível para esse investimento.

Lembre-se que você tem a possibilidade de escolher um app de funil de venda com CRM grátis caso necessário. Contudo, se sua empresa tem um budget para esse projeto, vale a pena identificar soluções mais robustas.

O Agendor é muito mais do que um app de funil de vendas gratuito, ele conta com diversas outras funcionalidades para facilitar a vida de vendedores, gestores e empreendedores. 

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