Atua em uma empresa de recrutamento e seleção? Veja como um CRM pode ser aproveitado para os negócios.

Quando falamos em sistema de CRM, o que nos vem em mente é uma plataforma utilizada para controlar o histórico comercial com nossos clientes: empresas B2B organizam ali seus prospects, e as etapas do processo comercial; enquanto empresas B2C colocam informações que podem ajudar a fidelizar seus clientes.

Mas o CRM pode ajudar empresas a gerirem seu banco de dados, seus clientes e seus fornecedores.

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Pensando um pouco diferente sobre as utilidades do CRM, separamos algumas dicas para o CRM ajudar a organizar o dia a dia de uma empresa de recrutamento e seleção.

O CRM pode ser útil em várias etapas do processo comercial: seja abrindo mercado e buscando novos clientes, seja gerindo os clientes atuais, seja otimizando seus contatos, ou até mesmo organizando as tarefas da sua empresa.

Pensando em uma empresa de recrutamento e seleção, quais são os ativos que o CRM pode ajudar a controlar?

  • Clientes atuais, futuros clientes e clientes inativos.
  • Desempenho de vendedores e equipes de vendas.
  • Gestão de candidatos, perfis profissionais e pessoas em busca de recolocação.

Em muitos casos, o cliente é outra empresa que está buscando mão-de-obra. Em outros, o cliente é o profissional que está em busca de oportunidades de trabalho.

De qualquer maneira, a sua empresa tem uma vantagem de explorar essas oportunidades construindo relacionamento com esses dois tipos de clientes.

Mas como fazer isso? Agora que enxergamos as utilidades do CRM, vamos ver detalhadamente como implementá-lo na rotina de uma empresa de recrutamento e seleção.

Entenda como o CRM pode ajudar no desempenho de uma empresa de recrutamento e seleção.

Entenda como o CRM pode ajudar no desempenho de uma empresa de recrutamento e seleção.

#1. Use o CRM para prever as necessidades de seus clientes

Observe os hábitos de contratação de seus clientes. Quais são as funções que eles mais contratam? Qual a época do ano as empresas mais contratam? Os seus clientes contratam mão de obra no final do ano? Quais são os perfis que eles mais contratam?

Saber disso vai ajudar a sua empresa a ter sempre uma carta na manga: um perfil profissional sempre ao alcance para preencher as necessidades do seu cliente.

Quando uma vaga fica disponível, um funcionário é mandado embora ou a empresa precisa contratar mais um profissional para uma vaga, ter um perfil que se enquadra às necessidades da empresa diminuirá o tempo de contratação.

Se a sua empresa ajudar os clientes a contratarem rapidamente seus funcionários, ganhará a confiança de seus clientes, aumentando o nível de relacionamento e o número de negócios entre vocês.

#2. Crie um histórico das contratações dos clientes

Não precisa dizer que ter todas as informações dos clientes vai ajudar a sua empresa a vender novamente para eles.

Use as contratações e negociações antigas para aprender e garantir novas contratações e novos negócios entre você e seus clientes. Se você aprende com o histórico de negociações anteriores, facilmente vai entender o que o cliente precisa nesse momento.

Seus clientes contrataram quantos funcionários nos últimos anos? Quanto tempo em média demorou o processo seletivo? Quais foram as exigências dos clientes?

Ter essas informações à mão vai ajudar a sua empresa a organizar um processo voltado para a necessidade do cliente e diminuirá o tempo entre a procura da vaga e a efetivação.

Faça um histórico das contratações de seus clientes.

Faça um histórico das contratações de seus clientes.

#3. Crie um processo de relacionamento com candidatos

Muitas vezes, um candidato que não foi selecionado para uma vaga, pode ser útil em um próximo processo seletivo. Assim, a sua empresa terá fácil acesso aos candidatos quando um novo cliente precisar de candidatos para a mesma vaga.

Além disso, é importante saber se a relação de trabalho de um candidato deu certo na empresa que foi contratado.

Muitas vezes ele não ficou após a experiência, ou foi desligado da empresa. Além de mostrar para o candidato que a sua empresa se preocupa com a carreira dele, isso ajuda a sua empresa a saber se a vaga está preenchida – ou não.

Esses pequenos detalhes ajudam a sua empresa a ter um banco de dados de candidatos atualizado e uma relação verdadeira não apenas com clientes, mas com os candidatos que eles procuram.

#4. Informações centralizadas

Essa talvez seja uma das maiores utilidades do CRM: ajudar a criar um histórico centralizado de seus clientes.

Antes de usar o CRM, uma empresa tem as informações de seus clientes totalmente descentralizada. Isso significa que, o vendedor tem a informação anotada em sua agenda e só ele sabe as necessidades de seus clientes.

Se o cliente ligar e o vendedor não estiver, dificilmente alguém poderá ajudar. Por outro lado, se ele sair da empresa, você pode perder todas as informações desse cliente, ou até mesmo perdê-lo por falta de atendimento.

Com as informações centralizadas, a empresa consegue ter uma visão mais clara das necessidades dos clientes e assim, melhorar o relacionamento de negócios da sua empresa e seus clientes.

Utilize o CRM para criar um banco de dados com informações de seus clientes.

Utilize o CRM para criar um banco de dados com informações de seus clientes.

#5. Aprenda com os relatórios e estatísticas

Para mensurar o resultado da sua empresa junto aos clientes, a equipe de vendas pode ainda estudar os relatórios do pipeline de vendas, entendendo a performance comercial da empresa: quantos clientes a empresa ganhou, quantos clientes a empresa perdeu, o faturamento e as informações comerciais de maneira completa.

Além disso, essa ferramenta fornece um panorama completo do processo de vendas, ajudando a responder as principais perguntas que toda equipe de vendas quer saber: Quais são os clientes potenciais? Quais são os principais clientes? Quais são os mais propensos a fechar com a sua empresa?

Olhar o desempenho estatístico da equipe de vendas, ajuda a entender onde a sua empresa precisa otimizar os esforços e onde a sua empresa está perdendo clientes para a concorrência.

Os números são a melhor maneira de estudar o desempenho comercial de uma equipe de vendas, porque mostra o resultado do esforço dos vendedores nas metas da empresa.

Use o CRM para otimizar o desempenho

Como você poder ver, o CRM pode ajudar muito no desempenho de sua empresa de recrutamento e seleção.

Seja para entender melhor o hábito de compras de seus clientes, seja criando um relacionamento com candidatos para futuras oportunidades, gerenciar a sua empresa de recrutamento com o CRM vai ajudar a fazer do relacionamento o diferencial da sua empresa com clientes e candidatos.

Dessa maneira, quando a sua empresa estudar os relatórios sentirá uma clara melhora no desempenho do seu negócio, pois o CRM possibilita que a sua equipe de vendas tenha um melhor conhecimento de todos os envolvidos no processo comercial.