Todo mundo sabe que a Tecnologia da Informação vem crescendo a passos largos há alguns anos — e não há indícios de que esse processo vá desacelerar. Assim, também tem aumentado muito o interesse das pessoas e das empresas em adquirir soluções na área.

Porém, se você já enveredou por esse ramo, sabe bem que vender serviços de TI não é o mesmo que vender roupa ou sapato (sem desmerecer esse tipo de negócio!). 

Kit de Planilhas de Vendas

3 planilhas para te ajudar a planejar a sua rotina comercial

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

Isso porque os “produtos” oferecidos pela TI são bastante complexos, e quem decide adquiri-los geralmente não age movido por impulso ou pela emoção.

Por isso que, para vender mais e melhor, não basta ter um serviço muito bom é preciso implementar processos e pensar em estratégias para chegar aonde você quer. É aí que entram as estratégias de marketing e vendas! 

Para você entender melhor como isso funciona, reunimos 5 dicas poderosas de Marketing para impulsionar as vendas dos seus serviços de TI.  Confira:

1 – Faça pesquisa de marketing

A comunidade da área de TI valoriza muito a compilação e o uso de dados e informações para criar estratégias apropriadas, não é mesmo? Com o marketing não é diferente.

Antes de desenvolver e implementar qualquer plano, você precisa entender o ambiente de negócios e as expectativas do seu comprador. 

Essa pesquisa vai permitir que você forneça um serviço melhor, gerencie esse serviço com mais eficiência e depois comercialize seu produto de forma a atender às necessidades do cliente.

2 – Desenvolva um site atrativo e responsivo

Você ficaria surpreso ao constatar a quantidade de empresas de serviços de TI com sites desatualizados. Como muitas delas cresceram rapidamente por meio de indicações, deixaram de lado alguns canais de divulgação, incluindo os sites. 

Se você é uma dessas empresas de TI, pense no seu site como uma primeira impressão. Quando um cliente está conhecendo sua empresa, ele geralmente pesquisa seu nome na internet, e seu site é uma das principais fontes que ele irá verificar. 

Os sites dizem muito a um cliente em potencial sobre sua empresa — desde informações básicas até a compilação de seus serviços e estudos de caso que descrevem o trabalho anterior que você fez.

E não é suficiente ter um site atrativo apenas no computador. Sua página precisa funcionar bem em todos os dispositivos, incluindo celular e tablet. 

Esse passo é muito importante, pois um site responsivo melhora a experiência do consumidor e evita que o Google o penalize por não estar otimizado para dispositivos móveis.

3 – Crie conteúdo alinhado às fases de inbound marketing

O marketing de conteúdo é crucial para o sucesso dos negócios de qualquer empresa, especialmente as de B2B (sigla para business to business). Conteúdo de alta qualidade ajuda a transformar sua empresa em uma referência dentro do setor, estabelecendo credibilidade entre seus pares e clientes. 

Além disso, o conteúdo é essencial em uma estratégia de inbound marketing.

A ideia central é responder às perguntas que as pessoas estão buscando ativamente na internet, ajudá-las com informações relevantes, capturar seus dados e convertê-las em leads. 

Para isso, você pode usar várias formas de conteúdo: blogs, estudos de caso, vídeos informativos, entre outros. Todo esse trabalho vai ajudar a aumentar sua visibilidade.

4 – Qualifique seus leads de acordo com o potencial de compra

Qualificação é o processo que permite que você descubra se um lead é realmente um possível comprador de seu serviço. Se você não qualificar um lead, pode estar perdendo tempo com alguém que não pode ou não está no momento certo para comprar de você.

O problema é que, nesse processo, é fácil perder o controle de todos os dados de tantos leads diferentes e não conseguir entregar a melhor experiência para cada um deles. É por isso que uma ferramenta de CRM pode ajudar.

O CRM (Customer Relationship Management) é uma metodologia de gerenciamento de relacionamentos e interações da sua empresa com clientes e potenciais clientes. O objetivo é simples: melhorar as relações comerciais.

Uma solução de CRM ajuda você a se concentrar nos relacionamentos da sua organização durante todo seu ciclo de vida com os potenciais clientes. Isso também inclui encontrar novos clientes, conquistar seus negócios e fornecer suporte e serviços adicionais ao longo do relacionamento.

Se você quiser entender melhor sobre o assunto, leia este artigo que explica o funcionamento de um software de CRM e como ele pode agilizar o controle de vendas por meio de uma tecnologia intuitiva.

5 – Capacite sua equipe de vendas

Uma das melhores maneiras de melhorar os resultados em qualquer setor de vendas é por meio de um programa de treinamento estratégico e estruturado. 

O que muitos gerentes de vendas acham difícil, no entanto, é decidir sobre o tipo treinamento e qual a frequência necessária.

Muita gente acaba optando pelo clássico seminário de vendas intensivo de dois dias, em que a equipe ouve um especialista dizendo coisas que eles já sabem ou que terão esquecido quando voltarem a sua cadeira de trabalho.

A verdade é que não há uma solução única para o treinamento de vendas.

É provável que os membros da sua equipe tenham pontos fortes e fracos individuais e diferentes níveis de experiência; portanto, mandá-los para o mesmo treinamento pode ser um desperdício de dinheiro.

Por isso, faça um acompanhamento constante das demandas da equipe. Se alguém tem alguma dificuldade específica com um sistema de CRM, por exemplo, ofereça uma solução. 

Pode ser um treinamento adicional ou um guia com dicas e truques para ajudá-lo a navegar no sistema com maior facilidade. Do jeito que for, use a empatia e a criatividade!

Conclusão

Em resumo, as ações que podem fazer você aumentar as vendas de TI não são impossíveis, basta tomar o primeiro passo para começar a fazer. Ao invés de tentar implementar tudo ao mesmo tempo, comece por uma e siga a lista:

  • Pesquisa de marketing
  • Site atrativo e responsivo
  • Conteúdo alinhado às fases de inbound marketing
  • Qualificação de leads
  • Treinamento da equipe de vendas

Boa sorte nessa jornada!