Você faz propaganda pelo WhatsApp para promover suas vendas? Listamos dicas para você começar a usar melhor o app hoje mesmo!

Principais aprendizados deste artigo:

O WhatsApp pode se orgulhar de ser um aplicativo sem anúncios, sem jogos e sem truques. Não por acaso, ele conquistou o coração dos brasileiros. E você ainda pode usar o app para vender seus produtos ou serviços, aproveitando todos os recursos de sua versão Business.

O aplicativo começou a fazer parte da vida dos brasileiros em 2012, ganhando popularidade por permitir a troca de mensagens sem que você precisasse pagar pelo envio, assim como acontecia com o SMS naquela época. Lembra desse tempo?

Hoje, contamos com esse recurso gratuito, instantâneo e que nos dá fácil acesso aos clientes a qualquer momento. Neste artigo, você vai ver como fazer propaganda pelo WhatsApp e enviar mensagens do WhatsApp para clientes para acelerar seus resultados.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

Como fazer propaganda pelo WhatsApp: entendendo o potencial desse app

Que o WhatsApp conquistou o coração dos brasileiros e, desde então, se tornou uma ferramenta para toda hora não há dúvidas. Mas, a questão aqui é: como podemos usar o WhatsApp para ajudar sua empresa a vender mais?

As pessoas usam o aplicativo para entrar em contato com a família e amigos, mas não apenas para isso. Hoje, o app é também um dos meios preferidos para se comunicar com empresas e prestadores de serviços. Seja para um pedido de informação, seja até mesmo para realizar uma compra – inclusive, com a opção de realizar o pagamento sem sair do aplicativo.

Quer ter uma dimensão da importância de usar este canal de vendas? Uma pesquisa da empresa Hibou revelou que 8 em cada 10 consumidores já compraram algo pelo app (produto ou serviço). Além disso, a pesquisa identificou que 98% da população do território nacional já criou uma conta no aplicativo e 93% utilizam a plataforma no dia a dia.

WhatsApp Business: um passo além para facilitar as vendas pelo WhatsApp

Tendo em vista essa afinidade dos clientes de empresas com o aplicativo, em 2018 o Whats criou uma versão focada em negócios. Agora, portanto, as empresas podem usar o WhatsApp Business para se comunicar diretamente com os clientes e fechar novas vendas.

A seguir, confira algumas dicas importantes sobre como vender pelo WhatsApp Business:

Diferenças entre o WhatsApp Business e o WhatsApp Pessoal

Os dois tipos de WhatsApp podem ser usados no mesmo smartphone, mas é preciso ter um número para cada conta. 

Você pode usar dois chips em um mesmo aparelho ou um smartphone para cada número e separar o seu WhatsApp pessoal do WhatsApp que você usa na empresa, ou seja, seu número comercial.

Algumas vantagens de utilizar o WhatsApp Business:

  • Registrar o número de telefone fixo do seu negócio no WhatsApp Business; 
  • Ter um perfil da sua empresa com todas as informações do seu negócio (site, endereço, horário de funcionamento, etc);
  • Poder utilizar o catálogo de produtos para alavancar suas vendas;
  • Criar mensagens automáticas de saudação, ausência e respostas rápidas;
  • Etiquetar as conversas e separar seus contatos por grupos como, por exemplo, novo contato, cliente que já efetuou uma compra, etc;
  • Criar listas de transmissão e expandir sua mensagem para uma lista maior de clientes.

Neste vídeo, o Sebrae traz diversas dicas de vendas pelo Whats:

https://youtu.be/j5JdC6ih3BQ

Importância da presença digital para vender pelo WhatsApp

Manter uma presença nas mídias sociais é crucial para construção de sua marca.

E enquanto Facebook, Instagram e outras mídias já permitem que você mantenha estreito contato com os potenciais clientes, bem como fãs, o WhatsApp leva você ao próximo nível do relacionamento.

Ao habilitar a funcionalidade de mensagens entre empresas e potenciais clientes, a comunicação pode ser ainda mais próxima e imediata.

Você pode colocar seu número de WhatsApp em seu site, cartões de visita, e mídias sociais, permitindo que o seu público saiba que você está ao alcance do aplicativo, a qualquer momento. Além disso, muitas ferramentas de vendas são conectadas ao app. É o caso do CRM do Agendor, que possui uma integração super completa com o WhatsApp para gerenciar todo o relacionamento com o cliente pelo app.

como fazer propaganda pelo WhatsApp
Você está preparado para usar o WhatsApp para vender mais?

Quais empresas devem fazer vendas pelo Whatsapp?

Mas, será que a sua empresa deve usar o WhatsApp Business para vender?

Embora o aplicativo não tenha a mesma presença no mundo todo, no Brasil ele é muito popular. É uma maneira de se conectar com seu mercado em tempo real.

Além disso, ele não custa nada e não exige uma manutenção como outras mídias, que precisam de criação de conteúdo ativamente a todo momento. Esse é simplesmente um outro caminho pelo qual os clientes podem chegar até você – e tudo que você precisa é de um número de telefone e de um smartphone.

