Quer saber quão efetivas são suas estratégias, táticas e abordagens para encontrar novos clientes? Se sim, você deve acompanhar determinadas métricas de prospecção.

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • As métricas de prospecção são informações quantitativas e qualitativas utilizadas para avaliar o desempenho da estratégia de prospecção de uma empresa, e dos vendedores e pré-vendedores.
  • As principais métricas de prospecção utilizadas são: volume de oportunidades geradas, número de leads convertidos pelos SDRs, média de atividades diárias por SDR, taxa de no-show e taxa de conversão de leads em oportunidades. Saiba mais sobre prospecção em: Guia: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados
  • Acompanhar e analisar métricas de prospecção é essencial para obter insights valiosos sobre o desempenho das estratégias de vendas, e permite tomar ações que melhorem os resultados e a lucratividade da organização.
  • Ter o apoio de um CRM para acompanhar suas métricas de prospecção é determinante para a otimização da sua gestão. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e melhore a gestão da prospecção hoje mesmo!

As métricas de prospecção apresentam informações como volume de oportunidades geradas, número de leads convertidos pelos SDRs, motivos de perda, média de atividades diárias, entre outros. 

Ao acompanhar essas métricas, é possível ter um panorama sobre o desempenho das atividades de prospecção e otimizar suas estratégias para que os resultados de vendas sejam ainda mais significativos.

Sem assumir essa gestão, sua empresa pode perder oportunidades de negócios valiosas, desperdiçar recursos e enfrentar dificuldades para desenvolver um plano de ação para prospecção sólido e consistente.

É claro que cada modelo de negócio possui métricas de prospecção determinantes para se monitorar, mas é crucial que você conheça cada uma delas para implementar as mais adequadas em sua gestão e elevar seus resultados.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar as 9 principais métricas de prospecção. 

Continue a leitura para saber mais sobre cada uma delas!

O que são métricas de prospecção?

As métricas de prospecção são informações quantitativas e qualitativas utilizadas para avaliar o desempenho da estratégia de prospecção de uma empresa, e dos vendedores e pré-vendedores.

São dados essenciais para acompanhar e medir diversos aspectos do processo de prospecção, desde a geração de leads até a conversão em clientes.

Qual a diferença entre métricas e indicadores?

Afinal, você sabe qual a diferença entre métricas de indicadores?

Não, não são a mesma coisa, apesar de ambos serem termos frequentemente usados em conjunto quando falamos sobre avaliar os resultados de prospecção

A diferença é sutil, mas é determinante para entender o papel de cada ferramenta de análise. 

Os indicadores são medidas quantitativas ou qualitativas que fornecem uma representação simplificada e resumida do desempenho ou progresso de um determinado processo, atividade ou objetivo. 

As métricas, por sua vez, são mais detalhadas, sendo usadas para coletar dados e obter insights sobre uma determinada iniciativa. 

Desse modo, as métricas são usadas para coletar informações detalhadas e fornecer os dados necessários para calcular os indicadores e monitorar a performance das metas e objetivos estabelecidos.

Quer ver um exemplo? Conheça 8 indicadores de performance para vendedores:

8 indicadores de performance para vendedores

Por que acompanhar as métricas de prospecção?

Por meio das métricas de prospecção, é possível obter dados e insights sobre a performance de uma estratégia de prospecção e, assim, tomar atitudes que favoreçam os resultados de vendas e a lucratividade da organização. 

Que tal um exemplo prático para entender a importância das métricas?

Imagine que, dentro da sua estratégia de prospecção, você trabalhe com campanhas de e-mail marketing.

Ao acompanhar o volume de leads gerados, você poderá avaliar o desempenho da campanha em termos de atração e conversão de leads. Se a campanha estiver gerando um baixo volume de leads, por exemplo, isso pode indicar que os e-mails não estão conseguindo chamar a atenção do público-alvo, ou então que a oferta não é suficientemente atrativa. 

Uma ação que pode ser tomada nesse cenário é ajustar o conteúdo, o design ou a segmentação para os envios de e-mails para aumentar o volume de leads gerados.

