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Mapa de clientes: suas visitas no rumo certo

Escrito por
Douglas da Silva
Mapa de clientes

Consultores de vendas desempenham uma série de atividades em seu dia a dia.

Prospecção, follow-up, responder e-mails a todo tempo, enviar propostas a clientes e muito mais.

Uma outra importante atividade de um vendedor é visitar clientes, seja para apresentar a empresa, seus produtos e serviços, para fazer uma nova venda, negociar ou descobrir as necessidades dele e entender seu negócio.

Acordar logo cedo e partir para uma jornada de visitas que vai ocupar todo seu dia é uma tarefa muito comum para quem faz vendas externas.

E essa atividade, inclusive, pode levar o vendedor a outras cidades em que, muitas vezes, não conhece tão bem as ruas e caminhas mais eficientes.

E se você pudesse contar com um aplicativo que já criasse um mapa de clientes para você?

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SPIN selling: tudo o que você precisa saber para vender mais

Escrito por
Douglas da Silva
SPIN selling

Entenda quem criou, o que é e como aplicar essa metodologia

Todo profissional de vendas já ouviu falar de SPIN Selling, mesmo sem saber que tinha esse nome. Quer ver só? Sabe aquela história de que o que importa é entender o cliente, conhecer suas dores e fazer perguntas relevantes como parte do processo de investigação do problema?

Pois bem, isso faz parte da metodologia SPIN Selling, criada pelo britânico Neil Rackham ao perceber que boa parte dos vendedores perdiam oportunidades por não saberem o que perguntar aos clientes, além de tratar todas as vendas da mesma forma – sem ter como foco a necessidade específica de cada cliente.

Se você anda pecando no momento de abordar o cliente ou no simples fato de fazê-lo enxergar o valor de solução, confira as dicas deste artigo! Nele, vamos tratar das diferenças entre vendas simples e de longo ciclo, além de detalhar as diferentes etapas do processo comercial e, claro, explicar o que é o modelo SPIN Selling com exemplos de perguntas de situação (S), problema (P), implicação (I) e necessidade de solução (N).

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Custo de Aquisição de Clientes: porque é importante mantê-lo sobre controle

Escrito por
Douglas da Silva
custo de aquisição de clientes

Só existe uma área da empresa que gera receitas: a área de vendas!

Sim, é motivo de orgulho para qualquer vendedor saber que são os esforços dele e de seus colegas de equipe que fazem um negócio ter os recursos necessários para se manter sustentável em longo prazo.

Mas, evidentemente, esses esforços têm um custo.

E esse custo inclui também a área de marketing e gastos com comunicação e propaganda, entre outros.

Portanto, é preciso que toda empresa gerencia muito bem a maneira como gasta seu dinheiro para atrair clientes, caso contrário, essa conta pode não fechar.

Para saber se um negócio está investindo de forma racional e lucrativa na conquista de clientes, existem dois indicadores que precisam ser analisados com cuidado:

  • CAC – Custo de Aquisição de Clientes
  • LTV – Life Time Value (valor de um cliente ao longo do tempo)

Nesta postagem, você vai aprender a calcular esses dois indicadores e descobrir se seu Custo de Aquisição de Clientes está dentro de um patamar adequado.

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3 dinâmicas de grupo para negociação: treine seus vendedores de forma prática

Escrito por
Douglas da Silva
Dinâmicas de grupo para negociação

A dinâmica de grupo é uma prática muito comum em processos seletivos.

Quem nunca se viu “pagando” uns micos e dando tudo de si para se destacar em um processo seletivo?

Mas dinâmicas de grupo também podem ser usadas para motivar equipes e melhorar competências, sejam técnicas de vendas, trabalho em equipe, negociação e muitas outras.

E – fique tranquilo! – ninguém precisa passar por papéis constrangedores, quando a dinâmica é bem idealizada.

As dinâmicas são instrumentos importantes, ferramentas que estão dentro de um contexto que se assemelha a realidade, o que possibilita a formação de um entendimento mais profundo e a fixação do conhecimento.

Isso permite criar um ambiente coletivo de discussão e reflexão, enriquecendo o potencial e as competências de cada participante.

Selecionamos três exemplos de dinâmica de grupo para negociação que podem desenvolver certas capacidades muito importantes para quem trabalha com vendas.

Confira cada uma e escolha qual fazer primeiro, porque vale a pena fazer todas elas!

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Como ser um excelente vendedor? Seja um vendedor que traz resultados

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Douglas da Silva
Como ser um excelente vendedor

Vender é a capacidade que um profissional tem em oferecer soluções.

Soluções para seus clientes, soluções para seu líder e sua empresa e soluções para sua vida!

Pra começar, não tem como ser um excelente vendedor sem mostrar o valor das soluções de sua empresa para seus clientes.

Além disso, existem os objetivos do negócio e de seu gestor, que também precisam ser atingidos.

Mas você não pode esquecer de outro ponto fundamental: por meio das soluções que você vende para seus clientes (essa é sua profissão, certo?) é que você atinge seus objetivos pessoais e traz as soluções que deseja para os desejos e necessidades de sua vida.

Nesse post, vamos mostrar como ser um excelente vendedor. Isso significa permear esses 3 aspectos, divididos em 7 características essenciais do vendedor excelente.

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Como fazer uma boa venda por telefone: perca o medo de ligar!

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Douglas da Silva
como fazer uma boa venda por telefone

Para quem não é da área, pode até soar estranho, mas a maioria dos vendedores não é muito fã de fazer prospecção ou vendas por telefone.

Parece que ligar para o cliente é algo chato e desagradável e que vai incomodá-lo.

Na verdade, é! Por isso, é obrigação do vendedor ligar para o cliente por um bom motivo, com um fato relevante, algo que desperte o interesse dele e o faça conceder alguns minutos de seu precioso tempo para falar com um vendedor.

Ligar para perguntar “como vai?” está longe de ser uma forma de cultivar o relacionamento com o cliente.

Por isso, é fundamental conhecê-lo profundamente, sua empresa, seus negócios, as dificuldades por que está passando ou as oportunidades que está explorando e levar a ele uma solução para seus problemas, e não banalidades e interrupções em sua rotina de trabalho.

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