E, por mais que alguns vendedores enxerguem no uso do WhatsApp o desafio de conseguir atender bem os clientes no menor tempo possível e de lidar com o algo número de mensagens, o app pode ser usado muito mais estrategicamente que isso.

Além das mensagens e respostas rápidas, o WhatsApp já permite chamadas de voz e conversas via browser, para todos seus usuários.

Você já usa o WhatsApp Web para facilitar a rotina? Saiba que o Agendor tem uma extensão que conecta a versão web do whats ao CRM! Teste gratuitamente aqui

whatsapp-business

Veja também: Como um app para funil de vendas pode otimizar seus resultados

A s 4 dicas de como fazer propaganda pelo WhatsApp Business

Se você estiver dúvidas sobre como usar o WhatsApp para vender e fazer negócios, nós separamos algumas dicas úteis para que você aprenda a usar o WhatsApp Business no seu negócio.

#1. Salve os contatos no telefone

Se você é do tipo de vendedor que tem vários chips e milhares de números soltos espalhados em diversos aparelhos, você não vai conseguir dar a seus clientes a atenção que eles merecem.

Isso porque, dificilmente você vai saber com quem está falando, saber o que já conversaram e etc.

Vendedor que se preze precisa:

  • Usar 1 único número;
  • Sempre salvar seus contatos no telefone;
  • Manter seus históricos a salvo.

Muitas vezes você não lembra de uma conversa, e o seu cliente acha que você se lembra das informações que trocaram. Se você não tem o histórico, pode acabar perdido e ter que confessar ao seu cliente que não se lembra do que conversaram.

E, além de confiar no backup do seu celular, existe um jeito muito mais fácil e produtivo de manter esse histórico de conversas: integrando seu WhatsApp ao seu CRM de Vendas. O Agendor faz isso por você, teste gratuitamente neste link.

Veja mais: As 3 chaves para encontrar o sucesso com o CRM social

#2. Grave áudios

Grande parte dos clientes têm perguntas e dúvidas quando recebem uma propaganda pelo WhatsApp. Então, como responder?

Seja proativo e tenha um estoque de áudios com respostas simples já prontas em seu aparelho para tirar as dúvidas de seus clientes.

Dessa maneira, você responde seu cliente rapidamente, e além de não precisar recriar as mesmas respostas várias vezes, perde menos tempo do que digitando a mesma resposta. Assim, seu WhatsApp se torna um canal dinâmico e rápido de relacionamento com seus clientes.

Veja mais: como as mensagens de áudio também podem ser utilizadas em novas abordagens de vendas.

#3. Espalhe mensagens de agradecimento

Você não consegue ser um bom vendedor sozinho.

Você só pode ser um bom vendedor graças a seus clientes.

Por isso, nunca deixe de agradecer a eles.

Se você ganhou um prêmio, bateu a sua meta de vendas, ou simplesmente está feliz por fechar novas vendas, agradeça seus clientes atuais.

São eles que tornam isso possível.

Agradecimentos sinceros e feitos de forma personalizada representam uma ação de marketing baixo custo e alto impacto.

Os clientes ficam felizes ao mesmo tempo em que o seu nível de confiança aumenta.

E você sabe muito bem da importância de satisfazer clientes e deixá-los felizes!

como fazer propaganda pelo WhatsApp
Use o WhatsApp para compartilhar mensagens de agradecimento para seus clientes.

#4. Use os vídeos ao seu favor

Suponhamos que você seja um corretor de imóveis e queira ser mais assertivo em suas apresentações.

Muitas vezes empresas lançam propagandas na TV aberta e esquecem de criar um vídeo para o WhatsApp.

Faça vídeos para seus clientes, mostrando, por exemplo, um novo produto, uma nova aplicação para um produto antigo, ou até mesmo, oferecendo um cupom de desconto em um novo serviço.

Essa é uma excelente maneira de como usar o WhatsApp comercialmente.

Nunca é demais enviar conteúdo em vídeos para seus clientes.

Confira em nosso blog: 3 ferramentas de comunicação interna online para vendas

Veja mais algumas dicas de vendas pelo WhatsApp:

Você está pronto para implementar o WhatsApp em suas vendas?

Agora que você já sabe como fazer propaganda pelo WhatsApp, e que ele serve não apenas como um aplicativo para conversar com amigos e familiares, você já está pronto para envolver seus clientes com esse poderoso aplicativo?

Além de ser uma ferramenta simples para manter seu cliente por perto, o aplicativo é muito útil em diversas etapas das vendas.

Você pode, por exemplo, qualificar leads, apresentar, e fazer pós-vendas apenas com o WhatsApp.

Aliás, tem como fazer vendas pelo WhatsApp, por que não?

Por fim, quando você dá o seu WhatsApp para seus clientes eles percebem que você não vai fugir.

É importante que eles entendam que não será uma maneira de como enviar propaganda pelo WhatsApp.

Na verdade, se ele precisar, têm o seu número de telefone à mão, para tirar dúvidas ou resolver quaisquer problemas.

Dessa maneira, o WhatsApp se torna uma ferramenta de relacionamento e aproximação entre você e seus clientes.

Portanto, não basta saber como fazer propaganda pelo WhatsApp, você precisa desenvolver um relacionamento com seu cliente.

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