Por outro lado, se você trabalha com anúncios pagos nas redes sociais para encontrar novos clientes, identificar o volume de leads gerados te ajudará a entender se os formatos de anúncios, as segmentações de público-alvo e os canais de mídia social utilizados estão entregando os resultados que você espera obter.

Se um determinado anúncio ou canal estiver gerando um volume significativamente maior de leads em comparação com outros, você pode direcionar mais recursos e esforços para essas áreas de maior sucesso, maximizando o retorno sobre o investimento em captação. 

Percebe como, acompanhando as métricas de prospecção, é muito mais fácil encontrar oportunidades de melhoria, tomar decisões mais assertivas, monitorar os resultados e aumentar o ROI?

Veja, a seguir, quais são as principais métricas de prospecção que uma empresa deve mensurar.

9 principais métricas de prospecção para equipes comerciais

Agora que você conhece a importância das métricas de prospecção para a sua estratégia, veja quais você deve acompanhar!

1. Volume de oportunidades geradas

A métrica de prospecção de volume de oportunidades geradas se refere ao número total de oportunidades de negócio que são criadas por meio das atividades de prospecção.

Essas oportunidades podem ser entendidas como potenciais clientes que demonstraram interesse e estão em estágios avançados do processo de vendas.

2. Número de leads convertidos pelos SDRs

O número de leads convertidos pelos SDRs nada mais é do que a quantidade de leads que foram convertidos em oportunidades de negócio pela equipe de pré-vendas.

Os SDRs são profissionais responsáveis por qualificar e prospectar leads, buscando convertê-los em oportunidades de vendas para os closers. Compreender essa métrica te ajudará a:

  • avaliar a eficácia e o desempenho dos profissionais responsáveis pela prospecção;
  • obter insights sobre a qualidade dos leads que estão sendo gerados;
  • identificar a necessidade de treinamento adicional ou desenvolvimento de habilidades específicas;
  • otimizar o processo de prospecção;
  • estabelecer metas;
  • saber como incentivar a produtividade da equipe.

3. Média de atividades diárias por SDR

Uma das métricas de prospecção mais importantes para a estratégia e que deve sempre estar no radar da gestão é a média de atividades diárias por SDR, que é o número médio de atividades realizadas por um pré-vendedor em um dia de trabalho. 

Essas atividades podem incluir ligações, envio de e-mails, conversas em redes sociais e participação em eventos, por exemplo.

Essa métrica é fundamental para avaliar a produtividade e a eficiência dos SDRs: entender se estão distribuindo suas atividades de maneira adequada ao longo do dia, identificar possíveis obstáculos e discrepâncias de desempenho, ajustar as prioridades do dia, encontrar melhores práticas e compartilhar insights valiosos entre os membros da equipe.

4. Taxa de no-show

A métrica de taxa de no-show é a proporção de leads ou clientes potenciais que não comparecem a compromissos ou reuniões agendadas. Essa métrica é comumente utilizada em atividades de prospecção, como agendamento de ligações, demonstrações de produtos ou reuniões de vendas.

São muitas as razões para se acompanhar essa métrica de prospecção. Por meio dela, você poderá:

  • saber se há uma quantidade significativa de compromissos não atendidos;
  • identificar padrões e tendências;
  • mapear lacunas e ajustar a abordagem de comunicação para aumentar o comprometimento com as reuniões;
  • otimizar o follow-up;
  • obter insights sobre a qualidade da qualificação de leads.

5. Taxa de conversão de leads em oportunidades

A taxa de conversão de leads em oportunidades é uma métrica de prospecção que mede a quantidade de leads que são convertidos em oportunidades de negócio. 

Se a taxa de conversão for baixa, por exemplo, pode significar que os leads estão mal qualificados, a abordagem de prospecção não está adequada ou que há falhas no processo de follow-up. 

Nesse sentido, acompanhar essa métrica ajuda a identificar gargalos que precisam de melhoria e impactam os resultados.

6. Taxa de abertura de e-mail

Para saber quantos dos seus e-mails de prospecção enviados são abertos pelos destinatários, você pode acompanhar a taxa de abertura de e-mail.

