« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

A importância dos processos de RH: exemplos e dicas

Escrito por
Fernanda Balieiro

Empresas podem ser definidas como um grupo de pessoas que buscam atingir um objetivo comum e obter lucro de forma legalmente constituída

Uma definição simples e objetiva.

Mas você reparou em uma coisa: ninguém falou em tecnologia, projetos, máquinas, capital ou edifícios.

Pense bem: se nós falarmos de todas essas coisas, mas não incluirmos as pessoas na definição do que é uma empresa, a definição será incompleta.

Isso só ressalta um ponto importante que queremos destacar: são as pessoas que movem as empresas, que têm ideias, definem metas e traçam planos. São as pessoas que dão e recebem ordens, que operam máquinas e lideram grupos, que colaboram entre si e comemoram resultados.

Em outras palavras: as pessoas são a alma do negócio! E, depois de falarmos disso, fica ainda mais clara a importância de fatores como Cultura Organizacional ou Valores Corporativos. Conceitos que não fazem o menor sentido para máquinas, instalações, ações ou tecnologias, mas que são a base das diretrizes e das decisões que as pessoas tomam.

É por todos esses motivos que esta postagem vai tratar de um dos mais importantes tipos de processo de qualquer empresa ou organização: Os Processos de Recursos Humanos (ou Talentos Humanos, como alguns preferem).

processos de recursos humanos

As pessoas são os maiores ativos de uma empresa

A importância dos processos de Recursos Humanos nas empresas

Processos de RH devem levar em conta dois aspectos principais:

  • Eles serão responsáveis por atrair, selecionar, capacitar e manter os talentos humanos na empresa.

  • É uma área sensível a “reclamações trabalhistas” em caso de inconformidades e, em muitas empresas, a força de trabalho representa boa parte dos custos fixos, a chamada folha de pagamentos.

Portanto, a importância de modelar processos de RH com o maior cuidado fica bastante evidente, ao contrário de muitos gestores e empreendedores que focam excessivamente em processos de produção (encarando o RH como um mero Departamento de Pessoal com funções burocráticas), esquecendo de que a área de Recursos Humanos será responsável por prover as pessoas que irão gerir e operar esses processos, do chão de fábrica ao CEO.

Nesse contexto, a moderna gestão de recursos humanos deve priorizar o que se chama de gestão estratégica de RH, isto é, alinhado com os objetivos estratégicos da empresa e dando suporte à alta gestão para que possa atingi-los.

E isso só é possível se os responsáveis pelo departamento de Recursos Humanos ajudarem a empresa em alguns quesitos como estes:

  • Atrair e selecionar os colaboradores mais adequados para se atingir as metas estipuladas;

  • Reter os talentos na empresa (isso envolve remuneração, incentivo, motivação, clima etc.);

  • Manter um clima organizacional saudável e tomar providências quando necessário;

  • Capacitar os integrantes da organização para desempenharem suas tarefas adequadamente;

  • Zelar pela divulgação, assimilação e manutenção da cultura da empresa, assim como de seus valores;

  • Fazer a gestão do conhecimento da empresa, transformando-o em um patrimônio que será usado pelos colaboradores sempre que necessário.

Mas como pôr tudo isso em prática?

Para ajudar você a entender melhor como funcionam os processos de RH, separamos dois exemplos práticos, já desenhados em diagramas de processo, para que você possa usá-los como modelos e até adaptá-los facilmente para as características de sua empresa.

2 exemplos de processos de RH para adaptar em sua empresa

Confira e depois acesse os links pra baixar os diagramas prontos!

Processo de Contratação de Funcionários

Como comentamos, esse é um processo crítico, pois em caso de se fazer uma contratação inadequada, os custos de se desligar um colaborador, pagar verbas rescisórias, reiniciar o processo de seleção e treinamento são muito altos. Veja as principais etapas do processo de Recursos Humanos:

Processo de Recursos Humanos

Processo de Recursos Humanos de contratação de funcionários.

  1. Depois de solicitado pelo colaborador que precisa preencher uma vaga, o gestor da área aprova ou não a futura contratação.

  2. O RH consulta currículos e divulga a vaga, recebendo mais currículos que seleciona e envia ao solicitante.

  3. Este escolhe alguns ou pede mais, caso não aprove nenhum.

  4. O RH convoca os candidatos selecionados para entrevistas, faz uma triagem e testes, e envia os melhores para o solicitante entrevistar.

  5. Após a escolha do solicitante, o RH avisa ao aprovado quando deve começar e que providências deve tomar; e notifica aos demais que não passaram no processo, mas que seus currículos estão no banco de dados para futuras oportunidades.

Depois disso, o processo seguinte seria providenciar a integração do novo funcionário. Vamos conferir este processo?

Processo de Integração de Novos Funcionários

Processo de Recursos Humanos

Processo de Recursos Humanos de integração de novos funcionários

Como você pode perceber, este é um processo de RH mais complexo. Está dividido em 5 piscinas e algumas delas em raias. O que é importante levar em conta aqui é que o processo de integração do funcionário é determinante para que ele se sinta acolhido, comece a conhecer a cultura da empresa, seus valores e princípios. Além disso, toda burocracia legal deve ser acertada com a devida cautela, evitando atropelos e permitindo que o melhor deste talento seja aproveitado pela empresa o mais rapidamente possível, mas sem causar desconforto.

Aproveite para conferir três práticas para criar uma cultura de resultados em vendas, clique aqui!

Quer saber como o Agendor pode ajudá-lo a fazer a gestão do time de vendas com excelência? Então clique na imagem abaixo e confira o material que elaboramos!

gestao de equipes

Para ver em mais detalhes cada tarefa deste processo, você pode acessar este artigo: Employee onboarding process flow chart. Ao final dele, você encontra um link que o direcionará para uma plataforma online com este mesmo fluxo de processo (em português ou inglês, você pode escolher) já pronto para você baixar gratuitamente. Mas com uma incrível vantagem: ele é totalmente editável! Estes processos já são criados com a notação BPMN 2.0, a interface é muito intuitiva e super-fácil de mexer. Você consegue adaptar para a realidade de sua empresa sem complicações.

Ah! Quase esquecemos! Aqui está o link referência para o post detalhado do processo de contratação, é só clicar, acessar, visualizar e editar da maneira que quiser: Human Resource recruitment processes.

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nossa plataforma de aprimoramento em vendas Teste por 14 dias grátis!

Geral



Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente por 14 dias grátis