Essa métrica deve ser utilizada para, basicamente, examinar a eficiência das suas estratégias de comunicação por e-mail. Além disso, você pode analisar:

  • a atratividade da linha de assunto;
  • a segmentação e personalização das suas mensagens;
  • testes A/B com diferentes versões de assunto ou conteúdos;
  • o nível de engajamento do seu público.

Leia também: KPI de e-mail marketing: 10 indicadores para acompanhar o desempenho das suas campanhas e alavancar os resultados

7. Taxa de resposta

Ainda dentro da nossa lista com as principais métricas de prospecção, temos a taxa de resposta. 

A taxa de resposta é um indicador direto do interesse e engajamento dos destinatários das suas mensagens, ou seja, ela mede a quantidade de comunicações enviadas que tiveram uma retorno.

Se suas taxas de respostas são baixas, verifique se:

  • sua segmentação está adequada;
  • sua mensagem não é muito genérico ou pouco personalizada;
  • sua proposta de valor está clara;
  • seu CTA está bem desenvolvido;
  • você envia muitas mensagens.

8. Motivos de perda de negócio

A métrica de motivos de perda de negócio aponta os motivos pelos quais as oportunidades de vendas não são convertidas em negócios fechados. 

Uma série de motivos podem ser levantados neste momento, e analisá-los o ajudará a melhorar sua proposta de valor, identificar falhas nas abordagens de prospecção, definir novos critérios para a qualificação de leads e desenvolver estratégias futuras para aprimorar seus produtos, serviços e processos internos. 

Veja, na prática, como trabalhar com essa métrica no CRM do Agendor:

Ter o apoio de um CRM para acompanhar suas métricas de prospecção é determinante para a otimização da sua gestão. 

Experimente gratuitamente o Agendor com relatórios detalhados sobre os motivos de perda de negócios e mais! 

Clique aqui para começar seu teste gratuito!

9. Quantidade de conversas positivas

Por fim, a última métrica de prospecção em nossa lista é a quantidade de conversas positivas.

Em síntese, a métrica de quantidade de conversas positivas mede o número de interações de prospecção que resultam em uma resposta ou feedback positivo dos prospects. 

Essa métrica é importante porque indica o nível de conexão e interesse gerado durante as interações de prospecção e fornece insights sobre a eficácia da abordagem dos vendedores. 

Se você está gerando uma quantidade significativa de conversas positivas, isso significa que sua mensagem está ressoando com os prospects e despertando interesse, o que é primordial para o sucesso da prospecção!

Por outro lado, se sua equipe apresenta baixas quantidades de conversas positivas de prospecção, você deve agir rapidamente. 

Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar com isso:

  1. Faça testes e experimente diferentes abordagens para determinar o que gera melhores resultados;
  2. Revise as mensagens e o conteúdo utilizado, verificando se eles são claros, relevantes e personalizados para o seu lead;
  3. Certifique-se de que a sua equipe esteja realizando uma qualificação adequada dos leads. Analise, principalmente, se as informações de contato e os critérios de qualificação estão bem definidos;
  4. Forneça treinamento e capacitação contínuos para a sua equipe de prospecção;
  5. Defina metas claras para a quantidade de conversas positivas que você espera que sua equipe alcance;
  6. Monitore regularmente o desempenho individual e coletivo e forneça feedback construtivo para incentivar a melhoria contínua;
  7. Analise se sua equipe está realizando o follow-up de maneira consistente.

Bônus: evento gratuito para continuar seu aprendizado

Com essa lista de métricas de prospecção, você poderá dar mais estratégia para a sua gestão e atingir resultados ainda mais expressivos.

Contudo, não pare por aqui.

Se você quer alavancar seus resultados, precisa continuar estudando e acompanhando as práticas mais assertivas dos experts do mercado. E como fazer isso?

Que tal participar da 3ª Semana de Prospecção B2B do Agendor

Neste evento 100% online e gratuito, vamos nos reunir com verdadeiros experts em prospecção para debater ao vivo os melhores métodos de gestão da prospecção e compartilhar insights valiosos para levar seus resultados para o próximo nível!

Nosso encontro será entre os dias 12 a 16 de junho de 2023, então, ainda dá tempo de se inscrever!

Basta acessar esse link para garantir sua participação! Nos vemos em breve!